Banco Solidário ANIMALIFE

A Animalife é uma associação de âmbito nacional sem fins lucrativos criada em outubro de 2011, que tem como missão o combate o abandono de animais de estimação, indo ao encontro das suas causas. Muitas famílias passam por grandes dificuldades económicas e recebem ajuda alimentar de várias instituições de solidariedade, contudo, não têm qualquer tipo de apoio para os seus animais. Essas dificuldades levam muitas vezes a que os animais sejam entregues aos centros de recolha oficial (canis) ou às associações de recolha e adopção que, por sua vez, se encontram sobrelotadas, e lutam diariamente por alimentar e dar as condições de saúde e bem estar às centenas de animais que têm a cargo.

Por essa razão, a Animalife  criou 3 programas de apoio: apoio a famílias carenciadas com animais, apoio a pessoas em situação de sem abrigo com animais, e apoio a associações de protecção animal. As principais ajudas que prestamos são a nível da alimentação, vacinação, identificação electrónica, esterilização e desparasitação. Acreditamos que, ao antecipar o problema e trabalhando para garantir o sustento das primeiras necessidades dos milhares de animais abandonados ou em risco, contribuímos activamente para a sua sobrevivência.  

O apoio alimentar é o mais básico, mas provavelmente o mais importante para a sobrevivência dos animais que vivem em casas de famílias que estão a passar por dificuldades económicas, dos animais que vivem com pessoas em situação de sem abrigo, e dos animais que vivem em associações de protecção animal enquanto não encontram uma família que os acolha para a vida. Esta necessidade levou a que surgisse o Banco Solidário Animal (BSA), do qual a Animalife é a entidade gestora e organizadora. Esta iniciativa é uma das mais importantes respostas da sociedade portuguesa a favor da causa animal, cujo principal objetivo é ajudar os animais necessitados do nosso país, providenciando alimento a animais que estão a cargo de Associações e de grupos de apoio e protecção animal, e a todos os animais de famílias sinalizados e apoiados pelos diferentes programas de apoio da Associação Animalife para, deste modo, se evitar o abandono e a consequente sobrepopulação de animais quer na rua quer nos albergues. 

A Animalife vai ser beneficiária dos donativos no Continente de Telheiras, no Continente do Colombo e no Continente do Vasco da Gama, nos dias 6 e 7 de Outubro. A participação nestas lojas é fundamental para que a Animalife consiga angariar a ração necessária para os animais por nós apoiados, que estão a cargo de famílias carenciadas e de pessoas em situação de sem abrigo do Distrito de Lisboa. (Em todas as outras lojas do país, estarão alocadas associações de protecção animal a recolherem bens para os animais que têm a cargo.)

Nas lojas Continente do Colombo, do Vasco da Gama e de Telheiras estarão presentes Coordenadores de Loja que fazem parte da Animalife, para apoiar os voluntários e ajudar em tudo o que for necessário – são também eles que ficam responsáveis por todos os materiais, tais como os cartazes, as bancas e as t-shirts, por isso os voluntários não têm que se preocupar com nada!

Como são necessários voluntários desde a abertura até ao fecho de casa loja, dividimos os dias em três turnos: manhã, tarde e noite, sendo que os horários variam de loja para loja. No link abaixo poderão proceder à inscrição, seleccionando a(s) lojas(s), dia(s) e turno(s) em que podem estar presentes.

Inscreve-te aqui! As inscrições são automáticas, o que significa que a partir do momento em que te inscreves a participação fica validada. De seguida recebem um email de confirmação e ficaremos à vossa espera! Quando te inscreveres coloca o nome da faculdade no campo da Entidade Convidada.

A prática de acções de voluntariado é altamente contributiva para o aumento da sensação de realização e valorização, para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências, para uma maior aprendizagem do sentido de autonomia, de responsabilidade e de trabalho em equipa. Para além de todas as esferas de desenvolvimento pessoal alcançadas através de acções de solidariedade, sabemos que, actualmente, a prática de voluntariado é altamente valorizada em termos curriculares, chegando a ser um dos factores decisivos quando falamos em integração de jovens no mercado de trabalho. Por essa razão, e como consideramos que o esforço e disponibilidade de todos os voluntários do Banco Solidário Animal deve ser valorizado, a Animalife está disponível para emitir um Certificado de Participação Oficial a todos os alunos que se disponibilizarem para a mesma – para tal basta que, depois da campanha, enviem um email para voluntariado@animalife.pt a solicitá-lo.