Workshop de Pequena Cirurgia | Inscrições

W_cirurgia_20_24.png

O Workshop de Pequena Cirurgia é dirigido aos alunos dos anos clínicos (4º a 6º anos) e tem como objetivo complementar a tua prática médica e cirúrgica ao nível da Pequena Cirurgia. O workshop permite aos alunos praticarem, em  modelos animais, a abordagem médico-cirúrgica do trauma minor, bem como adquirir conhecimentos de anestesiologia dos diferentes tecidos.

A próxima edição decorrerá já no dia 1 de março de 2019 e podes consultar o programa, aqui.

Caso sejas do 4º, 5º ou 6º ano e queiras participar nesta edição do Workshop de Pequena Cirurgia basta inscreveres-te aqui , até dia 24 de fevereiro, às 21h. O sorteio será realizado após o encerramento das inscrições. Se fores um dos vinte felizes contemplados, terás de pagar uma caução no valor de 5€.

Atenção: Será dada prioridade aos inscritos que NÃO participaram na última edição do Workshop de Pequena Cirurgia - abril de 2018!

INSCRIÇÕES | 20ª Edição do Best Buddy

PROJETO

O Best Buddy é um projeto da EMSA (European Medical Students’ Association) que visa promover uma relação benéfica entre uma criança internada e um aluno, com o objetivo de diminuir o desconforto inerente ao seu internamento hospitalar.

PP_BB_Banner3 (1).png

QUANDO ACONTECE

O projeto Best Buddy conta com 3 edições anuais espaçadas ao longo do ano letivo. Serão selecionados 16 voluntários que por sua vez são distribuídos por 2 turnos, cada um com duração de 10 dias, por 4 hospitais.

O horário em que cada aluno visitará o seu “Buddy” ficará ao critério do participante, de acordo com a sua disponibilidade, devendo estar com a criança no mínimo 7 horas ao longo do seu turno.

Antes e no final de cada edição haverá uma reunião de caráter obrigatório para os participantes selecionados.


ONDE ACONTECE

Em cada edição, os voluntários são distribuídos pelos quatro Serviços de Pediatria do Hospital Santa Maria, pelo serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital Santa Marta, pelo serviço de Pediatria do Hospital Beatriz Ângelo e pelo serviço de Pediatria do Hospital Garcia de Orta.


PARTICIPANTES

Apenas os alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa podem integrar o projeto. A pedido dos serviços de pediatria, só serão sorteados 18 participantes, 9 rapazes e 9 raparigas, para integrarem cada edição do projeto. Sendo que 8 participarão no Hospital Santa Maria, 2 no Hospital Santa Marta e 2 no Hospital Beatriz Ângelo e 4 no Hospital Garcia de Orta.

De forma a que mais alunos tenham oportunidade de realizar este projeto não podem candidatar-se ao projeto estudantes que tenham participado quer em edições realizadas durante atual mandato, quer durante o mandato transato.

Para além dos 18 primeiros sorteados que integrarão o projeto, os 6 candidatos que ficarem colocados imediatamente a seguir ficarão registados numa lista de espera, isto é, durante a edição decorrente do projeto, estes alunos poderão ser contactados para acompanharem uma criança que seja internada nesse período de tempo e não tenha um buddy atribuído.


INSCRIÇÕES

A Inscrição no Projeto Best Buddy implica a inscrição no evento presente na plataforma UpEvents e posterior sorteio entre os inscritos.

Para os selecionados haverá uma reunião de carácter obrigatório no dia 26 de fevereiro pelas 13h na sala multiusos.

Se queres participar neste projeto inscreve-te aqui! Consulta o Regulamento aqui.

Sabe mais sobre o projeto aqui.

És mais | Inscrições

vem fazer mais banner.png

O projeto “És Mais” é um projeto de voluntariado de caráter contínuo cujo objetivo é a aproximação de jovens inseridos num bairro socialmente carenciado com estudantes da FMUL. Pretende-se colmatar as diversas falhas inerentes à educação e desenvolvimento sociocultural dos jovens, criando agentes de mudança.

A promessa deste projeto é o apoio a crianças e jovens, com vista ao desenvolvimento de um projeto pessoal de vida e assim de uma nova consciência dos seus direitos e deveres. Nesta linha de orientação acreditamos que nestas idades o trabalho de formação e prevenção de situações de risco pode fazer a diferença nas suas vidas.

Se sempre sonhaste em fazer a diferença e conhecer novas realidades este é o projeto ideal para ti!

Neste projeto existem duas vertentes:

  • Formações: consistem em sessões semanais onde são abordados temas pertinentes para a formação dos jovens, de forma lúdica e interativa.

  • Explicações e Acompanhamento no Estudo: têm o objetivo de dar apoio ao estudo dos jovens, semanalmente.

O És Mais encontra-se afiliado a 3 associações: à Academia do Johnson, à Associação dos Residentes do Alto do Lumiar (ARAL) e à Associação Juvenil para o Desenvolvimento (AJUDE). Os voluntários ficarão distribuídos por uma instituição e terão que fazer uma sessão semanal numa das vertentes (formações ou explicações):

  • Nas Formações: na ARAL às quintas-feiras, das 17.30h-18.30h; na Academia do Johnson às quintas-feiras ou às sextas-feiras, das 18.30h-20.30h.

  • Nas Explicações e Acompanhamento no Estudo: na Academia do Johnson às segundas-feiras, às terças-feiras ou às quartas-feiras, das 18.30h-20.30h; na AJUDE todos os dias das 17:30h às 19:30h.

Se tens vontade de fazer parte deste grande projeto e de ser um agente de mudança nas vidas destes jovens inscreve-te já aqui!

Podes também consultar o Regulamento da Atividade!

Sessão de Esclarecimentos | Futuro da AAUL

Na sequência do Comunicado emitido pelas Associações Académicas e de Estudantes da Universidade de Lisboa sobre as eleições para os Órgãos Sociais da Associação Académica  da Universidade de Lisboa (AAUL), a AEFML considera que deverá existir um espaço para discussão desta temática e esclarecimento dos alunos da FMUL.

Neste sentido, no próximo dia 18 de fevereiro pelas 13h no Anfiteatro Professor José António Serrano, a AEFML irá explorar a temática afeta à reativação da Associação, bem como discutir o seu futuro.

Ainda que a AEFML se tenha desvinculado da estrutura, relembramos que os estudantes da FMUL continuam nela representados, tendo em conta os Estatutos em vigor.

Assim, alertamos para a importância da comparência dos estudantes nesta sessão.

Não fiques de fora da tua representação!

A tua voz não pode ser posta em causa!

Caso tenhas alguma questão, encontramo-nos totalmente disponíveis para as esclarecer.

XXVI Olimpíadas da Medicina | Processo de Inscrição

Caro atleta olímpico,

Pronto para #AsMelhoresDeSempre?

Prancheta 44@4x.png

Este ano aproveitámos, melhorámos e trazemos-te de novo o Hotel Be Smart Terrace Algarve, em Porches. Todos os atletas olímpicos podem reunir-se num único polo, em quartos de 4 ou 6 pessoas. Com uma discoteca imperdível e uma aldeia olímpica a 5 minutos a pé da praia da Nossa Senhora da Rocha e a 10 minutos a pé do supermercado, estão reunidas as condições para as melhores Olimpíadas de sempre!

(Clica na imagem para saberes mais sobre a aldeia olímpica)

Pré-Inscrições I 13, 14 e 15 fevereiro

  • Disponíveis entre as 21h de dia 13 fevereiro e as 21h de dia 15 de fevereiro.

  • Cada ATLETA OLÍMPICO deverá realizar a sua pré inscrição individualmente, através da UpEvents, clicando aqui!

    • Para a realização da pré-inscrição deverás garantir que tens a Inscrição na plataforma UpEvents feita!

  • A ordem de realização da pré-inscrição não será tida em conta, pelo que, poderás preencher os teus dados calmamente durante o período acima indicado.

  • Após a realização da tua pré-inscrição irás receber um comprovativo emitido automaticamente pela UpEvents, que deverás guardar.

Inscrições I 19, 20, 21, 22 de fevereiro

Caso o teu grupo não consiga vaga para quartos de 6, podes reorganizar-te e inscrever o teu grupo durante o período de inscrição para quartos de 4.

  • Cada RESPONSÁVEL DE QUARTO deverá realizar a inscrição do grupo através da UpEvents. O link de inscrição estará disponível, na altura indicada para tal, no evento do facebook.

  • A ordem de inscrição será tida em conta, por isso corre para as inscrições!

Nota: Dada a esperada afluência aos links de pré-inscrição e inscrição, é expectável que isso possa conduzir a um tempo de espera adicional até que o formulário abra. Relativamente às Inscrições apelamos para a importância de ser apenas o responsável de quarto a aceder ao formulário.

Consulta o Regulamento  e o Guia de Inscrições!

Caso tenhas alguma dúvida, consulta o site da AEFML, e sente-te à vontade para as enviar para olimpiadas@aefml.pt , teremos todo o gosto em ajudar-te.

#OlimpíadasDaMedicina2019

Mentoring 2.0 | Job Talks

Entraste nos anos clínicos e começas a pensar na escolha da Especialidade?

Ainda estás nos anos pré-clínicos mas gostarias de saber mais sobre o Mercado de Trabalho e o Internato Médico e de que forma o teu percurso académico pode ter influência?

O projeto Mentoring 2.0 apresenta-te as renovadas Job Talks!

A Equipa do Mentoring dá-te a oportunidade de assistires a palestras sobre diferentes percursos profissionais na área da Medicina, sessões de Speed Dating com Especialistas ou Médicos Internos, as habituais Job Talks (Conversas informais com Médicos Internos ou Especialistas de diversas áreas) e ainda Workshops que te darão as ferramentas que precisas para enfrentares os desafios do futuro.

Nota: Haverá dispensa de aulas para os participantes que estiverem presentes e devidamente inscritos após emissão do comprovativo de participação.

Programação Geral

vertical dia 26.jpg
vertical dia 27.jpg

Pedimos-te que leias com máxima atenção a informação seguinte referente ao processo de inscrição:


Inscrições Dia 26 - Palestras Gerais

Poderás inscrever-te individualmente no período da manhã e/ou da tarde do dia 26 de fevereiro (Palestras Gerais).


Inscrições Dia 26 - Workshops

Neste dia teremos ainda disponíveis os workshops: “Pitch” e “CV e LinkedIn”. A inscrição nestes workshops impossibilitam a participação nas palestras que decorrem no período dos workshops de dia 26. Poderás consultar a descrição dos workshops na plataforma UpEvents.


Inscrições Dia 27 - Job Talks

- No dia 27, poderás optar por uma ou duas sessões de Job Talks, sendo que cada uma aborda especialidades distintas.


Inscrições Dia 27 - Speed Dating

- Além das Job Talks, decorrerão em simultâneo sessões de Speed Dating. Como tal, a tua inscrição no Speed Dating impossibilita a participação nas Job Talks do dia 27 (tendo em conta que ocorrem em simultâneo).

- Ao contrário das restantes, as colocações no Speed Dating seguirão os critérios de seleção do Projeto Mentoring 2.0 que poderás consultar no anexo abaixo (Apenas anos clínicos, com a ordem: 6ºA > 5ªA > 4ºA).

- Funcionamento: Na mesma sala estarão 5 ou 6 internos ou especialistas de diferentes áreas e terás a oportunidade de durante 7 a 8 minutos falar com cada um deles e colocares todas as tuas dúvidas ou simplesmente perceber melhor como cada uma funciona e o que tem para te oferecer. Nota que a Equipa do Mentoring ainda está a trabalhar no leque de especialidades oferecidas no speed dating pelo que as indicadas no programa são apenas uma amostra do que estará disponível.


Poderás esclarecer qualquer questão que tenhas através do e-mail mentoring@aefml.pt.


Do que estás à espera? Agarra o teu futuro! Inscreve-te aqui.


Podes contar connosco. E nós, podemos contar contigo?

CURSOS DE LÍNGUAS AEFML

Artboard 1CURSOBANNER (1).png

OS CURSOS DE LÍNGUAS AEFML - LANGUAGECRAFT ESTÃO DE VOLTA!

Os Cursos de Línguas AEFML visam dar-te oportunidade de aprender uma nova língua, seja para poderes ir de Erasmus ou Intercâmbio ou para enriquecer o teu currículo!

Este semestre temos mais níveis disponíveis e um novo curso - o Checo!

Para saberes mais, consulta Regulamento, onde constam informações importantes acerca dos cursos, desde a avaliação, preçário e outras condições.

Disponibilizamos também a Calendarização, onde poderás consultar as datas das aulas e o total de horas correspondente a cada curso e um Guião com as datas essenciais a reter e outras informações pertinentes à tua inscrição.

Caso decidas inscrever-te, pedimos-te que, até dia 10 DE FEVEREIRO, preenchas o formulário de inscrição e envies para formativa@aefml.pt a Declaração, em anexo, assinada por ti, em como tomaste conhecimento do Regulamento, bem como o Comprovativo de nível (ex: digitalização de certificado), caso já tenhas frequentado um nível anterior da língua em que te pretendes inscrever.

Qualquer dúvida que tenhas, não hesites em contactar-nos, enviando email para formativa@aefml.pt.

Solvin' it | 5ª Sessão de Microbiologia

Para terminar o semestre em grande, trazemos-te uma última sessão Solvin’ It de Microbiologia onde poderás explorar um tema que costuma dar problemas durante o estudo: o bizarro universo dos parasitas.

Os monitores têm para ti uma série de dicas de estudo, esquemas de abordagem aos parasitas e a descrição daqueles que são mais relevantes quer para o exame, quer para a tua vida clínica futura.

Vem redescobrir connosco a viva(x)cidade que julgas ter perdido, no dia 16 de janeiro, às 16h, no anfiteatro Sílvio Rebelo (piso 5, elevador 11).

Inscreve-te aqui e cuidado com o agrião!

(nota: a inscrição não é obrigatória para assistir à sessão, no entanto recomendamos fortemente que a faças, pois agiliza a marcação das presenças no dia e assegura que a sessão começa sem atrasos!)


Solvin' it | 6ª Sessão de Bioquímica

2a semanaBanner new and improved.png

Chegou um novo ano, mas os nossos objetivos continuam os mesmos: ajudar os nossos colegas. A Bioquímica é uma das grandes áreas disciplinares deste semestre, e com a Anatomia agora, temporariamente, em espera, queremos garantir que te damos ainda mais ferramentas de aprendizagem.

A 6.ª e última sessão de Bioquímica representa o culminar do trabalho de todo um semestre de trabalho com oses, inas e ases. Como tal, e como compreendemos a quantidade de stress associado à época de exames, temos a nossa excelente equipa de monitores presentes para tirarem todas as tuas mais inimagináveis dúvidas. Esta sessão aborda, ademais, os temas da diabetes e do metabolismo no exercício físico, intitulando-se: “Pancreas, we have a problem!”.

Marca já na tua agenda: dia 16 de Janeiro às 14h30, no anfiteatro 57 do EEM!


Se ficaste interessado, por favor inscreve-te aqui!

(nota: a inscrição não é obrigatória para assistir à sessão, no entanto recomendamos fortemente que a faças, pois agiliza a marcação das presenças no dia e assegura que a sessão começa sem atrasos!)

Solvin' it | 3.ª Sessão de Fisiologia

2a semanaBanner new and improved.png

A Fisiologia é uma das cadeiras mais importantes que temos ao longo do curso e das primeiras que começa a ter uma aplicação clínica direta. Apesar de ter uma carga horária e de trabalho menor que outras neste semestre, não deixa de ser uma das mais relevantes.

Como tal, o Solvin’ It traz-te 3 sessões que te vão pôr a par de toda a matéria de Fisiologia, para que não te escape nenhum pormenor! Como não há duas sem três, o Solvin’ It traz-te mais uma novidade, com uma inédita terceira sessão de fisiologia!

Bloody Hell!”, o episódio final da nossa “trilogia” de sessões, é já no dia 15 de janeiro, às 15h, no anfiteatro Sílvio Rebelo (piso 5). Marca já na tua agenda, e embarca connosco à descoberta de tudo sobre sangue e hemostase!

Inscreve-te já clicando aqui!

(nota: a inscrição não é obrigatória para assistir à sessão, no entanto recomendamos fortemente que a faças, pois agiliza a marcação das presenças no dia e assegura que a sessão começa sem atrasos!)


Solvin'it | 5ª Sessão de Bioquímica

1a semanaBanner.png

Chegou um novo ano, mas os nossos objetivos continuam os mesmos: ajudar os nossos colegas. A Bioquímica é uma das grandes áreas disciplinares deste semestre, e com a Anatomia agora, temporariamente, em espera, queremos garantir que te damos ainda mais ferramentas de aprendizagem.

Assim, o Solvin’ It regressa em grande com a 5.ª sessão de Bioquímica,What affects my blood sugar?, e os monitores vão dar tudo para te ajudar a perceber o que precisas de saber sobre o “açúcar” do teu sangue.

Marca já na tua agenda: dia 10 de Janeiro, às 11h, no anfiteatro 52 do EEM!

Se ficaste interessado, por favor inscreve-te aqui!

(nota: a inscrição não é obrigatória para assistir à sessão, no entanto recomendamos fortemente que a faças, pois agiliza a marcação das presenças no dia e assegura que a sessão começa sem atrasos!)


Solvin'it | 4ª Sessão de Microbiologia

1a semanaBanner.png

Pode parecer impossível estudar Micro nestas semanas, mas não há que descurar uma das mais importantes e interessantes cadeiras do semestre!

Não deixes as tuas dúvidas a fermentar, porque o Solvin' It tem a solução para ti: a sessão de fungos, já no dia 9 de janeiro, às 16h, no Anfiteatro 57 do EEM .

Vamos ajudar-te a estruturar o raciocínio na abordagem aos fungos, dar algumas dicas e focar algumas das espécies mais relevantes para o exame e a vida clínica futura.

Não deixes que a cabeça fique a ganhar bolor até fevereiro! Para te contagiares connosco, basta inscreveres-te aqui!

(nota: a inscrição não é obrigatória para assistir à sessão, no entanto recomendamos fortemente que a faças, pois agiliza a marcação das presenças no dia e assegura que a sessão começa sem atrasos!)


Solvin'it | 2ª Sessão de Fisiologia

1a semanaBanner.png

A Fisiologia é uma das cadeiras mais importantes que temos ao longo do curso e das primeiras que começa a ter uma aplicação clínica direta. Apesar de ter uma carga horária e de trabalho menor que outras neste semestre, não deixa de ser uma das mais relevantes.

Como tal, o Solvin’ It traz-te 3 sessões que te vão pôr a par de toda a matéria de Fisiologia, para que não te escape nenhum pormenor! A segunda desta “trilogia” de sessões, “Keep calm e ativa o parassimpático”, é já no dia 9 de janeiro, às 15h, no anfiteatro 52 do EEM e os nossos monitores vão explicar-te tudo sobre o sistema nervoso autónomo. Marca já na tua agenda!

Inscreve-te já clicando aqui!

(nota: a inscrição não é obrigatória para assistir à sessão, no entanto recomendamos fortemente que a faças, pois agiliza a marcação das presenças no dia e assegura que a sessão começa sem atrasos!)


Solvin'it | 1ª Sessão de Fisiologia

1a semanaBanner.png

A Fisiologia é uma das cadeiras mais importantes que temos ao longo do curso e das primeiras que começa a ter uma aplicação clínica direta. Apesar de ter uma carga horária e de trabalho menor que outras neste semestre, não deixa de ser uma das mais relevantes.

Como tal, o Solvin’ It traz-te 3 sessões que te vão pôr a par de toda a matéria de Fisiologia, para que não te escape nenhum pormenor! A primeira desta “trilogia” de sessões é já no dia 7 de janeiro, às 15h, no anfiteatro 58 do EEM, e os nossos monitores vão explicar-te tudo sobre a fisiologia dos tecidos excitáveis! Marca na agenda!

Med life may be hard, but you sure have potential!

Inscreve-te já clicando aqui!

(nota: a inscrição não é obrigatória para assistir à sessão, no entanto recomendamos fortemente que a faças, pois agiliza a marcação das presenças no dia e assegura que a sessão começa sem atrasos!)


Recrutamento Lisboa | AEISEC

[Esta informação e a atividade promovida é da total responsabilidade da AEISEC]

O escritório da AIESEC in ISCTE está a recrutar!

unnamed.jpg

Queres fazer parte da diferença e não sabes como? Queres fazer do mundo um lugar melhor e contribuir para a mudança?

Temos uma ótima notícia para ti! Estamos a recrutar! Vem desenvolver o teu potencial connosco e torna-te num líder.

Do que estás à espera?

Inscreve-te já!

O que é a AIESEC?

A AIESEC é a maior organização internacional gerida exclusivamente por jovens. A organização visa atingir a paz e o desenvolvimento do potencial humano, promovendo experiências internacionais nos mais de 127 países em que se encontra. 

Como me posso desenvolver?
Na AIESEC tens oportunidades diárias de desenvolveres as tuas capacidades, ao mesmo tempo que sentes o teu impacto no Mundo. Serás constantemente desafiado, trabalhando em equipa e cooperação com os vários departamentos e escritórios.

Como me posso candidatar?
As candidaturas estão abertas até dia 6 de Janeiro.
Vai a bit.ly/RecrutamentoAIESECPortugal onde podes ver todas as informações que precisas e inscreve-te!

Novo Currículo Clínico | Apresentação Pública aos Alunos

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa iniciou no ano de 2015 uma reflexão sobre a adequação dos objectivos curriculares do percurso clínico do Mestrado Integrado em Medicina dirigida, maioritariamente, para o currículo do 4º e 5º anos através da Comissão de Avaliação do Ensino Clínico. Integrando as conclusões retiradas do trabalho desta primeira Comissão e com o intuito de estruturar as alterações idealizadas, surgiu em abril de 2018 a Comissão de Implementação da Reforma do Ensino Clínico, composta por docentes e discentes na qual a AEFML se fez representar. Após quase um ano de trabalho surge agora uma proposta de reestruturação curricular a ser implementada no ano letivo 2020/2021.

Assim, e porque consideramos que os estudantes devem fazer parte da mudança, ser ouvidos sobre a construção do seu próprio percurso e tecer as suas considerações, convidamos-te a estar presente na sessão de apresentação pública aos alunos a decorrer no dia 8 de janeiro entre as 13h30-14h30 no Anfiteatro Prof. José António Serrano. A sessão contará com a presença de Docentes e Discentes, disponíveis para ouvir as tuas dúvidas, sugestões e inquietações.

Contamos contigo na construção do melhor Futuro!

30ª Festa de Natal com as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo

FNPSSA_Banner.png

O Projeto

A 30ª edição da Festa de Natal com as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo da Comunidade Vida e Paz é um evento anual onde é dada a possibilidade das pessoas em situação de sem-abrigo serem servidas de refeições quentes, receber roupa, produtos de higiene e afeto, assim como receberem apoio psicológico e médico. Todos os anos os alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa  ajudam na dinamização do Espaço Saúde cujo objectivo é servir de plataforma entre a população sem-abrigo e o Serviço Nacional de Saúde. A participação dos alunos neste espaço dá-se através da realização de rastreios cardiovasculares e sensibilização para a temática da tuberculose.

O rastreio cardiovascular envolve a medição da tensão arterial, a glicémia capilar,  índice de massa corporal e outros fatores de risco como o tabagismo e alcoolismo, assim como o aconselhamento e sensibilização desta população para os perigos associados a certas doenças, procurando aumentar a sua literacia em saúde e melhorar os seus hábitos e estilos de vida. O rastreio para a tuberculose visa a sensibilização desta população para esta doença, assim como o seu diagnóstico numa unidade móvel.

Quando? Como?

Este ano, a 30ª edição da FNPSA irá decorrer nos dias 21, 22 e 23 de dezembro na Cantina Velha da Universidade de Lisboa. Esta é uma oportunidade de contactares com esta população de risco, perceberes as suas fragilidades e particularidades, assim como participares num rastreio bastante completo.

Haverão dois turnos em cada um dos três dias da atividade, cada turno terá 6 participantes alocados, 4 para rastreios cardiovasculares e 2 para a sensibilização para a temática da tuberculose. Todos os participantes irão ter a oportunidade de fazer estes dois tipos de rastreio/sensibilização.

Os turnos serão os seguintes:

  • Sexta-Feira, dia 21 de dezembro: 14h - 16h30; 16h30 - 19h

  • Sábado, dia 22 de dezembro: 13h - 16h; 16h - 19h

  • Domingo, dia 23 de dezembro: 13h - 16h; 16h - 19h

Deverás comparecer 20 minutos antes do teu turno.

Haverá uma formação OBRIGATÓRIA no dia 12 de dezembro, das 17h-18h, na Sala Multiusos

Os alunos que mostrarem interesse irão ter possibilidade de realizar uma volta noturna de distribuição de comida com a Comunidade Vida e Paz.

Interessado? Participa!

Ao preencheres o formulário, candidatar-te-ás a uma das 36 vagas que temos para te oferecer. A colocação será realizada por sorteio público, que irá decorrer na sede da AEFML no dia 26 de Novembro pelas 17 horas. Após a colocação dos participantes, decorrerá a distribuição dos mesmos pelos turnos através da plataforma UpEvents.

Esta atividade destina-se exclusivamente aos Alunos do Mestrado Integrado em Medicina.

Inscreve-te aqui até às 23h59 do dia 25 de novembro!

DÚVIDAS?

Quaisquer dúvidas que tenhas não hesites em contactar-nos através do mail saudepublica@aefml.pt

Sabe mais sobre a Festa de Natal com as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo aqui.

NATAL DIFERENTE | INSCRIÇÕES DE PARTICIPANTES E ANIMADORES

Inscrições ND-Recuperado.png

A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM) organizam anualmente e há mais de vinte e cinco anos, no dia 24 de dezembro, o projeto Natal Diferente.

O Natal Diferente é uma das atividades mais emblemáticas da tua Associação de Estudantes, tendo como missão oferecer um sorriso aos pacientes internados durante a manhã do dia 24 de dezembro, impedidos de passar a quadra natalícia nos seus lares, na companhia da sua família e amigos.

Seja através da entrega de um presente simbólico, um postal, uma palavra amiga ou mesmo um pouco de música e animação, os estudantes encarnam o verdadeiro espírito natalício e proporcionam um ambiente familiar e único aos doentes internados!

Onde podes participar?

  • Hospital Santa Maria

  • Hospital São José

  • Hospital Pulido Valente

  • Hospital Santa Marta

  • Hospital Beatriz Ângelo

  • Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca/Amadora-Sintra

  • Hospital Garcia de Orta

  • Hospital Dr. José Almeida/Cascais

  • Hospital São Bernardo/Setúbal

  • Hospital Egas Moniz

  • Hospital de Santa Cruz

  • Hospital Francisco Xavier

  • Hospital dos Capuchos

  • Hospital de Santarém

  • Hospital de Vila Franca de Xira

  • IPO

  • Hospital Dr. Nélio Mendonça (Madeira)

  • Hospital dos Marmeleiros (Madeira)

Como?

Podes colaborar como participante ou animador!

Se te inscreveres para participante, terás a missão de trazer boa disposição e alegria aos doentes internados, através da tua companhia e do teu tempo!

Todos os alunos da FML e FCM podem participar, existindo a possibilidade de serem acompanhados por até 2 amigos e/ou familiares.

Se achas que tu ou o teu grupo de amigos podem oferecer algo mais do que um presente e companhia (dotes musicais, mágicos, humorísticos, entre outros), poderás inscrever-te na componente de animação mediante preenchimento de formulário.

Vens fazer do Natal de 2018, um Natal Diferente?

Tu podes fazer a diferença!

Inscreve-te neste link!
Se quiseres participar na Madeira, inscreve-te neste link!

Singular de um Plural | Concurso de Fotografia

Singular de um Plural é uma exposição realizada pelo Departamento de Ação Social e Direitos Humanos da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), em parceria com o clube de fotografia Platon e o clube de arte plásticas CurArte, no âmbito da comemoração do Dia Mundial dos Direitos Humanos (dia 10 de dezembro).

Para que possas ter um papel mais ativo nesta ação de sensibilização, até dia 11 de dezembro, damos-te a oportunidade de participar num Concurso de Fotografia com o tema "o meu bairro".

Como participar?

Cada participante terá que enviar um e-mail para direitoshumanos@aefml.pt com o assunto “Exposição Singular de um Plural” | Concurso de Fotografia”, onde escreva o seu nome completo e número de aluno. Em anexo deverá enviar até 3 fotografias de bairros com o título e legenda das mesmas.

As fotografias deverão ser enviadas em formato jpg. com a resolução mínima de 2000 x 3000 pixels (aprox. 6 megapixels).

Relembramos que as fotografias deverão ser originais e de autoria própria.

Quem vai avaliar?

O júri será constituído por 3 elementos, os dois coordenadores do grupo de fotografia Platon e a coordenadora do Departamento de Imagem e Divulgação da AEFML. De modo a ser um concurso imparcial será realizada uma avaliação anónima das várias fotografias.

O vencedor terá uma vaga garantida no Practical Essentials a realizar no 2º semestre!

Singular de um Plural | Exposição

Singular de um Plural é uma exposição realizada pelo Departamento de Ação Social e Direitos Humanos da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), em parceria com o clube de fotografia Platon e o clube de arte plásticas CurArte, no âmbito da comemoração do Dia Mundial dos Direitos Humanos (dia 10 de dezembro).

A Cova da Moura é dos bairros de Lisboa que mais sofre com o estigma e preconceito. Singular de um Plural é uma exposição que nasce do desejo de mostrar o que está para lá disso. Por isso, fomos conhecer o bairro, as suas gentes e a sua cultura. Procuramos retratar aquilo que vimos e ouvimos. Um retrato real, sem clichés. As fotografias expostas têm o intuito de desmitificar uma população marginalizada, focando-se naquilo que é ignorado. A sua humanidade.

Numa comunidade constituída maioritariamente por imigrantes cabo-verdianos, tentamos representar a riqueza das suas culturas. Mostrar o quotidiano das pessoas que todos os dias trabalham para enfrentar o estigma. Mostrar as associações que procuram a prosperidade do bairro e dos seus residentes. No fundo, mostrar tudo o que de bom e louvável existe no bairro da Cova da Moura e que é constantemente ignorado e relativizado.

Este trabalho relembra e fomenta a dimensão humana do exercício da Medicina (que tantas vezes parece ter sido esquecida). Interagir com comunidades como estas prepara-nos para a profissão porque, como futuros médicos, é nosso dever tentar conhecer ao máximo a população que iremos servir, as suas vicissitudes e complexidades.

Esta exposição estará no piso 01 da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa a partir do dia 3 de dezembro até dia 14 de dezembro.

De modo a assinalar o Dia Mundial dos Direitos Humanos, no dia 10 de dezembro, irá ser estreado um documentário alusivo ao tema da exposição pelas 16h30 em local futuramente a anunciar.