Sebenta Solidária

A Sebenta Solidária é um projeto da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, organizado pelo Departamento de Formação e Ciência e com a duração de 2 dias.

Permite aos alunos da FMUL venderem materiais pedagógicos variados que já não têm uso, possibilitando a reutilização e o acesso mais facilitado aos mesmos, por parte de outros colegas. 

Poderás inscrever os teus materiais de 16 a 22 de setembro de 2019 neste formulário.

IMPORTANTE

  • Deves preencher UM formulário por CADA livro/sebenta/apontamento que pretendas vender. 

  • Não é permitido colocar à venda livros fotocopiados ou de conteúdo não médico.

  • Não serão aceites materiais em mau estado (excessivamente sublinhados ou rabiscados), nem materiais desatualizados, que não estejam de acordo com o currículo escolar atual. 

Nesta edição da Sebenta Solidária, por cada unidade vendida, 1,5€ reverterá a favor da Associação Mundo a Sorrir, uma Organização Não Governamental (ONG), fundada em julho de 2005 para trabalhar nas áreas da Saúde, Saúde Oral e Estilos de Vida Saudável junto das populações em situações de vulnerabilidade socioeconómica. 

 

A entrega dos materiais para venda será efetuada de 23 a 27 de setembro, na Sala de Informática da AEFML, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00.

  • Preenche o Contrato de Consignação e entrega-o no momento da entrega do material que desejas vender. 

  • Deverás trazer os teus materiais separados por ANOS, aquando da entrega dos mesmos.

 

A SEBENTA SOLIDÁRIA decorrerá nos dias 1 e 2 de outubro de 2019, na Sala Multiusos das 9h às 18h.

Datas a fixar

Inscrição de materiais - 16 a 22 de setembro

Período de recolha de materiais - 23 a 27 de setembro

Sebenta Solidária - 1 e 2 de outubro

Comissão Organizadora do XVIII Hospital dos Pequeninos

Hospital dos Pequeninos.jpg

O QUE É O HOSPITAL DOS PEQUENINOS?

O Hospital dos Pequeninos (HP) é uma atividade da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), dirigida a crianças dos 3 aos 7 anos, cujo o principal objetivo é reduzir a ansiedade que as crianças sentem quando confrontadas com a presença de um profissional de saúde.

A criança leva um peluche ou boneco e percorre um conjunto de estações, que pretendem simular os diferentes serviços hospitalares, sendo responsável pelo "tratamento" do seu boneco.

As edições anuais do Hospital dos Pequeninos decorrem durante uma semana na cantina I da Universidade de Lisboa, destinada às escolas, e durante um fim de semana destinado às famílias.

O QUE É A COMISSÃO ORGANIZADORA DO 

HOSPITAL DOS PEQUENINOS (COHP)?

A COHP é o grupo de pessoas que se compromete com a realização de toda a magia desta atividade, que conta com a participação de, aproximadamente, 2600 crianças. Esta comissão é responsável pelo bom funcionamento da atividade, que compreende todo o trabalho de preparação e a semana de recepção das crianças. 

Este ano temos 14 vagas para ti!

DEPARTAMENTOS

Decoração (4 vagas)

Este é o departamento do sonho! É aquele em que pões à prova a tua imaginação na concretização de todas as coisas que darão vida ao Hospital dos Pequeninos, de acordo com o tema geral escolhido para cada edição. 

Divulgação (2 vagas)

Este departamento é responsável pela promoção de todo o projeto, através do  contacto com jornais, revistas, televisões, sites, entre outros. Também se foca no contacto com figuras públicas, para a seleção do padrinho/madrinha do Hospital dos Pequeninos.

Escolas (3 vagas)

Este departamento é responsável por contactar escolas primárias e jardins de infância para que as crianças possam vir ao HP. É também responsável por contactar as instituições que apoiamos todos os anos.

Imagem (2 vagas)

Os membros deste departamento são responsáveis pela realização de todo o material para a divulgação do projeto, através de banners para as redes sociais, molduras, panfletos, etc. Não é necessária experiência em produção de imagem!

Patrocínios (3 vagas)

Os membros deste departamento são os responsáveis por angariar todo o material para a construção da decoração do projeto, para além do material médico e brindes para as crianças que vêm ao HP.

Não é necessária nenhuma experiência em nenhum destes departamentos, só vontade e disponibilidade para aprender.

Nota: Fazer parte da COHP é diferente de ser colaborador! Os colaboradores são todos os colegas que ficam nas diversas estações a receber as crianças durante a semana do Hospital dos Pequeninos.

COMO FAZER PARTE DA COHP?

Para te inscreveres basta preencheres este formulário, até dia 19 de Setembro às 23h59.

O método de seleção irá compreender duas vertentes:

1º - Seleção de 9 alunos através de apreciação do formulário, às cegas, seguido de uma curta entrevista para os formulários mais cotados, entre os dias 24 e 25 de setembro.

2º - Sorteio de 5 alunos de entre os restantes inscritos, no dia 25 de Setembro às 21h00 na Sala de Direção da AEFML. 

Os resultados serão divulgados no dia 25 de Setembro.

Se tiveres dúvidas ou precisares de outro tipo de informações, não hesites em contactar-nos através de hpequeninos@aefml.pt.

NÃO PERCAS ESTA OPORTUNIDADE E VEM TORNAR A 

XVIII EDIÇÃO MÁGICA!

Grupo de Trabalho em Sustentabilidade Ambiental

A ação humana tem trazido consequências graves para o Planeta Terra, como a extinção de espécies e as alterações climáticas.  Como futuros profissionais de saúde, não nos podemos esquecer das implicações que o ambiente tem na saúde. São claras as evidências que mostram como as alterações climáticas colocam em risco a vida e o bem-estar de milhões de pessoas.  É urgente uma mudança de hábitos!  Assim, surge a ideia da criação de um  Grupo de Trabalho em Sustentabilidade Ambiental  que visa refletir sobre como podemos tornar os hábitos da nossa comunidade estudantil mais sustentáveis e participar na organização de atividades que os promovam.   Se te interessas por estes temas este é o grupo para ti!   Inscreve-te neste  formulário   a partir do dia 9 de setembro até ao dia 19 de setembro .  Junta-te a nós e vem ajudar a deixar o mundo um pouco melhor, para nós e para as gerações futuras!

A ação humana tem trazido consequências graves para o Planeta Terra, como a extinção de espécies e as alterações climáticas.

Como futuros profissionais de saúde, não nos podemos esquecer das implicações que o ambiente tem na saúde. São claras as evidências que mostram como as alterações climáticas colocam em risco a vida e o bem-estar de milhões de pessoas.

É urgente uma mudança de hábitos!

Assim, surge a ideia da criação de um Grupo de Trabalho em Sustentabilidade Ambiental que visa refletir sobre como podemos tornar os hábitos da nossa comunidade estudantil mais sustentáveis e participar na organização de atividades que os promovam.

Se te interessas por estes temas este é o grupo para ti!

Inscreve-te neste formulário a partir do dia 9 de setembro até ao dia 19 de setembro.

Junta-te a nós e vem ajudar a deixar o mundo um pouco melhor, para nós e para as gerações futuras!



Comissão Organizadora Revista Ressonância

Ressonância.png

A equipa da revista RESSONÂNCIA está a erguer-se para enfrentar mais um ano. Este projeto que já publicou 29 edições físicas e que a cada ano aposta ainda mais na sua presença online, está a preparar-se para atacar mais desafios de frente e superar-se.

Queremos que o ano letivo de 2019/2020 seja um ano de superação e que a RESSONÂNCIA seja motivo de orgulho para todos os que chamam a Faculdade de Medicina de Lisboa de casa. Por acreditarmos que novas caras trazem um novo fôlego e novas diretrizes, abrimos vagas para todos os Departamentos da RESSONÂNCIA: Design, Revisão e Edição Online.

No Departamento de Design, os seus membros são responsáveis pela imagem da revista impressa e pela sua estruturação: paginação, enquadramento e estética. O objetivo é criar uma revista com artigos de excelência e visualmente atrativa.  

No Departamento de Revisão, ajudarás a garantir a melhor correção ortográfica e gramatical dos artigos, contribuindo para a maior qualidade possível da revista.

No Departamento de Edição Online, terás como responsabilidade gerir publicações que alcançam mais de 1000 pessoas por artigo na nossa plataforma online e contribuir para o crescimento da presença digital da revista, garantindo que esta chega ao maior número de pessoas possíveis, aumentando o público e envolvendo ativamente a comunidade estudantil.

Ficaste interessado? Inscreve-te até dia 19 usando este formulário.


A seleção dos candidatos será feita pela Direção Editorial tendo em conta as respostas fornecidas nos formulários. A análise dos mesmos fundamentar-se-á essencialmente na tua motivação, interesse no projeto e experiência na área.

 

Qualquer dúvida que tenhas, não hesites em contactar-nos através de ressonancia@aefml.pt

Não percas esta oportunidade! Inscreve-te e participa!

Comissão Organizadora Natal Diferente

Natal Diferente.png

Ainda não conheces o Natal Diferente?
A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM) organizam anualmente e há mais de vinte e cinco anos, no dia 24 de dezembro, o projeto Natal Diferente.

É uma das atividades mais emblemáticas da tua Associação de Estudantes, tendo como missão oferecer um sorriso aos pacientes internados durante a manhã do dia 24 de dezembro, impedidos de passar a quadra natalícia nos seus lares, na companhia da sua família e amigos.

Como é constituída a Comissão Organizadora?

A COND é composta por 20 elementos distribuídos por 6 departamentos (Coordenação Geral; Animação; Imagem e Divulgação; Patrocínios; Serviços; Madeira).

Temos 10 vagas disponíveis, em 4 departamentos, à tua espera. Das 10 vagas, 5 são alocadas aos estudantes da FMUL e as restantes 5 destinadas aos estudantes da NMS|FCM.

Departamento de Imagem e Divulgação (2 vagas)

Responsável pela divulgação e promoção do Natal Diferente pelos diversos meios disponíveis, jornais, revista, websites. 

A sua atuação inclui a criação de todo o tipo de material de divulgação, físico e digital, assim como a gestão das redes sociais.

A experiência em produção de imagem será tida em conta na escolha dos membros do departamento.

Departamento de Animação (3 vagas)

Este departamento tem como função organizar e obter apoio de diferentes grupos culturais, de modo a tornar a véspera de Natal mais dinâmica nos serviços.

Concomitantemente, está responsável pela organização do evento solidário, realizado antes de dia 24.

Departamento de Serviços (3 vagas)

Estabelecer o contacto com os diversos serviços e hospitais de modo a manter as parcerias com os mesmos e obter a aprovação para a nossa ação no dia 24.

Este departamento é ainda responsável por saber o número de doentes nos serviços dos hospitais parceiros em que vamos atuar.

Departamento de Patrocínios (2 vagas)

Este departamento tem como principal objetivo arrecadar o número necessário de presentes a entregar aos doentes internados, assim como bens alimentares que sejam necessários.

Desta forma, é responsável pelo contacto com diversas empresas que possam providenciar este tipo de apoios.

Como funciona o processo de seleção?

O processo de selecção dos elementos da Comissão Organizadora será realizado por duas fases:

  • A primeira fase corresponde ao preenchimento do formulário, cujas respostas serão cotadas pelos coordenadores do projeto. Durante esta fase será mantido o total anonimato dos candidatos.

  • Na segunda fase, realizar-se-á uma curta entrevista com os candidatos com a melhor pontuação.

No final serão selecionados 5 alunos da FMUL e 5 da NMS|FCM para integrarem a COND nos departamentos de Animação, Imagem e Divulgação, Patrocínios e Serviços.


Queremos muito que te juntes a nós para espalhar a magia do Natal Diferente!

Inscreve-te neste link até dia 19 de Setembro às 23h59

Qualquer dúvida que tenhas, não hesites em contactar-nos, enviando email para nataldiferente@aefml.pt

Participa e vem ajudar-nos a tornar este Natal um Natal Diferente!

Bolsas de Acção Social AEFML 2019/2020

Bolsas de Acção Social AEFML 2019/2020

A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa entende que nenhum estudante tenha o seu desempenho académico prejudicado por escassez de recursos. Como tal, através da atribuição destas bolsas, pretende auxiliar nas despesas académicas dos estudantes com comprovadas necessidades económicas. 

APOIOS:

  • Empréstimo de um livro semestral, ou anual, através de um Banco de Livros;

  • Isenção do pagamento da quota de sócio AEFML;

  • Comparticipação de 30€ anuais em despesas de material escolar na Papelaria Menina Antónia;

  • Apoio anual em refeições na cantina SASULisboa, atribuído através do carregamento de um cartão de estudante (saldo consoante escalão*);

  • Apoio anual em despesas na Secção Editorial (saldo consoante escalão*).

*Os apoios a atribuir a cada aluno dividem-se em 3 escalões.

INSCRIÇÕES:

  • Quem se pode candidatar?

Qualquer aluno matriculado na FMUL que esteja inscrito num mínimo de 30 ECTS e que tenha um rendimento per capita do agregado familiar anual igual ou inferior a 18 ao indexante dos apoios sociais (IAS) acrescido do valor da propina máxima fixada para o 1º ciclo de estudos do ensino superior público do ano letivo 2018/2019.

  • Data de candidatura: Entre 9 de setembro e 4 de outubro de 2018

SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS:

Será feita a seriação dos candidatos com base no rendimento per capita, sendo dada prioridade aos estudantes com menor rendimento per capita;

CONSULTA JÁ O REGULAMENTO

CONTACTO: bolsas@aefml.pt

Banner_BAS.png

Projeto Solvin' It | Inscrições para Monitores

Solvin' It.png

O Solvin' It, o projeto de peer-teaching desenvolvido pela AEFML, em parceria com o GAE, surge como uma ferramenta de apoio ao estudo dos alunos da FMUL, através da colaboração de alunos-monitores.

Com este projeto, pretendemos apostar em sessões que permitam cimentar os conhecimentos adquiridos, num ambiente informal e propício ao esclarecimento de dúvidas, pois acreditamos que a essência do peer-teaching é benéfica tanto para os alunos, como para os monitores, permitindo-lhes consolidar o conhecimento, simplificá-lo através de estratégias que permitam a compreensão por parte dos restantes alunos e proporcionar-lhes um contacto com a realidade da docência.

Estar no papel de "pedagogo" acarreta decerto dificuldades acrescidas. Por conseguinte, procuramos apostar numa formação pedagógica continuada, com o intuito de colmatar essas mesmas dificuldades.

Na presente edição do projeto, decidimos dar continuidade às áreas disciplinares de Anatomia, Bioquímica, Fisiologia e Microbiologia, bem como aos Pequenos Grupos de Anatomia.

 

Contudo, para tornar este projeto realidade, precisamos de ti!

Gostavas de ser monitor(a) Solvin' It?

Basta que tenhas interesse pelos conteúdos que serão lecionados, boas capacidades comunicativas e, acima de tudo, entusiasmo e vontade de crescer em termos pedagógicos!

Ficaste interessado(a)?

Não percas mais tempo e inscreve-te clicando na área disciplinar da qual pretendes ser monitor(a): Anatomia, Bioquímica, Fisiologia, Microbiologia e/ou  Pequenos Grupos de Anatomia. Tens até às 23h59min do dia 14 de setembro! A seleção será realizada após o fecho dos formulários, sendo os resultados divulgados aos candidatos, via e-mail, no dia 16 de setembro.

 Ajuda-nos a aprimorar a Educação pelos Pares na nossa Faculdade!

Projeto Mentoring | Dia dos Mentores

Vais ser mentor(a) no próximo semestre?    Então prepara-te porque isto é para ti!    O Dia dos Mentores é um dia dedicado à  formação ,  partilha de experiências  e ao  team building  entre os Mentores.  Aqui, vais ser posto à prova numa caça ao tesouro onde só o trabalho em equipa te vai deixar escapar. Vais aprender o verdadeiro significado de ser um líder e, claro, vais ter oportunidade de esclarecer todas as tuas dúvidas e inquietações sobre como ser mentor.  Preparamos para ti um grande dia cheio de atividades:  Escape Room -  Lx Escape;   Formação sobre “Liderança”;  Momento “O que é ser mentor?”  Este dia vai realizar-se a  12 de Setembro , no  Jardim Docas da Ponte  (em breve vamos dar-te mais informações sobre como lá chegar) e terá o seguinte programa:  12h00: Almoço entre Mentores  13h30: Início das atividades  18h30: Término das atividades  Esta atividade terá um  custo associado de 10€ , devido à participação no Escape Room, sendo que, todas as restantes atividades serão gratuitas (as informações sobre o método de pagamento serão enviadas diretamente aos inscritos).  Podes inscrever-te neste dia de aventura  aqui !  As inscrições abrem no dia  29 de Agosto às 21h  e fecham no  dia 4 de Setembro às 21h .  ATENÇÃO:  Esta atividade tem  apenas 45 vagas  por isso, apressa-te e inscreve-te neste que será um dia incrível.  Os alunos que se estão a inscrever como mentores pela 1ª vez é obrigatório participar no Dia dos Mentores ou numa das Sessões de Esclarecimento a acontecer nos dias 25 de Setembro e 2 de Outubro.     Este dia é totalmente dedicado a ti, Mentor(a).    Não percas esta oportunidade!

Vais ser mentor(a) no próximo semestre?

Então prepara-te porque isto é para ti!


O Dia dos Mentores é um dia dedicado à formação, partilha de experiências e ao team building entre os Mentores.

Aqui, vais ser posto à prova numa caça ao tesouro onde só o trabalho em equipa te vai deixar escapar. Vais aprender o verdadeiro significado de ser um líder e, claro, vais ter oportunidade de esclarecer todas as tuas dúvidas e inquietações sobre como ser mentor.

Preparamos para ti um grande dia cheio de atividades:

Escape Room - Lx Escape;

Formação sobre “Liderança”;

Momento “O que é ser mentor?”

Este dia vai realizar-se a 12 de Setembro, no Jardim Docas da Ponte (em breve vamos dar-te mais informações sobre como lá chegar) e terá o seguinte programa:

12h00: Almoço entre Mentores

13h30: Início das atividades

18h30: Término das atividades

Esta atividade terá um custo associado de 10€, devido à participação no Escape Room, sendo que, todas as restantes atividades serão gratuitas (as informações sobre o método de pagamento serão enviadas diretamente aos inscritos).

Podes inscrever-te neste dia de aventura aqui!

As inscrições abrem no dia 29 de Agosto às 21h e fecham no dia 4 de Setembro às 21h.

ATENÇÃO:

Esta atividade tem apenas 45 vagas por isso, apressa-te e inscreve-te neste que será um dia incrível.

Os alunos que se estão a inscrever como mentores pela 1ª vez é obrigatório participar no Dia dos Mentores ou numa das Sessões de Esclarecimento a acontecer nos dias 25 de Setembro e 2 de Outubro.

Este dia é totalmente dedicado a ti, Mentor(a).

Não percas esta oportunidade!



V Concurso Literário Ressonância - Rebeldes com Causa

concursO-BANNER.png

A revista RESSONÂNCIA é um projeto totalmente desenvolvido por estudantes e para estudantes, tendo pautado as últimas edições por um aumento exponencial da qualidade e diversidade de conteúdos. Todos os anos, o Concurso Literário organizado aproxima os estudantes deste projeto, permitindo a inclusão das suas ideias e visões na conceção da revista. Este ano, procuramos cativar e envolver a comunidade estudantil desenvolvendo o V Concurso Jornalístico intitulado Rebeldes com Causa.

França, Maio de 68. Protestos em Tian'anmen, Junho de 1989. Greves pelo clima, 2018-2019. O que é que estes acontecimentos têm comum? Repetidamente ao longo da história, os jovens, movidos pela revolta que sentem contra o sistema e frustados com a apatia dos adultos, unem-se e levantam a voz. Como dizia Karl Marx "As revoluções são a locomotiva da história", e nos dias de hoje o ativismo é o seu maior instrumento, tendo as redes sociais um papel fulcral no seu processamento.

A quinta edição do concurso jornalístico da Revista RESSONÂNCIA desafia os estudantes de medicina a averiguar o papel da juventude na mudança de paradigmas. Desde as questões climáticas, à luta contra o lobby das armas nos EUA ou o envolvimento político através das juventudes partidárias, os jovens procuram envolver-se na construção e remodelação da sociedade. Será este envolvimento efetivamente producente ou sequer suficiente? Nem sempre bem sucedidos ou eficazes, quais as consequências negativas destes movimentos? Deverão os estudantes de medicina ter um papel mais ativo e consciente na sociedade civil? Quais são as causas que hoje vale a pena lutar? 

Procurando responder a estas perguntas e a outras que consideres pertinentes, desafiamos-te a ser um rebelde com causa.

Envia o teu artigo para ressonancia@aefml.pt até ao dia 30 de Setembro! 

O vencedor terá uma inscrição gratuita garantida no 11th AIMS Meeting, para além de ver o seu artigo publicado na XXX edição da RESSONÂNCIA! Para o 2º e 3º lugares temos ainda prémios a atribuir: uma inscrição gratuita nas II Jornadas de Workshops de Suturas AEFML  e num Workshop AIMS Masterclass, respetivamente.

 

Consulta o Regulamento para saberes todos os pormenores.

Cursos de Línguas AEFML - Language Craft

Banner - Curso de Línguas.png

EMBARCA NESTA VIAGEM - APRENDE UMA NOVA LÍNGUA!

 Os Cursos de Línguas AEFML - LanguageCraft são uma óptima forma de te lançares para um Programa de Mobilidade Erasmus+, um Intercâmbio Médico-Científico ou apenas para enriquecer o teu currículo. 

Aproveita as vantagens exclusivas que os alunos da FMUL e Sócios AEFML têm com esta parceria entre a AEFML e a LanguageCraft.

Antes de te inscreveres, consulta os seguintes documentos: 

  1. REGULAMENTO CURSOS LÍNGUAS 2019-20 | 1ºSEMESTRE - onde constam todas as condições acerca dos cursos, desde a avaliação, preçário e outras;

  2. CALENDARIZAÇÃO, onde poderás consultar as datas das aulas e o total de horas correspondente a cada curso.

Por forma a tornar a leitura dos documentos mais fácil poderás ler o GUIÃO - CURSOS LÍNGUAS 2019-20 | 1ºSEMESTRE com o resumo das datas essenciais a reter e outras informações pertinentes à tua inscrição.

Para completares a tua inscrição, pedimos-te que até dia 22 DE SETEMBRO, completes os seguintes passos: 

  1. Preenchas o Formulário de Inscrição;

  2. Envies para formativa@aefml.pt a Declaração de Aceitação do Regulamento assinada;

  3. Caso já tenhas um certificado de nível de língua (emitido há menos de 2 anos) do Curso pretendido, envies para formativa@aefml.pt, o Certificado de nível digitalizado.

Qualquer dúvida que tenhas, não hesites em contactar-nos, enviando email para formativa@aefml.pt.

Erasmus Buddy & Tandem Project

Banner - Erasmus Buddy.png

Tens interesse em fazer Erasmus e queres saber mais sobre a vivência destes alunos? Queres aprender outra língua sem a necessidade de aulas? 

Inscreve-te no Erasmus Buddy e Tandem Project preenchendo este formulário até dia 25 de agosto.

No projeto Erasmus Buddy tens a possibilidade de acompanhar um aluno de Erasmus ao longo da sua estadia em Portugal , nomeadamente, na sua integração e vivência da faculdade, compreensão do funcionamento dos módulos e exames e ainda no conhecimento da cultura e tradições portuguesas. 

Este ano, no sentido de promover um melhor relacionamento entre os alunos Erasmus e os seus Buddies, vai ser realizado um matching com base em preferências pessoais e interesses. 

Enquanto Erasmus Buddy poderás também participar no Tandem Project! Nesta vertente podes aprender uma nova língua e simultaneamente ajudar a aperfeiçoar o português desses estudantes. Como recebemos alunos de vários países europeus, tens a possibilidade de escolher aquela língua que sempre tiveste curiosidade em aprender.

Qualquer dúvida, contacta-nos em internacionais@aefml.pt

Inscrições Mentores 2019/2020

Queres ser mentor da 6ª edição do projeto mentoring ?  Então prepara-te, porque...     AS INSCRIÇÕES PARA MENTOR ESTÃO OFICIALMENTE ABERTAS!     Como provavelmente sabes, o projeto mentoring resulta de uma parceria do Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da AEFML com o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) e tem como principal objetivo a integração dos novos alunos da FMUL no ambiente académico e social através de um acompanhamento por parte de um mentor que sendo já conhecedor da faculdade, pode partilhar as suas experiências.  Mas para que isto seja possível, precisamos de ti!  Se queres ser mentor em 2019/2020 e:  · Frequentas o 2º ou 3º ano do MIM, então inscreve-te  aqui !  · Frequentas o 2º ano de LCN então, podes inscrever-te  aqui !  E como não são apenas os Caloiros que precisam de mentoria ao longo do curso, se pretendes contribuir para a integração dos estudantes de 3º ano provenientes da UMa ou Licenciados que cheguem à FMUL, e  · Frequentas o 4º ou 5º ano do MIM, inscreve-te  aqui !  Tens até dia  7 de setembro  para te  inscreveres como mentor e fazeres deste um projeto ainda mais incrível !  Informações importantes:  - Tal como em anos anteriores, haverá um matching Mentor-Mentorando feito através dos teus gostos, interesses e características pessoais. Preenche-o atentamente! E este ano, mentorandos do MIM serão atribuídos a mentores do MIM e mentorandos da LCN serão atribuídos a mentores da LCN.  - Se vais ser mentor pela 1ª vez, tem em atenção que é obrigatória a tua presença no Dia dos Mentores ou em alternativa, numa das Sessões de Esclarecimento a ser anunciadas (as datas serão atempadamente transmitidas).  - Na Semana das Matrículas haverá uma banca do projeto onde precisamos de TI! Assim, caso tenhas interesse em ajudar-nos e em acompanhar os nossos novos colegas, preenche os turnos que se encontram no fim do formulário, com as tuas disponibilidades. (Não é obrigatório participares na semana das matrículas para seres mentor!)   Contamos Contigo!

Queres ser mentor da 6ª edição do projeto mentoring ?

Então prepara-te, porque...

AS INSCRIÇÕES PARA MENTOR ESTÃO OFICIALMENTE ABERTAS!

Como provavelmente sabes, o projeto mentoring resulta de uma parceria do Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da AEFML com o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) e tem como principal objetivo a integração dos novos alunos da FMUL no ambiente académico e social através de um acompanhamento por parte de um mentor que sendo já conhecedor da faculdade, pode partilhar as suas experiências.

Mas para que isto seja possível, precisamos de ti!

Se queres ser mentor em 2019/2020 e:

· Frequentas o 2º ou 3º ano do MIM, então inscreve-te aqui!

· Frequentas o 2º ano de LCN então, podes inscrever-te aqui!

E como não são apenas os Caloiros que precisam de mentoria ao longo do curso, se pretendes contribuir para a integração dos estudantes de 3º ano provenientes da UMa ou Licenciados que cheguem à FMUL, e

· Frequentas o 4º ou 5º ano do MIM, inscreve-te aqui!

Tens até dia 7 de setembro para te inscreveres como mentor e fazeres deste um projeto ainda mais incrível!

Informações importantes:

- Tal como em anos anteriores, haverá um matching Mentor-Mentorando feito através dos teus gostos, interesses e características pessoais. Preenche-o atentamente! E este ano, mentorandos do MIM serão atribuídos a mentores do MIM e mentorandos da LCN serão atribuídos a mentores da LCN.

- Se vais ser mentor pela 1ª vez, tem em atenção que é obrigatória a tua presença no Dia dos Mentores ou em alternativa, numa das Sessões de Esclarecimento a ser anunciadas (as datas serão atempadamente transmitidas).

- Na Semana das Matrículas haverá uma banca do projeto onde precisamos de TI! Assim, caso tenhas interesse em ajudar-nos e em acompanhar os nossos novos colegas, preenche os turnos que se encontram no fim do formulário, com as tuas disponibilidades. (Não é obrigatório participares na semana das matrículas para seres mentor!)

Contamos Contigo!



Comissão de Acompanhamento de Erasmus

BannerCAE.png

Se procuras um novo desafio que te possibilite contactar com diferentes culturas e fazer novos amigos, a CAE é ideal para ti.

Através da Comissão de Acompanhamento de Erasmus (CAE), vais ter a possibilidade de ajudar na receção e integração dos alunos Erasmus na nossa faculdade assim como ajudá-los a encontrar a sua paixão por Lisboa e Portugal. 

A CAE participa na organização de um programa social que decorre durante todo o ano letivo 2019/2020 destinado aos alunos incomings e contribui também na divulgação dos diversos eventos culturais, sociais e desportivos que este podem experienciar na nossa faculdade. Para tal, é necessário uma CAE motivada e dinâmica. Pronto para aceitar este desafio?

Até dia 22 de julho, às 23:59 preenche este formulário e candidata-te a um ano de experiências únicas.

Se tiveres dúvidas ou precisares de mais informações, contacta-nos em internacionais@aefml.pt!

Comissão Organizadora do Mentoring e Mentoring 2.0

CO_MENTORING.png

Apresentamos-te a 7.ª edição do projeto Mentoring e a 2.ª edição do projeto Mentoring 2.0.

Resultado de uma parceria da AEFML com o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE), o projeto Mentoring tem como principal objetivo a integração dos novos estudantes da FMUL no ambiente académico e social através de um acompanhamento por parte de outros estudantes que já conhecem a faculdade e que podem partilhar as suas experiências com os novos estudantes.

O projeto Mentoring 2.0 é um projeto recém criado cujo objetivo é o acompanhamento, interação e discussão entre, preferencialmente, um Interno de Formação Específica ou, em alternativa, um Interno do Ano Comum, Especialista ou Investigador, e um conjunto de alunos (no máximo 3) dos anos clínicos (4º a 6º anos) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).

Para que estes projetos possam ser incríveis, precisamos da tua ajuda!

Inscreve-te na CO-Ment até dia 22 de Julho de 2019 às 23h59, através deste formulário (clica para acederes ao mesmo). 

A seleção dos candidatos será feita pelos co-coordenadores do projeto Mentoring e pelo coordenador do Departamento de Pedagogia e Educação Médica

O método de seleção consistirá na análise das respostas aos formulários, realizada anonimamente, avaliando tanto as motivações como o modo de atuação face a casos práticos, com os quais a Comissão Organizadora poderá ser confrontada durante o exercer das suas funções.

Estarão à tua disposição 3 vagas se fores do MIM e 1 vaga se fores de LCN.

Não percas a oportunidade e agarra as 4 vagas que temos para ti na CO-Ment!

Em caso de qualquer dúvida ou necessidade de esclarecimento, não hesites em contactar-nos através de mentoring@aefml.pt ou mentoring@medicina.ulisboa.pt.

Contamos contigo?

Comissão Organizadora do Solvin' It

CO_SOLVINIT.png

Terminadas as inscrições para a Bolsa da co-coordenação do Projeto Solvin’ It, chegou o momento para completar a equipa que irá explorar o peer-teaching no ano letivo que se avizinha: Comissão Organizadora do Solvin’ It (COSI)

Esta Comissão terá a responsabilidade de organizar todas as atividades desenvolvidas pelo projeto ao longo do ano, bem como atuar na gestão dos recursos humanos.

Para que o projeto possa continuar a ser aprimorado, uma COSI motivada e dinâmica é imprescindível. Se te revês no papel de membro da COSI, não percas mais tempo e abraça esta oportunidade! 

Até dia 22 de julho, às 23h59min, temos 5 vagas para ti - destas, terás 4 se fores estudante do Mestrado Integrado em Medicina e 1 se fores estudante da Licenciatura em Ciências da Nutrição! O primeiro passo é simples: preencher este formulário (para acederes clica no mesmo)!

Os candidatos serão selecionados pelos co-coordenadores gerais do projeto e pelo coordenador do Departamento de Pedagogia e Educação Médica da AEFML, externo à COSI, com base nas suas respostas ao formulário.

NOTA: é de salientar que ser membro da COSI não é o mesmo que ser monitor! Os monitores serão responsáveis pela preparação e pela apresentação das sessões, enquanto que a Comissão Organizadora será responsável pela logística do projeto, bem como pelos contactos que serão efetuados entre as diversas entidades. 

Perante qualquer dúvida que tenhas, não hesites em contactar-nos: solvinit@aefml.pt ou solvinit@medicina.ulisboa.pt!

 

Aceitas partir nesta supimpa aventura?

I RGA Ordinária 2019/2020

I RGA_11 de julho.png

Seguindo os termos do artigo 21º dos Estatutos da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), vem desta forma a Mesa da Reunião Geral de Alunos (RGA) convocar todos os alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) a estarem presentes na RGA a decorrer, em sessão ordinária, no dia 11 de julho de 2019 (quinta-feira), pelas 14h00, em local a designar, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
0. Votação da Ordem de Trabalhos;
1. Apresentação do Modo de Funcionamento das Reuniões Gerais de Alunos;
2. Apresentação, Discussão e Votação da Ata da RGA Ordinária Anterior;
3. Apresentação, Discussão e Votação da Proposta de Regimento da RGA da AEFML;
4. Apresentação e Discussão do Plano de Atividades e Orçamento para o exercício do mandato 2019/2020;
5. Apreciação do Parecer do Conselho Fiscal;
6. Votação do Plano de Atividades e Orçamento para o exercício do mandato 2019/2020;
7. Apresentação, Discussão e Votação das Normas de Tesouraria para o exercício do mandato 2019/2020;
8. Outros Assuntos.

Nos termos do artigo 23º dos Estatutos da AEFML, caso não se reúna a presença mínima de metade dos alunos da FMUL pelas 14h00, a RGA reúne quinze minutos mais tarde (14h15) com a presença de, no mínimo, cinco por cento dos estudantes da Faculdade. Caso este número não se verifique, a RGA reúne quinze minutos mais tarde (14h30), com caráter vinculativo, com o número de estudantes presentes.

Os documentos a serem discutidos em RGA serão enviados via mailinglist da AEFML.

Projeto Solvin' It | Candidatura a Bolsa de Co-Coordenação

Bolsa Solvin'It.png

O projeto Solvin’ It é um projeto de peer-teaching que o Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) lançou, em 2015, e que se baseia na realização de sessões dinamizadas e lecionadas por alunos (monitores) para alunos (participantes), devidamente validadas por professores qualificados (tutores). Procura ser um complemento à aprendizagem dos estudantes, proporcionando um ambiente didático e informal benéfico tanto para o conhecimento dos participantes como para a experiência pedagógica dos monitores.

Partindo agora para a sua 5ª edição e em parceria com o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), é com prazer que anunciamos que será atribuída uma bolsa, financiada pela FMUL, a um aluno que se candidate à co-coordenação do projeto Solvin’ It.

Tendo atingido 1963 participantes inscritos na mais recente edição, um projeto desta envergadura necessitará de uma coordenação estável e competente. Se te revês no papel de co-coordenador(a) e queres ficar a saber mais sobre os requisitos de admissão, funções ou método de seleção do aluno-bolseiro, consulta o Regulamento.

Tem em conta que este regime não diz respeito às vagas para a Comissão Organizadora do Solvin’It (COSI), mas sim à atribuição de uma bolsa para o papel de co-coordenador, com funções distintas e que serão desempenhadas em conjunto com um membro da Direção da AEFML. Não te poderás candidatar simultaneamente à COSI e à Bolsa.

Caso decidas candidatar-te às duas bolsas do Gabinete de Apoio ao Estudante (Mentoring e Mentoring 2.0 e Solvin’ It) e sejas o primeiro colocado em ambas, poderás optar por aquela que preferires!

O período de candidaturas encontra-se aberto do dia 14 de junho até às 23h59min do dia 30 de junho!

Para te candidatares:

  • Envia o teu currículo (onde refiras os teus o(s) ano(s) de participação, a(s) área(s) disciplinar(es) em que participaste, experiência prévia no projeto e eventual conhecimento e experiência em pedagogia, entre outros) e carta de motivação (onde expliques o teu interesse e contributo para o projeto, bem como capacidades ou lacunas que terás para o desempenhar da função) para o endereço solvinit@medicina.ulisboa.pt;

  • Preenche este formulário constituído por perguntas gerais acerca do projeto e uma situação-problema com que o co-coordenador se poderá ver confrontado.

Não percas tempo!

Ajuda-nos a criar a melhor edição do Projeto Solvin' It até hoje

Projeto Mentoring e Mentoring 2.0 | Candidatura a Bolsa do Gabinete de Apoio ao Estudante

Bolsa Mentoring.png

O Projeto Mentoring, desenvolvido pelo Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AEFML) em parceria com o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), tem como visão principal a integração profícua dos novos alunos da FMUL, tanto do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) como da Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN), no ambiente académico e social da faculdade. Procura, deste modo, minorar as possíveis dificuldades de adaptação decorrentes da transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior, através do acompanhamento psicopedagógico dos novos estudantes.

O Projeto Mentoring 2.0, em continuidade com o desenvolvido no ano letivo 2018/2019, será desenvolvido no seio do GAE e visará a atribuição de Mentores - Internos de Ano Comum / Formação Especializada ou outros - aos alunos dos Anos Clínicos - 4º a 6º anos.

A parceria estabelecida com a FMUL permite a atribuição de uma Bolsa financiada pela FMUL a um aluno que se candidate à Co-Coordenação do projeto Mentoring e Mentoring 2.0!

Para conheceres os objetivos propostos, critérios de seleção, remuneração, entre outros, acede ao Regulamento.

Atenta que a inscrição com atribuição de Bolsa não diz respeito a uma vaga na Comissão Organizadora mas sim a uma vaga de Co-Coordenação dos Projetos Mentoring e Mentoring 2.0 partilhada com outro Coordenador, pertencente à Direção da AEFML. Como tal, deves ter em atenção o plano de trabalhos discriminado no Regulamento.

Caso decidas candidatar-te às duas bolsas e sejas o primeiro colocado em ambas, poderás optar por aquela que preferires!

O período de candidaturas encontra-se aberto do dia 14 de junho até às 23h59min do dia 23 de junho!

Durante este período, a fim de te candidatares, deverás:

  • Enviar o teu currículo e carta de motivação onde expliques o teu interesse e contributo para o projeto para o endereço mentoringFMUL@medicina.ulisboa.pt.

  • Preencher este formulário constituído por situações problema referentes ao Projeto Mentoring.

Não percas mais tempo e inscreve-te agora!

Ajuda-nos a ajudar(-te) a criar a melhor edição dos Projetos Mentoring e Mentoring 2.0!

Cerimónia da Bata Branca

Bata Branca .png

A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa irá organizar a quarta edição da "Cerimónia da Bata Branca", com o apoio da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM).

Esta Cerimónia consiste num momento formal de sensibilização e celebração da transição para o ciclo clínico do percurso do Estudante de Medicina, um projeto levado a cabo pelo Grupo de Trabalho de Direitos Humanos e Ética Médica da ANEM.

Este grupo procura desenvolver atividades que complementem a formação do estudante, de forma a sensibilizar a comunidade no sentido de uma Medicina mais humana, valorizando a relação médico-doente.

Neste sentido, surgiu a “Cerimónia de Bata Branca” que reune os estudantes de Medicina do atual 3º ano, que iniciam agora a sua formação clínica, de forma a sensibilizá-los para as responsabilidades inerentes à relação médico-doente, não só a nível de competências e conhecimentos clínicos, mas também em toda a dimensão humana envolvida.

Não percas a oportunidade de participar nesta Cerimónia, no próximo dia 3 de Junho, às 18:15h na Aula Magna da FMUL.