Formação e Congressos

Youth Summit | Nova SBE, 27 de maio

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No dia 27 de maio, pelas 9h00, terá lugar na Nova SBE (Campus de Carcavelos), o Youth Summit, um momento dedicado exclusivamente a questões de interesse para as novas gerações, envolvendo os jovens na participação e organização de debates significativos.

A organização disponibilizará um autocarro por cada 50 inscrições de cada Instituição de Ensino Superior em Portugal Continental e os estudantes poderão inscrever-se gratuitamente através deste linkhttps://forms.gle/AkANDRvigSiSCWK96.

Programa e outras informações disponíveis no link que se segue: https://www.unl.pt/agenda/geral/youth-summit-conferencias-do-estoril.

Palestra gratuita "Entender Autismo" | Lisboa

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A palestra "Entender Autismo" irá decorrer em Lisboa no dia 14 de maio de 2019 às 18h00, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, devido ao limite de vagas existentes e poderão ser feitas aqui: http://bit.ly/2V3Kgwv.

A palestra tem a duração de 2 horas, e serão abordados temas como os desafios associados ao autismo, as suas possíveis causas e as áreas a dar prioridade no desenvolvimento da criança. 

É uma palestra aberta ao público, mas com especial interesse para profissionais e pais/familiares de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo. 

Mais informações sobre o eventohttp://bit.ly/2DTFonU

I Congresso da Associação MYOS | Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica

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A Delegação do Porto da Myos - Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica, organizou o I Congresso da Myos "Os desafios atuais na Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica", que irá decorrer no dia 18 de Maio, na Gandra (Paredes), celebrando-se também o 16º aniversário da Myos (assinalado a 12 de Maio).

Este congresso tem como principal objetivo promover a reflexão e o debate sobre os desafios atuais na Fibromialgia e/ou Síndrome de Fadiga Crónica, contando com profissionais de diversas áreas de intervenção na área das duas doenças. É um congresso que assume a missão de proporcionar um debate entre os doentes e os profissionais de saúde, para se falar sobre a FM e SFC.

Condições de inscrição (Data Limite - 13 de Maio):
Participação GRATUITA, mas é OBRIGATÓRIA a inscrição prévia no seguinte formulário:
goo.gl/SYgSPz

Nota: no caso de levar acompanhantes agradeço que seja realizada a inscrição individualmente, ou seja, preenchido um formulário por cada participante.

O congresso irá decorrer no auditório da CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, no Campus Universitário de Gandra, situado na Rua Central de Gandra, 1317 | 4585-116 Gandra, Paredes

Como chegar:
Carro: O Campus Académico de Gandra está localizado a 18 km do Porto, bastante perto do nó de ligação da Autoestrada nº 4 (A4) com a Estrada Nacional nº 15 (saída Campo, Lordelo, Rebordosa, Gandra).

Autocarro: companhia VALPI BUS que realizam o trajeto Porto-Gandra em cerca de 30 minutos. A estação central no Porto situa-se na Avenida dos Aliados ao lado da Câmara Municipal do Porto e do Café Garret. A paragem de autocarros em Gandra é mesmo em frente do Campus Universitário e designa-se “Gandra / Vilarinho”.
Horário VALPI BUS (linhas / lines 5 & 8): www2.valpi.pt

2019 Summer School Global Health & Tropical Medicine in Würzburg | July 29 - August 10

Liebe Alumni der Sommerakademie,

auf mehrfache Nachfrage hin haben wir uns entschieden, unsere Sommerakademie 2019 in englischer Sprache zu gestalten, um sie auch für ausländische Studenten und Referenten zu öffnen.

Wir wären Euch sehr dankbar, wenn Ihr nachfolgende Ankündigung mit dem angehängten vorläufigen Programm zirkulieren würdet.

Herzlichen Dank!

Application open until May 12th!

From July 29th until August 10th 2019, the Summer School 

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Global Health & Tropical Medicine will run for the 22nd year!

For the first time, the summer school will be in English in order to includes international guests and speakers! The program will run over two weeks and include lectures and group work sessions covering a vast range of topics from both “global health” as well as “tropical medicine”. The critical reflection of both of these terms will also be part of the program.

The summer school is open to medical students after their 3rd year, doctors in training, nurses and nursing students in their final year as well as members of other health professions in either their final phase of training or early professional years.

Participation in the summer school not only helps to prepare participants for internships or work in low-resource-settings, but also helps to gain a deeper insight into the broad global social, political and environmental determinants of health in all settings.

Topics include:

Social determinants of health, global burden of disease

Non-communicable diseases & evidence-based public health

Planetary health and climate change

Antimicrobial resistancies (AMR)

Neglected tropical diseases

Public health implications and clinical management of malaria, HIV, TB, schistosomiasis, chagas, ebola and other infectious diseases

Global maternal and child health

Mental health

Migrant health

(Historical reflection of) Humanitarian aid & development cooperation

and others…

 For registration and the preliminary program please click here or visit:

 http://www.medmissio.de/veranstaltungen/

X Simpósio sobre Segurança Informática e Cibercrime | SimSIC 2019

O Lab UbiNET e a empresa SparkInt, Lda., organizam no próximo dia 10 de maio e pelo 10.º ano consecutivo, no auditório principal do Instituto Politécnico de Beja, o "X Simpósio sobre Segurança Informática e Cibercrime" – SimSIC 2019!

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Este ano, comemorativo dos 10 anos de atividade, o SimSIC complementa-se com atividades nos dias 8 e 9 de maio, num ambicioso programa que inclui o “1.º Simpósio de Inovação Legal e Tecnológica”, workshops de entrada gratuita e desafios de "Testes de Penetração em Sistemas Informáticos" e em “Digital Forensics”, bem como cursos de formação avançada em "Testes de Penetração em Sistemas Informáticos", "First Response Digital Forensics" e "Segurança da Informação e cibersegurança para decisores", sendo estes cursos limitados no número de vagas e com um custo financeiro associado.

No dia do SimSIC 2019, dia 10 de maio, e num balanço destes 10 anos, temos o prazer de contar com mesmos oradores do primeiro SimSIC, de há 10 anos atrás, atuais representantes nacionais de estruturas responsáveis pelo combate ao Cibercrime, nomeadamente da Polícia Judiciária e da Procuradoria Geral da República e de representantes do Lab UbiNET. Contamos também com oradores representantes de empresas de relevo, como a Altice Portugal, a Fujitsu, a DECSIS ou a MKCVI com a perspetiva destas empresas no combate ao Cibercrime. Comparecem ainda oradores de empresas na área da segurança ofensiva, onde será abordada a demonstração, publicação e proteção de vulnerabilidades, bem como oradores na área da análise forense digital e respetiva prova digital, com o testemunho relativo à recolha e tratamento de prova digital e respetivo enquadramento legal, assim como colaboradores de diversas áreas de intervenção no combate ao Cibercrime do Brasil, pais com que o Lab UbiNET mantém uma relação a vários níveis.

Consulte o programa para mais informações ou o site do evento em:

https://ubinet.ipbeja.pt/simsic2019

A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição no site do evento indicado acima.Participe!Divulgue!A Cibersegurança e o Combate ao Cibercrime é parte do nosso Futuro comum!

APAV & Nariz Vermelho | Workshop "O Direito de Ser Solidário: Mecanismos de Reforço da Consignação do I.R.S."

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A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e a Operação Nariz Vermelho promovem o Workshop "O Direito de Ser Solidário: Mecanismos de Reforço da Consignação do I.R.S.". Temos o prazer de convidá-lo/a para este workshop, a realizar no dia 16 de maio, às 14h, no Auditório do Museu Coleção Berardo (piso -1), em Lisboa. 

Entrada livre, sujeita a confirmação através do e-mail: comunicacao@apav.pt . 

Programa (PDF)

IFMSA First call for Support Persons and Session's Teams | August Meeting 2019

Summary:

  1. Sharing the first call for Call for Support Persons and Sessions Teams [Attached]

  2. Deadline to apply is the 5th of May @23:59 GMT.  

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We are happy to announce the opening of the call for Support Persons and Sessions Teams for our next General Assembly, August Meeting 2019. As you know, IFMSA events are a great opportunity to contribute to our growth as a Federation, and to support equipping the members with the knowledge and skills they need to contribute to local and global issues. IFMSA Officials work tirelessly in order to provide you with the most quality sessions throughout the GA, but they need your help in this!

This is your opportunity to contribute to the success of the GA sessions and events, by  applying to help the Officials to provide our members with an unforgettable experience. The Support Persons spots we are opening are:

  • Executive Board: 8 Support Persons (early fees)

  • Regional Directors: 5 Support Persons (late fees)

  • Standing Committee Directors: 12 Support Persons (6 early and 6 late fees)

Important information:

  • Above mentioned are out-of-quota NMO spots;

  • Members from all NMOs are eligible to apply;

  • Fees are calculated based on your NMO, for both early and late fees.

Additionally, Standing Committee Directors are opening the call for Sessions Teams for those that will be a part of their NMO’s delegation. The number of these open spots varies between Standing Committees.

To know the requirements to apply for each position, make sure to read the attached call. You can also find it (here). It's important to check the call for detailed information about the requirements of each open position, as well as the application process. Please note that the application process is not the same for each position.

The deadline to apply is 5th of May at 23:59 GMT! Late applications won’t be considered.

IFMSA Call for Small Working Group | UNESCO World Bioethics Day 2019

Summary: 

  1. Background: Call for SWG members for the preparation of IFMSA's involvement in the upcoming UNESCO Chair in Bioethics World Bioethics Day 2019.

  2. Information summary: The call is for 1 SWG Coordinator and 3-4 SWG members.

    1. World Bioethics Day is celebrated every year on October 19th.

    2. The SWG will follow the guidelines presented by the UNESCO Chair in Bioethics, with the opportunity to decide on what IFMSA's final involvement is going to be.

    3. The SWG will work from May to late September.

  3. What You Need to do:

    1. Review the selection criteria and task descriptions included in this email.

    2. Submit your application through the form by May 10th, 23:59 GMT.

    3. Be available from May onwards until the beginning of October.

  4. Relevant Links:

    1. Application Form: here

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We are very happy to open the call for the Small Working Group that will prepare the IFMSA participation in the upcoming World Bioethics Day 2019, held by the UNESCO Chair in Bioethics.

Background

Every year, the UNESCO Chair in Bioethics celebrates the World Bioethics Day (WBD) on October 19th, through a variety of activities (e.g. International Competitions, awareness campaigns). This year, IFMSA is aiming to participate actively and support the celebrations, giving our members the opportunity to plan out and bring our involvement into fruition. The SWG will be basing its work on the recommendations and guidelines prepared by the UNESCO Chair in Bioethics World Bioethics Day committee. These will be sent to the SWG right after selection. The IFMSA LME will act as the liaison between the Chair and the SWG.

The objectives of the SWG include: - Create a timeline of the IFMSA activities for WBD, based on the timeline of the UNESCO Chair in Bioethics. - Make a plan for the activities IFMSA will be organizing building up to and during the WBD (the SWG will have the freedom to choose the types of activities). - Prepare all necessary logistical or promotional resources. - See aforementioned plan to completion, monitor closely and perform an evaluation once all activities are completed. - Prepare the report to be sent to UNESCO Chair in Bioethics after WBD concludes.

General Task Description

SWG coordinator (1 person):

- Coordinate the work of the SWG, in close communication with the LME.

- Be responsible for meeting deadlines and following the set timeline.

- Ensure motivation and participation of SWG members.

SWG member (3-4 persons):

- Be an active SWG member, communicate and interact with other participants, reply to emails, and engage in the development process.

- SWG members will set a timeline for the SWG's work and prepare the final plan for the IFMSA involvement.

- SWG members will prepare all logistical materials regarding the final plan for activities.

Selection Criteria:

1. Experience in the topic of Bioethics.

2. Motivation to join the SWG and follow up plans.

3. Gender and regional balance.

To apply for this SWG, please fill in this application form until the 10th of May, 23:59 GMT. The SWG is expected to begin work around May 20th.

Exercise Summit 2019 | 11 e 12 de Maio, Lisboa

A terceira Edição do Exercise Summit  realiza-se nos dias 11 e 12 de Maio de 2019, em Lisboa no Centro de Congressos de Lisboa - PT Meeting Center / Parque das Nações.

•     2 Dias de aprendizagem e partilha de conhecimento;
•    12 Oradores ligados ao exercício, saúde e medicina;
•    14 Palestras focadas no exercício, nutrição, coaching e treino;
•    18 Horas de formação e networking;
•    500 Profissionais ligados ao sector do fitness e saúde;
•    17 Marcas de renome desportivo presentes.

O Exercise Summit centra-se no exercício e sua consciente prática segura, eficaz e eficiente integrando áreas profissionais complementares ao “nosso” exercício, nomeadamente a alimentação, medicina e comportamento.
Consulta o programa completo aqui e compra o teu bilhete aqui

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Colónias de Férias para Pessoas com Necessidades Especiais | AAMA 2019

As inscrições para seres monitor(a) voluntário(a) das Colónias de Férias da Associação de Actividade Motora Adaptada (AAMA) estão abertas

Caso queiras ter uma experiência única a nível pessoal e profissional não percas esta oportunidade!!

As nossas colónias destinam-se a crianças, jovens e adultos com Necessidades Educativas Especiais (maioritariamente, Autismo, Trissomia 21 e Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental) e têm uma vertente bastante desportiva, podendo ser em regime externo ou interno.

Junta-te a nós se:

- Tens interesse ou motivação para trabalhar com crianças com NEE;

- Queres ganhar experiência e currículo na área;

- Queres ter mais de 26 horas gratuitas de formação prática e teórica em: intervenção em meio aquático, atividades de vida diária, atividade motora adaptada, estimulação e intervenção precoce, entre outras;

- Queres ter uma experiência única e gratificante a nível profissional e pessoal, ao veres as evoluções de cada participante!

Para te inscreveres basta clicares neste link https://bit.ly/2IioZw6 e ficares a aguardar o nosso breve contacto! Atenção que as inscrições são até ao dia 6 de Maio!

Qualquer dúvida não hesites em contactar o email voluntarioscoloniasaama@gmail.com

T-CONF | An open bar of inspiration

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O Movimento Transformers tem um convite para ti e para todos os estudantes! Sabes o que é que o Igor Regalla, a Juliana Rocha (Piton), o Guilherme Melo Ribeiro, o André Couceiro, o Hernani Zao e a Lokas Cruz têm em comum?

Não estão parados à espera que a história aconteça!

Não queremos malta agarrada ao telemóvel o dia todo, a ver a vida passar ao lado, a viver num mundo onde tiveram zero impacto... No dia 11 de Maio vamos juntar 200 jovens com 6 oradores incríveis que são exemplos de mudança positiva e vamos inspirar, inspirar muito a fazer acontecer!

Melhor do que qualquer happy hour onde já foste, este bar tens shots que são momentos de partilha de histórias, ideias e propósitos, e a única ressaca que vais ter é a vontade de seres um exemplo na tua comunidade.

Se tens até 30 anos e não queres ficar à espera da mudança, compra já o teu bilhete e junta-te a nós em Carcavelos! 

Vais-te juntar? Mais informações no instagram.

Projecto EXCEL (ICS-Lisboa) | Questionário

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No âmbito do Projecto EXCEL (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa – ICS-UL), estamos a realizar um estudo sobre o aprimoramento humano através de diversos meios e em diferentes áreas. Numa das aulas falei sobre o tópico.

Pedimos a vossa colaboração no preenchimento de 3 questionários, que demoram apenas 5-7 minutos a serem preenchidos.

Para que o questionário seja validado, é necessário preenchê-los até ao final clicando em “submeter”, caso contrário nenhuma resposta ficará registada impossibilitando a análise dos dados.

Agradecemos a vossa compreensão e cuidado no preenchimento dos questionários. Os questionários são totalmente anónimos. 

Ficaria muito grato pela vossa colaboração e oportunidade em percebemos melhor como é que os estudantes universitários encaram possibilidade biotecnológicas futuras. 

Aprimoramento cognitivo

https://forms.gle/a71tKGUckPARgHiv8

Aprimoramento estético

https://forms.gle/RCCj1WpxMviYrJn49

 Engenharia Genética - Designer Babies

https://forms.gle/YVsLmVYoHJ1xV8yD7

Curso de Facebook para Farmacêuticos

A Miligrama – Comunicação em Saúde vai promover uma formação sobre a rede social Facebook, especialmente dirigida a farmacêuticos, nos próximos dias 12 e 19 de julho de 2019.
Creditado com 2,7 CDP pela Ordem dos Farmacêuticos, no Curso de Facebook para Farmácias poderá obter os conhecimentos e ferramentas essenciais para tornar esta rede social na chave para o sucesso da sua farmácia.

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Se procura uma estratégia digital capaz de gerar clientes e uma imagem positiva do seu negócio, inscreva-se em: https://forms.gle/RqHvbVPke3RWavJ4A

Para mais informações, contacte-nos por mensagem privada ou por email: geral@miligrama.com.pt

📆 DATAS: 12 e 19 de julho (curso de 2 dias)

🏢 LOCAL: Incubadora da Universidade de Lisboa Avenida Professor Gama Pinto, Nº2, 1649-003 Lisboa

PROGRAMA | DIA 1

09h00 | Welcome Coffee

09h30 | Módulo I - Barreiras e oportunidades da comunicação online para a saúde
- Desafios da comunicação em saúde na internet
- O panorama das redes sociais em Portugal
- Gestão da reputação online: o farmacêutico e a farmácia

10h30 | Módulo II - Facebook: ferramenta digital para o sucesso da farmácia
- Como construir uma estratégia eficaz: definição de objetivos; definição de públicos-alvo
- Como criar uma página de Facebook: principais conceitos e funcionalidades básicas; diferenças entre página e perfil
- Como dinamizar uma página de Facebook: criação de conteúdos - o que publicar, como publicar e quando publicar; conteúdos multimédia - integrar texto, imagens e vídeos; conteúdos próprios e conteúdos partilhados; novas formas de comunicar no Facebook (vídeos em direto, histórias)

13h00 | Almoço livre

14h00 | Módulo II - Facebook: ferramenta digital para o sucesso da farmácia
- Como conquistar mais audiência: qualidade dos conteúdos e reconhecimento para o algoritmo do Facebook; gostos, partilhas e outros métodos para gerar interação; os grupos e comunidades no Facebook
- Como comunicar com os clientes: Facebook Messenger enquanto canal de comunicação; gestão de comentários dos internautas; críticas/avaliação das páginas
- A publicidade no Facebook: conteúdo orgânico e conteúdo pago/promovido; dicas e recomendações
- Como integrar o Facebook com outras redes sociais
- Como medir resultados e dados estatísticos: métricas de avaliação (alcance, interações, fãs, seguidores, visualizações de vídeos e mensagens recebidas); Facebook Insights; exportação de dados; elaboração de relatórios
- Análise de exemplos práticos de farmácias no Facebook

18h00 | Encerramento

PROGRAMA | DIA 2

09h00 | Welcome Coffee

09h30 | Módulo III - Boas práticas ao comunicar no Facebook
- Competências para gerir páginas de Facebook
- O que fazer e o que nunca fazer
- Como atuar em situações negativas
- Ética e comunicação de conteúdos sobre saúde

10h30 | Módulo IV - Exercício Prático
- Criação/adaptação/melhoramento de uma página de Facebook

13h00 | Almoço livre

14h00 | Módulo IV - Exercício Prático
- Criação/adaptação/melhoramento de uma página de Facebook (Continuação)
- Criação de planeamento editorial com calendarização de conteúdos: utilização de repositórios de imagens (fotografias, ícones e vetores); utilização de programas de edição de imagens; criação de conteúdo diferenciador (rubricas, passatempos, vídeos, notícias, entrevistas)

18h00 | Encerramento

IFMSA | Call for Small Working Group of Policy Contributors

We are very happy to open the call for the Small Working Group of Policy Contributors that will create the first draft of the Primary Health Care policy document.

The policy document will be presented for adoption at the upcoming General Assembly August Meeting in Taiwan. It is being proposed for the first time and is aligned with the Global Priorities on Universal Health Coverage and Social Accountability in Medical Schools, among others.

Please find below some summarized information on the current IFMSA policy documents structure as well as the SWG task description and the selection criteria:

About IFMSA Policy Documents:

The sections that should compose an IFMSA policy document are the following:

  • Policy statement: Short and concise document highlighting the position of IFMSA for specific field(s).

  • Position paper: A detailed document supporting the related policy statement that contains background information and discussion.

Find a full list of adopted policies here. For more details, please refer to Article 15 of the IFMSA Constitution & Bylaws.

General Task Description:

SWG coordinator (1 person):

- Coordinate the work of the SWG, in close communication with the RD EMR.

- Be responsible for meeting deadlines and following the set timeline.

- Ensure motivation and participation of SWG members.

- Open a call for input prior to the deadlines established in the bylaws to collect and implement an initial wave of amendments.

SWG member (3-4 persons):

- Be an active SWG member, communicate and interact with other participants, reply to emails, and engage in the development process.

- SWG members will set a timeline for the development of the policy document, which ensures a preliminary draft by mid January and aligns to the deadlines in the bylaws that concern policies submission.

- Review the literature and collect data on the topic, contribute to the development of document's sections.

- Open a call for input prior to the deadlines established in the bylaws to collect and implement an initial wave of amendments.

Selection Criteria:

1. Experience in the topic of Primary Health Care..

2. General experience in policy making (related to IFMSA policy or any other policy processes).

3. Good motivation and availability will be taken into account, too.

4. Gender and regional balance will also be highly taken into account.

To apply for this SWG, please fill in this application form until the 21st of April, 23:59 GMT. The SWG is expected to begin work on April 25th.

In case of any questions, please don't hesitate to contact me anytime at rdemr@ifmsa.org. I look forward to receiving your applications!

NET_TELLING | Workshop Internet Segura

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O Centro Internet Segura, em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), desenvolveu o «Net_Telling», um novo recurso que utiliza a técnica de storytellingsobre a atual cultura virtual juvenil, focado no relacionamento dos jovens com a Internet. Esta oficina requer o «trabalho e a divulgação de experiências reais e concretas que envolvam testemunhos de jovens na primeira pessoa

O NET_TELLING é um workshop de «contadores de estórias», que utiliza as técnicas de storytelling para criar momentos de aproximação e empatia real e explorar cidadanias ativas e literacias digitais, através de uma maior consciencialização das possibilidades de conexões digitais em ambientes confiáveis.

Storytelling é uma técnica habitualmente muito utilizada por atores, para contar estórias e permitir a partilha e a divulgação de experiências reais e concretas.

Alguns dados importantes sobre a realização deste Workshop:

  • Facilitadores | Fátima Freitas & Pedro Górgia

  • Destinatários/as |  15 jovens universitários (entre os 18 e os 30 anos)

  • Número e duração das sessões | 5 sessões com a duração de 2,5 horas

  • Periodicidade | semanal

  • CALENDARIZAÇÃO - DATAS | 6, 13, 20 e 27 de maio, 3 e 6 de junho 

  • Horário das sessões | das 18h às 21h

  • Local | auditório da sede do IPDJ, na R. Rodrigo da Fonseca, 55. 1250-190 Lisboa, última sessão em local a definir.

Seleção dos participantes
Será tido em conta a tua experiência na área do digital, o gosto pela representação e pela criatividade, expressas no formulário de inscrição. A seleção ficará a cargo do Centro Internet Segura em colaboração com os autores do workshop: Fátima Freitas & Pedro Górgia. 

NOTE BEM: Os participantes selecionados serão contatados pelo Centro Internet Segura no dia 2 de maio. 

No final do workshop os participantes farão uma apresentação pública e a gravação audiovisual do resultado das histórias trabalhadas no atelier.

|INSCRIÇÕES|
Este workshop é gratuito e no final tens direito a um certificado de participação.

Como é que te podes inscrever?
As inscrições estão abertas até ao dia 22 de abril, através deste formulário  

"Porque me devo inscrever?" Porque nunca se diz "não" a desafios como estes, em que trabalhas com profissionais da comunicação acrescentando experiência e valor ao teu currículo!
 
Consulta AQUI o programa
 
Toda informação está disponível na página do Centro Internet Segura
 
CONTACTO
Em caso de dúvidas ou outras questões:
E-mail internetsegura@fct.pt   e, não te esqueças, coloca no assunto "NET_TELLING".

WHO's Global Health Workforce Network | Inscrições

1. Background - WHO's Global Health Workforce Network Youth Hub is now open for membership, with the added option of applying to be part of a Working Group

2. Important links

aLink to Terms of Reference for the Youth Hub: bit.ly/YouthHubToR

b. Membership form: bit.ly/HubMemberForm

c. Information about Working Groups: bit.ly/YHWorkingGroups

3. Information for applicants

a. Fill in the membership form: bit.ly/HubMemberForm

b. Complete additional requirements if you want to be part of a Working Group before 28th April 2019, 23:59 GMT

The Global Health Workforce Network Youth Hub is now open for membership! 

The Youth Hub is an intersectoral, inter-professional community of practice hosted by the Global Health Workforce Network and the Health Workforce Department at the World Health Organization. The hub is concerned with youth employment in health and social care and aims to promote youth-inclusive policy in these topics. Through key pillars of research, capacity building, and aligning the advocacy efforts, the Youth Hub will drive the human resources for health agenda on national, regional and global levels.

The Youth Hub is led by a Steering Committee of youth health organisations, and is now seeking individuals, as well as organisations representing youth in the health workforce, to join as members of the Hub, supporting its work and contributing to key deliverables.

For more information on the work of the Youth Hub, please refer to the Terms of Reference (link: bit.ly/YouthHubToR). For more information on the Global Health Workforce Network, please see their website here

What will the Youth Hub be working on?

The Youth Hub will have 3 main areas of work:

  1. Advocacy - developing an advocacy toolkit addressing current challenges faced by students and young professionals in the Health and Social Care Sector;

  2. Convening spaces - developing convening spaces (such as online conferences and competitions) to promote intersectoral and interprofessional dialogue across global, regional and national levels; 

  3. Research - stimulating a research agenda on youth in health and social care. 

Who can join the Youth Hub?

Any person with an interest in youth issues in the health workforce is welcome to join the Hub! There are no strict inclusion criteria, everyone is welcome to contribute to the Hub. 

What will I do as a member of the Youth Hub?

By signing up to be a member of the Youth Hub, you will be part of an email list that will be kept up to date on the work of the Hub. If the Youth Hub Steering Committee would like any consultation or input on any of its work, then this will be emailed out to the members of the Youth Hub. Additionally, any further opportunities to be part of a Working Group of the Hub will be advertised through this list. You can expect an email from the Youth Hub around every month. 

How do I sign up to be a part of the Youth Hub? 

To become a member of the Hub, all you have to do is fill in this Google Form (bit.ly/HubMemberForm). Once you have filled the form, you will start receiving email news updates from the Hub. 

Want to get more involved? The Youth Hub will also have a number of Working Groups composed of Hub members to assist with the Hub’s work and deliverables. Currently, applications are open for two of the Working Groups: Advocacy Toolkit Development Working Group and Convening Spaces Working Group. To apply for a Working Group, you need to:

  1. Fill the membership form mentioned above, AND

  2. Complete the required steps as outlined in this document (link: bit.ly/YHWorkingGroups)

Both of these steps must be completed by Sunday 28th April 23:59 GMT to be considered for a Working Group. 

If you have any questions about the Youth Hub, please do not hesitate to contact the Steering Committee at GHWN.YouthHub@gmail.com

Best wishes from the Steering Committee,

Tana Wuliji and Paul Marsden (World Health Organization), Caline Matter (Junior Doctors Network - World Medical Association), Aya Jamal (International Pharmaceutical Students’ Federation), Katerina Dima and Charlotte O’Leary (International Federation of Medical Students’ Associations), Ave Põld (International Association of Dental Students), Danielle Wiesner (World Congress of Chiropractic Students), Ana Nunes Barata (World Organization of Family Doctors - WONCA), Paisly Symenuk (Global Association of Student and Novice Nurses), Sherly Meilianti (Young Pharmacists Group)

Innovate Competition | iMed Conference 11.0 Lisbon 2019

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A Innovate Competition do iMed Conference 11.0 é uma competição destinada a alunos pré-graduados na área das Ciências da Vida integrados numa equipa de investigação, que são desafiados a apresentar o seu projeto atual e expôr uma ideia original, baseada na sua linha de investigação, perante um júri conceituado. De notar que o projeto pode ser de Investigação Básica ou Translacional.

Os abstracts selecionados pelo júri serão apresentados durante a iMed Conference® 11.0, que irá decorrer em Lisboa, de 16 a 20 de outubro.

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PRÉMIO:

Os projetos vencedores dentro de cada uma das duas categorias da competição - Investigação Básica / Translacional - serão premiados com uma Bolsa de Investigação, num total de 8.000€, sendo atribuídas bolsas de 3.000€ a cada apresentação oral vencedora, e 1.000€ a cada poster vencedor.

As bolsas são financiadas pela Fundação AstraZeneca, e são entregues ao laboratório do Investigador Principal responsável pelo projeto de investigação, que deve apoiar a candidatura do participante através de uma carta de recomendação e comprometendo-se a apoiar o desenvolvimento da investigação do candidato.

CALL FOR ABSTRACTS: 1 de abril a 1 de julho 2019.

COMO PARTICIPAR:

Enviar os seguintes documentos para innovate.competition@imedconference.org:

  1. Abstract (baseado nos resultados obtidos no Projeto de Investigação, formato especificado no Resumo da Competição em anexo);

  2. Prova de frequência do ensino superior;

  3. Anexos (Termo de Responsabilidade; Consentimento Informado; Declaração de Conflitos de Interesse; Carta de Recomendação) – modelos disponíveis aqui;

Contacto Pessoal (contacto telefónico).

Consulta aqui o Regulamento e explicação simplificada da competição.

Participa!

11th Workshop on BioMedical Engineering | FCUL

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O 11th WBME é um evento gratuito que terá lugar na FCUL (auditório 3.2.14) no dia 6 de abril (sábado) e contará com um painel variado de oradores internacionais cujas palestras se enquadram em temas como:

  • Engenharia de Tecidos;

  • Cirurgia Robótica/Robótica Médica;

  • Biónica e Cibernética;

  • Neurociências;

  • Human Machine Interfaces.

Conta também com a apresentação Best Alumnus, um Fórum cujo tema é “The architecture of a start-up idea – The rights, the wrongs and the hows to turn your idea into a business” e para finalizar este dia de palestras, uma sessão de speed-dating/alumni session onde os alunos poderão ter contacto com três antigos alunos de Engenharia Biomédica e Biofísica. 

Mantém-te atento porque as novidades não param de chegar, na página de Facebook e no website!

Por fim, poderás candidatar-se também ao Best Poster, um concurso onde todos os cientistas, investigadores e estudantes que tenham realizado um trabalho na área da Engenharia Biomédica podem expôr o seu trabalho e habilitar-se a ganhar um prémio! Podes enviá-lo até 29 de março, para ne2b2@fc.ul.pt. A organização irá imprimir o poster de graça e exibi-lo no evento. 

O melhor poster ganha um fantástico prémio! Não deixes escapar esta oportunidade!

"O que de Verdade Importa?" | Congresso

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O Congresso OQDVI realiza-se no próximo dia 2 de Abril das 9:00H as 13:30h no Campo Pequeno!

Este é um evento gratuito destinado a jovens com o objectivo de transmitir valores através de histórias reais contadas na primeira pessoa que representem um exemplo positivo a seguir.
São organizados pela Fundação espanhola “Lo que de Verdad Importa” que procura difundir valores universais na nossa sociedade, sobretudo nos mais jovens.

Cada edição conta com o apoio de entidades, fundações, centros educativos e voluntários que possibilitam que a mensagem chegue a cada vez mais pessoas.

Mais informações: www.oquedeverdadeimporta.org 

Inscreve-te aqui!