Comissão de Acompanhamento de Erasmus

BannerCAE.png

Se procuras um novo desafio que te possibilite contactar com diferentes culturas e fazer novos amigos, a CAE é ideal para ti.

Através da Comissão de Acompanhamento de Erasmus (CAE), vais ter a possibilidade de ajudar na receção e integração dos alunos Erasmus na nossa faculdade assim como ajudá-los a encontrar a sua paixão por Lisboa e Portugal. 

A CAE participa na organização de um programa social que decorre durante todo o ano letivo 2019/2020 destinado aos alunos incomings e contribui também na divulgação dos diversos eventos culturais, sociais e desportivos que este podem experienciar na nossa faculdade. Para tal, é necessário uma CAE motivada e dinâmica. Pronto para aceitar este desafio?

Até dia 22 de julho, às 23:59 preenche este formulário e candidata-te a um ano de experiências únicas.

Se tiveres dúvidas ou precisares de mais informações, contacta-nos em internacionais@aefml.pt!

Comissão Organizadora do Mentoring e Mentoring 2.0

CO_MENTORING.png

Apresentamos-te a 7.ª edição do projeto Mentoring e a 2.ª edição do projeto Mentoring 2.0.

Resultado de uma parceria da AEFML com o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE), o projeto Mentoring tem como principal objetivo a integração dos novos estudantes da FMUL no ambiente académico e social através de um acompanhamento por parte de outros estudantes que já conhecem a faculdade e que podem partilhar as suas experiências com os novos estudantes.

O projeto Mentoring 2.0 é um projeto recém criado cujo objetivo é o acompanhamento, interação e discussão entre, preferencialmente, um Interno de Formação Específica ou, em alternativa, um Interno do Ano Comum, Especialista ou Investigador, e um conjunto de alunos (no máximo 3) dos anos clínicos (4º a 6º anos) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).

Para que estes projetos possam ser incríveis, precisamos da tua ajuda!

Inscreve-te na CO-Ment até dia 22 de Julho de 2019 às 23h59, através deste formulário (clica para acederes ao mesmo). 

A seleção dos candidatos será feita pelos co-coordenadores do projeto Mentoring e pelo coordenador do Departamento de Pedagogia e Educação Médica

O método de seleção consistirá na análise das respostas aos formulários, realizada anonimamente, avaliando tanto as motivações como o modo de atuação face a casos práticos, com os quais a Comissão Organizadora poderá ser confrontada durante o exercer das suas funções.

Estarão à tua disposição 3 vagas se fores do MIM e 1 vaga se fores de LCN.

Não percas a oportunidade e agarra as 4 vagas que temos para ti na CO-Ment!

Em caso de qualquer dúvida ou necessidade de esclarecimento, não hesites em contactar-nos através de mentoring@aefml.pt ou mentoring@medicina.ulisboa.pt.

Contamos contigo?

Comissão Organizadora do Solvin' It

CO_SOLVINIT.png

Terminadas as inscrições para a Bolsa da co-coordenação do Projeto Solvin’ It, chegou o momento para completar a equipa que irá explorar o peer-teaching no ano letivo que se avizinha: Comissão Organizadora do Solvin’ It (COSI)

Esta Comissão terá a responsabilidade de organizar todas as atividades desenvolvidas pelo projeto ao longo do ano, bem como atuar na gestão dos recursos humanos.

Para que o projeto possa continuar a ser aprimorado, uma COSI motivada e dinâmica é imprescindível. Se te revês no papel de membro da COSI, não percas mais tempo e abraça esta oportunidade! 

Até dia 22 de julho, às 23h59min, temos 5 vagas para ti - destas, terás 4 se fores estudante do Mestrado Integrado em Medicina e 1 se fores estudante da Licenciatura em Ciências da Nutrição! O primeiro passo é simples: preencher este formulário (para acederes clica no mesmo)!

Os candidatos serão selecionados pelos co-coordenadores gerais do projeto e pelo coordenador do Departamento de Pedagogia e Educação Médica da AEFML, externo à COSI, com base nas suas respostas ao formulário.

NOTA: é de salientar que ser membro da COSI não é o mesmo que ser monitor! Os monitores serão responsáveis pela preparação e pela apresentação das sessões, enquanto que a Comissão Organizadora será responsável pela logística do projeto, bem como pelos contactos que serão efetuados entre as diversas entidades. 

Perante qualquer dúvida que tenhas, não hesites em contactar-nos: solvinit@aefml.pt ou solvinit@medicina.ulisboa.pt!

 

Aceitas partir nesta supimpa aventura?

I RGA Ordinária 2019/2020

I RGA_11 de julho.png

Seguindo os termos do artigo 21º dos Estatutos da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), vem desta forma a Mesa da Reunião Geral de Alunos (RGA) convocar todos os alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) a estarem presentes na RGA a decorrer, em sessão ordinária, no dia 11 de julho de 2019 (quinta-feira), pelas 14h00, em local a designar, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
0. Votação da Ordem de Trabalhos;
1. Apresentação do Modo de Funcionamento das Reuniões Gerais de Alunos;
2. Apresentação, Discussão e Votação da Ata da RGA Ordinária Anterior;
3. Apresentação, Discussão e Votação da Proposta de Regimento da RGA da AEFML;
4. Apresentação e Discussão do Plano de Atividades e Orçamento para o exercício do mandato 2019/2020;
5. Apreciação do Parecer do Conselho Fiscal;
6. Votação do Plano de Atividades e Orçamento para o exercício do mandato 2019/2020;
7. Apresentação, Discussão e Votação das Normas de Tesouraria para o exercício do mandato 2019/2020;
8. Outros Assuntos.

Nos termos do artigo 23º dos Estatutos da AEFML, caso não se reúna a presença mínima de metade dos alunos da FMUL pelas 14h00, a RGA reúne quinze minutos mais tarde (14h15) com a presença de, no mínimo, cinco por cento dos estudantes da Faculdade. Caso este número não se verifique, a RGA reúne quinze minutos mais tarde (14h30), com caráter vinculativo, com o número de estudantes presentes.

Os documentos a serem discutidos em RGA serão enviados via mailinglist da AEFML.

Projeto Solvin' It | Candidatura a Bolsa de Co-Coordenação

Bolsa Solvin'It.png

O projeto Solvin’ It é um projeto de peer-teaching que o Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) lançou, em 2015, e que se baseia na realização de sessões dinamizadas e lecionadas por alunos (monitores) para alunos (participantes), devidamente validadas por professores qualificados (tutores). Procura ser um complemento à aprendizagem dos estudantes, proporcionando um ambiente didático e informal benéfico tanto para o conhecimento dos participantes como para a experiência pedagógica dos monitores.

Partindo agora para a sua 5ª edição e em parceria com o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), é com prazer que anunciamos que será atribuída uma bolsa, financiada pela FMUL, a um aluno que se candidate à co-coordenação do projeto Solvin’ It.

Tendo atingido 1963 participantes inscritos na mais recente edição, um projeto desta envergadura necessitará de uma coordenação estável e competente. Se te revês no papel de co-coordenador(a) e queres ficar a saber mais sobre os requisitos de admissão, funções ou método de seleção do aluno-bolseiro, consulta o Regulamento.

Tem em conta que este regime não diz respeito às vagas para a Comissão Organizadora do Solvin’It (COSI), mas sim à atribuição de uma bolsa para o papel de co-coordenador, com funções distintas e que serão desempenhadas em conjunto com um membro da Direção da AEFML. Não te poderás candidatar simultaneamente à COSI e à Bolsa.

Caso decidas candidatar-te às duas bolsas do Gabinete de Apoio ao Estudante (Mentoring e Mentoring 2.0 e Solvin’ It) e sejas o primeiro colocado em ambas, poderás optar por aquela que preferires!

O período de candidaturas encontra-se aberto do dia 14 de junho até às 23h59min do dia 30 de junho!

Para te candidatares:

  • Envia o teu currículo (onde refiras os teus o(s) ano(s) de participação, a(s) área(s) disciplinar(es) em que participaste, experiência prévia no projeto e eventual conhecimento e experiência em pedagogia, entre outros) e carta de motivação (onde expliques o teu interesse e contributo para o projeto, bem como capacidades ou lacunas que terás para o desempenhar da função) para o endereço solvinit@medicina.ulisboa.pt;

  • Preenche este formulário constituído por perguntas gerais acerca do projeto e uma situação-problema com que o co-coordenador se poderá ver confrontado.

Não percas tempo!

Ajuda-nos a criar a melhor edição do Projeto Solvin' It até hoje

Projeto Mentoring e Mentoring 2.0 | Candidatura a Bolsa do Gabinete de Apoio ao Estudante

Bolsa Mentoring.png

O Projeto Mentoring, desenvolvido pelo Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AEFML) em parceria com o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), tem como visão principal a integração profícua dos novos alunos da FMUL, tanto do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) como da Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN), no ambiente académico e social da faculdade. Procura, deste modo, minorar as possíveis dificuldades de adaptação decorrentes da transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior, através do acompanhamento psicopedagógico dos novos estudantes.

O Projeto Mentoring 2.0, em continuidade com o desenvolvido no ano letivo 2018/2019, será desenvolvido no seio do GAE e visará a atribuição de Mentores - Internos de Ano Comum / Formação Especializada ou outros - aos alunos dos Anos Clínicos - 4º a 6º anos.

A parceria estabelecida com a FMUL permite a atribuição de uma Bolsa financiada pela FMUL a um aluno que se candidate à Co-Coordenação do projeto Mentoring e Mentoring 2.0!

Para conheceres os objetivos propostos, critérios de seleção, remuneração, entre outros, acede ao Regulamento.

Atenta que a inscrição com atribuição de Bolsa não diz respeito a uma vaga na Comissão Organizadora mas sim a uma vaga de Co-Coordenação dos Projetos Mentoring e Mentoring 2.0 partilhada com outro Coordenador, pertencente à Direção da AEFML. Como tal, deves ter em atenção o plano de trabalhos discriminado no Regulamento.

Caso decidas candidatar-te às duas bolsas e sejas o primeiro colocado em ambas, poderás optar por aquela que preferires!

O período de candidaturas encontra-se aberto do dia 14 de junho até às 23h59min do dia 23 de junho!

Durante este período, a fim de te candidatares, deverás:

  • Enviar o teu currículo e carta de motivação onde expliques o teu interesse e contributo para o projeto para o endereço mentoringFMUL@medicina.ulisboa.pt.

  • Preencher este formulário constituído por situações problema referentes ao Projeto Mentoring.

Não percas mais tempo e inscreve-te agora!

Ajuda-nos a ajudar(-te) a criar a melhor edição dos Projetos Mentoring e Mentoring 2.0!

Cerimónia da Bata Branca

Bata Branca .png

A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa irá organizar a quarta edição da "Cerimónia da Bata Branca", com o apoio da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM).

Esta Cerimónia consiste num momento formal de sensibilização e celebração da transição para o ciclo clínico do percurso do Estudante de Medicina, um projeto levado a cabo pelo Grupo de Trabalho de Direitos Humanos e Ética Médica da ANEM.

Este grupo procura desenvolver atividades que complementem a formação do estudante, de forma a sensibilizar a comunidade no sentido de uma Medicina mais humana, valorizando a relação médico-doente.

Neste sentido, surgiu a “Cerimónia de Bata Branca” que reune os estudantes de Medicina do atual 3º ano, que iniciam agora a sua formação clínica, de forma a sensibilizá-los para as responsabilidades inerentes à relação médico-doente, não só a nível de competências e conhecimentos clínicos, mas também em toda a dimensão humana envolvida.

Não percas a oportunidade de participar nesta Cerimónia, no próximo dia 3 de Junho, às 18:15h na Aula Magna da FMUL.

Solvin' It | 3ª Sessão de Neuroanatomia

NEURO3_2S_Banner.png

Chegou um novo semestre de Solvin' It, mas os nossos objetivos continuam os mesmos: ajudar-te e esclarecer todas as tuas dúvidas. Neste semestre trazemos a novidade da Neuroanatomia, de modo a fornecer ainda mais ferramentas de trabalho!

Nesta primeira edição, apresentamos a terceira e última sessão “Sinfonia dos Sentidos” sobre o tema de Tronco Cerebral!

Aponta já e não deixes escapar: dia 5 de junho, às 14h no Anfiteatro Mark Athias.

Inscreve-te aqui!

(nota: a inscrição não é obrigatória para assistir à sessão, no entanto recomendamos fortemente que a faças, pois agiliza a marcação das presenças no dia e assegura que a sessão começa sem atrasos!)

III Reunião Geral de Alunos Ordinária do mandato 2018/2019

RGA VII Banner.png

O mandato da DAEFML 2018/2019 está prestes a terminar e, com ele, chega a hora de analisarmos o trabalho realizado durante este grande ano.

Para isso iremos apresentar e discutir o nosso Relatório de Atividades e Contas 2018/2019, bem como projetar o Futuro através da nossa proposta do Plano Estratégico e Financeiro para o próximo biénio.

Não descurando um ponto levantado numa Reunião Geral de Alunos anterior relativo à atribuição dos pontos máximos de Intercâmbio aos Exchange Officers, também propomos a auscultação dos estudantes neste sentido.

Para nós, é com muita felicidade que vemos este ano findar e esperamos poder contar contigo nesta discussão, que esperamos participada.


Conta-nos como Fomos!

Projeto Zoom

Artboard 1Zoom.jpg

Como surgiu?

A AEFML tem como principal missão “a defesa dos interesses dos estudantes da FMUL, zelando pela qualidade da sua formação pedagógica, científica, humana e cultural e contribuindo para a formação de profissionais responsáveis e interventivos na comunidade.”

Neste sentido, o Departamento de Saúde Pública e Sexual durante este ano procurou refletir sobre um novo projeto que, enquanto fosse ao encontro do interesse dos estudantes, os desafiasse ao mesmo tempo. Sabendo que a realização de formações de carácter não formal tem sido uma mais valia tanto para os estudantes que as organizam como para o público que as tem recebido, decidimos apostar nesta vertente e daqui surgiu o Projeto Zoom.

Como funcionará?

Este projeto procura, como o nome indica, aproximar os estudantes de populações que, por diferentes circunstâncias, estão em realidades mais distantes.

Assim, o projeto contará com 6 pares (12 estudantes do Mestrado Integrado em Medicina) em que cada dupla realizará 2 formações. A primeira formação ocorrerá na semana entre 27 e 31 de maio e a segunda formação entre os dias 3 e 7 de junho. Uma das formações será realizada para crianças e jovens de uma Casa de Acolhimento enquanto outra formação será realizada para idosos de uma Universidade Sénior.

Cada par será alocado a um dos seguintes percursos: Sexualidade ou Saúde Mental. Sendo assim, o objetivo é cada par ser capaz de adaptar o mesmo tema às duas realidades apresentadas.

Isto significa que existem 3 grupos que realizarão o Percurso de Sexualidade e outros 3 grupos que realizarão o Percurso de Saúde Mental.

Preparação

Ocorrerá uma formação obrigatória no dia 23 de maio a iniciar-se pelas 17h00 e que terá uma duração aproximada de 2h30m.

Inscrições

Como explicado anteriormente, existem 12 vagas disponíveis para ti e poderás inscrever-te neste link entre as 21h de dia 17 de maio e as 21h de dia 21 de maio. A colocação será por ordem de inscrição.

Qualquer dúvida ou questão não hesites em contactar para o seguinte email - saudepublica@aefml.pt.

Conscientes do impacto positivo que os estudantes da FMUL têm na comunidade que os rodeia, esperamos poder contar contigo neste desafio!

Nota de Agradecimento

A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) agradece ao Dr. Carlos Martins, que cessou funções enquanto Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), a sua liderança nesta Instituição bem como o espírito de ajuda, lealdade e compreensão que permitiram à AEFML crescer e cumprir a sua missão.

É já com saudade que hoje recordamos o seu essencial apoio para a nossa ação ficando a AEFML eternamente grata. Agradecemos ainda a todos os elementos do Conselho de Administração, os quais também foram fundamentais para o excelente trabalho executado.

Ao Dr. Carlos Martins, desejamos as maiores felicidades e sucesso, na certeza de que a excelência acompanhará sempre o seu trabalho.

O nosso mais sincero obrigada!

Solvin' it | Sessões de Fisiologia 2.º Semestre

Banner.png

A Fisiologia é, sem dúvida alguma, a cadeira basilar de todo o conhecimento médico, que nos será essencial para o resto das nossas carreiras médicas. Ao conhecermos o funcionamento normal dos sistemas, preparamos-nos para reconhecer falhas nestes e, assim a interpretar a patologia.

Como tal, o Solvin’ It de Fisiologia está a organizar 3 sessões para este 2.º semestre! Consulta as informações abaixo e inscreve-te em cada uma destas clicando nas mesmas:

  • 1.ª Sessão - Pump me, baby, one more time, que te ajudará a compreender todos os conceitos que precisas da Fisiologia Cardiovascular.

    • Dia 20 de maio, pelas 14h15, no Anfiteatro 58 do Edifício Egas Moniz.

  • 2.ª Sessão - Urine good hands, subordinada ao tema da Fisiologia Renal.

    • Dia 21 de maio, pelas 14h15, no Anfiteatro José Serrano do Hospital (piso 1).

  • 3.ª Sessão - I breathe, therefore I am, para te ajudar a melhorar e aprofundar os teus conhecimentos em Fisiologia Respiratória

    • Dia 22 de maio, pelas 14h15, no Anfiteatro Sílvio Rebelo do Hospital (piso 5).

(nota: a inscrição não é obrigatória para assistir à sessão, no entanto recomendamos fortemente que a faças, pois agiliza a marcação das presenças no dia e assegura que a sessão começa sem atrasos!)

Solvin' it | 2ª Sessão de Neuroanatomia

Chegou um novo semestre de Solvin' It, mas os nossos objetivos continuam os mesmos: ajudar-te e esclarecer todas as tuas dúvidas. Neste semestre trazemos a novidade da Neuroanatomia, de modo a fornecer ainda mais ferramentas de trabalho!

Nesta primeira edição, apresentamos a segunda sessão “Entroncamento Sem Fim” sobre o tema Tronco Cerebral.

Aponta já e não deixes escapar: dia 15 de maio, às 14h no Anfiteatro 58 do Edifício Egas Moniz! Inscreve-te aqui!

(nota: a inscrição não é obrigatória para assistir à sessão, no entanto recomendamos fortemente que a faças, pois agiliza a marcação das presenças no dia e assegura que a sessão começa sem atrasos!)

Dia Mundial da Hipertensão | HGO

No próximo dia 17 de maio ocorrerá uma iniciativa - Dia Mundial da Hipertensão - no Hospital Garcia de Orta.

O objetivo é fazer o maior número de rastreios de hipertensão aos doentes e funcionários do mesmo Hospital enquadrado na iniciativa mundial do May Measurement Month (MMM) promovida pela International Society of Hypertension.

Os alunos da FMUL (LCN e MIM) poderão ajudar na concretização desta iniciativa mundial realizando os rastreios!

Existirão dois turnos disponíveis:

  • Turno - Manhã: entre as 09h00 e o 12h30;

  • Turno - Tarde: entre o 12h30 e as 16h00.

Poderás inscrever-te através deste link até ao dia 15 de maio pelas 16h.

Qualquer dúvida ou questão, não hesites em contactar através do email: saudepublica@aefml.pt.

11th AIMS Meeting | Sessão de Esclarecimentos

11th AIMS Meeting está a chegar! 

WhatsApp Image 2019-05-07 at 11.50.49.jpeg

Gostavas de fazer parte da Comissão Organizadora da próxima edição do AIMS Meeting? Gostavas de perceber melhor como é que funciona a dinâmica interna da Comissão Organizadora e qual a função de cada departamento? Tens ideias novas para melhorar e dinamizar o congresso?

Temos o prazer de te convidar para a Sessão de Esclarecimentos acerca do AIMS Meeting que decorrerá na próxima Sexta-Feira, dia 10 de Maio, no Anfiteatro 52 do Edifício Egas Moniz entre 13h00 e as 14h00. Vem conhecer o trabalho e o significado de fazer parte de uma das equipas mais dinâmicas e inovadoras da Faculdade.

Caso tenhas alguma questão que gostarias de ver clarificada na Sessão de Esclarecimentos poderás submetê-la aqui. Estamos também disponíveis para esclarecer qualquer dúvida através do e-mail support@aimsmeeting.org

O Formulário de Inscrição na Comissão Organizadora do 11th AIMS Meeting será disponibilizado por email e na nossa página do Facebook logo após o fim da sessão.

Vem fazer parte do AIMS Meeting! Contamos contigo!

Festival Académico de Lisboa | Bilhetes à Venda!

Nesta Queima, dias 10 e 11 de Maio, todos os caminhos vão dar à Cidade Universitária para o Festival Académico de Lisboa - no coração da vida académica, como dita a tradição!

A corrida aos bilhetes já começou e poderás comprar o teu na Sede da AEFML, com a Ana Isabel, a um preço exclusivo:

Passe Geral - 17 € | Passe Diário - 10 €

Podes também comprar o teu bilhete online:

Passe Geral - 18,5 € | Passe Diário - 11,5 €

Mas atenção - este ano não haverá ingressos físicos. Depois de efetuares a compra na Tesouraria da AEFML, vais receber o bilhete por SMS no teu telemóvel.

Põe gosto na página do Festival Académico de Lisboa aqui, e fica atento a todas as novidades!

Junta-te a nós no bar da AEFML presente no Festival! Não vais mesmo querer ficar de fora!

III RGA Extraordinária | 6 de maio

RGA_VI.png

Não consideras que os Estudantes devem ter uma palavra a dizer nas tomadas de posição estruturais da tua AEFML?

No próximo dia 6 de maio de 2019, pelas 16h30, irá decorrer no Anfiteatro Professor José António Serrano a III Reunião Geral de Alunos Extraordinária.

Na mesma serão discutidos temas de importância fundamental na estrutura da AEFML, como o Regulamento do Fundo de Reserva, a Reflexão da Inclusão das Mesas da RGAno como Núcleos Autónomos da AEFML e a Tomada de Posição Estratégica da FMUL: As Prioridades dos Estudantes para o Futuro.

Contamos com a tua presença e opinião para fortalecer aquela que deve ser a posição de todos nós!

II Ciclo de Arte e Cultura

Calendário_Total.png

O Departamento Cultural e Recreativo, em parceria com o Gerador, traz-te o II Ciclo de Arte e Cultura!

Na semana de 29 de abril a 3 de maio, vais ter a oportunidade de entrar em contacto e fomentar o teu interesse em várias áreas da arte e cultura.

Vê com atenção o programa completo:

  • a Poesia - 29/04, Segunda feira, das 18 às 20h - Anfiteatro Prof. António Serrano

    - Conversa sobre a Poesia em Portugal

    - Declamação de Poesia

José Anjos - Poeta e Músico

Guilherme Gomes - Ator e Finalista Portugal Tem Talento 2011

Francisco Pereira - Aluno do Mestrado Integrado em Medicina, 5º Ano  

  • o Cinema - 30/04, terça feira, das 20 às 23h - Grande Auditório João Lobo Antunes

    - Projeção e Discussão do filme "Tabu" de Miguel Gomes  

Miguel Gonçalves Mendes - realizador do filme "José e Pilar"

Mariana Ricardo - Escritora do filme "Tabu"

Medscene, Clube de Cinema AEFML

  • a Música - 02/05, quinta feira, das 18 às 20h - Anfiteatro 57

    - Conversa sobre a Música em Portugal

Noiserv - Músico

João Gagliardini Graça - Vocalista, Ciclo Preparatório

Sebastião Martins - Aluno do Mestrado Integrado em Medicina, 6º Ano

  • o Teatro - 03/05, sexta feira, das 18 às 20h - Anfiteatro 57

    - Conversa sobre o Teatro em Portugal

Mia Tomé - Atriz

Daniel Gamito - Dramaturgo

Laura Gomes - Aluna do MIM 5º Ano  

Está atento a todas as novidades no evento!

Maio Mês do Coração | Inscrições

A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) está a colaborar com o Ginásio Clube Português (GCP) na organização da atividade: Maio, Mês do Coração.

Deste modo, durante o mês de maio serão realizadas várias atividades de modo a alertar e prevenir para as doenças cardiovasculares em Portugal. Uma destas atividades prende-se com a realização de rastreios cardiovasculares disponíveis gratuitamente à população, os quais os alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) poderão integrar.

Assim, poderás inscrever-te através deste link da Plataforma UpEvents, nos seguintes turnos:

Entre 6 e 9 de maio:

  • 09h00 - 12h00;

  • 16h00 - 20h00.

Entre 13 e 15 de maio:

  • 11h00 - 13h00;

  • 13h00 - 15h00;

  • 15h00 -  17h00.

Para além disso, existirá uma sessão de formação obrigatória no dia 2 de maio, entre as 13h00 e as 14h00, para todos os alunos colocados.

As inscrições estarão abertas entre as 21h00 de dia 24 de abril e as 16h00 de dia 30 de abril, realizando-se o sorteio de colocação pelas 17h00 do mesmo dia.

Estamos a contar contigo!

Qualquer dúvida ou questão não hesites em contactar o Departamento de Saúde Pública e Sexual da AEFML através do seguinte email - saudepublica@aefml.pt.

XIII Seminário do Trabalho Final de Mestrado

TFM.png

O Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa encontra-se, mais uma vez, o Seminário do Trabalho Final de Mestrado (TFM), que decorrerá nos dias 02 e 03 de maio de 2019.

O presente evento pretende promover a discussão sobre o TFM na FMUL e consciencializar os estudantes para o mesmo e as suas características, para além de fornecer ferramentas úteis e práticas à sua realização.

Este ano o evento contará com os seguintes momentos:

- Sessão O Futuro do Trabalho Final de Mestrado na FMUL;

- Tertúlia O Trabalho Final de Mestrado no Currículo Médico;

- Speed Dating com médicos recém-graduados das 6 especialidades mais escolhidas;

- 8 Workshops dedicados a ferramentas úteis para o desenvolvimento do TFM.

Podes consultar o programa aqui! Várias novidades vão ainda ser divulgadas nos próximos dias.

As inscrições estão abertas aqui até às 23h59min do dia 30 de abril.

Dada a elevada procura em anos anteriores e o limitado número de vagas, as inscrições nos Speed Dating e nos Workshops apenas ficam confirmadas mediante a entrega de uma caução de 5 TFM na Tesouraria da AEFML, junto da Ana Isabel, durante o período de 23 a 30 de abril. O valor será devolvido se a tua presença for confirmada nestas iniciativas.

O Diretor da FMUL concedeu dispensa de atividades letivas para a participação nesta atividade.

Vamos todos construir o TFM do futuro!

Até dias 2 e 3 de maio!