Voluntariado

Festa do Voluntariado

É já este sábado que fazemos o encontro anual de voluntári@s e potenciais voluntári@s.
Chamamos-lhe “Festa do Voluntariado” porque sabemos que o nosso serviço, por muito sério e importante que seja, deve ser uma festa.
Nesta Festa do Voluntariado há um programa, coisas a acontecer, coisas que tu podes fazer acontecer. Mas o foco deve estar, como em tudo o que fazemos na Serve the City, no Encontro! Encontro com @s outr@s, colegas de voluntariado, com amig@s que nos visitam, com pessoas que andam a considerar fazer voluntariado.

unnamed.jpg

Será um sábado à tarde, tempo ao ar livre, agradável, e uma forma de nos animarmos mutuamente a continuar a servir a Cidade, onde tantas pessoas ainda vivem desafios humanos demasiado grandes para conseguirem enfrentá-los sozinhas.
 
Vens? Trazes amig@s?

Para nos ajudar com a logística (a Festa é organizada por voluntári@s para voluntári@s), inscreve-te neste link:
Festa do Voluntariado Inscrição

Banco Solidário ANIMALIFE

A Animalife é uma associação de âmbito nacional sem fins lucrativos criada em outubro de 2011, que tem como missão o combate o abandono de animais de estimação, indo ao encontro das suas causas. Muitas famílias passam por grandes dificuldades económicas e recebem ajuda alimentar de várias instituições de solidariedade, contudo, não têm qualquer tipo de apoio para os seus animais. Essas dificuldades levam muitas vezes a que os animais sejam entregues aos centros de recolha oficial (canis) ou às associações de recolha e adopção que, por sua vez, se encontram sobrelotadas, e lutam diariamente por alimentar e dar as condições de saúde e bem estar às centenas de animais que têm a cargo.

Por essa razão, a Animalife  criou 3 programas de apoio: apoio a famílias carenciadas com animais, apoio a pessoas em situação de sem abrigo com animais, e apoio a associações de protecção animal. As principais ajudas que prestamos são a nível da alimentação, vacinação, identificação electrónica, esterilização e desparasitação. Acreditamos que, ao antecipar o problema e trabalhando para garantir o sustento das primeiras necessidades dos milhares de animais abandonados ou em risco, contribuímos activamente para a sua sobrevivência.  

O apoio alimentar é o mais básico, mas provavelmente o mais importante para a sobrevivência dos animais que vivem em casas de famílias que estão a passar por dificuldades económicas, dos animais que vivem com pessoas em situação de sem abrigo, e dos animais que vivem em associações de protecção animal enquanto não encontram uma família que os acolha para a vida. Esta necessidade levou a que surgisse o Banco Solidário Animal (BSA), do qual a Animalife é a entidade gestora e organizadora. Esta iniciativa é uma das mais importantes respostas da sociedade portuguesa a favor da causa animal, cujo principal objetivo é ajudar os animais necessitados do nosso país, providenciando alimento a animais que estão a cargo de Associações e de grupos de apoio e protecção animal, e a todos os animais de famílias sinalizados e apoiados pelos diferentes programas de apoio da Associação Animalife para, deste modo, se evitar o abandono e a consequente sobrepopulação de animais quer na rua quer nos albergues. 

A Animalife vai ser beneficiária dos donativos no Continente de Telheiras, no Continente do Colombo e no Continente do Vasco da Gama, nos dias 6 e 7 de Outubro. A participação nestas lojas é fundamental para que a Animalife consiga angariar a ração necessária para os animais por nós apoiados, que estão a cargo de famílias carenciadas e de pessoas em situação de sem abrigo do Distrito de Lisboa. (Em todas as outras lojas do país, estarão alocadas associações de protecção animal a recolherem bens para os animais que têm a cargo.)

Nas lojas Continente do Colombo, do Vasco da Gama e de Telheiras estarão presentes Coordenadores de Loja que fazem parte da Animalife, para apoiar os voluntários e ajudar em tudo o que for necessário – são também eles que ficam responsáveis por todos os materiais, tais como os cartazes, as bancas e as t-shirts, por isso os voluntários não têm que se preocupar com nada!

Como são necessários voluntários desde a abertura até ao fecho de casa loja, dividimos os dias em três turnos: manhã, tarde e noite, sendo que os horários variam de loja para loja. No link abaixo poderão proceder à inscrição, seleccionando a(s) lojas(s), dia(s) e turno(s) em que podem estar presentes.

Inscreve-te aqui! As inscrições são automáticas, o que significa que a partir do momento em que te inscreves a participação fica validada. De seguida recebem um email de confirmação e ficaremos à vossa espera! Quando te inscreveres coloca o nome da faculdade no campo da Entidade Convidada.

A prática de acções de voluntariado é altamente contributiva para o aumento da sensação de realização e valorização, para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências, para uma maior aprendizagem do sentido de autonomia, de responsabilidade e de trabalho em equipa. Para além de todas as esferas de desenvolvimento pessoal alcançadas através de acções de solidariedade, sabemos que, actualmente, a prática de voluntariado é altamente valorizada em termos curriculares, chegando a ser um dos factores decisivos quando falamos em integração de jovens no mercado de trabalho. Por essa razão, e como consideramos que o esforço e disponibilidade de todos os voluntários do Banco Solidário Animal deve ser valorizado, a Animalife está disponível para emitir um Certificado de Participação Oficial a todos os alunos que se disponibilizarem para a mesma – para tal basta que, depois da campanha, enviem um email para voluntariado@animalife.pt a solicitá-lo.

 

Ação Voluntariado Jovem 70JÁ – Direitos da Juventude

Cartaz_70Ja_display.jpg

Vimos pelo presente solicitar a colaboração na divulgação da Ação Voluntariado Jovem 70JÁ – Direitos da Juventude, junto das/os jovens que tenham entre 18 e 30 anos, tenham o 12º ano de escolaridade ou frequência universitária, ligada às áreas das Ciências Sociais e Humanas, ou Direito, numa iniciativa da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto.

DESCRIÇÃO 

Esta ação de voluntariado jovem visa, de forma lúdico-pedagógica, incentivar os/as jovens para o conhecimento dos direitos humanos e em particular os direitos da JuventudeVai decorrer entre setembro de 2018 e junho de 2019 e destina-se a jovens voluntários/as que:

  • Tenham disponibilidade e gosto em comunicar com outros/as jovens;

  • Queiram intervir, em meio escolar, no âmbito da promoção dos direitos humanos e dos direitos constitucionais dos jovens.

Os/as jovens voluntários/as que integrarem esta ação de voluntariado, após processo de recrutamento, seleção e formação, deslocam-se em equipas às escolas do ensino básico (3º ciclo), secundário ou mesmo universitário, para, em colaboração com os/as alunos/as, desenvolverem e dinamizarem projetos com a comunidade escolar (sob a forma de workshop, ações de sensibilização, trabalhos artísticos, entre outras atividades).

Estes/as jovens trabalharão em equipas (dois jovens), enquadrados/as pelos/as técnicos/as do IPDJ. I.P. e elementos designados pela escola (professor/a) onde desenvolverão o seu projeto.

Para o desenvolvimento dos projetos, os/as voluntários/as utilizam os conteúdos disponíveis no site 70JÁ, em http://www.70ja.gov.pt/, como ferramenta pedagógica, bem como outros materiais produzidos para o efeito.

A Ação a decorrer no ano de 2018/2019, contará com projetos-piloto em estabelecimentos de ensino.

Os/as jovens voluntários/as terão idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, com escolaridade mínima obrigatória, o 12º ano de escolaridade. Preferencialmente, devem ser selecionados/as jovens voluntários/as com frequência universitária, ligada às áreas das Ciências Sociais e Humanas ou de Direito.


INSCRIÇÕES

Se estás interessado(a), podes inscrever-te até dia 12 de outubro, através do formulário disponível no Portal da Juventude, sendo que a cada região corresponde um formulário de inscrição (Norte, Centro, Lisboa e vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Madeira).

Aos jovens selecionados será dada uma sessão de sensibilização durante o mês de outubro.

Perante eventuais dificuldades em aceder ao link para fins de inscrição, deverão contactar esta Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo através dos telefones: 21 892 08 00 (Serviços de Lisboa); 243 350 410 (Serviços de Santarém); 265 521 200 (Serviços de Setúbal).

Voluntariado Jovem 70JÁ – Direitos da Juventude

Tens entre 18 e 30 anos e queres ser voluntário/a na ação de «Voluntariado Jovem 70JÁ – Direitos da Juventude»? Podes inscrever-te até 12 de outubro!

Esta ação de voluntariado jovem vai decorrer entre setembro de 2018 e junho de 2019 e destina-se a jovens que:

  • Tenham disponibilidade e gosto em comunicar com outros/as jovens;

  • Queiram intervir, em meio escolar, no âmbito da promoção dos direitos humanos e dos direitos constitucionais dos jovens.

Os/as jovens voluntários/as que integrarem esta ação de voluntariado, após processo de recrutamento, seleção e formação, deslocam-se em equipas às escolas do ensino básico (3.º ciclo), secundário ou mesmo universitário, para, em colaboração com os/as alunos/as, desenvolverem e dinamizarem projetos com a comunidade escolar.


INSCRIÇÕES PARA JOVENS

Estão abertas inscrições, até dia 12 de outubro, para 100 voluntários/as


NOTA BEM:
A cada região corresponde um formulário de inscrição ( Norte, Centro, Lisboa e vale do Tejo, Alentejo, Algarve). Inscreve-te através do formulário da tua região:

 NORTE

CENTRO

LISBOA E VALE DO TEJO 

ALENTEJO

ALGARVE

 Se fores selecionado/a frequentarás uma sessão de sensibilização ainda durante o mês de outubro.

Acede AQUI a mais informação.

Ajuda a comunidade escolar a conhecer o artigo 70º da Constituição da República Portuguesa.
Colabora!

Campanha de Recolha de Alimentos | CASA

casa.jpg

Está marcada uma nova Campanha de recolha de alimentos para o Casa Amiga Ajuda!
No fim de semana de 29 e 30 Setembro podes reservar algumas horas do teu tempo para te juntares à equipa de voluntários!

A despensa do CASA Amiga Ajuda está completamente vazia. Com esta campanha vamos enchê-la e apoiar famílias com necessidades, entregando 900 cabazes alimentares. Nesta edição vamos estar em 2 supermercados Pingo Doce: Quelhas (em S. Bento) e Ferreira Borges (C. Ourique)

Podes inscrever-te aqui:

QUELHAS (S. Bento/ Assembleia da República):

https://doodle.com/poll/wvr48iqmzmrazzwv

FERREIRA BORGES (C. Ourique):

https://doodle.com/poll/p3mbqvhh5kg6fc4k

Aos que se inscreverem, pedimos o favor de nos enviarem um e-mail para caa@casa-apoioaosemabrigo.org com o contacto telefónico. 

Alguma questão não hesitem em contactar a CASA!

Banco Solidário Animal

39982782_2148321035196402_1007471024083566592_n.jpg

A 15ª iniciativa do Banco Solidário Animal está a aproximar-se! São 3 fins de semana intensos, mas essenciais para ajudar milhares de animais a cargo de famílias carenciadas, pessoas sem abrigo e associações de protecção animal.

Toda a ajuda é fundamental para que esta Campanha Nacional de Recolha de Alimentos para animais seja um sucesso, e para isso precisamos muito de ajuda! Para poder apoiar estes companheiros de quatro patas, a Animalife precisa de voluntários disponíveis para estarem presentes nas superfícies a angariar donativos em géneros. Com a realização desta iniciativa conseguiremos apoiar mais de 200 associações de protecção animal, bem como inúmeras famílias carenciadas com animais a cargo por todo o país.

29 e 30 de Setembro -  Lojas Continente MODELO (Sonae)

6 e 7 de Outubro - Lojas CONTINENTE (Sonae) | Lojas Continente BOM DIA(Sonae)

13 e 14 de Outubro - JUMBO (Auchan)

A Animalife é uma associação de âmbito nacional sem fins lucrativos criada em outubro de 2011, que tem como missão o combate o abandono de animais de estimação, indo ao encontro das suas causas. Muitas famílias passam por grandes dificuldades económicas e recebem ajuda alimentar de várias instituições de solidariedade, contudo, não têm qualquer tipo de apoio para os seus animais. Essas dificuldades levam muitas vezes a que os animais sejam entregues aos centros de recolha oficial (canis) ou às associações de recolha e adopção que, por sua vez, se encontram sobrelotadas, e lutam diariamente por alimentar e dar as condições de saúde e bem estar às centenas de animais que têm a cargo.

Por essa razão, a Animalife  criou 3 programas de apoio: apoio a famílias carenciadas com animais, apoio a pessoas em situação de sem abrigo com animais, e apoio a associações de protecção animal. As principais ajudas que prestamos são a nível da alimentação, vacinação, identificação electrónica, esterilização e desparasitação. Acreditamos que, ao antecipar o problema e trabalhando para garantir o sustento das primeiras necessidades dos milhares de animais abandonados ou em risco, contribuímos activamente para a sua sobrevivência.

O apoio alimentar é o mais básico, mas provavelmente o mais importante para a sobrevivência dos animais que vivem em casas de famílias que estão a passar por dificuldades económicas, dos animais que vivem com pessoas em situação de sem abrigo, e dos animais que vivem em associações de protecção animal enquanto não encontram uma família que os acolha para a vida. Esta necessidade levou a que surgisse o Banco Solidário Animal (BSA), do qual a Animalife é a Entidade gestora e organizadora. Esta iniciativa é uma das mais importantes respostas da sociedade portuguesa a favor da causa animal, cujo principal objetivo é ajudar os animais necessitados do nosso país, providenciando alimento a animais que estão a cargo de Associações e de grupos de apoio e protecção animal, e a todos os animais de famílias sinalizados e apoiados pelos diferentes programas de apoio da Associação Animalife para, deste modo, se evitar o abandono e a consequente sobrepopulação de animais quer na rua quer nos albergues.

Queres ser voluntário? Inscreve-te em https://animalife.pt/pt/bsa/formulario_voluntarios

Socca World Cup 2018 | Inscrições para Voluntários

36485306_185441175461893_2632133555886489600_o.jpg

Entre 23 e 29 de Setembro decorrerá o Socca Word Cup 2018, evento realizado à data, na Praça do Comércio, em Lisboa! 

Esta será uma prova desportiva dentro de um estádio com capacidade para 3 mil pessoas, com o objetivo de apurar o campeão do mundo de futebol amador (atletas não federados) na variante de 6x6.

O evento organizado pela International Socca Federation e pela MiniFootball Portugal, conta com 32 seleções de todo o mundo e está neste momento a recrutar voluntários para diferentes funções na prova, como acompanhamento das equipas/jogadores, apoio aos jogos, assistência logística, presença na Sponsors Village, entre outras.

Podes registar-te enquanto voluntário para este evento aqui

Para Onde - Plataforma de Voluntariado

Queres fazer voluntariado internacional, mas não sabes como?

A Para Onde? oferece-te centenas de programas de voluntariado internacional em todo o mundo, tanto de curta (1-3 semanas), como de longa duração. São variadíssimas as áreas de atuação que existem nos 4 continentes e certamente que encontrarás a opção ideal para ti!

O voluntariado internacional é a oportunidade que cada um tem de se pôr à prova, de conhecer o diferente, de oferecer aquilo que pode e de estar totalmente aberto para todas as novas aprendizagens que vão acontecer. A Associação Para Onde? funciona como muito mais do que uma simples organização de envio. Ajuda-te a escolher o projeto ideal, prepara e acompanha os voluntários ao longo de todo o processo (através da formação pré-partida e apoio logístico) e faz a avaliação do mesmo após o teu regresso. Ns visão da Para Onde?, é essencial que todos vejam a experiência internacional como uma continuação ou início de um contributo a nível local.

Uma coisa é certa: todos temos muito para oferecer e aprender, perto de casa ou a uns quilómetros de distância, por isso o voluntariado é como uma troca valiosa que deverás fazer!

Conhece aqui esta associação e todas oportunidades que te poderá oferecer. 

Assim, só te falta decidir: Para Onde?

PROJETO+

A Pais em Rede, Associação, "Organização Não Governamental para Pessoas com Deficiência" (ONGPD) Nacional, é constituída por uma rede de núcleos, e tem como principal objetivo promover a inclusão social das pessoas com deficiência e as suas famílias, centrando-se na Cidadania Activa.

CapaSite.jpg

O Projeto+ foi desenvolvido por esta associação para dar resposta à dificuldade sentida pelas famílias de pessoas com deficiência/incapacidade em encontrar na comunidade valências que assegurem o acompanhamento da pessoa com deficiência/incapacidade fora do período de funcionamento de escolas/instituições ou para aquelas que estão, de forma permanente, em casa, nas regiões de Oeiras, Lisboa e Almada

Assim, criou-se um serviço de acompanhamento que permite, por um lado, ao cuidador poder descansar e readquirir energias e/ou conciliar a vida familiar/pessoal/profissional  e, por outro, à pessoa com deficiência/incapacidade a possibilidade de contatar com outras pessoas e experiências fora do seu núcleo familiar. 

Fica a conhecer aqui a Associação Pais em Rede e aqui o seu Projeto+, no qual te poderás inscrever como voluntário e ajudar a fazer a diferença!  

Programa Jovens Embaixadoras/es na área da Violência contra Mulheres e Crianças

Se és jovem, és activa/o e tens interesse em criar mudança positiva a alto nível, então este anúncio para jovens embaixadoras/es interessa-te!

unnamed-2.png

No âmbito da Campanha Step Up!,  a rede WAVE está à procura de jovens embaixadoras/es na área da violência contra mulheres e crianças, em associação à AMCV (Associação de Mulheres Contra a Violência). Encontrarás mais informações sobre esta iniciativa e sobre a AMCV no site da campanha ou no blog internacional da WAVE. 

As inscrições estão abertas até ao dia 21 de Setembro – acede já ao formulário e envolve-te nesta fantástica causa! 

Programa Voluntariado Jovem Para a Natureza e Florestas 2018

Queres ocupar o teu tempo livre nas férias de verão, tens gosto por atividades ao ar livre e preocupas-te com questões ambientais?

Está a decorrer o período de inscrições para jovens voluntários/as no âmbito do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.

Podem inscrever-se jovens dos 18 e os 30 anos (inclusive).


Como te podes inscrever

A inscrição nestas atividades de voluntariado implica:

§  Registo na Plataforma https://programas.juventude.gov.pt;

§  Preenchimento dos dados de perfil.

Após estes dois primeiros passos, deves:

§  Fazer o teu o login;

§  Verificar na área pessoal quais os projetos disponíveis;

§  Realizar a inscrição.

Prazo de inscrição

§  Até 10 dias antes da data de inicio de cada projeto.

Em caso de dúvidas, contacta:

Linha da Juventude | 800 20 30 50

O Serviço do IPDJ da tua área de residência/Região, caso se trate de assuntos ligados ao projeto de voluntariado em que te queres inscrever, ou outros.

ESTÁ EM TI CUIDAR DA NATUREZA.

 

Prémio de Voluntariado Universitário Santander Totta

unnamed.png

Os Jovens Universitários estão cada vez mais conscientes da importância de uma cidadania ativa para o desenvolvimento da sociedade, promovendo por isso inúmeros projetos de grande impacto e valor para a nossa sociedade.
Reforçando o apoio à projeção das Instituições de Ensino Superior na Sociedade Civil, o Banco Santander Totta lançou em 2016 o Prémio de Voluntariado Universitário, distinguindo as melhores práticas de voluntariado promovidas por estudantes do Ensino Superior. 

O Prémio, que tem como objetivo promover o voluntariado como exercício de cidadania ativa com benefícios para a sociedade e igualmente para o desenvolvimento das competências pessoais dos jovens durante o seu percurso académico no ensino superior, visa distinguir 10 projetos finalistas de elevado mérito.

Além do apoio pecuniário de 3.000€, os três projetos premiados contam com seis meses de mentoria estratégica por um diretor sénior do Banco Santander Totta.

As candidaturas à 3.ª Edição decorrem de 5 de julho a 13 de outubro de 2018!

No formulário de candidatura deverás submeter um pequeno vídeo de apresentação do projeto.  
Para mais informações, consulta o site pvu.ajudamos.pt, ou contacta através de candidaturas@pvu.pt ou 913 604 515 (dias úteis, das 14h às 17h).