Gestão e Instalações
DEPARTAMENTO_GestãoInstalações.jpg

Gestão e instalações

A AEFML (Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa), estrutura representativa de cerca de 2800 estudantes, destaca-se no associativismo nacional como uma estrutura sólida financeira e institucionalmente, detentora de um amplo património material, financeiro, moral e humano. 

Com o propósito de assegurar uma gestão sustentável e estratégica destes mesmos recursos, o Departamento de Gestão e Instalações responsabiliza-se por uma administração racional, equilibrada e democrática, que sirva os interesses dos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Através da promoção de uma política de transparência e proximidade, é sobre a visão de uma AEFML na qual os Estudantes se sintam plenamente representados e motivados que o nosso âmbito de ação se desenvolve. 

Acima de tudo, é nosso compromisso para o Mandato 2018-2019 garantir a defesa dos interesses dos estudantes da FMUL, criando condições para assegurar o crescimento sustentável da AEFML, fortalecer a sua dinâmica interna e potenciar a sua imagem externa. Desta forma, procuramos preservar uma estrutura firmada no panorama associativo nacional que permita alcançar a excelência para o futuro de todos os estudantes.


Contacto:

gestao@aefml.pt

presidente@aefml.pt

Pedagogia e Educação Médica
DEPARTAMENTO_PedagogiaEducaçãoMédica.jpg

Pedagogia e educação médica

A Pedagogia e a Educação Médica formam uma rede dinâmica que constitui a função basilar e primordial de qualquer Associação de Estudantes que assuma a responsabilidade, mas também o privilégio, de representar estudantes de Medicina. Consciente disso mesmo, o Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) estrutura a sua atividade em duas dimensões fundamentais, cuja ligação transversal são os estudantes: o pilar interno, nomeadamente ao nível do Ensino, dos Órgãos de Representação e da Formação, e o pilar externo, em que se inclui a Educação Médica e a Política Educativa a nível nacional.

Desta forma, o DPEM pretende, em todas as instâncias, representar os estudantes junto dos órgãos competentes e veicular as suas posições, bem como assegurar a qualidade do Ensino, dando especial destaque às iniquidades e ineficácias ainda patentes. Para além disso, assumimos o compromisso contínuo de lutar por uma formação que nos prepare a todos para os desafios de um futuro incerto e em constante mutação. 

Por fim, é também nossa missão continuar a dar voz e a capacitar os estudantes, adaptando-nos e melhorando com as suas sugestões, para além de procurar sempre envolver o maior número de pessoas em atividades na área da Pedagogia e Educação Médica. 


Contacto:

pedagogico@aefml.pt

Cultural e Recreativo
DEPARTAMENTO_CulturalRecreativo.jpg

Cultural e recreativo

Para a formação de um Médico, para além do conhecimento técnico-científico e prático inerente à profissão, é essencial o desenvolvimento e revigoramento de várias dimensões humanas e sociais do estudante de Medicina. A Arte e Cultura revelam-se como importantes alicerces, não só para o crescimento pessoal e coletivo, como também para uma base académica forte. 

Assim sendo, defendemos ser fundamental o desenvolvimento e apoio destas duas vertentes no núcleo estudantil da FMUL. Para que todos vejamos os nossos interesses culturais e artísticos defendidos e fomentados, comprometemo-nos a desenvolver vários projetos nas áreas da música, dança, cinema e teatro, assim como atividades recreativas, fomentando a proatividade dos estudantes e estimulando a sua dimensão social e cultural.

Deste modo, procuramos aperfeiçoar e inovar, promovendo os diversos grupos artísticos da faculdade, novas iniciativas culturais e proporcionar vários eventos de caráter recreativo à comunidade estudantil da FMUL.


Contacto:

cultural@aefml.pt

Desporto e Bem-estar
DEPARTAMENTO_DesportoBemEstar.jpg

desporto e bem estar

Acreditamos que o Desporto e a Atividade Física são indispensáveis para a promoção da Saúde, não só física, como também mental e social. Deste modo, comprometemo-nos a investir na organização de eventos que incentivem a prática de exercício físico e a adoção de um estilo de vida saudável.

É também nosso objetivo que os estudantes sejam bem representados nas modalidades que praticam. Faremos esforços ativos para que todas as condições sejam asseguradas aos estudantes que levam o nome da Faculdade um pouco mais longe no Desporto. Procuraremos, inclusive, consciencializar os nossos colegas da imprescindibilidade do seu apoio às Equipas e incentivar a assistência aos jogos das mesmas durante a Época Desportiva.

Reconhecemos, ainda, a lacuna que existe na nossa formação enquanto futuros médicos, no que toca ao Desporto e Bem-Estar. Tendo isso em mente, pretendemos garantir mais oportunidades que permitam expandir o conhecimento nesta área.


Contacto:

desportiva@aefml.pt

Direitos Humanos
DEPARTAMENTO_AçãoSocialDireitosHumanos.jpg

Ação Social e direitos humanos

O Departamento de Ação Social e Direitos Humanos (DASDH) tem como um dos seus grandes pilares a Ação Social, sendo que consideramos que nenhum estudante deve ficar impedido de prosseguir os seus estudos devido a dificuldades económicas. Assim, pretendemos dar continuidade às Bolsas de Ação Social da AEFML, envidando esforços para que as dificuldades financeiras não sejam um entrave ao sucesso académico dos nossos estudantes.

Por acreditarmos numa medicina mais humana, onde os médicos serão mais completos, conscientes e atentos ao que os rodeia, continuaremos a promover atividades que visem o crescimento pessoal, a sensibilização e a participação ativa na comunidade.

Desta forma, é nosso propósito tornar os futuros médicos mais capazes e mais intervenientes na sociedade, particularmente no âmbito da Ação Social e Direitos Humanos, sem esquecer a Representação dos Estudantes.


Contacto:

direitoshumanos@aefml.pt

Formação e Ciência
DEPARTAMENTO_FormaçãoCiência.jpg

formação e ciência

O Departamento de Formação e Ciência (DFC) surge na AEFML pelo desejo e necessidade de colmatar lacunas existentes no percurso académico dos estudantes da FMUL.

É missão deste Departamento a promoção de projetos e atividades de cariz prático e científico que complementem a formação dos estudantes da FMUL e permitam a integração de conteúdos lecionados na formação médica obrigatória.

Comprometemo-nos a dinamizar novos Projetos e a inovar aqueles que têm provado ser uma mais-valia no desenvolvimento das competências dos alunos, com foco nos seus interesses e expectativas, nomeadamente ao nível de Cursos Práticos e Workshops, não descurando a Investigação e a Representação.


Contacto:

formativa@aefml.pt

Imagem e Divulgação
DEPARTAMENTO_ImagemDivulgação.jpg

Imagem e divulgação

Encaramos como missão do Departamento de Imagem e Divulgação (DID) assegurar a eficácia, consistência e brio na identificação e visibilidade da AEFML, quer na sua representação interna, junto dos estudantes e da Faculdade, quer na sua representação externa. Desta forma, é nosso intuito dar continuidade ao trabalho de atualização e consolidação que tem sido desenvolvido ao longo dos mandatos anteriores, fazendo-nos servir de meios inovadores e ferramentas na comunicação e interação junto da nossa comunidade.

Tendo tal em vista, sentimos ser essencial desenvolver um planeamento cuidado e estruturado, dando especial ênfase à otimização da comunicação interdepartamental e ao cumprimento dos prazos próprios e inerentes às diversas atividades. Ambicionamos, assim, potenciar a qualidade e pertinência de todas as Plataformas de Divulgação, disponibilizando a informação aos nossos estudantes da forma mais apelativa, promovendo a sua integração e envolvimento junto da AEFML.  

Comprometemo-nos, por isso, ainvestir no contínuo aperfeiçoamento do modo como a nossa Associação se apresenta e comunica, garantindo que o nosso desempenho e postura face ao trabalho que propomos desenvolver reflitam a proximidade que aspiramos fortalecer com todos os estudantes. 


Contacto:

informativa@aefml.pt

Relações Internacionais
DEPARTAMENTO_RelaçõesInternacionais.jpg

relações internacionais

Com a progressão dos tempos, as fronteiras entre países tornaram-se cada vez menos lineares. Atualmente, favorecem-se as trocas de conhecimentos e experiências culturais entre habitantes dos mais diversos locais e realidades. 

Como parte integrante do desenvolvimento de um estudante de Medicina capaz de encarar os novos desafios de um mundo em crescente globalização, acreditamos na necessidade de explorar ao máximo o intercâmbio de realidades socioculturais, surgindo como máxima do Departamento de Relações Internacionais (DRI) o incentivo à vivência destas oportunidades no seu currículo. 

Assim, fixamos como pilares do nosso trabalho a continuação da dinamização do programa Erasmus+, dos Intercâmbios Clínicos e Científicos (SCOPE e SCORE), e do Twinning Project, de maneira a encorajar junto dos nossos colegas a integração destas experiências internacionais e dar acesso aos benefícios formativos e pessoais que estas podem trazer.

Pretendemos ainda continuar a abrir horizontes e dar a conhecer a oportunidade de realizar o Internato Médico no Estrangeiro, através da divulgação do Manual for Practicing Abroad (M4PA).


Contacto:

internacionais@aefml.pt

Saúde Pública e Sexual
DEPARTAMENTO_SaúdePúblicaSexual.jpg

saúde pública e sexual

A AEFML contribui, desde a sua génese, para o crescimento dos estudantes da FMUL, não apenas ao nível da sua Formação enquanto futuros médicos, como também a nível pessoal e humano. É neste sentido que o contacto entre pares e a Intervenção na Comunidade surgem como um dos nossos pilares fundamentais.

Atualmente, em Portugal, as doenças associadas ao estilo de vida e à saúde mental são, não só das mais prevalentes, como também aquelas em que mais facilmente podemos intervir ativamente, através da sua consciencialização e prevenção. Desta forma, o investimento no conhecimento na área da Saúde Pública e na área da Saúde Sexual constituem-se uma mais-valia. 

Acreditando que os estudantes de medicina são importantes agentes de mudança, assumimos o compromisso de continuar a formar todos os alunos da FMUL para que possam sensibilizar, transformar e construir uma sociedade mais atenta e instruída na área da Saúde. 


Contacto:

saudepublica@aefml.pt

Tesouraria
INDIVIDUAL_LourençoSaldanha.jpg

secção de tesouraria

O trabalho dos departamentos supracitados e o sucesso das suas atividades está dependente de uma gestão harmoniosa e refletida dos recursos financeiros e logísticos da Associação. 

Neste sentido, os principais objetivos da Secção de Tesouraria passam por uma gestão ponderada e informada dos recursos financeiros e património da AEFML, procurando sempre melhorar os projetos existentes, sem nunca comprometer a sustentabilidade futura da Associação e das suas iniciativas.


Contacto:

tesouraria@aefml.pt

 
 
Secretariado
INDIVIDUAL_InêsCardoso.jpg

secção de secretariado

O Secretariado é o responsável pela gestão do Inventário do Património e da Base de Dados de Patrocínios da AEFML, pela gestão da elaboração dos Modelos de Relatório de Atividades e Balanço de Mandato, em colaboração com DGI, pela gestão dos espaços AEFML e pelo cumprimento da redação das Atas Descritiva e Executiva das Reuniões de Direção, bem como da divulgação destas últimas.


Contacto:

secretariado@aefml.pt