Concurso Revista RESSONÂNCIA "da Vinci"

da_Vinci_BANNER.png

A revista RESSONÂNCIA é um projeto totalmente desenvolvido por estudantes e para estudantes. Assim, cremos que o envolvimento da comunidade estudantil é essencial para o crescimento da revista! Desafiamos-te por isso a participar no IV Concurso Jornalístico intitulado da Vinci.

Arquétipo do homem do Renascimento, Leonardo Da Vinci será para sempre recordado não só pelo seu génio artístico mas também pelo seu contributo ímpar para a Medicina. As pontes por ele estabelecidas entre o mundo das artes e das ciências médicas tornar-se-iam para sempre indeléveis. Na sua quarta edição, o concurso jornalístico da revista RESSONÂNCIA pretende desafiar os estudantes de medicina a continuar o trabalho deixado pelo génio renascentista, procurando explorar as ligações que existiram e continuam a existir entre o mundo das Artes e das Humanidades e essa estranha ciência que é a Medicina.

Segundo Mia Couto, o conhecimento é como um rio onde a Ciência e a Arte são as duas margens. Se assim for, é-nos impossível negar a quantidade avassaladora de personalidades que ousaram realizar esta travessia, deixando a sua marca profunda nas duas margens desse leito. Haverá então alguma ligação particular entre a Medicina e a Arte? Pode a Literatura funcionar como um veículo para a experiência subjetiva do sofrimento Humano inerente à doença? Terá a musicoterapia juntamente com outras formas de terapias criativas um papel significativo nas terapêuticas do futuro? Deveria o currículo médico integrar áreas artísticas? Investigando e refletindo, estas são algumas das questões para as quais desafiamos-te a encontrar resposta e quiçá contribuir para a perpetuação do legado de da Vinci.

Envia o teu artigo para ressonancia@aefml.pt até ao dia 30 de Setembro! O vencedor terá uma inscrição gratuita garantida no 10th AIMS Meeting, para além de ver o seu artigo publicado na edição XXVIII da RESSONÂNCIA! Para o 2º e 3º lugares temos ainda uma inscrição gratuita no Workshop de Suturas e num Workshop AIMS Masterclass, respetivamente.

Consulta o Regulamento para saberes todos os pormenores.

Erasmus Buddy | Inscrições

BannerEB.png

O Erasmus Buddy é um projeto que tem como gande objetivo tutorar o trajeto académico dos alunos Erasmus Incoming na nossa Faculdade e promover a sua melhor integração integração possível, passando essencialmente por:

  • Auxílio na resolução de qualquer dúvida ou problema que possam surgir, quer relativos à Faculdade quer à experiência Erasmus em geral
  • Cooperar com a CAE (Comissão para Acompanhamento de Erasmus) no desenvolvimento de um forte programa social para mostar o melhor de Lisboa a estes alunos!

Além deste projeto decorre também, em paralelo, o Projeto Tandem! 

Este é um projeto baseado no ensino de línguas peer-to-peer, em ambiente informal, entre alunos Erasmus e alunos locais.  O principal objetivo do Tandem Project passa pelo contacto entre os dois estudantes, garantindo uma comunicação que permita a aprendizagem/ensino da sua língua materna em diferentes contextos, de acordo com a disponibilidade semanal de cada um e durante a permanência do aluno Erasmus em Portugal.

Poderás inscrever-te apenas como buddy ou como buddy + tandem partner!

Para te inscreveres, deves preencher este formulário até 18 de agosto.

Atenção: As vagas estão limitadas ao número de estudantes Erasmus a receber; como tal, caso o número de inscritos seja superior ao necessário, será realizado um sorteio.

Comissão de Acompanhamento de Erasmus

Ao longo do próximo ano letivo, iremos receber na nossa Faculdade estudantes Erasmus, e o Departamento de Relações Internacionais quer oferecer aos alunos incoming a melhor experiência possível na sua estadia em Lisboa e na sua integração no quotidiano da FMUL! Por isso, lançamos-te agora o desafio de pertenceres à CAE, a Comissão de Acompanhamento de Erasmus!