Em Uníssono | Saúde nas Prisões

Informações para o site Em Uníssono - Saúde nas Prisões

Como estudantes de medicina iremos enfrentar ao longo da nossa vida profissional várias realidades, muito díspares e muito diferentes mas o nosso objetivo máximo deve permanecer sempre o mesmo: Cuidar e curar a pessoa, o ser humano, independentemente da raça, sexo, religião, orientação política, profissão ou convicções pessoais. É nesse sentido que surge o projeto Em Uníssono.

A nona sessão, “Saúde nas Prisões”, desenvolvida em parceria com a ANEM (Associação Nacional de Estudantes de Medicina) de modo a comemorar o dia internacional da bioética, irá versar sobre a saúde dos reclusos, como se processa o direito à saúde dos mesmos e sobre a discriminação que os reclusos ainda sofrem nos dias de hoje. Aqui poderás explorar este tema junto de especialistas na área, sendo este um momento único para a partilha e discussão de ideias.

Inscreve-te aqui a partir de dia 19 de outubro às 21h!

A seleção será feita por ordem de inscrição e a sessão está limitada a 25 pessoas.

Porque acreditamos que em Uníssono se mudam mentalidades e em uníssono se move o mundo, dia 25 de outubro, às 18h na Sala Multiusos contamos contigo para falarmos todos a uma só voz.

Caso pretendas obter mais informações sobre o projeto clica aqui.

Medicina Mais Perto: Moçambique | Sessão de Esclarecimentos

Sempre sonhaste realizar voluntariado internacional e ajudar comunidades em desenvolvimento?

Então vem saber mais sobre o Medicina Mais Perto: Moçambique!

Está a começar a 8ª edição deste projeto da AEFML, que pretende continuar a promover a capacitação de comunidades moçambicanas carenciadas nas áreas da Saúde, Educação, Direitos Humanos e Empreendedorismo. Conhece-o melhor e tira todas as tuas dúvidas na Sessão de Esclarecimentos, terça-feira, dia 23 de outubro, às 13h, no Anfiteatro Professor António Serrano. Não te esqueças que a inscrição e presença nesta sessão é de caráter obrigatório para quem estiver interessado em comparecer nas fases seguintes do projeto.

Inscreve-te já aqui!

Ficaste com dúvidas? Lê atentamente o regulamento para esclareceres qualquer questão relacionada e estares devidamente informado(a) sobre o processo.



Palestra Médicos Sem Fronteiras – Crises Humanitárias

MSF_PALESTRA.png

Sempre tiveste curiosidade em saber mais sobre o trabalho desenvolvido pelos Médicos Sem Fronteiras?

No dia 18 de outubro pelas 18.30h no Anfiteatro 52 do EEM decorrerá uma sessão dinamizada por alguns profissionais de saúde dos Médicos Sem Fronteiras com experiência no terreno, na qual poderás ter a oportunidade de conhecer a organização, os principais perfis profissionais, as suas funções, modo de intervenção em projetos de ação humanitária e ainda tirar todas as tuas dúvidas sobre o trabalho desenvolvido.

Esta sessão irá incidir sobre as adversidades vividas em campo diante das grandes crises humanitárias, dando principal destaque à epidemia de Ébola de 2015 na África Ocidental.

Não percas esta oportunidade e inscreve-te aqui!

Esta é uma atividade certificada!

Solvin' It | 2.ª Sessão de Anatomia

Há ossos complicados, músculos difíceis e vasos com trajetos labirínticos, mas só na parede ântero-lateral do abdómen é que conseguirás apanhar todas estas e muitas mais complexidades.

 

É neste sentido que o Solvin’ It está a organizar a 2ª sessão de Anatomia, “How I Met Your Hernia”. Nesta, poderás abordar e esclarecer dúvidas acerca de um dos temas que mais dúvidas suscita este semestre: pontos fracos da parede abdominal!

Marca já na tua agenda: dia 17 de outubro às 15h! Será no anfiteatro Sílvio Rebelo (piso 5, elevador 11) - saindo do corredor da AE, vira à direita, segue em frente passando diante da sala de alunos, entra na porta ao fundo e sobe até ao piso 5.

Se ficaste interessado, por favor inscreve-te aqui!

(nota: a inscrição não é obrigatória para assistir à sessão, no entanto recomendamos fortemente que a faças, pois agiliza a marcação das presenças no dia e assegura que a sessão começa sem atrasos!)

Um olhar ao teu Futuro

Internato Médico - “Um Olhar ao Teu Futuro” é uma conferência direcionada ao futuro dos alunos, tendo em conta o panorama atual do currículo e do internato médico.

Pretende-se promover a discussão de temas tais como a situação atual dos médicos indiferenciados, a investigação ao longo do internato médico e a Medicina Intensiva como especialidade recém-aberta.

Para isto, contaremos com o seguinte painel de oradores:

- Dr. João Gouveia - Presidente da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, Medicina Intensiva HSM - Medicina Intensiva - Uma Especialidade Recém-aberta.

- Prof.ª Dr.ª Cláudia Faria - Coordenadora do Centro de Investigação de Tumores Cerebrais, Neurocirurgia HSM, Investigadora no iMM - Investigação Científica no Internato Médico - Desafios e Oportunidades

- Dr. Afonso Moreira - Médico interno e representante do movimento MiN! - Médicos indiferenciados, Não! - Realidade dos médicos indiferenciados

Esta é uma atividade certificada pela AEFML, que dará pontos para intercâmbio.

Poderás inscrever-te a partir do dia 6 de outubro, às 21h, clicando aqui. Consulta o Programa da Conferência.

Podes ainda preencher este formulário com perguntas que queiras ver esclarecidas pelos respectivos oradores!

No dia 17 de outubro, às 16h, no Grande Auditório João Lobo Antunes, junta-te a nós!

Inscrições Artistas XXVII Sarau Cultural

Dança 1.png

A preparação do XXVII Sarau Cultural começou e já podes embarcar nesta viagem alucinante!

Qualquer que seja a tua paixão artística, seja tocar um instrumento, cantar para uma plateia enorme, expressares-te através da dançarepresentar personagens únicas, escrever a peça que levará os teus colegas a fugir à realidade do curso ou qualquer outra arte com que te identifiques, este é o momento para a mostrar! O Sarau Cultural permite continuares a explorar a tua criatividade, mesmo após a entrada na Faculdade de Medicina. Desafia o teu lado mais artístico e atreve-te a construir o espetáculo que mostra os talentos da faculdade!

Se estás interessado em participar no Sarau, inscreve-te através deste formulário!

No dia 25 de outubro, às 18h, haverá a I Reunião de Artistas de carácter obrigatório, em local a definir. Contamos contigo!

Solvin' It | 1.ª Sessão de Anatomia

Prancheta 1f.png

A Anatomia, como uma das cadeiras mais exigentes do 1º semestre, vai precisar de muito tempo e atenção ao longo dos próximos meses. E, para que lhe seja dedicada o devido estudo, é necessária uma base forte e estável.

É neste sentido que o Solvin’ It está a organizar a 1ª sessão de Anatomia, “ABC de Anatomia” Nesta, poderás abordar e esclarecer dúvidas acerca das temáticas introdutórias desta disciplina: planos, nominas e orientações não voltarão a ser problemas abstratos, mas conceitos concretos e palpáveis que te ajudarão a orientar o teu estudo!

Marca já na tua agenda: dia 11 de outubro às 18h! Será no anfiteatro António José Serrano (vulgo anfiteatro de Anatomia).

Se ficaste interessado, por favor inscreve-te aqui!

(nota: a inscrição não é obrigatória para assistir à sessão, no entanto recomendamos fortemente que a faças, pois agiliza a marcação das presenças no dia e assegura que a sessão começa sem atrasos!)

Clube de Corrida AEFML | Início dos Treinos

Clube+de+Corrida.png

O Clube de Corrida AEFML é uma atividade desenvolvida pelo Departamento de Desporto e Bem-Estar que visa a promoção de Atividade Física, através da dinamização de treinos regulares de Corrida, organizados e monitorizados por Guias.

Pretendemos que este clube de corrida seja um grupo muito informal e aberto a todos os que pretendam aderir, tendo, no entanto, presentes os teus objetivos enquanto atleta.

Assim, pretendemos servir de apoio e motivação caso queiras estabelecer objetivos pessoais, como a participação em provas, se procuras melhorar as tuas marcas de corrida, caso pretendas manter uma prática desportiva regular ou até mesmo se estás a dar os primeiros passos nesta vertente do exercício físico.

A partir de dia 15 de Outubro, contamos contigo todas as 2ª e 4ª às 18h30, tendo como ponto de encontro a entrada do Estádio Universitário de Lisboa.



Temporada Gulbenkian Música 2018-2019 | Bilhetes

Mais uma vez foi renovada a parceria entre a AEFML e a Fundação Calouste Gulbenkian, que visa a cedência de alguns bilhetes aos alunos da FMUL para certos concertos da Temporada Gulbenkian Música 18/19

43379736_1966695943632680_8826300704021807104_n.jpg

Interessado?

Tudo o que tens de fazer é dirigir-te à Secretária da AEFML (Luísa) sete dias antes do concerto que estiveres interessado, e preencher um formulário com algumas informações. O levantamento dos bilhetes será efetuado na bilheteira do Edifício-Sede da Fundação Gulbenkian no próprio dia do concerto, até 1 hora antes do início do mesmo.

Este ano tens a oportunidade de assistir aos seguintes concertos:

2018

Outubro

 19 Out (21h00) e 20 Out (19h00) – Pinchas Zukerman - Orquestra Gulbenkian

Novembro

24 Nov (16h00) – Pierre Hantaï

24 Nov (19h00) – Cuarteto Quiroga - Jonathan Brown

25 Nov (19h00) – Rosa Immaculata - Coro Gulbenkian

Dezembro

6 Dez (21h00) e 7 Dez (19h00) – Orq. Gulbenkian - Frank Peter Zimmermann

11 Dez (20h00) - Thomas Adès

2019

Janeiro

17 Jan (21h00) e 18 Jan (19h00) – Orq. Gulbenkian – Isabelle Faust

28 Jan (19h00 e 21h30) – Joana Gama

Maio

2 Maio (21h00) e Maio (19h00) – Cantata Criolla – Coro e Orq. Gulbenkian

Poderás consultar este calendário sempre que quiseres junto à Luísa, Secretária da AEFML.

Aproveita esta oportunidade e faz desta a tua parceria!

ARRAIAL 2018 | Ganha bebidas com a Zomato Gold!

Sabias que vamos ter ofertas Zomato Gold no Arraial? Se já és subscritor, activa a tua visita no recinto para receberes até duas bebidas gratuitas. Se ainda não conheces as vantagens Zomato Gold, clica aqui para saberes mais.

Subscreve e usufrui de um prato de oferta ou até duas bebidas em mais de 1000 restaurantes ou bares em Lisboa e no Porto!

Usufrui de 25% de desconto na tua subscrição Zomato Gold com o código HAPPYHOURS.


Semana de Ensaios Abertos

Semana de Ensaios Abertos.jpg

Porque estar em Medicina não significa abdicar da tua veia artística, os Ensaios Abertos estão a chegar! Nos próximos dias 8, 9 e 10 de outubro vem experimentar:

  • Coro Médico de Lisboa: dia 8, às 18h, no Sala Multiusos

  • Grupo de Teatro Catarse: dia 9, às 18h, na Sala Multiusos

  • Orquestra Médica de Lisboa: dia 10, às 18h, na Sala Multiusos

Inscreve-te aqui! Experimenta e participa. A AEFML espera por ti!

Beyond Med | Abertura das Inscrições

Up_BMed.png

O Beyond MEd é o Congresso de Educação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, organizado pelo Conselho Pedagógico, o Departamento de Pedagogia e Educação Médica e a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Na sua 5ª edição, terás a oportunidade de ouvir oradores de renome no panorama da Educação Médica a nível internacional, bem como a atribuição do Doutoramento Honoris Causa ao Prof. Ronald Harden. Ainda durante a manhã, o papel dos estudantes como motor de Inovação científica terá lugar de destaque.

Para além disso, podes participar ativamente na Mesa Redonda sobre Feedback no Ensino Médico, onde estarão presentes médicos e professores envolvidos na formação dos futuros médicos.

Ao longo de todo o evento, poderás contactar com a simulação que será utilizada na FMUL e, caso tenhas realizado um trabalho de investigação sobre Educação Médica, este poderá ser apresentado no evento, em que podes vencer o Prémio Views in Medical Education.

Podes ainda propor, até dia 17 de outubro, o nome de um Professor para o Prémio de Mérito Pedagógico Prof. Doutor João Gomes Pedro. Para tal, só tens de recolher a folha que existe para o efeito na Secretária da AEFML e recolher a assinatura de 10 alunos que propõem o nome do Professor a concurso.

Por fim, estarão disponíveis vários Small Working Groups onde te poderás inscrever até dia 17 de outubro, mediante o pagamento de uma caução de 5 euros a pagar em data a divulgar na Tesouraria da AEFML.

Contamos contigo no dia 24 de outubro, no Grande Auditório João Lobo Antunes, no Edifício Egas Moniz!

Inscreve-te até dia 23 de outubro às 20h e, para mais informações, consulta o programa.

Vem fazer parte da mudança que queres ver no Ensino da tua Faculdade.

Contamos contigo no dia 24 de outubro!

ARRAIAL 2018 | Venda de Pulseiras

arraial_banner_pulseiras.png

É já a partir de amanhã (dia 3 de outubro) que podes comprar a tua pulseira para o que será sem dúvida uma grande noite de festa! Dirige-te ao ponto de venda da AEFML, da AEFFUL ou a uma das AEs associadas para garantires a tua presença no dia 12!

Preços:

5 MEDS – sócios AEFML e AEFFUL
7 MEDS – não sócios e nas AEs associadas (AEIGOT, AEIST, AEFCM, AEISCTE, AEISEG, AADUCP, AEFA)
8 MEDS – à porta

#ArraialdeMedicinaeFarmácia #TodaANoite

Sessão de Esclarecimentos | Intercâmbios Clínicos e Científicos

Gostavas de fazer um intercâmbio Científico ou Clínico?

Tens dúvidas acerca de todo o método de seriação processo de inscrição

Então não podes perder a Sessão de Esclarecimentos dos Intercâmbios que irá ocorrer na próxima terça feira, dia 2 de outubro, pelas 18h no Grande Auditório João Lobo Antunes! Nesta sessão, poderás informar-te sobre o processo de inscrição, vagas, documentos necessários, metodologia de seriação, ouvir testemunhos, assim como esclarecer as tuas dúvidas!(coloca-as neste formulário)

Aconselhamos a leitura prévia do Regulamento, Calendarização e Sistema de Pontuação que podes consultar no site da ANEM. 

ClínicosCientíficos

Durante esta sessão apresentaremos ainda a COI (Comissão Organizadora de Intercâmbios). Vem e descobre qual é o trabalho realizado pelos membros desta CO e o que podes ganhar ao fazer parte da mesma. Podes contar também com um testemunho de um ex-membro da COI 17/18.

 Não faltes e habilita-te a encontrar uma das surpresas que temos para ti!

Caso queiras explorar a página da International Federation of Medical Students Associations (IFMSA) acerca dos intercâmbios, consulta este link.

Junta-te ao grupo de facebook dos alunos portugueses que já participaram em Intercâmbios e procura feedback acerca dos países nos quais desejas realizar o teu Intercâmbio.

Concurso Revista RESSONÂNCIA "da Vinci"

da_Vinci_BANNER.png

A revista RESSONÂNCIA é um projeto totalmente desenvolvido por estudantes e para estudantes. Assim, cremos que o envolvimento da comunidade estudantil é essencial para o crescimento da revista! Desafiamos-te por isso a participar no IV Concurso Jornalístico intitulado da Vinci.

Arquétipo do homem do Renascimento, Leonardo Da Vinci será para sempre recordado não só pelo seu génio artístico mas também pelo seu contributo ímpar para a Medicina. As pontes por ele estabelecidas entre o mundo das artes e das ciências médicas tornar-se-iam para sempre indeléveis. Na sua quarta edição, o concurso jornalístico da revista RESSONÂNCIA pretende desafiar os estudantes de medicina a continuar o trabalho deixado pelo génio renascentista, procurando explorar as ligações que existiram e continuam a existir entre o mundo das Artes e das Humanidades e essa estranha ciência que é a Medicina.

Segundo Mia Couto, o conhecimento é como um rio onde a Ciência e a Arte são as duas margens. Se assim for, é-nos impossível negar a quantidade avassaladora de personalidades que ousaram realizar esta travessia, deixando a sua marca profunda nas duas margens desse leito. Haverá então alguma ligação particular entre a Medicina e a Arte? Pode a Literatura funcionar como um veículo para a experiência subjetiva do sofrimento Humano inerente à doença? Terá a musicoterapia juntamente com outras formas de terapias criativas um papel significativo nas terapêuticas do futuro? Deveria o currículo médico integrar áreas artísticas? Investigando e refletindo, estas são algumas das questões para as quais desafiamos-te a encontrar resposta e quiçá contribuir para a perpetuação do legado de da Vinci.

Envia o teu artigo para ressonancia@aefml.pt até ao dia 30 de Setembro! O vencedor terá uma inscrição gratuita garantida no 10th AIMS Meeting, para além de ver o seu artigo publicado na edição XXVIII da RESSONÂNCIA! Para o 2º e 3º lugares temos ainda uma inscrição gratuita no Workshop de Suturas e num Workshop AIMS Masterclass, respetivamente.

Consulta o Regulamento para saberes todos os pormenores.

CurArte | Inscrições para Colaboradores

42419068_503087453540171_5330720593828380672_n.png

O CurArte, é um clube criado por alunos para os alunos. O clube consiste num espaço de desenho e pintura não só como forma de escapatória ao estudo, mas também como forma de trazer a vertente artística ao hospital e à comunidade estudantil da FMUL.

O CurArte oferece aos seus membros a oportunidade de:

·      Participar em Workshops;

·      Possibilidade de expor os seus trabalhos;

·      Contribuir com ilustrações na Revista RESSONÂNCIA;

·      Envolverem-se na 2ª Edição da Feira Solidária;

·      Entre outras atividades.

Inscreve-te neste formulário e ajuda este grupo a crescer! 

V Workshop de Iniciação Pedagógica

Artboard 1Iniciação Pedagógica.png

O V Workshop de Iniciação Pedagógica parte de uma parceria entre a FMUL e a AEFML, e procura promover uma cultura pedagógica cada vez maior junto dos monitores da nossa faculdade.

A capacidade de ensinar afeta diretamente a qualidade da educação, pelo que apostar numa formação cada vez mais forte dos monitores reflete-se num ensino cada vez mais completo no seio da faculdade, construindo-se médicos cada vez mais educados e mais aptos a educar.

Este Workshop contará com duas sessões teóricas, a decorrer nos dias 27 de setembro às 14h e 2 de outubro às 15h, no anfiteatro Cid dos Santos.

Aquando da inscrição, ao indicar a sua área disciplinar de interesse (entre Anatomia, Bioquímica, Microbiologia e Introdução à Clínica), os Monitores ficarão colocados numa sessão prática para completar o seu percurso, até um limite de 10 alunos por área disciplinar, ordenados por ordem de inscrição. Esta decorrerá na semana de 8 a 12 de outubro.

Se gostavas de saber mais, clica aqui para aceder ao programa da atividade.

Se estás interessado em inscrever-te, clica aqui até dia 26 de setembro. Contamos contigo!

Este workshop é certificado e o Diretor da FMUL concedeu dispensa de aulas para a participação no mesmo.

BOOTCAMP

Bootcamp.png

O Departamento de Desporto e Bem-Estar da AEFML traz-te, uma vez mais, o BOOTCAMP!

O Bootcamp é um tipo de treino físico de grupo, baseada no conceito de treino militar, que é normalmente praticada ao ar livre. Este conceito envolve a realização de diversos exercícios com o peso corporal, elásticos, cordas, TRX, entre outros.

Vem treinar connosco todas as 3ª e 5ª feiras, às 18h30, no Estádio Universitário de Lisboa por apenas 15 flexões/mês ou então por 40 flexões a cada 3 meses, para sócios da AEFML.

Temos 25 vagas para cada semestre, sendo que, caso o número de pessoas inscritas supere o número de vagas, será realizado um sorteio para atribuição das vagas.

Inscreve-te já neste formulário até dia 1 de Outubro às 23h59m!

Os treinos começam na 5ª feira, dia 4 de outubro às 18h30, no Estádio Universitário

CAMPANHA "REGRESSO ÀS AULAS" | Editorial e Papelaria Menina Antónia

EDITORIAL AEFML

As aulas a começar e não sabes onde imprimir as tuas sebentas e desgravadas?

Aproveita a Campanha de Regresso às Aulas da Editorial (corredor do piso 01), e poderás usufruir da já habitual campanha de desgravadas e sebentas, a preços incrível! 

Tens todo este material disponível à distância de um clique, ou então podes encomendar directamente na Secção Editorial presencialmente.

Podes aceder aqui diretamente:

Pedido das Desgravadas

Pedido das Sebentas

PAPELARIA MENINA ANTÓNIA

As aulas a começar mas ainda não tens marcadores nem nada onde escrever? Precisas de material de papelaria para melhor organizares este regresso?

Aproveita a Campanha de Regresso às Aulas da Papelaria Menina Antónia (corredor piso 01, junto à sede da AEFML), onde encontrarás preços imbatíveis! 

Elaborámos 2 tipos de kit - Kit Básico e Kit Clínico, ao qual poderás ainda acrescentar uma sweat FML e uma fita (lanyard) FML!

És mais | Inscrições

vem fazer mais banner.png

O projeto “És Mais” é um projeto de voluntariado de caráter contínuo cujo objetivo é a aproximação de jovens inseridos num bairro socialmente carenciado com estudantes da FMUL. Pretende-se colmatar as diversas falhas inerentes à educação e desenvolvimento sociocultural dos jovens, criando agentes de mudança.

A promessa deste projeto é o apoio a crianças e jovens, com vista ao desenvolvimento de um projeto pessoal de vida e assim de uma nova consciência dos seus direitos e deveres. Nesta linha de orientação acreditamos que nestas idades o trabalho de formação e prevenção de situações de risco pode fazer a diferença nas suas vidas.

Se sempre sonhaste em fazer a diferença e conhecer novas realidades este é o projeto ideal para ti!

Neste projeto existem duas vertentes:

  • Formações: consistem em sessões semanais onde são abordados temas pertinentes para a formação dos jovens, de forma lúdica e interativa.

  • Explicações e Acompanhamento no Estudo: têm o objetivo de dar apoio ao estudo dos jovens, semanalmente.

O És Mais encontra-se afiliado a 3 associações: à Academia do Johnson, à Associação dos Residentes do Alto do Lumiar (ARAL) e à Associação Juvenil para o Desenvolvimento (AJUDE). Os voluntários ficarão distribuídos por uma instituição e terão que fazer uma sessão semanal numa das vertentes (formações ou explicações):

  • Nas Formações: na ARAL às quintas-feiras, das 17.30h-18.30h; na Academia do Johnson às quintas-feiras ou às sextas-feiras, das 18.30h-20.30h.

  • Nas Explicações e Acompanhamento no Estudo: na Academia do Johnson às segundas-feiras, às terças-feiras ou às quartas-feiras, das 18.30h-20.30h; na AJUDE todos os dias das 17:30h às 19:30h.

Se tens vontade de fazer parte deste grande projeto e de ser um agente de mudança nas vidas destes jovens inscreve-te já aqui!

Podes também consultar o Regulamento da Atividade!