V Concurso Literário Ressonância - Rebeldes com Causa

concursO-BANNER.png

A revista RESSONÂNCIA é um projeto totalmente desenvolvido por estudantes e para estudantes, tendo pautado as últimas edições por um aumento exponencial da qualidade e diversidade de conteúdos. Todos os anos, o Concurso Literário organizado aproxima os estudantes deste projeto, permitindo a inclusão das suas ideias e visões na conceção da revista. Este ano, procuramos cativar e envolver a comunidade estudantil desenvolvendo o V Concurso Jornalístico intitulado Rebeldes com Causa.

França, Maio de 68. Protestos em Tian'anmen, Junho de 1989. Greves pelo clima, 2018-2019. O que é que estes acontecimentos têm comum? Repetidamente ao longo da história, os jovens, movidos pela revolta que sentem contra o sistema e frustados com a apatia dos adultos, unem-se e levantam a voz. Como dizia Karl Marx "As revoluções são a locomotiva da história", e nos dias de hoje o ativismo é o seu maior instrumento, tendo as redes sociais um papel fulcral no seu processamento.

A quinta edição do concurso jornalístico da Revista RESSONÂNCIA desafia os estudantes de medicina a averiguar o papel da juventude na mudança de paradigmas. Desde as questões climáticas, à luta contra o lobby das armas nos EUA ou o envolvimento político através das juventudes partidárias, os jovens procuram envolver-se na construção e remodelação da sociedade. Será este envolvimento efetivamente producente ou sequer suficiente? Nem sempre bem sucedidos ou eficazes, quais as consequências negativas destes movimentos? Deverão os estudantes de medicina ter um papel mais ativo e consciente na sociedade civil? Quais são as causas que hoje vale a pena lutar? 

Procurando responder a estas perguntas e a outras que consideres pertinentes, desafiamos-te a ser um rebelde com causa.

Envia o teu artigo para ressonancia@aefml.pt até ao dia 30 de Setembro! 

O vencedor terá uma inscrição gratuita garantida no 11th AIMS Meeting, para além de ver o seu artigo publicado na XXX edição da RESSONÂNCIA! Para o 2º e 3º lugares temos ainda prémios a atribuir: uma inscrição gratuita nas II Jornadas de Workshops de Suturas AEFML  e num Workshop AIMS Masterclass, respetivamente.

 

Consulta o Regulamento para saberes todos os pormenores.