O projeto

O Arte no Hospital, projeto da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), tem a intervenção artística em instituições de saúde como seu principal pilar. Esta ideia surge da vontade de humanizar o ambiente hospitalar, tornando-o mais belo, acolhedor e empático. Ao trazer arte às paredes dos serviços de saúde, tentamos contribuir para que estes edifícios, corredores e salas se tornem menos intimidantes. 

Intervimos a pensar nos doentes, nos seus familiares e visitantes, assim como nos profissionais de saúde. Para isso, avaliamos as necessidades de cada serviço onde somos convidados a intervir, construindo propostas, conceitos e ideias em diálogo com quem vive o dia a dia desses espaços. Posteriormente, em equipa, damos forma às ideias, materializando-as em murais, quadros, poemas, fotografias e outras expressões artísticas visuais.


A Comissão Organizadora

A Comissão Organizadora (CO) do Arte o Hospital para o mandato 2025/26, estará dividida em três departamentos:

  • Departamento Artístico e Logístico, responsável pelo planeamento e execução das intervenções;

  • Departamento de Imagem e Divulgação, de modo a potenciar a comunicação e visibilidade do projeto; 

  • Departamento de Parcerias, focado na consolidação e expansão da rede de apoios, parcerias e patrocínios.

A par com as funções de cada departamento, a CO constitui uma equipa coesa que se entreajuda nos trabalhos do projeto de forma transversal.


História e Intervenções passadas

O Arte no Hospital surge como ideia no mandato de 2021/22, no âmbito do CurArte (grupo cultural de artes plásticas da AEFML). 

Durante os mandatos 2022/23 e 2023/24, no âmbito do CurArte, ganharam vida as primeiras intervenções do projeto no Hospital de Santa Maria: no serviço de Imagiologia; na Cirurgia Pediátrica, nas Urgências Pediátricas e nas Medicinas Internas IIC, IA e IC (projeto “Vamos EmoldurArte - Medicina Interna”). 

No mandato de 2024/25, o Arte no Hospital ganhou o seu lugar como projeto do Departamento de Cultura e Sustentabilidade. Deu-se continuação ao projeto “Vamos EmoldurArte - Medicina Interna”, com a intervenção nas Medicinas Internas IID, IIB e IB. Foi realizado um Mural interior nos Cuidados Paliativos do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca e um Mural exterior no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência do Hospital Pulido Valente.

No presente mandato de 2025/26, o Arte no Hospital torna-se um Projeto Transversal, continuando o seu crescimento e visando trazer arte a cada vez mais instituições de saúde.


Participar no Arte no Hospital 

Interessaste-te por este projeto e gostavas de ajudar a levar arte aos hospitais?

Para o mandato 2025/26, temos como objetivo aumentar a integração da comunidade estudantil no projeto. Em várias das nossas intervenções, iremos dar oportunidade à comunidade estudantil da FMUL de participar no projeto. Mantém-te atento aos meios de divulgação da AEFML (email, instagram e site), pois iremos abrir “Call for Voluntários”!

 

Para mais informações relativas ao Arte no Hospital, contacta-nos através do email

artenohospital@aefml.pt