Gestão e Instalações
Gestao.jpg

Gestão e instalações

A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), nos seus mais de 100 anos de história, desenvolveu variadíssimas valências que nos dias de hoje constituem um vasto património material, financeiro, histórico, humano e moral. Com o seu desenvolvimento, surge a necessidade de uma gestão sustentável e estratégica de todo o património, sendo essa a principal missão do Departamento de Gestão e Instalações.

Com a aprovação dos novos Estatutos da AEFML, bem como do Planeamento Estratégico para o Biénio 2017-2019, pretende-se que o mandato 2017-2018 seja de adaptação e otimização dos recursos existentes na Associação, tanto a nível financeiro como humano. Assim sendo, será feita uma forte aposta na melhoria dos serviços prestados aos estudantes, procurando torná-los mais inovadores, e que vão ao encontro das necessidades dos estudantes.

A AEFML, não obstante a sua grande magnitude financeira, não deixa de ser a estrutura representativa dos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), pelo que a defesa dos seus interesses é, e sempre será, o nosso principal foco. Acreditamos que a AEFML deve ser uma estrutura próxima, transparente, honesta e ativa, de forma a que todos os estudantes da FMUL se sintam representados, acompanhados e apoiados.

Assim, definimos para o mandato 2017/2018 seis pilares fundamentais que irão sustentar a ação do Departamento de Gestão e Instalações: A Equipa; Os Estudantes; As Relações Externas e Institucionais; O Património; A Sustentabilidade da Associação; Os Funcionários.


Contacto:

gestao@aefml.pt

Pedagogia e Educação Médica
DPEM.jpg

Pedagogia e educação médica

Através de uma visão consciente, focada na realidade da FMUL e direcionada para a comunidade estudantil, o Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) procura defender os melhores interesses dos estudantes, particularmente junto dos órgãos de governo da FMUL. Pretendemos assegurar uma melhoria na qualidade formativa da nossa Faculdade, através da garantia de uma formação académica de vanguarda adaptada às melhores práticas e realidades do ensino médico, não descurando a luta por uma realidade pedagógica mais justa e equitativa.

Face aos recentes desenvolvimentos no âmbito da Política Educativa Nacional, assumimos o compromisso de manter uma voz ativa e representativa da comunidade académica, fomentando a participação e envolvimento estudantil.

Cientes da importância que os Estudantes, o Ensino, os Órgãos de Representação, a Política Educativa Nacional e a Formação têm no cumprimento da nossa missão, é neles que estabelecemos as nossas prioridades.


Contacto:

pedagogico@aefml.pt

Cultural e Recreativo
Cultural.jpg

Cultural e recreativo

Enquanto estudantes e futuros médicos, mas também como cidadãos, sabemos que não só no conhecimento académico se alicerça uma cidadania crítica, responsável e ativa. A arte, a cultura e a atividade social são pilares fundamentais no desenvolvimento humano, tão essencial para uma boa prática médica. 

Desta forma, comprometemo-nos a dar oportunidade a todos os estudantes de participarem em projetos nas mais diversas áreas culturais como música, dança, cinema, teatro e providenciar ainda atividades de lazer, promovendo a proatividade e crescimento individual, ajudando a formar indivíduos mais multifacetados. 

É assim necessário promover e expor os diversos grupos já existentes, atender às necessidades dos nossos estudantes com diversos eventos de caráter recreativo e fomentar, cada vez mais, uma FMUL


Contacto:

cultural@aefml.pt

Desporto e Bem-estar
Deportiva.jpg

desporto e bem estar

Reconhecendo o desporto como um pilar imprescindível para uma vida saudável e equilibrada, o Departamento de Desporto e Bem-Estar procura garantir as condições necessárias e adequadas para a prática segura de exercício físico, de forma regular e apelativa, regendo-nos pela máxima “mens sano in corpore sano”. Acreditamos que a prática desportiva é um ponto fundamental na nossa formação enquanto médicos e pessoas, na medida em que promove a melhoria da saúde, não só física, mas também mental.

Pretendemos aumentar a componente desportiva na vida dos estudantes da FMUL, quer pela prática de exercício físico nas equipas da AEFML, quer pelo próprio apoio das mesmas nas mais diversas atividades, reconhecendo assim o esforço e a dedicação daqueles que de alguma forma pretendem representar a nossa faculdade.


Contacto:

desportiva@aefml.pt

Direitos Humanos
Direitos Humanos.jpg

Ação Social e direitos humanos

Sendo a Ação Social um pilar e uma das prioridades da AEFML, o Departamento de Ação Social e Direitos Humanos (DASDH) tem como objetivo primordial que nenhum estudante seja impossibilitado de prosseguir os seus estudos por enfrentar dificuldades económicas. Neste sentido, pretendemos continuar a apoiar os estudantes da FMUL através da divulgação das Bolsas de Estudo da Direção Geral do Ensino Superior e dar seguimento às Bolsas de Ação Social da AEFML, dada a sua extrema importância e elevada procura no mandato de 2016/2017.

Acreditamos ainda que um médico completo deve estar informado, consciencializado e sensibilizado para os problemas do mundo atual. Assim sendo, pretendemos contribuir para a formação de futuros médicos mais humanos e mais intervenientes na sociedade através de ações de sensibilização e projetos que promovam um enriquecimento pessoal dos estudantes e a humanização dos cuidados de saúde.


Contacto:

direitoshumanos@aefml.pt

Formação e Ciência
Formativa.jpg

formação e ciência

Considerando o papel da AEFML enquanto instituição que procura acompanhar o percurso académico dos estudantes da FMUL, o Departamento de Formação e Ciência surge com o intuito de apostar na formação dos estudantes ao promover projetos cientificamente inovadores, de olhos postos no futuro.

A missão do Departamento passa pela formação complementar dos estudantes da FMUL, procurando atender às suas necessidades, nomeadamente através da realização de atividades com um cariz prático em integração com os conteúdos lecionados na formação médica obrigatória, como são os vários cursos práticos e workshops.

Comprometemo-nos assim a investir nos múltiplos projetos que já provaram ser uma mais-valia para os estudantes, bem como apostar em novas iniciativas que vão ao encontro dos seus interesses e expectativas.


Contacto:

formativa@aefml.pt

Imagem e Divulgação
Imagem.jpg

Imagem e divulgação

O Departamento de Imagem e Divulgação tem como objetivo primário a identificação e visibilidade da AEFML perante todos os estudantes, a Faculdade e entidades externas. É responsável por manter uma imagem consistente e apelativa, procurando, simultaneamente, inovar na forma como se apresenta ao público. Portanto, é da responsabilidade deste departamento tratar de todos os materiais gráficos que caracterizam a AEFML, bem como a divulgação das suas atividades. Através de um planeamento estruturado e atempado, pretendemos que o trabalho seja realizado sempre dentro dos prazos estipulados e necessários às atividades a divulgar.

Comprometemo-nos inovar os nossos meios de divulgação, quer no tipo de material produzido quer na utilização de novos meios de transmissão de informação, para que esta chegue aos nossos estudantes com a maior qualidade e eficácia possíveis. Conjuntamente, iremos procurar melhorar os métodos de divulgação já estabelecidos através da sua reestruturação e rentabilização.

Queremos aproximar os estudantes da AEFML e para isto pretendemos apostar na divulgação do trabalho que a Associação realiza nas mais diversas instâncias. Deste modo, queremos dar a conhecer o trabalho realizado ao nível da preparação das atividades, da produção de materiais e relatórios oficiais e também ao nível da representação externa dos estudantes.


Contacto:

informativa@aefml.pt

Relações Internacionais
Internacionais-2.jpg

relações internacionais

Porque a Medicina e a procura pelo conhecimento não se deixam limitar por fronteiras, é fundamental que o futuro médico tenha a oportunidade de conhecer e interagir com as diferentes realidades socioculturais. Desse modo, e por acreditarmos que, para além dos conhecimentos científicos, o médico nunca deve esquecer o seu papel como cidadão do mundo, surge o Departamento de Relações Internacionais.

Através da realização de programas como os Intercâmbios Científicos e Clínicos (SCORE e SCOPE), o Projeto Twinning e a cooperação com o programa Erasmus+, pretendemos fomentar junto dos nossos colegas o interesse por experiências internacionais verdadeiramente relevantes e pertinentes para a formação médica e pessoal.

Pretende-se ainda atualizar o Manual for Practicing Abroad (M4PA), acrescentando novos destinos possíveis para a realização do internato médico, de modo a fornecer aos colegas interessados um maior leque de informação acerca dos diferentes pré-requisitos e métodos de candidatura.


Contacto:

internacionais@aefml.pt

Saúde Pública e Sexual
Sáude pública.jpg

saúde pública e sexual

Acreditamos que é nosso dever, enquanto estrutura representativa dos estudantes da FMUL, mobilizar e formar os nossos colegas para temas como a Saúde Pública e Sexual, inspirando-os a estar mais próximos da população.

Numa época de alterações no paradigma da Medicina, em que as doenças relacionadas com os estilos de vida e a saúde mental estão a aumentar significativamente, queremos interceder neste tópico, promovendo a prevenção, a alteração de comportamentos e a eliminação dos estigmas da sociedade.

É nossa vontade continuar a proporcionar aos estudantes da FMUL a oportunidade de intervir e mudar a comunidade onde se inserem, ao mesmo tempo que crescem enquanto futuros médicos mais conscientes e sensibilizados para o mundo que os rodeia.


Contacto:

saudepublica@aefml.pt

Tesouraria
Money money.jpg

secção de tesouraria

O sucesso das atividades da AEFML está dependente de uma gestão ponderada e equilibrada dos recursos financeiros da Associação.

Assim sendo, e tendo em consideração a aprovação dos novos Estatutos da AEFML e do Planeamento Estratégico e Financeiro para o Biénio 2017-2019, pretende-se que o mandato 2017/2018 seja pautado pela consolidação e otimização dos recursos existentes na Associação. Para tal, será fundamental uma estreita colaboração com o Departamento de Gestão e Instalações, ao longo de todo o mandato.


Contacto:

tesouraria@aefml.pt

 
 
Secretariado
secretariado.jpg

secção de secretariado

Tendo em conta que as Reuniões da Direção são momentos relevantes para toda a comunidade estudantil e, atendendo à enorme logística associada às atividades da AEFML, será responsabilidade do Secretariado:

  • Garantir a realização das Atas das Reuniões de Direção da AEFML, assegurando uma distribuição adequada das datas de elaboração, revisão e assinatura das mesmas;
  • Em colaboração com o Departamento de Gestão e Instalações, atualizar e gerir o inventário da documentação e material da AEFML e a base de dados de patrocínios;
  • Realizar um inventário do material histórico e arquivo patrimonial da AEFML, com vista ao seu restauro e exposição junto dos estudantes da FMUL;
  • Assegurar a elaboração atempada dos Relatórios de Atividades da DAEFML, juntamente com o Departamento de Gestão e Instalações, pelos respetivos Departamentos e Comissões Organizadoras, garantindo a sua qualidade.

Contacto:

secretariado@aefml.pt