Voluntariado

VOLUNTARIADO | Geração Z - "Conferência de Ministros responsáveis pela Juventude 2019" + Fórum da Juventude Lisboa +21

539.0.pos.jpg

O Programa GERAÇÃO Z  - “CONFERÊNCIA DE MINISTROS RESPONSÁVEIS PELA JUVENTUDE 2019 e FÓRUM DA JUVENTUDE” LISBOA +21 é destinado a jovens entre os 18 e os 30 anos, que tenham interesse nas áreas das relações internacionais e juventude.

Esta ação de voluntariado Jovem vai decorrer nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2019, no Parque das Nações em Lisboa, para a qual serão necessárias/os 220 jovens voluntári@s.

As/os voluntári@s vão realizar tarefas de apoio à Conferência, ao Fórum, aos média, às delegações, ao Secretariado Executivo, ao programa social e cultural, entre outras. Irão contactar de perto com figuras políticas de relevo e jovens de várias nacionalidades, tendo a oportunidade de frequentar, enquanto observadores, os eventos paralelos da Conferência, onde ONG’s e altos representantes estarão presentes.

As/os jovens que tenham interesse em fazer parte de um evento que marcará as políticas e programas de juventude nas próximas décadas no mundo, poderão efectuar a sua INSCRIÇÃO em https://programas.juventude.gov.pt/geracaoz/acoes.

As/os voluntári@s que participarem nesta ação de voluntariado jovem terão direita a:

  • Ressarcimento de despesas até ao montante de 10,00€ (5h/dia);

  • Comparticipação nos transportes públicos em território nacional, em classe económica (para o efeito a/o jovem deverá guardar o bilhete de ida e volta e respetivo recibo);

  • Alojamento em Pousadas da Juventude (caso necessite);

  • Lanche box;

  • Kit da Conferência (t-shirt e fio dorsal).

  • Seguro de Acidentes Pessoais e Responsabilidade Civil;

  • Certificado de participação.

Mais informações sobre a iniciativa:

Em 1998 Portugal foi o primeiro país a juntar Ministros responsáveis pela Juventude, em conjunto com os parceiros das Nações Unidas, para um compromisso global em torno dos jovens do qual resultou a Declaração de Lisboa sobre Programas e Políticas de Juventude. Em 2019, vinte e um anos depois, o Governo de Portugal e os parceiros das Nações Unidas, voltam a juntar Ministros e Jovens num esforço para efetivar a implementação da Agenda 2030 à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e das novas tendências do século XXI. A Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e Fórum Jovem – Lisboa +21 será um evento marcante para as próximas décadas na área da Juventude. 

Objetivos:

  • Prestar auxílio à equipa de trabalho da Conferência;

  • Proporcionar um momento de aprendizagem sobre políticas e programas de juventude;

  • Promover interação e aprendizagem intercultural;

  • Proporcionar networking entre os voluntários e os participantes. 

Local de realização:

Cidade: Lisboa

Zona: Parque das Nações

Locais: Altice Arena, Hotéis, PT Meeting Center, Pavilhão do Conhecimento, Aeroporto.

Calendário da Ação

  • De 22 de abril a 19 de maio – Inscrições dos voluntári@s;

  • De 20 de maio a 31 de maio – Análise das Inscrições e Recrutamento dos voluntári@s;

  • 1 de junho – Primeira ação de formação;

  • 15 de junho – Segunda ação de formação;

  • De 21 a 23 de junho – Ação de Voluntariado no decorrer do evento.

Toda a informação no Portal da Juventude em: https://juventude.gov.pt/Eventos/VoluntariadoJovem/Paginas/VOLUNTARIADO-JOVEM-CONFERENCIA-MINISTROS-RESPONSAVEIS-JUVENTUDE2019-FORUM-JUVENTUDELISBOA21.aspx

| Contactos |

Rita Saias Santos e Teresa Vieira

E-mails:  rita.saias@lisboa21.gov.pt ou teresa.vieira@lisboa21.gov.pt.

Global Volunteer Day | Serve the City, 1 dia na Horta

unnamed.jpg

O DIA – Global Volunteer Day 

Voluntários em todo o mundo celebram a festa do serviço e da mudança nas nossas Cidades. Estes voluntários podem vir em grupo (empresas, outras instituições) ou inscrever-se individualmente. 

PORTUGAL – Lisboa, Marvila

Daremos continuidade ao trabalho de voluntariado que ali fazemos há 2 anos de cultivo de alimentos. Objectivo: motivar crianças em risco de abandono escolar para a aprendizagem, uma vida saudável, uma cidadania activa.

A ACTIVIDADE - horta comunitária 

Preparação do terreno para aumentar a horta existente, onde já trabalham dezenas de crianças do 5º ano. A abordagem da permacultura permitirá uma pedagogia mais integral e condizente com a sustentabilidade da Terra.

INDICAÇÕES – quem e quando e como

Voluntários, 2 equipas de 25 pessoas cada 


Dia e horas, 04 de Maio, sábado 


  • Equipa 01, das 09h00 às 12h30 


  • Equipa 02, das 13h30 às 16h30 

INSCRIÇÕES

Inscrição Equipa 01, das 09h00 às 12h30

Inscrição Equipa 02, das 13h30 às 16h30

Inscrição Equipa 1 + Equipa 2

Colónias de Férias | Associação de Actividade Motora Adaptada (AAMA)

aama.png

As inscrições para seres monitor(a) voluntário(a) das Colónias de Férias da Associação de Actividade Motora Adaptada (AAMA) estão abertas

Caso queiras ter uma experiência única a nível pessoal e profissional não percas esta oportunidade!!

As nossas colónias destinam-se a crianças, jovens e adultos com Necessidades Educativas Especiais (maioritariamente, Autismo, Trissomia 21 e Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental) e têm uma vertente bastante desportiva, podendo ser em regime externo ou interno.

Junta-te a nós se:

- Tens interesse ou motivação para trabalhar com crianças com NEE;

- Queres ganhar experiência e currículo na área;

- Queres ter mais de 26 horas gratuitas de formação prática e teórica em: intervenção em meio aquático, atividades de vida diária, atividade motora adaptada, estimulação e intervenção precoce, entre outras;

- Queres ter uma experiência única e gratificante a nível profissional e pessoal, ao veres as evoluções de cada participante!

Para saberes mais informações em relação às datas e tipo de colónia que preferes, podes consultar o flyer abaixo:

aama_cartaz_final_Prancheta 1.png

Para te inscreveres basta clicares neste link e ficares a aguardar contacto.

Atenção que as inscrições são até ao dia 6 de Maio!

Qualquer dúvida não hesites em contactar através do email: voluntarioscoloniasaama@gmail.com

Banco Alimentar | Campanha 25 e 26 de maio

Os Bancos Alimentares contam, uma vez mais, com a solidariedade de todos os portugueses para uma Campanha de Recolha de alimentos nos dias 25 e 26 de Maio.
A campanha decorrerá em lojas em todo o país, com voluntários identificados, à porta dos supermercados que convidam quem vai às compras a partilhar alimentos com quem precisa. Constitui-se assim uma vez mais esta rede social real, onde partilhar ganha mais sentido. Produtos não perecíveis (como leite, azeite e óleo, açúcar, conservas, bolachas, grão e feijão, massas, cereais, arroz, farinha, etc.) são recomendados pela facilidade de preservação.

Campanha Online e “Ajuda Vale”
Para quem não tem oportunidade de ir ao supermercado no fim-de-semana, mas não quer deixar de contribuir, o Banco Alimentar disponibiliza até 2 de Junho o portal de doação online em alimentestaideia.pt , bastando um simples clique para doar alimentos a famílias com necessidades comprovadas.
Em alternativa, e até 2 de Junho, está disponível a campanha “Ajuda Vale” nos supermercados, no âmbito da qual é possível contribuir com vales disponíveis nas caixas que equivalem a um produto (por exemplo, "1 litro de azeite", "1 litro de leite, “1 lata de atum“) e dispõem de um código de barras próprio. Ao efectuar o pagamento, o dador entrega o vale na caixa registadora, paga, ficando os produtos identificados no talão de caixa. A logística de entrega aos Bancos Alimentares fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição.

Para mais informações sobre a campanha, contacte: Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares ou o Banco Alimentar da sua região

Voluntariado Associação CASA | Inscrições

2386.png

Inscreve-te como Voluntário na Campanha de  Recolha de Alimentos para o CASA Amiga Ajuda nos dias 30 e 31 Março 2019 no Pingo Doce Quelhas (Lapa/S. Bento) e Pingo Doce Ferreira Borges (C. Ourique).

O trabalho do CASA Amiga Ajuda é fundamental no apoio a famílias com necessidades. A tua ajuda é indispensável!  

Faz aqui a tua inscrição:

QUELHAS (S. Bento/ Assembleia da República): https://doodle.com/poll/cfdwmp78fmahriss

FERREIRA BORGES (C. Ourique):  https://doodle.com/poll/fdynse3df2nddt7h

Aos voluntários que se inscreverem, pede-se o favor de enviarem um e-mail com o contacto telefónico para lisboa@casa-apoioaosemabrigo.org.

Instituto São João de Deus | Voluntariado em Unidade de Reabilitação

A Clínica S. João de Ávila do Instituto S. João de Deus, constitui-se como uma Unidade de saúde de referência especializada em Programas Intensivos de Reabilitação Física, integrando uma Unidade de Convalescença, intervenção especializada em Cuidados Paliativos e Unidade de Dia de Reabilitação.

O Voluntariado é uma dimensão que valorizamos para a persecução da nossa Missão. Desta forma, elaborámos diferentes tipos de projetos que identificam as necessidades existentes, adequando aos eventuais voluntários que nos procurem.

Os projetos de voluntariado definidos são:

o   Escuta e Diálogo;

o   Animação;

o   Acompanhamento ao exterior;

o   Acompanhamento na Eucaristia;

o   Voluntariado na Fisioterapia;

o   Apoio à Terapia Ocupacional;

o   Apoio às Refeições;

Todos estes projetos estão disponíveis para serem realizados nas nossas valências. Contudo poderão existir outros projetos, estamos disponíveis para recebermos novas ideias.

Estamos neste momento a fazer a divulgação do Voluntariado, e como tal pedimos pelo presente e-mail a vossa colaboração, para enviarem esta informação, bem como, os nossos instrumentos de divulgação (em anexo) aos vossos alunos.

Os interessados devem enviar e-mail para csja@isjd.pt ou fernando.brito@isjd.pt, ou então através do site www.isjd.pt/voluntariado.

12º Festival do Cinema Italiano | Inscrições para Voluntariado

52439635_10157029345477354_874878009197199360_n.jpg

Estão abertas as inscrições para o voluntariado na 12ª Festa do Cinema Italiano, em Lisboa. Uma forma de dar apoio ao festival, conhecer o outro lado e ver muitos filmes!

Podes inscrever-te até ao dia 17 de março, através do formulário: https://goo.gl/forms/7iRxyidhIN5HqHX63

ProAtlântico | Voluntariado Internacional

unnamed-2.jpg

ProAtlântico – Associação Juvenil,  sedeada no concelho de Oeiras, enquanto organização promotora de projetos de voluntariado internacional, vem por este meio solicitar a colaboração da Faculdade de Medicina de Lisboa, na divulgação de projetos de voluntariado e intercâmbios junto dos vossos estudantes.   

Temos neste momento um grupo de mais de 40 voluntários de vários países (Espanha, Itália, Turquia, Roménia, Luxemburgo, França, Áustria, Alemanha, Grécia, Eslováquia e Hungria) que estão disponíveis para partilhar a sua experiência de voluntariado em Portugal. 

Estamos disponíveis para participar em iniciativas que realizem na vossa instituição: conferências, seminários, feiras ou outros eventos sobre voluntariado. Poderemos também fazer sessões de divulgação junto dos estudantes em data a combinar. 

Caso tenham interesse, agradecemos que nos contactem para saber em que iniciativas poderemos colaborar. 

SERVIÇO VOLUNTÁRIO EUROPEU

O SVE faz parte do programa Erasmus +, financiado pela Comissão Europeia, que permite aos jovens fazer voluntariado por um período de  2 semanas a 12 meses num país que não o seu país de residência.

Este serviço promove a solidariedade entre os jovens e é um verdadeiro "serviço de aprendizagem". Para além de trazer benefícios para as comunidades locais, os voluntários adquirem novas competências e aprendem novas línguas, para além de descobrirem outras culturas.  

Os princípios e práticas de aprendizagem não formal devem estar presentes ao longo de todo o projeto.

 Um projeto do SVE pode ter incidência em áreas bastante variadas, tais como, cultura, juventude, desporto, serviço social, património cultural, arte, proteção civil, ambiente, cooperação para o desenvolvimento, etc. Estão excluídas intervenções de alto risco em situações de imediato pós-crise (por exemplo, ajuda humanitária, assistência imediata em caso de catástrofe, etc.).  

Podem participar os jovens com idades compreendidas entre 18 e 30 anos com residência legal no País da organização de envio. Os voluntários são selecionados independentemente da sua origem ou contexto. 

O SVE é financiado pela Comissão Europeia, sendo garantido: 

*Viagem entre o local de residência e o local do projeto (ida e volta) 

*Seguro 

*Formação

*Apoio linguístico

*Apoio Pessoal

*Transporte local

*Subsídio mensal (de acordo com o custo de vida no país onde decorre a atividade)

INTERCÂMBIOS EUROPEUS

O Intercâmbio Europeu é um projeto que junta grupos de jovens de dois ou mais países, proporcionando-lhes a oportunidade de discutirem e confrontarem vários temas, ao mesmo tempo que aprendem sobre o país e a cultura de cada um. Um Intercâmbio europeu baseia-se numa parceria transnacional entre dois ou mais promotores de países diferentes.

Podem participar jovens entre os 13 e os 30 anos e que residam legalmente num País do Programa.

O intercâmbio Europeu pode ter a duração de 6 - 21 dias, excluindo os dias de viagem

CORPO EUROPEU DE SOLIDARIEDADE

O Corpo Europeu de Solidariedade é a nova iniciativa da União Europeia dirigida aos jovens, dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa.  

Aos 17 anos já te podes inscrever no Corpo Europeu de Solidariedade, mas só podes participar num projeto depois de fazeres 18 anos. A participação nos projetos do Corpo Europeu de Solidariedade está aberta aos jovens até aos 30 anos de idade.

Depois de se inscreverem, os participantes no Corpo Europeu de Solidariedade podem ser selecionados e convidados a integrar uma vasta gama de projetos, relacionados, por exemplo, com a prevenção das catástrofes naturais ou a reconstrução na sequência de catástrofes deste tipo, a assistência em centros de requerentes de asilo ou a resposta a outras questões sociais a nível da comunidade.

Os projetos apoiados pelo Corpo Europeu de Solidariedade podem durar entre 2 e 12 meses, decorrendo, regra geral, em países da União Europeia.

 

Animalife | Inscrições para Voluntariado

3545.png

A Animalife é uma associação de âmbito nacional sem fins lucrativos criada em outubro de 2011, que tem como missão o combate o abandono de animais de estimação, indo ao encontro das suas causas. Muitas famílias passam por grandes dificuldades económicas e recebem ajuda alimentar de várias instituições de solidariedade, contudo, não têm qualquer tipo de apoio para os seus animais. Essas dificuldades levam muitas vezes a que os animais sejam entregues aos centros de recolha oficial (canis) ou às associações de recolha e adopção que, por sua vez, se encontram sobrelotadas, e lutam diariamente por alimentar e dar as condições de saúde e bem estar às centenas de animais que têm a cargo.

Por essa razão, a Animalife  criou 3 programas de apoio: apoio a famílias carenciadas com animais, apoio a pessoas em situação de sem abrigo com animais, e apoio a associações de protecção animal. As principais ajudas que prestamos são a nível da alimentação, vacinação, identificação electrónica, esterilização e desparasitação. Acreditamos que, ao antecipar o problema e trabalhando para garantir o sustento das primeiras necessidades dos milhares de animais abandonados ou em risco, contribuímos activamente para a sua sobrevivência. 

O apoio alimentar é o mais básico, mas provavelmente o mais importante para a sobrevivência dos animais que vivem em casas de famílias que estão a passar por dificuldades económicas, dos animais que vivem com pessoas em situação de sem abrigo, e dos animais que vivem em associações de protecção animal enquanto não encontram uma família que os acolha para a vida. Esta necessidade levou a que surgisse o Banco Solidário Animal (BSA), do qual a Animalife é a Entidade gestora e organizadora. Esta iniciativa é uma das mais importantes respostas da sociedade portuguesa a favor da causa animal, cujo principal objetivo é ajudar os animais necessitados do nosso país, providenciando alimento a animais que estão a cargo de Associações e de grupos de apoio e protecção animal, e a todos os animais de famílias sinalizados e apoiados pelos diferentes programas de apoio da Associação Animalife para, deste modo, se evitar o abandono e a consequente sobrepopulação de animais quer na rua quer nos albergues.

Por esse motivo, já vamos na 16ª iniciativa do Banco Solidário Animal! No fim de semana passado houve campanha nas lojas Jumbo e nos dias 23 e 24 de Fevereiro vai haver campanha nas lojas Modelo (MDL). Contudo, a maior dificuldade na angariação de voluntários é no último fim de semana da Campanha – dias 2 e 3 de Março nas lojas Continente (CNT) e Continente Bom Dia (CBD). Com a realização desta iniciativa conseguiremos apoiar mais de 270 associações de protecção animal, bem como inúmeras famílias carenciadas e pessoas em situação de sem abrigo com animais a cargo por todo o país.

Toda a ajuda é fundamental para que esta Campanha Nacional de Recolha de Alimentos para animais seja um sucesso, e para isso agradecemos a vossa colaboração! Neste sentido, vimos por este meio solicitar a vossa ajuda nesta iniciativa, pois para poder apoiar estes companheiros de quatro patas a Animalife precisa de voluntários disponíveis para estarem presentes nas superfícies a angariar donativos em géneros.

A Animalife, enquanto associação beneficiária, precisa de ajuda nas seguintes lojas:

image001.jpg

São necessários voluntários desde a abertura até ao fecho de casa loja, por isso, dividimos os dias em três turnos: manhã, tarde e noite, sendo que os horários variam de loja para loja. Nas lojas grandes (CNT) são necessários pelo menos 10 voluntários por turno, e nas lojas mais pequenas (CBD) necessitamos entre 3 a 4 voluntários por turno.

No link abaixo poderão proceder à inscrição, seleccionando a lojas, dia(s) e turno(s) em que podem estar presentes.

https://animalife.pt/pt/bsa/formulario_voluntarios

As inscrições são automáticas, o que significa que a partir do momento em que se inscrevem a participação fica validada e recebem um email de confirmação. Também cada turno tem um limite de inscrições de voluntários, por isso, se muitas pessoas escolherem o mesmo turno, essa opção deixa de estar visível por ter sido atingido o limite necessário. No entanto, caso isso aconteça e queiram participar com os vossos colegas e amigos, enviem-nos um email para saber se há a possibilidade de abrimos mais vagas para esse horário.

Pedimos também que quando se inscreverem coloquem o nome da faculdade no campo da Entidade Convidada para que, se posteriormente tiverem interesse, podermos emitir certificados de participação.

Dia Internacional do Preservativo 2019

50945991_2181007391949573_2717832683316051968_o.jpg

 GAT - Grupo de Ativistas em Tratamentos está a recrutar voluntários para celebrar o Dia Internacional do Preservativo (13/Fevereiro) que irá decorrer este ano em Almada.

Sendo este dia celebrado no âmbito de promover uma vida sexual mais saudável, o GAT gostaria de envolver os alunos da Faculdade de Medicina neste evento. Caso haja outros voluntários interessados para além dos alunos da Faculdade de Medicina, são todos bem-vindos.

Para quem tiver interesse e disponibilidade, haverá duas oportunidades de colaboração:

Atividade 1 -  Montagem dos Kits que serão distribuídos no Dia Internacional do Preservativo:

Data: 4/02/2019 - 09/02/2019 e 11/02 - 12/02

Horário: 11:00 às 20:00

Local: Espaço Intendente (Rua Antero de Quental, nº 8-A) 

Funções: Montagem de Kits (Kit = saco com 2 preservativos + 1 lubrificante + 1 cartão ICD 2019)

 

Atividade 2 - Celebração do Dia Internacional do Preservativo no dia 13/Fevereiro/2019:

Data: 13/02/2019

Horário: 10:00 às 19:00 (com 1 hora de almoço)

Local: Almada

Funções: Distribuição de Kits + Apoio logístico ao evento (montagem de tendas, enchimento de balões com hélio, etc.).

Pedimos a quem tenha interesse em colaborar para enviar email para willian.gomes@gatportugal.org com cc para sofia.pinto@gatportugal.org até dia 6/02/2019 (email deverá ter como assunto: "Voluntariado GAT - Dia Internacional do Preservativo 2019") com as seguintes informações:

  • Nome Completo;

  • Contacto (telemóvel e email);

  • Data de Nascimento;

  • Número do Contribuinte;

  • Qual(ais) a(s) atividade(s) em que quer participar: 1 e/ou 2;

  • Disponibilidade: dia todo/ só manhã / só tarde

  • Digitalização/fotografia de documento de identificação.

 

Na atividade 1 e 2 as despesas de deslocação (transportes públicos) será reembolsada pelo GAT para todos os voluntários. Necessário apresentar fatura com o NIF da organização -  506248259

Para os voluntários que participarem do evento no dia 13/02 (dia todo), será disponibilizado ajudas de custo.

Faculdade de Ajudar & Banco Alimentar | Campanha de Recolha de Alimentos

unnamed.jpg

O Banco Alimentar Contra a Fome vai realizar nos dias 1 e 2 de Dezembro de 2018, mais uma campanha de Recolha de Alimentos em Supermercados.

A FMUL, através do seu projeto de responsabilidade social "FACULDADE DE AJUDAR", associa-se de novo a esta iniciativa através da organização de grupos de voluntários.

A nossa participação decorrerá, como habitualmente, no Supermercado Pingo Doce na Azinhaga das Galhardas, Cidade Universitária (atrás do Estádio Universitário, acesso à segunda circular), entre as 8:30 e as 21:30

Tendo recebido a tua inscrição em campanhas anteriores e a tua manifesta disponibilidade, vem a FMUL divulgar e convidar-te antecipadamente a colaborar em mais uma campanha do Banco Alimentar.

Todas as inscrições serão respondidas confirmando a vaga e o turno. Caso não receba resposta até dia 29 de Novembro, entre em contacto connosco através do endereço de correio eletrónico faculdadedeajudar@medicina.ulisboa.pt.

Inscreve-te aqui!

Porque a tua colaboração poderá fazer toda a diferença, inscreve-te já para ajudar a alimentar esta ideia!

Banco Alimentar | Campanha de Recolha de Alimentos

unnamed.jpg

Uma vez mais, lhes endereçamos o convite para que participem na próxima campanha do Banco Alimentar: precisamos de voluntários comprometidos que queiram ajudar a alimentar quem mais precisa. Podem escolher colaborar no Sábado, dia 1 de Dezembro, ou no Domingo, dia 2, seja no armazém de Alcântara ou num supermercado. 

É preciso mais para que falte ainda menos: mais voluntários, mais alimentos, mais solidariedade. Com a certeza de que cada um de nós pode levar alimento e esperança a quem por vezes a perdeu e assim construir um mundo mais justo e solidário.  

Vai e leva os teus amigos. São todos bem vindos! Inscreve-te como voluntário do Banco Alimentar aqui!

Partilhar sabe bem!

CISV | Call For Leaders - Sessão de Esclarecimento

Call for Leaders.png

Somos uma IPSS CISV Portugal - Aldeias internacionais de crianças, que faz parte de uma ONG internacional chamada CISV International (www.cisv.org).

O CISV tem como missão educar os seus participantes de modo a que estes se tornem agentes activos para um mundo mais justo e igual.

A nossa missão é atingida através da participação em actividades com cariz educacional (que abordam temas como direitos humanos, resolução de conflitos, desenvolvimento sustentável e diversidade). Estas actividades acontecem na sua maioria em campos de ferias internacionais onde crianças de todo o mundo se encontram e convivem durante 3 a 4 semanas. 

Os nossos programas para menores de 16 anos exigem também a participação de voluntários com 21 anos ou mais (leaders), que são as pessoas com a responsabilidade legal da sua delegação ao longo do campo e, juntamente com o staff, são responsáveis pelo decorrer do programa. O papel do leader será planear actividades divertidas adequadas à faixa etária das crianças com base nos conteúdos educacionais do CISV, bem como intervir nas discussões de modo construtivo e incentivar a participação de todos.

Assim, vimos por este meio fazer um pedido de colaboração e de divulgação entre os vossos estudantes, de modo a dar a conhecer a nossa organização e os nossos programas, através da imagem que junto em anexo. 

Gostaríamos também de participar em feiras e eventos de voluntariado, caso se verifique compatibilidade com a vossa instituição.

WACT | Inscrições Abertas!

A WACT é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento que trabalha nas áreas de educação para o desenvolvimento em Portugal e em São Tomé e Príncipe. O SPIRIT é uma formação de Empreendedorismo e Intervenção Social dirigida a todas as áreas académicas. 

No âmbito da formação os alunos idealizam, estruturam e implementam (durante 6 semanas em São Tomé e Príncipe ou Portugal) um projeto social na sua área de formação ou interesse, sendo que algumas faculdades atribuem ECTS aos alunos que passam por esta experiência, reconhecendo o desenvolvimento pessoal, social e técnico que a mesma proporciona. 

As candidaturas estão abertas até 30 de Novembro!

Sabe mais aqui e Inscreve-te aqui!

Ação Nacional de Recolha de Alimentos | Cruz Vermelha Portuguesa

A Cruz Vermelha Portuguesa vai realizar mais uma Ação Nacional de Recolha de Alimentos, nas lojas Continente, nos dias 27 e 28 de outubro de 2018

O Centro Humanitário de Lisboa da CVP vai participar em 21 lojas na zona de Lisboa, Loures e Odivelas.  

O sucesso desta ação humanitária depende da colaboração e disponibilidade de todos os colaboradores e voluntários, bem como de potenciais amigos e familiares.

Neste âmbito, o Centro Humanitário de Lisboa da CVP, vem apelar à participação de todos nesta causa humanitária que vai permitir continuarmos a apoiar diretamente centenas de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, residentes nos Concelhos de Lisboa, Loures e Odivelas.

Para inscrição, preenche a ficha de inscrição, de acordo com disponibilidade e zona geográfica preferencial (Loja) de cada um, até ao dia 19 de outubro de 2018.

Após preenchimento solicitamos o envio para o email:

chlisboa.asocial@cruzvermelha.org.pt com C/c a chlisboa.voluntariado@cruzvermelha.org.pt e chlisboa.juventude@cruzvermelha.org.pt

Da Ação à Palavra | Exposição Médicos Sem Fronteiras

19092018-cartazdivulgacao_lisboa-versao-final-ok.jpg

Todos os dias, as nossas equipas testemunham o sofrimento das pessoas que servimos. Muitas vezes levantamos as nossas vozes para denunciar os abusos que testemunhamos. Porque as doenças e feridas matam, mas também mata o silêncio.

Com a colaboração da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, a exposição "Da ação à palavra" passa por 15 momentos ilustrados com vídeos e fotografias, a história do nosso testemunho. Porque com as palavras também tentamos salvar vidas.

Começamdo nas nossas origens na guerra de Biafra, passando pela Etiópia, Somália, Ruanda, Bósnia ou Chechênia (e outros desastres não relacionados à violência, como o tsunami e o terremoto no Haiti), terminando com a atual crise na Síria, Iêmen e o Mediterrâneo.

 

Entrada gratuita, estamos á vossa espera!

Local: Galeria Exposições Santa Maria Maior

Rua dos Fanqueiros, 170-178 / Rua da Madalena, 147,

Segunda a Sexta Feira das 14h as 18h

Sábado 13 e 27 de Outubro sob marcação prévia.

12 de Outubro | Dia do Chapéu com aTTitude

14500748_635271956657341_3580259782112402251_o.jpg

O desafio “Chapéus com aTTitude” surgiu no âmbito de uma campanha de sensibilização internacional dinamizada pela The International Children’s Palliative Care Network (ICPCN), e consiste em desafiar toda a comunidade a usar um chapéu no dia 12 de outubro 2018.

Em Portugal existem mais de 6 mil crianças e jovens com necessidades paliativas e o nosso país é ainda considerado o menos desenvolvido da Europa Ocidental nesta área da saúde.

Os cuidados paliativos pediátricos constituem um direito humano básico para todas as crianças  portadores de doenças graves e suas famílias, e é nosso dever lutar pela sua rápida implementação a nível nacional. 

PARTICIPA!  Publica e partilha uma fotografia com chapéu no FACEBOOK / aTTitude-IPSS. 

A tua ATITUDE ajuda ! É tão fácil ajudar a transmitir esta mensagem!

Mostra de Boas Práticas de Voluntariado Jovem 2018

nnew.jpg

A Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, IP vem, por este meio, convidá-la a assistir à Mostra  de Boas Práticas de Voluntariado Jovem 2018, a ter lugar no dia 8 de outubro, entre as 10.00 h. e as 13.00 h, no Centro de Juventude de Lisboa.

Esta Mostra tem como objetivo dar a conhecer as ações de voluntariado desenvolvidas na Região de Lisboa e Vale do Tejo, no âmbito dos Programas de Voluntariado Jovem do IPDJ.

Solicita-se confirmação de presença até ao dia 3 de outubro, através do e-mail manuela.serra@ipdj.pt

Consulta o programa aqui .