V Concurso Literário Ressonância - Rebeldes com Causa

concursO-BANNER.png

A revista RESSONÂNCIA é um projeto totalmente desenvolvido por estudantes e para estudantes, tendo pautado as últimas edições por um aumento exponencial da qualidade e diversidade de conteúdos. Todos os anos, o Concurso Literário organizado aproxima os estudantes deste projeto, permitindo a inclusão das suas ideias e visões na conceção da revista. Este ano, procuramos cativar e envolver a comunidade estudantil desenvolvendo o V Concurso Jornalístico intitulado Rebeldes com Causa.

França, Maio de 68. Protestos em Tian'anmen, Junho de 1989. Greves pelo clima, 2018-2019. O que é que estes acontecimentos têm comum? Repetidamente ao longo da história, os jovens, movidos pela revolta que sentem contra o sistema e frustados com a apatia dos adultos, unem-se e levantam a voz. Como dizia Karl Marx "As revoluções são a locomotiva da história", e nos dias de hoje o ativismo é o seu maior instrumento, tendo as redes sociais um papel fulcral no seu processamento.

A quinta edição do concurso jornalístico da Revista RESSONÂNCIA desafia os estudantes de medicina a averiguar o papel da juventude na mudança de paradigmas. Desde as questões climáticas, à luta contra o lobby das armas nos EUA ou o envolvimento político através das juventudes partidárias, os jovens procuram envolver-se na construção e remodelação da sociedade. Será este envolvimento efetivamente producente ou sequer suficiente? Nem sempre bem sucedidos ou eficazes, quais as consequências negativas destes movimentos? Deverão os estudantes de medicina ter um papel mais ativo e consciente na sociedade civil? Quais são as causas que hoje vale a pena lutar? 

Procurando responder a estas perguntas e a outras que consideres pertinentes, desafiamos-te a ser um rebelde com causa.

Envia o teu artigo para ressonancia@aefml.pt até ao dia 30 de Setembro! 

O vencedor terá uma inscrição gratuita garantida no 11th AIMS Meeting, para além de ver o seu artigo publicado na XXX edição da RESSONÂNCIA! Para o 2º e 3º lugares temos ainda prémios a atribuir: uma inscrição gratuita nas II Jornadas de Workshops de Suturas AEFML  e num Workshop AIMS Masterclass, respetivamente.

 

Consulta o Regulamento para saberes todos os pormenores.

Cursos de Línguas AEFML - Language Craft

Banner - Curso de Línguas.png

EMBARCA NESTA VIAGEM - APRENDE UMA NOVA LÍNGUA!

 Os Cursos de Línguas AEFML - LanguageCraft são uma óptima forma de te lançares para um Programa de Mobilidade Erasmus+, um Intercâmbio Médico-Científico ou apenas para enriquecer o teu currículo. 

Aproveita as vantagens exclusivas que os alunos da FMUL e Sócios AEFML têm com esta parceria entre a AEFML e a LanguageCraft.

Antes de te inscreveres, consulta os seguintes documentos: 

  1. REGULAMENTO CURSOS LÍNGUAS 2019-20 | 1ºSEMESTRE - onde constam todas as condições acerca dos cursos, desde a avaliação, preçário e outras;

  2. CALENDARIZAÇÃO, onde poderás consultar as datas das aulas e o total de horas correspondente a cada curso.

Por forma a tornar a leitura dos documentos mais fácil poderás ler o GUIÃO - CURSOS LÍNGUAS 2019-20 | 1ºSEMESTRE com o resumo das datas essenciais a reter e outras informações pertinentes à tua inscrição.

Para completares a tua inscrição, pedimos-te que até dia 22 DE SETEMBRO, completes os seguintes passos: 

  1. Preenchas o Formulário de Inscrição;

  2. Envies para formativa@aefml.pt a Declaração de Aceitação do Regulamento assinada;

  3. Caso já tenhas um certificado de nível de língua (emitido há menos de 2 anos) do Curso pretendido, envies para formativa@aefml.pt, o Certificado de nível digitalizado.

Qualquer dúvida que tenhas, não hesites em contactar-nos, enviando email para formativa@aefml.pt.

Erasmus Buddy & Tandem Project

Banner - Erasmus Buddy.png

Tens interesse em fazer Erasmus e queres saber mais sobre a vivência destes alunos? Queres aprender outra língua sem a necessidade de aulas? 

Inscreve-te no Erasmus Buddy e Tandem Project preenchendo este formulário até dia 25 de agosto.

No projeto Erasmus Buddy tens a possibilidade de acompanhar um aluno de Erasmus ao longo da sua estadia em Portugal , nomeadamente, na sua integração e vivência da faculdade, compreensão do funcionamento dos módulos e exames e ainda no conhecimento da cultura e tradições portuguesas. 

Este ano, no sentido de promover um melhor relacionamento entre os alunos Erasmus e os seus Buddies, vai ser realizado um matching com base em preferências pessoais e interesses. 

Enquanto Erasmus Buddy poderás também participar no Tandem Project! Nesta vertente podes aprender uma nova língua e simultaneamente ajudar a aperfeiçoar o português desses estudantes. Como recebemos alunos de vários países europeus, tens a possibilidade de escolher aquela língua que sempre tiveste curiosidade em aprender.

Qualquer dúvida, contacta-nos em internacionais@aefml.pt

Inscrições Mentores 2019/2020

Queres ser mentor da 6ª edição do projeto mentoring ?  Então prepara-te, porque...     AS INSCRIÇÕES PARA MENTOR ESTÃO OFICIALMENTE ABERTAS!     Como provavelmente sabes, o projeto mentoring resulta de uma parceria do Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da AEFML com o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) e tem como principal objetivo a integração dos novos alunos da FMUL no ambiente académico e social através de um acompanhamento por parte de um mentor que sendo já conhecedor da faculdade, pode partilhar as suas experiências.  Mas para que isto seja possível, precisamos de ti!  Se queres ser mentor em 2019/2020 e:  · Frequentas o 2º ou 3º ano do MIM, então inscreve-te  aqui !  · Frequentas o 2º ano de LCN então, podes inscrever-te  aqui !  E como não são apenas os Caloiros que precisam de mentoria ao longo do curso, se pretendes contribuir para a integração dos estudantes de 3º ano provenientes da UMa ou Licenciados que cheguem à FMUL, e  · Frequentas o 4º ou 5º ano do MIM, inscreve-te  aqui !  Tens até dia  7 de setembro  para te  inscreveres como mentor e fazeres deste um projeto ainda mais incrível !  Informações importantes:  - Tal como em anos anteriores, haverá um matching Mentor-Mentorando feito através dos teus gostos, interesses e características pessoais. Preenche-o atentamente! E este ano, mentorandos do MIM serão atribuídos a mentores do MIM e mentorandos da LCN serão atribuídos a mentores da LCN.  - Se vais ser mentor pela 1ª vez, tem em atenção que é obrigatória a tua presença no Dia dos Mentores ou em alternativa, numa das Sessões de Esclarecimento a ser anunciadas (as datas serão atempadamente transmitidas).  - Na Semana das Matrículas haverá uma banca do projeto onde precisamos de TI! Assim, caso tenhas interesse em ajudar-nos e em acompanhar os nossos novos colegas, preenche os turnos que se encontram no fim do formulário, com as tuas disponibilidades. (Não é obrigatório participares na semana das matrículas para seres mentor!)   Contamos Contigo!

Queres ser mentor da 6ª edição do projeto mentoring ?

Então prepara-te, porque...

AS INSCRIÇÕES PARA MENTOR ESTÃO OFICIALMENTE ABERTAS!

Como provavelmente sabes, o projeto mentoring resulta de uma parceria do Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da AEFML com o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) e tem como principal objetivo a integração dos novos alunos da FMUL no ambiente académico e social através de um acompanhamento por parte de um mentor que sendo já conhecedor da faculdade, pode partilhar as suas experiências.

Mas para que isto seja possível, precisamos de ti!

Se queres ser mentor em 2019/2020 e:

· Frequentas o 2º ou 3º ano do MIM, então inscreve-te aqui!

· Frequentas o 2º ano de LCN então, podes inscrever-te aqui!

E como não são apenas os Caloiros que precisam de mentoria ao longo do curso, se pretendes contribuir para a integração dos estudantes de 3º ano provenientes da UMa ou Licenciados que cheguem à FMUL, e

· Frequentas o 4º ou 5º ano do MIM, inscreve-te aqui!

Tens até dia 7 de setembro para te inscreveres como mentor e fazeres deste um projeto ainda mais incrível!

Informações importantes:

- Tal como em anos anteriores, haverá um matching Mentor-Mentorando feito através dos teus gostos, interesses e características pessoais. Preenche-o atentamente! E este ano, mentorandos do MIM serão atribuídos a mentores do MIM e mentorandos da LCN serão atribuídos a mentores da LCN.

- Se vais ser mentor pela 1ª vez, tem em atenção que é obrigatória a tua presença no Dia dos Mentores ou em alternativa, numa das Sessões de Esclarecimento a ser anunciadas (as datas serão atempadamente transmitidas).

- Na Semana das Matrículas haverá uma banca do projeto onde precisamos de TI! Assim, caso tenhas interesse em ajudar-nos e em acompanhar os nossos novos colegas, preenche os turnos que se encontram no fim do formulário, com as tuas disponibilidades. (Não é obrigatório participares na semana das matrículas para seres mentor!)

Contamos Contigo!



Comissão de Acompanhamento de Erasmus

BannerCAE.png

Se procuras um novo desafio que te possibilite contactar com diferentes culturas e fazer novos amigos, a CAE é ideal para ti.

Através da Comissão de Acompanhamento de Erasmus (CAE), vais ter a possibilidade de ajudar na receção e integração dos alunos Erasmus na nossa faculdade assim como ajudá-los a encontrar a sua paixão por Lisboa e Portugal. 

A CAE participa na organização de um programa social que decorre durante todo o ano letivo 2019/2020 destinado aos alunos incomings e contribui também na divulgação dos diversos eventos culturais, sociais e desportivos que este podem experienciar na nossa faculdade. Para tal, é necessário uma CAE motivada e dinâmica. Pronto para aceitar este desafio?

Até dia 22 de julho, às 23:59 preenche este formulário e candidata-te a um ano de experiências únicas.

Se tiveres dúvidas ou precisares de mais informações, contacta-nos em internacionais@aefml.pt!

Comissão Organizadora do Mentoring e Mentoring 2.0

CO_MENTORING.png

Apresentamos-te a 7.ª edição do projeto Mentoring e a 2.ª edição do projeto Mentoring 2.0.

Resultado de uma parceria da AEFML com o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE), o projeto Mentoring tem como principal objetivo a integração dos novos estudantes da FMUL no ambiente académico e social através de um acompanhamento por parte de outros estudantes que já conhecem a faculdade e que podem partilhar as suas experiências com os novos estudantes.

O projeto Mentoring 2.0 é um projeto recém criado cujo objetivo é o acompanhamento, interação e discussão entre, preferencialmente, um Interno de Formação Específica ou, em alternativa, um Interno do Ano Comum, Especialista ou Investigador, e um conjunto de alunos (no máximo 3) dos anos clínicos (4º a 6º anos) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).

Para que estes projetos possam ser incríveis, precisamos da tua ajuda!

Inscreve-te na CO-Ment até dia 22 de Julho de 2019 às 23h59, através deste formulário (clica para acederes ao mesmo). 

A seleção dos candidatos será feita pelos co-coordenadores do projeto Mentoring e pelo coordenador do Departamento de Pedagogia e Educação Médica

O método de seleção consistirá na análise das respostas aos formulários, realizada anonimamente, avaliando tanto as motivações como o modo de atuação face a casos práticos, com os quais a Comissão Organizadora poderá ser confrontada durante o exercer das suas funções.

Estarão à tua disposição 3 vagas se fores do MIM e 1 vaga se fores de LCN.

Não percas a oportunidade e agarra as 4 vagas que temos para ti na CO-Ment!

Em caso de qualquer dúvida ou necessidade de esclarecimento, não hesites em contactar-nos através de mentoring@aefml.pt ou mentoring@medicina.ulisboa.pt.

Contamos contigo?

Comissão Organizadora do Solvin' It

CO_SOLVINIT.png

Terminadas as inscrições para a Bolsa da co-coordenação do Projeto Solvin’ It, chegou o momento para completar a equipa que irá explorar o peer-teaching no ano letivo que se avizinha: Comissão Organizadora do Solvin’ It (COSI)

Esta Comissão terá a responsabilidade de organizar todas as atividades desenvolvidas pelo projeto ao longo do ano, bem como atuar na gestão dos recursos humanos.

Para que o projeto possa continuar a ser aprimorado, uma COSI motivada e dinâmica é imprescindível. Se te revês no papel de membro da COSI, não percas mais tempo e abraça esta oportunidade! 

Até dia 22 de julho, às 23h59min, temos 5 vagas para ti - destas, terás 4 se fores estudante do Mestrado Integrado em Medicina e 1 se fores estudante da Licenciatura em Ciências da Nutrição! O primeiro passo é simples: preencher este formulário (para acederes clica no mesmo)!

Os candidatos serão selecionados pelos co-coordenadores gerais do projeto e pelo coordenador do Departamento de Pedagogia e Educação Médica da AEFML, externo à COSI, com base nas suas respostas ao formulário.

NOTA: é de salientar que ser membro da COSI não é o mesmo que ser monitor! Os monitores serão responsáveis pela preparação e pela apresentação das sessões, enquanto que a Comissão Organizadora será responsável pela logística do projeto, bem como pelos contactos que serão efetuados entre as diversas entidades. 

Perante qualquer dúvida que tenhas, não hesites em contactar-nos: solvinit@aefml.pt ou solvinit@medicina.ulisboa.pt!

 

Aceitas partir nesta supimpa aventura?

I RGA Ordinária 2019/2020

I RGA_11 de julho.png

Seguindo os termos do artigo 21º dos Estatutos da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), vem desta forma a Mesa da Reunião Geral de Alunos (RGA) convocar todos os alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) a estarem presentes na RGA a decorrer, em sessão ordinária, no dia 11 de julho de 2019 (quinta-feira), pelas 14h00, em local a designar, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
0. Votação da Ordem de Trabalhos;
1. Apresentação do Modo de Funcionamento das Reuniões Gerais de Alunos;
2. Apresentação, Discussão e Votação da Ata da RGA Ordinária Anterior;
3. Apresentação, Discussão e Votação da Proposta de Regimento da RGA da AEFML;
4. Apresentação e Discussão do Plano de Atividades e Orçamento para o exercício do mandato 2019/2020;
5. Apreciação do Parecer do Conselho Fiscal;
6. Votação do Plano de Atividades e Orçamento para o exercício do mandato 2019/2020;
7. Apresentação, Discussão e Votação das Normas de Tesouraria para o exercício do mandato 2019/2020;
8. Outros Assuntos.

Nos termos do artigo 23º dos Estatutos da AEFML, caso não se reúna a presença mínima de metade dos alunos da FMUL pelas 14h00, a RGA reúne quinze minutos mais tarde (14h15) com a presença de, no mínimo, cinco por cento dos estudantes da Faculdade. Caso este número não se verifique, a RGA reúne quinze minutos mais tarde (14h30), com caráter vinculativo, com o número de estudantes presentes.

Os documentos a serem discutidos em RGA serão enviados via mailinglist da AEFML.

Projeto Solvin' It | Candidatura a Bolsa de Co-Coordenação

Bolsa Solvin'It.png

O projeto Solvin’ It é um projeto de peer-teaching que o Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) lançou, em 2015, e que se baseia na realização de sessões dinamizadas e lecionadas por alunos (monitores) para alunos (participantes), devidamente validadas por professores qualificados (tutores). Procura ser um complemento à aprendizagem dos estudantes, proporcionando um ambiente didático e informal benéfico tanto para o conhecimento dos participantes como para a experiência pedagógica dos monitores.

Partindo agora para a sua 5ª edição e em parceria com o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), é com prazer que anunciamos que será atribuída uma bolsa, financiada pela FMUL, a um aluno que se candidate à co-coordenação do projeto Solvin’ It.

Tendo atingido 1963 participantes inscritos na mais recente edição, um projeto desta envergadura necessitará de uma coordenação estável e competente. Se te revês no papel de co-coordenador(a) e queres ficar a saber mais sobre os requisitos de admissão, funções ou método de seleção do aluno-bolseiro, consulta o Regulamento.

Tem em conta que este regime não diz respeito às vagas para a Comissão Organizadora do Solvin’It (COSI), mas sim à atribuição de uma bolsa para o papel de co-coordenador, com funções distintas e que serão desempenhadas em conjunto com um membro da Direção da AEFML. Não te poderás candidatar simultaneamente à COSI e à Bolsa.

Caso decidas candidatar-te às duas bolsas do Gabinete de Apoio ao Estudante (Mentoring e Mentoring 2.0 e Solvin’ It) e sejas o primeiro colocado em ambas, poderás optar por aquela que preferires!

O período de candidaturas encontra-se aberto do dia 14 de junho até às 23h59min do dia 30 de junho!

Para te candidatares:

  • Envia o teu currículo (onde refiras os teus o(s) ano(s) de participação, a(s) área(s) disciplinar(es) em que participaste, experiência prévia no projeto e eventual conhecimento e experiência em pedagogia, entre outros) e carta de motivação (onde expliques o teu interesse e contributo para o projeto, bem como capacidades ou lacunas que terás para o desempenhar da função) para o endereço solvinit@medicina.ulisboa.pt;

  • Preenche este formulário constituído por perguntas gerais acerca do projeto e uma situação-problema com que o co-coordenador se poderá ver confrontado.

Não percas tempo!

Ajuda-nos a criar a melhor edição do Projeto Solvin' It até hoje

Projeto Mentoring e Mentoring 2.0 | Candidatura a Bolsa do Gabinete de Apoio ao Estudante

Bolsa Mentoring.png

O Projeto Mentoring, desenvolvido pelo Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AEFML) em parceria com o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), tem como visão principal a integração profícua dos novos alunos da FMUL, tanto do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) como da Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN), no ambiente académico e social da faculdade. Procura, deste modo, minorar as possíveis dificuldades de adaptação decorrentes da transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior, através do acompanhamento psicopedagógico dos novos estudantes.

O Projeto Mentoring 2.0, em continuidade com o desenvolvido no ano letivo 2018/2019, será desenvolvido no seio do GAE e visará a atribuição de Mentores - Internos de Ano Comum / Formação Especializada ou outros - aos alunos dos Anos Clínicos - 4º a 6º anos.

A parceria estabelecida com a FMUL permite a atribuição de uma Bolsa financiada pela FMUL a um aluno que se candidate à Co-Coordenação do projeto Mentoring e Mentoring 2.0!

Para conheceres os objetivos propostos, critérios de seleção, remuneração, entre outros, acede ao Regulamento.

Atenta que a inscrição com atribuição de Bolsa não diz respeito a uma vaga na Comissão Organizadora mas sim a uma vaga de Co-Coordenação dos Projetos Mentoring e Mentoring 2.0 partilhada com outro Coordenador, pertencente à Direção da AEFML. Como tal, deves ter em atenção o plano de trabalhos discriminado no Regulamento.

Caso decidas candidatar-te às duas bolsas e sejas o primeiro colocado em ambas, poderás optar por aquela que preferires!

O período de candidaturas encontra-se aberto do dia 14 de junho até às 23h59min do dia 23 de junho!

Durante este período, a fim de te candidatares, deverás:

  • Enviar o teu currículo e carta de motivação onde expliques o teu interesse e contributo para o projeto para o endereço mentoringFMUL@medicina.ulisboa.pt.

  • Preencher este formulário constituído por situações problema referentes ao Projeto Mentoring.

Não percas mais tempo e inscreve-te agora!

Ajuda-nos a ajudar(-te) a criar a melhor edição dos Projetos Mentoring e Mentoring 2.0!

Cerimónia da Bata Branca

Bata Branca .png

A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa irá organizar a quarta edição da "Cerimónia da Bata Branca", com o apoio da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM).

Esta Cerimónia consiste num momento formal de sensibilização e celebração da transição para o ciclo clínico do percurso do Estudante de Medicina, um projeto levado a cabo pelo Grupo de Trabalho de Direitos Humanos e Ética Médica da ANEM.

Este grupo procura desenvolver atividades que complementem a formação do estudante, de forma a sensibilizar a comunidade no sentido de uma Medicina mais humana, valorizando a relação médico-doente.

Neste sentido, surgiu a “Cerimónia de Bata Branca” que reune os estudantes de Medicina do atual 3º ano, que iniciam agora a sua formação clínica, de forma a sensibilizá-los para as responsabilidades inerentes à relação médico-doente, não só a nível de competências e conhecimentos clínicos, mas também em toda a dimensão humana envolvida.

Não percas a oportunidade de participar nesta Cerimónia, no próximo dia 3 de Junho, às 18:15h na Aula Magna da FMUL.

Solvin' It | 3ª Sessão de Neuroanatomia

NEURO3_2S_Banner.png

Chegou um novo semestre de Solvin' It, mas os nossos objetivos continuam os mesmos: ajudar-te e esclarecer todas as tuas dúvidas. Neste semestre trazemos a novidade da Neuroanatomia, de modo a fornecer ainda mais ferramentas de trabalho!

Nesta primeira edição, apresentamos a terceira e última sessão “Sinfonia dos Sentidos” sobre o tema de Tronco Cerebral!

Aponta já e não deixes escapar: dia 5 de junho, às 14h no Anfiteatro Mark Athias.

Inscreve-te aqui!

(nota: a inscrição não é obrigatória para assistir à sessão, no entanto recomendamos fortemente que a faças, pois agiliza a marcação das presenças no dia e assegura que a sessão começa sem atrasos!)

III Reunião Geral de Alunos Ordinária do mandato 2018/2019

RGA VII Banner.png

O mandato da DAEFML 2018/2019 está prestes a terminar e, com ele, chega a hora de analisarmos o trabalho realizado durante este grande ano.

Para isso iremos apresentar e discutir o nosso Relatório de Atividades e Contas 2018/2019, bem como projetar o Futuro através da nossa proposta do Plano Estratégico e Financeiro para o próximo biénio.

Não descurando um ponto levantado numa Reunião Geral de Alunos anterior relativo à atribuição dos pontos máximos de Intercâmbio aos Exchange Officers, também propomos a auscultação dos estudantes neste sentido.

Para nós, é com muita felicidade que vemos este ano findar e esperamos poder contar contigo nesta discussão, que esperamos participada.


Conta-nos como Fomos!

Projeto Zoom

Artboard 1Zoom.jpg

Como surgiu?

A AEFML tem como principal missão “a defesa dos interesses dos estudantes da FMUL, zelando pela qualidade da sua formação pedagógica, científica, humana e cultural e contribuindo para a formação de profissionais responsáveis e interventivos na comunidade.”

Neste sentido, o Departamento de Saúde Pública e Sexual durante este ano procurou refletir sobre um novo projeto que, enquanto fosse ao encontro do interesse dos estudantes, os desafiasse ao mesmo tempo. Sabendo que a realização de formações de carácter não formal tem sido uma mais valia tanto para os estudantes que as organizam como para o público que as tem recebido, decidimos apostar nesta vertente e daqui surgiu o Projeto Zoom.

Como funcionará?

Este projeto procura, como o nome indica, aproximar os estudantes de populações que, por diferentes circunstâncias, estão em realidades mais distantes.

Assim, o projeto contará com 6 pares (12 estudantes do Mestrado Integrado em Medicina) em que cada dupla realizará 2 formações. A primeira formação ocorrerá na semana entre 27 e 31 de maio e a segunda formação entre os dias 3 e 7 de junho. Uma das formações será realizada para crianças e jovens de uma Casa de Acolhimento enquanto outra formação será realizada para idosos de uma Universidade Sénior.

Cada par será alocado a um dos seguintes percursos: Sexualidade ou Saúde Mental. Sendo assim, o objetivo é cada par ser capaz de adaptar o mesmo tema às duas realidades apresentadas.

Isto significa que existem 3 grupos que realizarão o Percurso de Sexualidade e outros 3 grupos que realizarão o Percurso de Saúde Mental.

Preparação

Ocorrerá uma formação obrigatória no dia 23 de maio a iniciar-se pelas 17h00 e que terá uma duração aproximada de 2h30m.

Inscrições

Como explicado anteriormente, existem 12 vagas disponíveis para ti e poderás inscrever-te neste link entre as 21h de dia 17 de maio e as 21h de dia 21 de maio. A colocação será por ordem de inscrição.

Qualquer dúvida ou questão não hesites em contactar para o seguinte email - saudepublica@aefml.pt.

Conscientes do impacto positivo que os estudantes da FMUL têm na comunidade que os rodeia, esperamos poder contar contigo neste desafio!

Nota de Agradecimento

A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) agradece ao Dr. Carlos Martins, que cessou funções enquanto Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), a sua liderança nesta Instituição bem como o espírito de ajuda, lealdade e compreensão que permitiram à AEFML crescer e cumprir a sua missão.

É já com saudade que hoje recordamos o seu essencial apoio para a nossa ação ficando a AEFML eternamente grata. Agradecemos ainda a todos os elementos do Conselho de Administração, os quais também foram fundamentais para o excelente trabalho executado.

Ao Dr. Carlos Martins, desejamos as maiores felicidades e sucesso, na certeza de que a excelência acompanhará sempre o seu trabalho.

O nosso mais sincero obrigada!

Solvin' it | Sessões de Fisiologia 2.º Semestre

Banner.png

A Fisiologia é, sem dúvida alguma, a cadeira basilar de todo o conhecimento médico, que nos será essencial para o resto das nossas carreiras médicas. Ao conhecermos o funcionamento normal dos sistemas, preparamos-nos para reconhecer falhas nestes e, assim a interpretar a patologia.

Como tal, o Solvin’ It de Fisiologia está a organizar 3 sessões para este 2.º semestre! Consulta as informações abaixo e inscreve-te em cada uma destas clicando nas mesmas:

  • 1.ª Sessão - Pump me, baby, one more time, que te ajudará a compreender todos os conceitos que precisas da Fisiologia Cardiovascular.

    • Dia 20 de maio, pelas 14h15, no Anfiteatro 58 do Edifício Egas Moniz.

  • 2.ª Sessão - Urine good hands, subordinada ao tema da Fisiologia Renal.

    • Dia 21 de maio, pelas 14h15, no Anfiteatro José Serrano do Hospital (piso 1).

  • 3.ª Sessão - I breathe, therefore I am, para te ajudar a melhorar e aprofundar os teus conhecimentos em Fisiologia Respiratória

    • Dia 22 de maio, pelas 14h15, no Anfiteatro Sílvio Rebelo do Hospital (piso 5).

(nota: a inscrição não é obrigatória para assistir à sessão, no entanto recomendamos fortemente que a faças, pois agiliza a marcação das presenças no dia e assegura que a sessão começa sem atrasos!)

Solvin' it | 2ª Sessão de Neuroanatomia

Chegou um novo semestre de Solvin' It, mas os nossos objetivos continuam os mesmos: ajudar-te e esclarecer todas as tuas dúvidas. Neste semestre trazemos a novidade da Neuroanatomia, de modo a fornecer ainda mais ferramentas de trabalho!

Nesta primeira edição, apresentamos a segunda sessão “Entroncamento Sem Fim” sobre o tema Tronco Cerebral.

Aponta já e não deixes escapar: dia 15 de maio, às 14h no Anfiteatro 58 do Edifício Egas Moniz! Inscreve-te aqui!

(nota: a inscrição não é obrigatória para assistir à sessão, no entanto recomendamos fortemente que a faças, pois agiliza a marcação das presenças no dia e assegura que a sessão começa sem atrasos!)

Dia Mundial da Hipertensão | HGO

No próximo dia 17 de maio ocorrerá uma iniciativa - Dia Mundial da Hipertensão - no Hospital Garcia de Orta.

O objetivo é fazer o maior número de rastreios de hipertensão aos doentes e funcionários do mesmo Hospital enquadrado na iniciativa mundial do May Measurement Month (MMM) promovida pela International Society of Hypertension.

Os alunos da FMUL (LCN e MIM) poderão ajudar na concretização desta iniciativa mundial realizando os rastreios!

Existirão dois turnos disponíveis:

  • Turno - Manhã: entre as 09h00 e o 12h30;

  • Turno - Tarde: entre o 12h30 e as 16h00.

Poderás inscrever-te através deste link até ao dia 15 de maio pelas 16h.

Qualquer dúvida ou questão, não hesites em contactar através do email: saudepublica@aefml.pt.

11th AIMS Meeting | Sessão de Esclarecimentos

11th AIMS Meeting está a chegar! 

WhatsApp Image 2019-05-07 at 11.50.49.jpeg

Gostavas de fazer parte da Comissão Organizadora da próxima edição do AIMS Meeting? Gostavas de perceber melhor como é que funciona a dinâmica interna da Comissão Organizadora e qual a função de cada departamento? Tens ideias novas para melhorar e dinamizar o congresso?

Temos o prazer de te convidar para a Sessão de Esclarecimentos acerca do AIMS Meeting que decorrerá na próxima Sexta-Feira, dia 10 de Maio, no Anfiteatro 52 do Edifício Egas Moniz entre 13h00 e as 14h00. Vem conhecer o trabalho e o significado de fazer parte de uma das equipas mais dinâmicas e inovadoras da Faculdade.

Caso tenhas alguma questão que gostarias de ver clarificada na Sessão de Esclarecimentos poderás submetê-la aqui. Estamos também disponíveis para esclarecer qualquer dúvida através do e-mail support@aimsmeeting.org

O Formulário de Inscrição na Comissão Organizadora do 11th AIMS Meeting será disponibilizado por email e na nossa página do Facebook logo após o fim da sessão.

Vem fazer parte do AIMS Meeting! Contamos contigo!