Hat-Trick na Investigação Médica

Hat-Trick na Investigação Médica

No primeiro jogo de Portugal no Mundial da Rússia, Cristiano Ronaldo esteve em grande destaque pelos 3 golos marcados e que valeram à seleção nacional o empate frente à seleção Espanhola. No entanto, não é só nos relvados que Portugal se destaca. No meio científico, os lusos têm desempenhado ao longo dos anos um papel louvável de tal forma que, mesmo na imensidão de artigos jornalísticos e programas televisivos centrados no desporto rei, conseguimos encontrar títulos como “Portugal lidera projeto Europeu para criar músculo artificial”, “Oftalmologista portuguesa distinguida pela segunda vez com prémio da Universidade de Harvard” e “Patente portuguesa no combate ao cancro”.

O que é que o Brasil tem?

O que é que o Brasil tem?

Oito horas a voar.

Gosto do show dos assistentes de bordo, param, ajeitam o casaco, cumprimentam aaircraft e todos os passageiros a bordo, indicam que “neste avião existem 8 saídas de emergência, todas devidamente assinaladas: duas portas na retaguarda, 4 janelas sobre as asas, duas portas na frente” e depois apontam energicamente para o chão e vão subindo os braços e sorrindo, parecem dançar a Macarena! Quando o guião termina, voltam ao estado normal, inspiram fundo, acenam com a cabeça, viram-se e volta cada um ao seu mundinho e vão fechando e confirmando uma ou outra bagageira.

A Imaginação ao Poder

A Imaginação ao Poder

Nas noites de 10 e 24 de Maio de 1968, a Sorbonne (uma das mais prestigiadas faculdades de Paris) era ocupada por centenas de estudantes. As greves, ocupações e manifestações que se seguiram constituíram o maior movimento de protesto social na França moderna, tendo no seu auge mobilizado cerca de 10 milhões trabalhadores. Ao contrário dos seus pais, a estabilidade económica não se mostrou suficiente para segurar a consciência das novas gerações que, não tendo passado pelas provações da segunda guerra mundial, se inquietavam face ao modelo de sociedade cuja construção estavam a testemunhar. Hoje, num momento em que o Ocidente parece enfrentar um impasse em múltiplas frentes, importa (re)valorizar algumas análises por detrás dos cartazes ambiciosos (ainda que profundamente ingénuos) desta geração, para sempre imortalizada nos românticos acontecimentos que constituíram o Maio de 68.

Ruído

Ruído

Todos podem, menos eu. Tudo pode, menos eu. E porque é que não posso? A sociedade não o permite. Dizem que é feio e não é assim. Dizem que não está correto. Não têm estofo para aguentar.

Recep Tayyip Erdogan

Recep Tayyip Erdogan

Recep Tayyip Erdogan é um nome muito conhecido na atmosfera política internacional, tendo-se tornado particularmente famoso em Junho de 2016 quando a sua presidência foi posta em causa por um golpe militar falhado. Hoje volta uma vez mais à ribalta ao anunciar a antecipação das eleições presidenciais turcas de Novembro de 2019 para 24 de Junho deste ano, sendo o único candidato conhecido para as mesmas.