Estrutura da AEFML
A AEFML é composta pela sua Direção, pela Mesa da Reunião Geral de Alunos e pelo Conselho Fiscal.
Quais as funções da Direção?
Este é o órgão executivo da AEFML. É composto por um número ímpar de elementos eleitos anualmente, divididos por vários departamentos, e tem como principais atribuições representar a AEFML dentro e fora da Faculdade, realizar atividades em conformidade com o seu programa eleitoral e executar as deliberações tomadas em RGA.
Quais as funções da Mesa da RGA?
A Reunião Geral de Alunos (RGA) é o órgão deliberativo máximo da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e é constituída por todos os estudantes desta Faculdade ou associados da AEFML.A RGA é, assim, o órgão que agrega todos os estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa e lhes dá voz. É através deste órgão que os alunos definem as linhas gerais a seguir pela AEFML, mediante a votação de moções, tomadas de posição e da discussão e aprovação do Plano de Atividades e Orçamento da Direção da AEFML, órgão eleito anualmente para representar os estudantes da FMUL.
A RGA é presidida por uma Mesa, a Mesa da RGA, que é composta por um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretário, e regida pelo Regimento da Mesa da Reunião Geral de Alunos e pelos Estatutos da AEFML.
De entre muitas outras, a Mesa tem como funções convocar, divulgar e dirigir de forma imparcial e profícua todas as Reuniões Gerais de Alunos, garantindo que todos os estudantes da comunidade académica da FMUL são ouvidos e esclarecidos e que os trabalhos são conduzidos com respeito pela liberdade e valores democráticos em todos os momentos. Estas Reuniões são momentos de discussão, de auscultação dos alunos e de decisão de posições ou estratégias a seguir no futuro – decisões essas que vinculam todos os órgãos da AEFML.
No decurso das próximas RGAs, será nesta página que poderás encontrar todos os documentos em discussão e outras informações relevantes. Qualquer dúvida que tenhas acerca das RGA, do seu funcionamento ou deliberações, está à vontade para as esclarecer através de mesa@aefml.pt .
Quais as funções do Conselho Fiscal?
O Conselho Fiscal afirma-se como um órgão de natureza consultiva e fiscalizadora.
Depois de uma época repleta de incerteza, o progresso atual permite a suspensão de diversas restrições ao trabalho da Direção da AEFML, pelo que a próxima etapa poderá constituir um período de desenvolvimento e expansão das suas atividades. É com este sentido de responsabilidade, que o Conselho Fiscal pretende contribuir para a promoção de uma atitude de gestão responsável, rigorosa, criteriosa e, acima de tudo, em prol dos estudantes da FMUL.
Quais as funções do Conselho de Representantes?
O Conselho de Representantes é o órgão da AEFML responsável por estabelecer a comunicação entre todas as estruturas de representação dos estudantes da FMUL, promovendo a discussão de assuntos de interesse comum e a construção de uma visão estratégica para a FMUL
O Conselho de Representantes é constituído:
a) Pelo Presidente da DAEFML, ou outro elemento da DAEFML por ele designado;
b) Por um representante dos discentes do Conselho de Escola;
c) Por um representante dos discentes do Conselho Pedagógico;
d) Por um representante legítimo de cada ano, que deve pertencer à Comissão de Curso sempre que esta existir.
Aqui podes consultar os Documentos e Sumários Executivos aprovados em RGA.