Jornadas da Cardiologia do Centro | CHUCB

Jornadas da Cardiologia - CHUCB.PNG

A Associação de Cardiologia Médica-Cirúrgica do Centro, com o alto Patrocínio Institucional do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, promove nos dias 29 e 30 de Novembro, no H2Otel em Unhais da Serra, as JORNADAS DE CARDIOLOGIA DO CENTRO 2019.

Preside a este evento científico, o director do serviço de cardiologia do CHUCB, Dr. António Peixeiro, que pela terceira vez é o responsável local de uma iniciativa que congrega um programa científico e educativo de elevada qualidade, direccionado a Médicos de Cardiologia, Medicina Geral e Familiar e outras especialidades com interesse na medicina cardiovascular, mas também Enfermeiros, Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e ainda Alunos de todas as áreas da saúde.

Para além dos cursos pré-congresso: “Curso de ECG: electrocardiografia e integração com a Clínica”, “Ecocardiografia na Urgência” e “SAVIC Consultório”, no programa científico das jornadas constam painéis sobre “Risco Cardiovascular”, “Doença Coronária”, “Hemodinâmica na Zona Centro”, “Insuficiência Cardíaca”, “ Arritmias: problemas da vida real”, “Intervenção Cardiovascular”, e outros temas a debater em modo simpósio e mesa redonda. Os interessados poderão também participar com a apresentação de posters científicos.

Para mais informações, inscrições e submissão de abstracts.

Link para o programa no site.

Link para a ficha de inscrição no site.

De referir que a ficha de inscrição é um ficheiro Pdf editável, ou seja, os participantes poderão descarregar para o computador e preencher diretamente no computador, gravar e enviar devidamente preenchida para o endereço de e-mail identificado na ficha (raquel.carvalho@factorchave.pt).

Antibioterapia em Ambulatório | ISPUP

ISPUP Antibioterapia em Ambulatório.png

Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) organiza, no dia 16 de novembro de 2019, em conjunto com PETRI Formação, a 8ª edição do curso teórico-prático subordinado ao tema “Antibioterapia em Ambulatório”.

 

Palestrantes / formadores:

Ana Cláudia Carvalho - Assistente Hospitalar Infecciologia CHSJ, responsável pelo curso

Paulo Andrade - Assistente Hospitalar Infecciologia CHSJ

Nuno Pereira - Assistente Hospitalar Infecciologia CHSJ

A formação, dirigida a médicos, irá debater o tratamento das principais patologias que conduzem à prescrição antibiótica em ambulatório, quer em contexto de Unidades Locais de Saúde quer em Serviços de Urgência Hospitalares, considerando os fármacos disponíveis em Portugal e o conhecimento local das resistências aos antibióticos.

São objetivos desta formação que o participante seja capaz de:

 

- compreender a importância do bom uso dos antibióticos;

- melhorar a abordagem diagnóstica perante a suspeita de infeção;

- conhecer as melhores opções no tratamento de infeções comuns em ambulatório;

- discutir a escolha antibiótica perante casos clínicos concretos.

 

Para mais informações, consultar o link.

Life Enablers

Life Enablers_Posts FB+LK.jpg

Life Enablers é uma competição dirigida a estudantes do ensino superior de todas as áreas e pretende acelerar ideias que melhorem a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias. 

Estão abertas as inscrições para a Life Enablers, uma competição promovida pela farmacêutica Takeda e dirigida a estudantes do ensino superior de todas as áreas, com o objetivo de acelerar ideias que melhorem a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias. 

Podem candidatar-se equipas de 2 a 4 alunos, quer sejam do mesmo ou de diferentes cursos, e da mesma ou de diferentes instituições de ensino superior. Podem também concorrer recém-diplomados que tenham concluído a sua formação há no máximo 3 anos. Mesmo que tenham uma ideia, mas não tenham equipa completa, podem submeter a vossa candidatura, e a organização ajudar-vos-á a encontrar os restantes elementos. 

Para além de um prémio de 4.000€ para a equipa vencedora, esta é uma oportunidade única de desenvolverem competências, conhecerem stakeholders relevantes na área da saúde e gerarem ideias com verdadeiro impacto.

As inscrições fazem-se até 24 de novembro em https://lifeenablers.pt.

Mostra Cultural na ULisboa | 2 a 10 de novembro de 2019

Mostra de Cultura ULisboa.jpg

A Cultura promove ideias e dinamismo, alimenta a criatividade, gera atitude e fomenta a integração, indissociável da Universidade enquanto espaço de saber e conhecimento.

De 2 a 10 de novembro, da Cantina Velha ao Caleidoscópio, da Aula Magna ao Observatório Astronómico de Lisboa, decorre a 1ª edição da Mostra Cultural na ULisboa.

Artes plásticas, oficinas, dança, música, teatro, são algumas das atividades que preparámos para ti.

Isto e muito mais na Universidade de Lisboa.
Vem participar! Mais informações aqui!

Morality & Emotion VI | 18th October 2019, NOVA FCSH, Lisbon

Morality & Emotion.PNG

O Morality and Emotion está de volta! Temos o prazer de anunciar a 6ª edição do Colóquio Internacional Morality and Emotion: (Un)conscious Journey to Being, que terá lugar no dia 18 de Outubro de 2019, sexta-feira, no Auditório 1 (torre B) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA.

O espírito do evento será o mesmo de sempre: vários especialistas reúnem-se numa partilha de perspectivas interdisciplinares sobre moralidade e emoção. Este ano, o grupo de oradores inclui Sara Silva (IELT/NOVA FCSH, Lisboa), Diana Prata (Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica, FCUL/ King’s College, London UK/ISCTE, Lisbon, Portugal),  Jesse Prinz (CUNY-City University of New York, USA), Tiffany Watt Smith (Queen Mary University of London, UK) e Zach Mainen (Champalimaud Research, Lisbon, Portugal).

Programa aqui, resumos aqui e bios aqui. A entrada é livre sujeita a inscrição aqui.

Formação Científica e Pedagógica de Voluntários Universitários | A Comunidade Contra a SIDA

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) através do seu Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa e a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) convidam todos os estudantes universitários para a Formação Científica e Pedagógica destinada a estudantes Universitários/as, com o objetivo de intervenção no "Projeto Nacional de Educação pelos Pares" - PNEP - Sexualidade e Prevenção dos Comportamentos de Risco em Escolas Básicas e Secundárias nas zonas de Lisboa e Oeiras.

Inclui:

Curso de Formação Científica | 21 outubro 2019 | ESEL - Pólo Calouste Gulbenkian  

Curso de Formação Pedagógica | 28 outubro 2019 | ESEL - Pólo Calouste Gulbenkian


Inscrições AQUI | Formação Gratuita | Com Certificados

Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra A Sida” | CAOJ Lisboa

caoj.lisboa@gmail.com ou  213 540 000

Desenvolvimento Pessoal e Profissional | Universidade de Lisboa

Desenvolvimento Pessoal e Profissional.PNG

Com o intuito de melhorar o desempenho académico dos estudantes, o Núcleo de Formação ao Longo da Vida pretende continuar a apostar em ações de formação.

As candidaturas a todas as ações estarão abertas até ao próximo dia 15 de outubro, sendo formalizadas no sistema Fénix da Reitoria, sem qualquer custo associado. A posterior inscrição em cada ação terá um custo associado de 10.

Consulta o conteúdo das ações dirigidas aos estudantes da Ulisboa e não percas esta oportunidade!

Conferência Family Centered Care: um apoio partilhado à criança doente | 14 oututbro

Family Centered Care.png

No próximo dia 14 de outubro de 2019 entre as 14:30 e as 18:30 a Fundação Infantil Ronald McDonald irá realizar a primeira Conferência sobre Family Centered Care em Portugal, na Vieira de Almeida, em Lisboa que reunirá profissionais de diferentes áreas que todos os dias fazem a diferença no apoio a famílias com crianças em tratamento hospitalar.

Esta conferência ‘Family Centered Care: um apoio partilhado à criança doente’ procura ser o palco de uma reflexão e discussão sobre o conceito internacional e as práticas hospitalares de Family Centered Care e o papel da família nos cuidados de crianças hospitalizadas. A Fundação Infantil Ronald McDonald contará com a presença de diversos profissionais de saúde, famílias e instituições que desenvolvem este conceito e o colocam em prática nas comunidades em que estão inseridas.

“As famílias como suporte mútuo na doença da criança”; “O hospital no apoio à família da criança doente” e “A comunidade no apoio à família da criança doente” serão alguns dos temas abordados.

Por forma a envolver toda a comunidade, a conferência será aberta e gratuita a todos os interessados.

Inscrições até 7 de outubro para o e-mail casaronaldlisboa@pt.mcd.com com a indicação do nome, profissão e local de trabalho do participante.

Inscreva-se já e reserve o seu lugar!

Caso não tenha disponibilidade pode sempre ajudar a Fundação Infantil Ronald McDonald divulgando este evento junto da sua família, amigos, colegas, clientes e fornecedores.

Programa completo em anexo e também no site da Fundação.

Concerto Solidário 20 anos Médicos do Mundo | 8 de Outubro

Matay.PNG

No âmbito das comemorações dos 20 da Médicos do Mundo em Portugal, gostaríamos de contar com a presença de todos no Concerto Solidário que terá lugar no próximo dia 10 de Outubro, no Centro Cultural Olga Cadaval - Sintra, pelas 21h30.

Artistas convidados

Senhor de uma voz inconfundível, MATAY abraçou recentemente a sua carreira a solo, tendo lançado o seu primeiro single “O Que Tu Dás” em 2017, o qual conta já com mais de 11 milhões de visualizações no YouTube. Este ano, ninguém ficou indiferente ao tema “Perfeito”, interpretado pelo cantor no Festival RTP da Canção, tendo obtido o 3º lugar. 

Os SOUL GOSPEL PROJECT, embaixadores da MdM há uma década, prometem uma experiência nova e arrebatadora, com raízes no gospel e apostando numa fusão de sonoridades que vão desde o soul e blues ao R&B e jazz, afirmando que “o gospel não se explica... sente-se!”.

Preço único: 10€ (a reverter para a Médicos do Mundo Portugal)

Bilhetes à venda na Ticketline e postos aderentes.

Noite das Tunas | 4 de outubro

Tuna Farmácia.jpg

Tuna A Feminina da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e a Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa voltam a realizar mais uma edição da tão esperada Noite de Tunas.

A edição deste ano realiza-se na noite de 4 de outubro, no recinto da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e é aberto a todos os estudantes do ensino superior.

A Noite de Tunas é um evento já característico da Faculdade de Farmácia, que se realiza anualmente,contando sempre com atuações d'A Feminina, da TAFUL (tuna masculina de Farmácia) e duas tunas convidadas, tendo como intuito não só apresentar o espírito tunante aos mais recentes membros da nossa instituição, mas também proporcionar uma noite de convívio, música entre todas as tunas e estudantes presentes.

Descobre tudo no Facebook:

Workshop Inovação & Empreendedorismo Social | Casa do Impacto

Workshop Inovação e Empreendedorismo.PNG

Queres saber mais sobre inovação e empreendedorismo social?

Depois da passagem pelo Porto e Coimbra, o Prémio Voluntariado Universitário, promovido pelo Santander Universidades, chega a Lisboa para falar de inovação, empreendedorismo e gestão de projetos sociais!

Tudo acontecerá na Casa do Impacto!

Os oradores convidados:

  • João Loureiro, Fundador da WACT

  • Catarina Neves, Professora Assistente NOVA SBE

  • Cristina Almeida, Representante MAZE

O que temos para ti?

  • Conhecimento | simplificamos conceitos, brincamos com teorias e partilhamos prática

  • Networking | da equipa Santander, PVU, Universidade e colegas motivados nesta área

  • Entusiasmo | pela área social, pela inovação, pelo bem comum

  • Mentoria | vamos contigo/convosco, co-desenvolver as tuas/vossas ideias e co-desenhar os teus/vossos projetos

Sabe mais em https://pvu.ajudamos.pt/ e increve-te aqui.

Curso de Fotografia Médica e Científica

Curso de Fotografia Médica e Científica.PNG

A fotografia médica e científica é um instrumento de comunicação essencial sendo importante para as apresentações orais ou posters, trabalhos científicos publicados em revistas ou figuras de livros. No entanto, existe uma ausência de ensino formal e específico dos seus princípios e técnicas deste tipo particular de fotografia. Este curso de formação visa fornecer os conhecimentos de fotografia que permitirá ao formando adestrar-se nas técnicas com vista à obtenção de imagens de alta qualidade científica e clínica que serão úteis do ponto de vista clínico e científico. Serão também facultadas as bases necessárias para o processamento básico dos ficheiros obtidos com as atuais máquinas digitais bem como o arquivamento e organização dos diversos tipos de ficheiros digitais.

O curso vai decorrer nos dias 9 e 10 de Dezembro de 2019 (9.00h às 17.00h).

Deve realizar a Candidatura on-line, até ao dia 30/09/2019 através deste link.

Destinatários:
Médicos, Médicos Dentistas, Biólogos, Farmacêuticos, Psicólogos e das áreas das Ciências e da Saúde.

Condições específicas de acesso:
Licenciatura e mestrado integrado em Medicina, Licenciatura e mestrado integrado em Medicina Dentária, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, Licenciatura em Psicologia. Docentes na área da Morfologia. São ainda potenciais destinatários, profissionais de outras áreas da Saúde, nomeadamente Fisioterapeutas, Enfermeiros e Ciências do Desporto e Educação Física. Estudantes das áreas em epígrafe, desde que tenham concluído a 1ª fase do Ciclo de estudos.

Propina: 200€ + 2€ (seg. escolar), pago no ato da inscrição.

Mais informações: https://sigarra.up.pt/fmup/pt/CUR_GERAL.CUR_VIEW?pv_ano_lectivo=2019&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=14921

Hospital Distrital de Santarém | Simpósio de Via Verde AVC

Banner.PNG

O Simpósio de Via Verde AVC do Hospital Distrital de Santarém é uma atividade de parceria entre o Hospital Distrital de Santarém, E.P.E. e a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral.

Este evento conta com a participação de palestrantes nacionais de elevado mérito, e é destinado a todos os profissionais de saúde com interesse na área. Pretende-se um espaço que proporcione a reflexão e a discussão do estado da arte no âmbito da doença cerebrovascular.

Este Simpósio enquadra-se no âmbito das Comemorações do 40.º Aniversário do Serviço Nacional de Saúde, assim como no Dia Mundial do AVC.

Decorrerá no dia 24 de outubro de 2019, no Auditório da Escola Superior de Saúde de Santarém, entre as 08:00 e as 17:00.

Podes consultar o Programa e o Regulamento de Comunicações Livres - Posters.

A inscrição é gratuita mas obrigatória, através do link:

https://forms.gle/qqzVUmYZQdnMLSDS6

Estádio Universitário | Recomeço das Atividades

Setembro Recomeço das atividades.jpg

 Em setembro são retomadas as atividades físicas e desportivas do Estádio Universitário de Lisboa.

Neste mês de recomeços, pode optar simplesmente por voltar à sua atividade física regular ou consultar todas as modalidades desportivas que colocamos à sua disposição e escolher algo diferente!

Pode ainda optar pelo Cartão ULisboa OnTop que lhe permite englobar uma série de modalidades desportivas pagando sempre uma mensalidade fixa.

Saiba mais consultando o nosso site, informando-se na nossa Secretaria ou questionando-nos por email ou através do Facebook.

Bons recomeços!

Mais informações em https://www.estadio.ulisboa.pt

 

Congresso AEFFUL 2019

Congresso AEFFUL.png

A Comissão Organizadora do Congresso (COC) da Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (AEFFUL), apresenta o Congresso AEFFUL 2019.

Nesta edição, o Congresso terá lugar nos dias 18 e 19 de outubro, subordinado ao tema “Tecnologias em Saúde – da molécula à sociedade”, um tema contemporâneo e cada vez mais pertinente na área da saúde.

Com diversos painéis e oradores que se destacam nos setores Farmacêutico e Tecnológico, serão abordadas várias questões, todas estas em volta da aplicação da tecnologia no mundo da Saúde: qual o seu apoio, como aceder às tecnologias, dispositivos médicos e a sua evolução, inteligência artificial, entre outros.

A consulta dos painéis de oradores será possível através do seguinte link: https://www.facebook.com/events/2126943070934931/

Inscrições: https://collecte.io/congresso-2019-206379/pt

Go4Training | Faculdade de Motricidade Humana

Go4Training.jpg

O Go4Training consiste num programa integrado de formação digital profissional para a identificação e prevenção da sarcopenia, da fragilidade e do risco de quedas nas pessoas idosas. Trata-se de condições que evidenciam o défice muscular como determinante comum e com consequências severas para o individuo, para a família e para a sociedade cuja identificação e prevenção é urgente. O Go4Training pretende capacitar profissionais para este tipo de intervenção com pessoas idosas (65+) e em particular com pessoas muito idosas (80+).

Mais informações em http://formesp.fmh.ulisboa.pt/go4training/?utm_source=phplist194&utm_medium=email&utm_content=HTML&utm_campaign=FMH+%3A+Go4Training+2%C2%AA+Edi%C3%A7%C3%A3o

23ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Genética Humana

Cartaz_23rd Annual Meeting SPGH_2019.png

A 23ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Genética Humana decorrerá, na Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra, entre os dias 14 e 16 de novembro de 2019.

Para mais informaçôes sobre o programa, os prémios, as inscrições e os prazos para inscrição e submissão de trabalhos consultar o site https://spgh2019.acimago.com/.