Banner Solvinit.png

Introdução

Se na maior parte do nosso percurso escolar centralizamos a nossa aprendizagem no Professor e nos conhecimentos por ele transmitidos, atualmente, a consciência dos benefícios inerentes à aquisição de conhecimentos pelos nossos pares evidencia as potencialidades do Peer-Teaching como metodologia de ensino essencial no paradigma pedagógico das diferentes Escolas Médicas.

Destacam-se vários racionais que suportam os benefícios do Peer-Teaching, nomeadamente, a criação de um ambiente de aprendizagem descontraído, a possibilidade de os estudantes disporem de uma educação adaptada ao seu nível cognitivo e, ainda, a intrínseca modificação de uma cultura médica que abrace a educação como uma ferramenta essencial aos cuidados de saúde interferindo, através desta metodologia, na preparação dos estudantes de medicina para o seu futuro papel enquanto educadores.

Ciente dos benefícios enumerados e imbuídos do desejo de mudança e melhoria mais fortes do que a inércia do sistema em vigor, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) criou o seu próprio projeto de Peer-Teaching, de alunos para alunos, o Solvin’ It em 2015.

Em 2018, após um percurso de consolidação e crescimento do projeto, a AEFML associou-se à FMUL para melhorar o projeto e torná-lo maior, com mais impacto e capaz de melhor servir os alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Assim, o Solvin' It encontra-se agora integrado no Gabinete de Apoio ao Estudante.  Podemos destacar desta iniciativa conjunta a atribuição de uma bolsa de co-coordenação e a criação de sessões de  pequenos grupos para a área disciplinar de Anatomia.


Objetivos

Para os alunos-participantes (alunos da FMUL):

●      Fornecer ferramentas pedagógicas aos alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa, num ambiente didático e informal;

●      Melhorar a compreensão das temáticas abordadas;

●      Motivar os alunos a atingir patamares de conhecimento cada vez mais elevados;

●      Promover a dinâmica de ensino-aprendizagem entre pares – peer-teaching.

 

Para os alunos-Monitores (peer-teachers):

●      Fomentar uma cultura pedagógica entre pares;

●      Proporcionar aos alunos um primeiro contacto com a realidade da docência;

●      Promover o espírito crítico e uma reflexão acerca das lacunas pedagógicas existentes na Faculdade;

●      Consolidar o seu próprio conhecimento, simplificação e organização do mesmo, facilitando a sua compreensão entre os colegas mais novos;

●      Aprofundar conhecimentos e aplicá-los em novos contextos;

●      Desenvolvimento de competências de trabalho de grupo e apresentação oral.

 

Para os Tutores (docente da área disciplinar):

●      Auxiliar os Monitores na preparação das sessões;

●      Validar os conteúdos e materiais pedagógicos utilizados pelos Monitores;

●      Fornecer aos Monitores uma Formação Pedagógica continuada.


Áreas de atuação

Grandes Grupos:

Atualmente o projeto atua em várias áreas disciplinares nomeadamente Anatomia, Bioquímica, Fisiologia e Microbiologia.

 

Pequenos Grupos:

Sessões regulares de 5 a 10 alunos, com 2 monitores.


A atividade decorre ao longo de todo o ano letivo.

CAlendário


Inscrições ao longo dos anos

Contacto:

solvinit@aefml.pt | solvinit@medicina.ulisboa.pt