5ª Call for COs | XXXI Sarau Cultural

Queres levar a arte da tua faculdade para outro nível? Então este projeto é para ti!

O que é o Sarau Cultural? 

O Sarau Cultural é um espetáculo que cria a possibilidade da Comunidade Estudantil da FMUL conseguir perpetuar a sua paixão pelas diversas vertentes artísticas - música, dança, teatro, pintura, entre outras - aliado a uma vertente solidária, sendo estes os pilares nos quais este espetáculo assenta. Surge, assim, como o projeto que procura alimentar a criatividade, a arte e o humanismo, atributos fundamentais para a prática futura de um profissional de saúde. 

O Departamento de Cenografia e Figurinos é responsável por idealizar e construir os cenários do espetáculo, tal como definir, em articulação com os departamentos de Guião e Teatro, Música e Dança, os figurinos para cada atuação e assegurar a logística dos mesmos. Além disso, este departamento coordena ainda a troca de cenários durante o próprio Sarau Cultural.

O Departamento de Dança tem como responsabilidade a escolha dos estilos de dança presentes no espetáculo final e o seu enquadramento ao longo do guião, conceptualizando a mensagem que será passada em cada coreografia. Além disso, este departamento procederá tanto ao contacto com os coreógrafos responsáveis por materializar o conceito pretendido em cada coreografia, como à divisão dos artistas pelas diferentes atuações em coordenação com os restantes departamentos artísticos, acompanhando os inscritos ao longo dos respetivos ensaios. Por fim, ficará também encarregue da dinamização dos Dias Culturais da Dança.

O Departamento de Guião e Teatro tem como funções a formação dos Grupos de Escrita e Crítica de Guião (sendo parte integrante do primeiro), a realização de castings, a gestão dos atores inscritos em coordenação com os outros Departamentos artísticos, a encenação da vertente de Teatro do espetáculo, bem como a coordenação da integração do grupo de Declamação e a escrita da mesma.

O Departamento de Imagem e Divulgação é responsável pela produção de material gráfico e multimédia (como banners, publicações de Instagram e Facebook, credenciais), para a divulgação do Sarau Cultural e de eventos relacionados com este (Inscrições de CO, Inscrições de Artistas, Dias Culturais, etc.). Adicionalmente, é também responsável por conceptualizar e desenvolver a identidade visual do espetáculo, assim como a realização da captação fotográfica e videográfica do espetáculo e da sua preparação.

O Departamento de Logística e Patrocínios está encarregue por todo o apoio monetário e material para o Sarau Cultural. Além disso, garante transporte de materiais, cenários e figurinos, estabelece uma estreita relação com os patrocinadores e presta auxílio em questões logísticas inerentes à construção do espetáculo e gestão do seu backstage e a todas as atividades promovidas pelo projeto, sendo um importante elo de ligação entre os vários departamentos.


O Departamento de Música responsabiliza-se por toda a parte musical do sarau. Ao longo do ano, o trabalho consiste na escolha de repertório, realização dos arranjos musicais, divisão dos artistas pelas diferentes atuações em coordenação com os outros Departamentos artísticos, bem como dar os ensaios das atuações.

Candidaturas:

1º - Avaliação por formulário.

2º - Entrevista online a ser marcada posteriormente.

Inscreve-te aqui!

Até às 23h59 de dia 2 de setembro


NÃO PERCAS ESTA OPORTUNIDADE!


4º Call for COs | Practical Essentials

Sentes que o curso é muito teórico e queres ajudar a torná-lo mais prático para os teus colegas? Queres usar a tua criatividade e originalidade para criar workshops e experimentar todos os que quiseres? Então, o Practical Essentials é o projeto para ti.

As inscrições para a Comissão Organizadora do Practical Essentials estão abertas entre os dias 21 e 26 de agosto até às 23h59! Não deixes escapar a oportunidade de fazeres parte da equipa incrível que vai fazer crescer ainda mais este projeto. Inscreve-te aqui.



XIII Edição do Practical Essentials

O Practical Essentials vai decorrer no final de novembro e é uma das atividades organizadas pelo Departamento de Formação e Ciência (DFC) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML). Este projeto surgiu com o objetivo de atuar ao nível da complementação da oferta formativa providenciada pelos cursos da nossa faculdade, através da construção de workshops de cariz prático que visam dar a oportunidade aos estudantes de praticarem novas técnicas e de adquirirem ferramentas essenciais para a futura prática profissional. Com esta edição, a ambição é maior do que nunca, pretendendo-se diversificar ainda mais o leque disponível de workshops, aumentar a divulgação e tornar a imagem mais impactante, de forma a tornar este projeto cada vez mais importante e querido junto da comunidade estudantil.


O que faz a Comissão Organizadora do Practical Essentials?

A Comissão Organizadora do Practical Essentials é uma equipa composta por vários membros dedicados a várias tarefas: a organização, planeamento e gestão de workshops para os anos pré-clínicos; a construção de workshops para os anos clínicos; e a divulgação do projeto, através da produção de imagem. Em grande trabalho de equipa, e com a ajuda da Coordenação Geral, constituída por um membro do DFC e um membro externo à AEFML, estes membros irão edificar mais uma edição deste projeto, de forma a fazer chegar nova oferta formativa ao máximo de estudantes possível.



Como é que me posso candidatar?

O processo de candidatura inicia-se com o preenchimento do formulário, que irá ser avaliado pela Coordenação Geral, à posteriori e de forma anónima, seguido por um momento de entrevista, onde vamos poder conhecer-te melhor.



Queres fazer parte desta equipa imparável e estar por trás da organização destes workshops incríveis e divertidos?  Então vamo qui vamo, começa a tua candidatura com este formulário!

Se surgir qualquer tipo de dúvida, não hesites em enviar-nos um e-mail através do seguinte endereço: formativa@aefml.pt





4ª Call for COs | MedEscape

As inscrições para a Comissão Organizadora do MedEscape estão abertas entre os dias 21 e 26 de agosto até às 23h59! Não deixes escapar a oportunidade de fazeres parte do regresso deste projeto. Inscreve-te aqui.

IV Edição do MedEscape

Uma das atividades organizadas pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) é o MedEscape. Este projeto vem trazer uma oportunidade de atuar na formação da comunidade estudantil de uma forma mais lúdica e dinâmica, ao apresentar-se num formato de escape room, onde as pessoas estudantes são postas à prova em diferentes áreas disciplinares que compõem o seu currículo. Além disso, esta atividade propicia momentos de articulação, colaboração e convívio entre os diferentes anos de estudo da nossa faculdade, o que cimenta ainda mais a sua importância.

O que é a Comissão Organizadora do MedEscape?

A Comissão Organizadora do MedEscape é uma equipa composta por 4 estudantes, que ao longo do 1º semestre trabalha no sentido de reedificar este projeto, através da construção de enigmas que se debruçem sobre diferentes áreas disciplinares, e da conceptualização da estrutura deste “jogo” por forma a assemelhar-se o máximo possível a um verdadeiro escape room.

Como é que me posso candidatar?

O processo de candidatura inicia-se com o preenchimento do formulário, que irá ser avaliado à posteriori de forma anónima, seguido por um momento de entrevista, onde vamos poder conhecer-te melhor.

Se surgir qualquer tipo de dúvida, não hesites em enviar-nos um e-mail através do seguinte endereço: formativa@aefml.pt


Aceitas o desafio?

Autumn Assembly'23 | Call for delegation

Ouviste falar da EMSA e deixou-te a querer saber mais? Então, chegou o teu momento, as inscrições para a Autumn Assembly'23 começaram!

O que é a Autumn Assembly?

É um fim-de semana destinado a aprender, discutir e delinear o rumo da European Medical Students' Association. Para tal, tens a oportunidade de contactar com estudantes de medicina de toda a Europa e crescer com isso!

Quando e onde vai ser?

A Autumn Assembly'23 vai acontecer entre os dias 16 e 18 de setembro, em formato online!

Com posso ir?

Se tens interesse em fazer parte da delegação da AEFML na Autumn Assembly, só tens de enviar o teu comprovativo de matrícula e a tua carta de motivação (diz-nos o que te levou a candidatar!) para gestao@aefml.pt.

Até quando me posso candidatar?

O período de candidaturas está aberto entre os dias 15 e 25 de agosto, não te esqueças de enviar os documentos anteriormente mencionados até o fim desse período!

Ainda tenho dúvidas e agora?

Envia e-mail para aefml.lisbon@emsa-europe.eu e espera que as tuas questões sejam respondidas!

Junta-te à equipa e vem representar a AEFML neste evento internacional, estamos à tua espera!

3ª Call for COs | Contra Corrente

As crises migratórias e de refugiados são temas que te sensibilizam? A vontade de criar um impacto positivo na comunidade motiva-te?

No Contra Corrente tens oportunidade de canalizar essa paixão para um projeto que pretende dar voz a histórias que muitas vezes são negligenciadas!

O que é o Contra Corrente?

O Contra Corrente é um projeto dinamizado pelo Departamento de Responsabilidade e Ação Social (DRAS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML).

Tem como objetivos a sensibilização da comunidade estudantil para crises humanitárias através das redes sociais, palestras, workshops e outros eventos através dos quais poderão ter um contacto mais direto com esta realidade. Pretende-se ainda, com este projeto, a angariação de fundos para causas que procuram dar resposta a essas crises e uma maior aproximação e integração dos alunos internacionais na restante comunidade estudantil.

Está incluído no Programa Nacional Humanização do Estudante de Medicina e nos Cuidados de Saúde da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM). 

Como está organizada a Comissão Organizadora?

O Departamento de Eventos está responsável por toda a logística relativa aos eventos organizados para a comunidade estudantil, desde palestras a dinamização de formações.

O Departamento de Imagem e Divulgação gere as redes sociais do contra corrente, criando conteúdo de relevância para trazer awareness para o temas que o projeto tem como objetivos explorar. Cabe a este departamento levar o projeto e a sua mensagem mais longe.

O Departamento de Parcerias estabelece contactos externos que permitem a sustentabilidade logística do projeto, por exemplo no que toca à constituição de kits e coffee-breaks.

Como será feita a seleção dos candidatos?

A seleção dos membros da CO Contra Corrente é composta por 2 momentos: primeiramente pela avaliação anónima de um formulário e, de seguida, por uma entrevista.

Se tens interesse em fazer parte desta equipa, preenche o seguinte formulário até às 23h59 de dia 19 de agosto.

Para qualquer dúvida ou sugestão contacta-nos através do endereço:  feirasolidaria@aefml.pt







3ª Call for COs | XXII Edição do Hospital dos Pequeninos

O Hospital dos Pequeninos (HP) é uma atividade da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), dirigida a crianças dos 3 aos 7 anos, cujo principal objetivo é reduzir a ansiedade que sentem na presença de um profissional de saúde, diminuindo o “medo da bata branca”.  Esta iniciativa foi inicialmente criada e desenvolvida pela European Medical Students Association (EMSA), organização constituída por várias associações de estudantes de Medicina na Europa.

A ideia é cada pequenino ser médico do seu boneco, percorrendo várias estações, que simulam os diferentes serviços hospitalares.


O que é a Comissão Organizadora do Hospital dos Pequeninos?

A COHP é um grupo de alunos sonhadores que se compromete a realizar mais uma edição mágica deste projeto. Esta comissão é assim responsável pelo bom funcionamento da atividade, que compreende todo o trabalho de preparação e dinamização da mesma.

Gostavas de integrar a organização de uma das atividades mais queridas da AEFML? Esta é a tua oportunidade! 

Temos 18 vagas disponíveis nos diferentes departamentos, para saberes mais clica aqui!

O método de seleção para as 18 vagas será realizado através da apreciação dos formulários, em anonimato, seguida de uma curta entrevista online para os alunos com os formulários melhor pontuados.

Inscrever-te preenchendo o seguinte formulário, até às 23h59 do dia 19 de agosto.

Caso persista alguma dúvida ou precises de mais informações, não hesites em contactar-nos através de hpequeninos@aefml.pt.

NÃO PERCAS ESTA OPORTUNIDADE E VEM DEIXAR A TUA MARCA NA XXII EDIÇÃO DO HOSPITAL DOS PEQUENINOS!




Apoio à Participação em Representação Externa

Já ouviste falar da ANEM, mas ainda é apenas um conceito na tua cabeça? Sabes que nas Assembleias Gerais da ANEN são discutidos temas importantes e queres participar? Queres perceber como estudantes de medicina de outros países perspetivam a Saúde e a Educação Médica e crescer com isso?

A AEFML tem como objetivo ajudar-te a conhecer o mundo da Representação Externa e as várias federações onde te podes envolver, crescer e abrir horizontes e, como tal, apresentamos-te o Apoio à Participação em Representação Externa! Já temos o teu interesse e queres saber mais? Então, deixa-nos responder a algumas das tuas questões:

O que é isto?

A AEFML tem algum dinheiro alocado a ajudar-te a ir a eventos de Representação Externa!

De que eventos estamos a falar?

Este apoio abrange as Assembleias Gerais da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), as Assembleias Gerais da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN), as Spring e Autumn Assemblies da European Medical Students' Association (EMSA) e as March e August Meeting da International Federation of Medical Students Associations (IFMSA).

Quero muito participar, o que é que eu tenho de fazer?

Para saber como te podes candidatar, lê com atenção este Regulamento.

Se continuares com dúvidas, a Direção da AEFML está cá para ajudar! Envia e-mail para geral@aefml.pt ou vem falar connosco e fica um passo mais perto desta aventura!

Como posso saber quando é que os eventos vão acontecer e quando me tenho que inscrever?

As informações relativas aos eventos são, geralmente, divulgadas nas suas redes sociais e no Instagram da AEFML, pelo que fica diligente, porque não vais querer perder!

Estes eventos não são só para pessoas da AE?

Não! Estes eventos são para qualquer pessoa interessada e que queira ir mais longe, partilhar visões e saber mais! Essa pessoa és tu? Então, estamos à tua espera!

Se tens interesse em perceber como todo este mundo da Representação Externa funciona, não tenhas medo, ficamos à espera da tua candidatura!

1ª Call for COs | Comissão de Acompanhamento de Erasmus

O que achas da ideia de conhecer pessoas e culturas de todo o mundo?

Participa numa experiência intercultural única: Vem fazer parte da Comissão de Acompanhamento de Erasmus!

A Comissão de Acompanhamento de Erasmus (CAE) é constituída por um grupo de alunos da FMUL que se juntam para proporcionar aos estudantes incoming que vêm fazer Erasmus a melhor experiência possível.


Como?

As funções da CAE passam por 3 pontos principais:


1. Contribuir para a organização e concretização das Welcome Week Erasmus do 1º e 2º semestres, que consistem em semanas de introdução para apresentar aos estudantes internacionais a nossa faculdade e a cidade de Lisboa.

2. Acompanhar e promover a integração e vivência destes estudantes no ambiente FMUL ao longo do ano, atuando como intermediários na cedência de informações/esclarecimentos quando necessário.
3. Planear um programa social com momentos de convívio pontuais ao longo do semestre e com o objetivo de dar a conhecer a cidade de Lisboa. 


Convencemos-te a querer fazer parte desta equipa?
Esperamos que sim!
A seleção dos candidatos é feita com base em dois momentos:

1º. Preenchimento de um formulário de inscrição cujo link encontras aqui.

2º. Realização de uma entrevista aos candidatos selecionados da primeira fase.

As inscrições abrem no dia 1 de agosto.
Contamos contigo!

Call de Coordenadores

Gostavas de fazer parte de uma Comissão Organizadora? Tens vontade de guiar uma mini-equipa? Tens acima de tudo vontade de fazer mais! 

Esta é a tua oportunidade!

Regulamento Geral de Comissões Organizadoras e Projetos Transversais 

Já conhecias este regulamento? Ele dá-te a oportunidade de te candidatares a Coordenador de um dos Departamentos das nossas COs!

Podes consultar este regulamento aqui!

E se te estás a questionar: “Mas se eu nunca fiz parte de uma CO, posso candidatar-me já a Coordenador de um departamento?”

A Resposta é SIM! Se tu acreditas em ti e sentes que tens potencial para tal, nós também acreditamos e confiamos que serás uma mais valia para os nossos/teus projetos! 

Consulta abaixo as informações sobre cada Comissão Organizadora - onde encontras também o link de inscrição!


AIMS MEETING

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


CORRIDA SAÚDE + SOLIDÁRIA

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


HOSPITAL DOS PEQUENINOS

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Inscreve-te aqui.


NATAL DIFERENTE

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


OLIMPS

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


RESSONÂNCIA

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.


SARAU CULTURAL

Sabe mais aqui

Inscreve-te aqui.

Desafia-te e aproveita esta oportunidade de crescimento pessoal!

1ª Call for COs | AIMS Meeting 2024

Vem fazer parte do maior congresso biomédico da Europa!

AIMS Meeting 2024

O AIMS Meeting - Annual International (bio)Medical Students Meeting - é o maior congresso biomédico na Europa organizado somente por estudantes.

A próxima edição manterá o foco na formação científica das suas pessoas participantes, afirmando-se como um espaço de referência para a análise diversificada de temas atuais e inovadores nas áreas da medicina, bem como de áreas em charneira com a mesma, nomeadamente as ciências biomédicas.

A par de um painel científico de excelência, o AIMS Meeting proporciona um programa sociocultural enriquecedor, o qual contribui para a abertura de horizontes que este projeto tanto ambiciona.

O AIMS Meeting é não só um palco para oradores internacionais, como também para a própria comunidade estudantil e tu podes fazer parte da criação deste palco!

Como é constituída a Comissão Organizadora do AIMS Meeting?

Departamento de Logística e Fundraising - 6 vagas

  • Departamento responsável pela angariação de apoios logísticos e financeiros, essenciais à realização do congresso. O mesmo está também encarregue da dinamização do programa sociocultural e suas respectivas vertentes: AIMS Living, AIMS Giving e AIMS Green.

Departamento Científico - 6 vagas

  • Departamento responsável pela idealização e concretização do programa científico em todas as suas vertentes: módulos temáticos, Keynote Lectures, workshops, competições e science speed dating.

Departamento de Imagem e Comunicação - 4 vagas

  • Este Departamento vive de ideias e criatividade, sendo responsável por toda a imagem, branding e merchandising do congresso, em constante renovação e aperfeiçoamento. Está também encarregue da gestão do conteúdo e design das redes sociais e website do evento.

Departamento de Relações Públicas - 3 vagas

  • Departamento responsável por todo o processo de inscrições, assim como pelas parcerias com outros congressos nacionais e internacionais. Tem como missão idealizar as melhores estratégias para divulgar o AIMS Meeting dentro e além fronteiras.

Informações Importantes

As candidaturas para coordenandos(as) do AIMS Meeting 2024 decorrerão de 24 de Julho até 29 de Julho às 23:59.

O processo de seleção será feito através da avaliação por formulário e entrevista, na qual poderás partilhar connosco as tuas ideias inovadoras e demonstrar a tua motivação.

De forma a te candidatares, pedimos que preenchas o formulário que poderás encontrar neste link.

Se tiveres alguma dúvida em relação a este processo, não hesites em contactar-nos através do endereço support@aimsmeeting.org.

Vem fazer parte do maior congresso biomédico da Europa!

2ª CALL FOR COs | RESSONÂNCIA

O que é a Ressonância?

A revista RESSONÂNCIA é a publicação oficial da AEFML, que conta já com 31 anos, 37 edições físicas e uma vasta edição online, com textos publicados nas nossas redes sociais e site oficial

A revista é a prova viva de que o curso de medicina é casa dos mais variados poetas, cronistas, jornalistas e daqueles que gostam de escrever para além de histórias clínicas.

Este ano pretendemos potenciar o crescimento que a revista alcançou no mandato transato, estando abertos a novas oportunidades de parceria com os projetos da associação para que a RESSONÂNCIA possa chegar a todos os estudantes. Pretendemos continuar com as edições físicas semestrais, a parceria com o Aims Meeting, continuando a apostar nas possibilidades oferecidas pelo nosso conteúdo online

O que é a CO Ressonância?

A Comissão Organizadora da RESSONÂNCIA é a equipa responsável pela edição da revista, nas suas múltiplas vertentes, como plataforma das mais variadas formas de expressão dos nossos estudantes. Somos quem segura o altifalante das vozes que querem ir mais longe. 

Aqui temos o enorme privilégio de ficar a conhecer em primeira mão a essência literária dos nossos colegas, impedindo que fique apenas numa folha de rascunho.

Quais são as vagas disponíveis?

Departamento de Imagem (2 vagas)

O Departamento de Imagem é responsável pela beleza já conhecida das edições físicas e das publicações online, dando representação ao abstrato por trás das palavras dos colaboradores.

Cabe também a este departamento explorar novas formas de divulgação para chegar à comunidade estudantil.

Apesar das especificidades da construção da revista, nada temas! Quem ocupar estas vagas contará com uma formação de imagem própria para dar asas à sua criatividade.

Departamento Editorial (1 vaga)

Ao Departamento Editorial compete o acompanhamento da equipa de colaboradores da revista, a dinamização e estruturação das edições e a revisão dos textos.

Muito mais do que rever construção frásica ou detetar erros ortográficos, no Departamento Editorial terás um contacto direto com os produtores de toda a matéria prima - os colaboradores.

Departamento online (1 vaga)

O Departamento Online são os gestores digitais da RESSONÂNCIA, recebendo os textos dos colaboradores, enviando-os para a revisão pelo Departamento Editorial e dando-lhes asas para voarem, assim que são publicados.

Recebem a peça finalizada e estão prontos para a colocar à vista de todos, à curta distância de um clique.

Como me posso candidatar?

Se a comunicação e a arte literária te fascinam, deixa ressoar a tua motivação e junta-te à equipa. O processo de candidatura é muito simples: basta preencheres este formulário até dia 11 de agosto e realizar uma entrevista.

RESSONÂNCIA, Deixa-te Ressoar

Em Uníssono | Discriminação em Medicina

O Em Uníssono é um projeto surgiu com o objetivo de criar oportunidades dos nossos estudantes se prepararem para lidar com as várias pessoas e realidades que irão encontrar no exercício da profissão médica, percebendo qual a melhor forma de estar com o doente, no sentido de estabelecer uma relação médico-doente de mútua confiança. Nesse sentido, o atual projeto pretende sensibilizar os estudantes de medicina da FMUL para algumas realidades com as quais não contactam tão regularmente, em que ainda existe algum preconceito, para que possam ultrapassar alguma barreira que possa existir, trazendo testemunhos reais de pessoas de minorias étnicas, ou de grupos frequentemente discriminados.

Na próxima quarta-feira, dia 14 de junho, às 17h trazemos-te uma sessão do Em Uníssono sobre Discriminação na Medicina, seja entre colegas, seja de professores para alunos ou ainda de alunos com doentes.

A discriminação racial tem sido um assunto prementemente falado e discutido, e por isso queremos fazer do Em Uníssono um espaço onde podemos apresentar e discutir abertamente soluções e perspetivas relacionadas com este tema.

A sessão contará com a presença de colegas com quem te cruzas todos os dias nos corredores, que consentiram em partilhar connosco o seu testemunho e perspetiva pessoal no que toca a este assunto.

A mudança necessária parte de todos nós!

Vem aprender a identificar, denunciar e eliminar possíveis situações de discriminação racial com que te possas cruzar no teu futuro, como profissional de saúde que seremos.

Temos 15 vagas à tua espera! Inscreve-te através da Plataforma UpEvents!

Para esclarecer qualquer dúvida, podes contactar-nos através de direitoshumanos@aefml.pt.

Cerimónia da Bata Branca 20-26

A Cerimónia da Bata Branca consiste num momento formal de sensibilização e celebração da transição para o ciclo clínico do percurso do estudante de Medicina, um projeto que conta com o apoio do Grupo de Trabalho em Direitos Humanos e Ética Médica da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM).

Esta cerimónia irá realizar-se no próximo dia 12 de junho, pelas 17h00, presencialmente no Grande Auditório João Lobo Antunes, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Uma vez que o auditório não terá lotação para todos os acompanhantes dos alunos do ano 20-26, será realizado um sorteio das vagas sobrantes pelas pessoas que manifestarem interesse através do preenchimento deste formulário, sendo que será apenas permitido um acompanhante por aluno. Só serão permitidos mais acompanhantes por aluno exclusivamente se sobrarem vagas depois desta primeira atribuição.

O formulário estará aberto de dia 3 de junho às 21h até dia 6 de junho às 23h59. Para os acompanhantes que não consigam vaga, a cerimónia terá transmissão online em link a ser disponibilizado posteriormente.

As inscrições dos alunos do ano 20-26 é obrigatória para comparência na cerimónia.  

Consulta o programa aqui.


Inscreve-te neste formulário até dia 2 de junho às 23h59!

MASTERSPIECE: Get to Know TFM

O MASTERSPIECE: Get to Know TFM tem como principal objetivo esclarecer as tuas dúvidas e dar-te ferramentas para a realização do teu Trabalho Final de Mestrado. A presente edição decorrerá integralmente através da plataforma Zoom nos dias 27 e 28 de maio.

No sábado, serão abordadas generalidades sobre o tema e, no domingo, existirão sessões dirigidas para cada tipologia de TFM prevista em Regulamento. Para além disto, o evento contará com um conjunto de testemunhos de colegas que já concluíram o seu TFM, onde poderás colocar perguntas específicas sobre determinada tipologia.

Não percas esta oportunidade e vem adquirir competências úteis para construíres o teu TFM!

27 de maio

10h - 11h Escrita Científica e Metodologias

(por confirmar)

11h - 12h Como elaborar uma Tese do zero 

(por confirmar)

12h - 13h TFM enquadrado na Vida de 6º Ano

Dr.ª Alexandra Silvestre e Dr. António Velha (16-22)

---- INTERVALO ----

14h30 - 15h30 Como publicar a Tese?

(por confirmar)

15h30 - 16h30 Pesquisa e Referenciação

Drª Susana Henriques (Chefe da Divisão da Biblioteca)

16h30 - 17h30 Aspeto Formal e Avaliação

Prof. Dr. Paulo Costa (responsável pelo TFM)

28 de maio

9h - 10h Testemunhos

Pedro Brito Lança | Trabalho Original (17-23)

Raquel Barata | Revisão Sistemática (17-23)

Dr. António Velha | Educação Médica (16-22)

10h - 11h Estatística Aplicada à Investigação Médica + Dicas Excel e SPSS

Prof. Paulo Nogueira (Investigador em Bioestatística)

11h - 12h Realização do TFM integrado em equipas de investigação

Prof. Dr. Thomas Hanschield (Professor de Microbiologia na FMUL e Investigador no IMM)

11h - 12h Escrita de Casos Clínicos e Revisão da Literatura

Prof. Dr. António Pais de Lacerda (Diretor do Serviço de Medicina II do HSM)

12h - 13h Protocolo de uma Revisão Sistemática e Extração de Dados

Dr. Osvaldo Santos (Psicólogo e Coordenador do EnviHeB Lab (ISAMB))

Inscreve-te na plataforma UpEvents, aqui.

Vem adquirir competências para realizares o teu TFM.

Esperamos por ti!

Safe & Fest

Kit Santa Sebenta: copo na mão, preservativo no bolso e consentimento na ponta da língua!

O que é?

O Projeto Safe & Fest consiste numa ação de sensibilização noturna que visa esclarecer os jovens em relação à transmissão e evolução de algumas infecções sexualmente transmissíveis, bem como promover a prática de sexo seguro através da distribuição de métodos contraceptivos. Procura também sensibilizar os jovens para a moderação do consumo de álcool e drogas, procurando reduzir os riscos a que se expõem quando consomem estas substâncias.

Assim, este projeto foca-se na educação e sensibilização de jovens para os temas da sexualidade e consumos de risco de forma informal, descontraída e recreativa.


Onde e quando?

Nesta edição do Safe&Fest, junta-te a nós no dia 5 de maio, na Santa Sebenta, organizada pela Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, em que poderás fazer parte dos seguintes turnos:

Turno 1 - 5 de maio - entre as 21h e as 22h;

Turno 2 - 5 de maio - entre as 22h e as 23h;

Turno 3 - 5 de maio - entre as 23h e as 00h;

A participação no projeto dá-te entrada gratuita no evento, onde irás realizar um turno de no mínimo uma hora. Sê responsável e honra o compromisso que assumes no momento da inscrição.

Inscreve-te aqui entre hoje, dia 24 de abril às 21h e dia 3 de maio também às 21h.

Não percas esta oportunidade, inscreve-te já aqui!

DÚVIDAS?

Quaisquer dúvidas que tenhas não hesites em contactar-nos através do e-mail saudepublica@aefml.pt


Noite de Cinema ao Ar Livre| 26 de abril

Se te consideras um apaixonado pela Sétima Arte ou se estás mesmo a precisar de uma noite para descansar do caos do segundo semestre, este momento é para ti!

Trazemos-te a primeira Noite de Cinema ao Ar livre!

Data e Local

Dia  26 de abril, quarta-feira, às 20h30, vem ter connosco à Escadaria da Estátua Egas Moniz

Filme Em Exibição

A Noite de Cinema vai exibir o filme The Truman Show - A vida em Direto, em honra da Noite de Medicina 2021, mas desta vez sem sirenes nem a nossa querida Olivia!

Sinopse

Truman Burbank (Jim Carrey), casado com Meryl Burban (Laura Linney), uma mulher comum, é um homem normal, que vive uma vida normal, numa cidade normal. O que ele não sabe é que a sua vida é transmitida em directo desde o dia em que nasceu, que todos os seus conhecidos e amigos são actores e que a cidade onde habita é um gigantesco estúdio, criação de Christof (Ed Harris), um produtor de televisão.

Tudo corria como planeado, até que um dia, por acaso, Truman conhece a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), que o leva a questionar tudo...

The Truman Show: A Vida em Directo foi nomeado para três Óscares da Academia de Hollywood em 1999.

Então… E bilhete?

Esta atividade não terá qualquer custo associado. Tudo o que tens de fazer é inscreveres-te através da UpEvents, entre hoje e dia 26 de abril, até às 20h!


e AGORA QUE JÁ TE INSCREVESTE…

Não te esqueças de levar os teus amigos e uma manta e/ou almofadas para aproveitarem ao máximo o magnífico filme que te vai levar a duvidar sobre toda a tua realidade. Durante a Noite de Cinema haverá venda de aperitivos. Fica atento às nossas redes sociais para saberes mais.

E… Caso não te vejamos, boa tarde, boa noite e até amanhã!

VII Concurso Literário | O Pedro e os Dinossauros

Que história é essa?

A Revista RESSONÂNCIA promove anualmente um concurso literário aberto a toda a comunidade estudantil da FMUL!

Este ano, em colaboração com o Hospital dos Pequeninos, o concurso propõe a redação de um texto para crianças com o tema “O Pedro e os Dinossauros”.

O texto vencedor será distribuído numa Edição Especial da RESSONÂNCIA às crianças participantes no Hospital dos Pequeninos do “Dia da Criança”!

Como posso participar?

Se queres participar, basta preencheres este formulário, onde podes submeter um texto ao concurso até dia 10 de maio de 2023 às 23:59 h.

Além do dever de respeitar o tema, os textos devem cumprir as seguintes indicações editoriais:

  • O texto deve ser constituído por um minímo de 20 parágrafos e um máximo de 30 parágrafos.

  • Cada parágrafo deve ser constituído por um mínimo de 20 palavras e um máximo de 40 palavras

Quem é que ganha?

O vencedor será eleito por um jurí até dia 17 de maio através da avaliação com os seguintes critérios:

  1. Adequação à faixa etária - o texto deve ser adequado em conteúdo e forma para crianças entre 3 e 7 anos de idade, com uma linguagem clara e simples que seja facilmente compreensível para essa faixa etária;

  2. Qualidade do enredo - o texto deve ser original e criativo, com uma intriga única e personagens envolventes que captem a imaginação das crianças;

  3. Valor educacional - o texto deve transmitir bons valores e ensinamentos importantes para esta faixa etária, como a importância da amizade, do respeito, da honestidade, da solidariedade, entre outros valores relevantes para o desenvolvimento infantil;

  4. Qualidade da redação - o texto deve ser bem escrito e bem estruturado, com uma narrativa clara que mantenha a atenção das crianças e incentive a leitura.

Mais alguma coisa?

É tudo! Se tiveres alguma questão, podes consultar o regulamento ou contactar-nos através de ressonancia@aefml.pt!

Boa sorte! :)

Workshop de Cerâmica

Workshop de Cerâmica no hALL Atelier.

Dia: 20 de abril (quinta-feira)

Horas: 17h15 às 17h55

Local: hALL Atelier


Inscreve-te aqui e apressa-te porque as vagas são limitadas!


Neste workshop terás a oportunidade de criar uma peça de cerâmica à tua medida! Vão ser ensinadas técnicas para fazer a peça e depois poderás decorá-la como gostares mais (desde decalques de folhas ou flores, até carimbos com iniciais ou palavras).

A peça estará pronta cerca de 1 a 2 semanas após o workshop.


CUSTO E PAGAMENTO

Este workshop terá um custo de 5 euros no qual estão incluídos todo o material necessário, bem como a primeira cozedura da peça (realizada no Atelier). 


Este pagamento será realizado na Tesouraria da AEFML. Após a receção do e-mail de confirmação poderás proceder ao pagamento.


Caso seja do teu interesse, a peça poderá também ser vidrada (o que a torna impermeável), havendo um custo adicional de 4 euros


CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO

Receberás um e-mail com a confirmação da tua inscrição, após a qual poderás proceder ao pagamento na Tesouraria da AEFML. As inscrições serão por ordem de submissão do formulário.

Neste e-mail também receberás informações sobre ponto de encontro e deslocação até ao Atelier (que estão disponíveis abaixo).


DIA DO WORKSHOP

O workshop terá início às 17h15 no dia 20 de abril (quinta-feira) e terá uma duração de cerca de 40 minutos, terminando por volta das 17h55. 

O ponto de encontro para nos deslocarmos até ao hALL Atelier será no metro de Entrecampos, às 16h45. Se preferires, podes ir diretamente para o local do workshop (R. Ferreira Chaves 5A, 1070-177 Lisboa).

Contamos contigo!

Best Buddy | Inscrição de voluntários

Queres ser o Best Buddy de alguém e ainda não tiveste a oportunidade?

Chegou a tua vez de espalhar alegria com estes doentes!


O Projeto Best Buddy é um projeto de voluntariado da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), cuja missão é promover um melhor acompanhamento de crianças internadas por alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), com o objetivo de diminuir o desconforto inerente aos internamentos hospitalares. Este semestre, à semelhança do semestre passado, temos também preparado para ti, a IIª Edição do Best Buddy Sénior, onde poderás fazer o acompanhamento de doentes crónicos de idade avançada internados.

ONDE VAI ACONTECER?


Nesta edição trazemos-te a oportunidade de fazeres amizade com as crianças dos serviços de pediatria de vários hospitais na Zona de Lisboa e de doentes crónicos de idade avançada do Hospital de Santa Maria.


QUANDO VAI ACONTECER?


Esta edição do Best Buddy vai decorrer de 17 de abril a 12 de maio, e vai ser dividida em dois turnos: o primeiro turno de 17 a 28 de abril e o segundo de 1 a 12 de maio. As vagas são limitadas, por isso apressa-te!

Ao longo desta edição do Best Buddy, teremos 2 reuniões. A reunião inicial será no dia 12 de abril e contará com a presença dos elementos da Comissão Organizadora. Nesta reunião ser-te-á explicado o funcionamento do projeto. Existirá ainda uma reunião para realização de um balanço final, dia 25 de maio. Estas reuniões são de caráter obrigatório, pelo que a ausência injustificada numa delas inviabilizará a tua certificação enquanto voluntário.


SELEÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS

A seleção dos voluntários é feita aleatoriamente, através de um sorteio, tendo prioridade na colocação todos os alunos que nunca participaram em nenhuma edição do projeto.

Se não conseguires vaga nesta edição, ficarás na lista de espera para seres contactado em caso de desistência de algum participante ou em caso de internamento de novas crianças durante o período da edição. 


ONDE ME INSCREVO?


As inscrições abrem hoje, dia 6 de abril às 21h e fecham dia 9 de abril às 21h

Para te inscreveres na XXVII edição do Best Buddy inscreve-te aqui!

Se queres fazer parte da II edição do Best Buddy Sénior, inscreve-te aqui!


Contamos contigo para seres o melhor companheiro destes doentes!

Consulta o nosso Regulamento para esclareceres as tuas dúvidas ou contacta-nos através do email bestbuddy@aefml.pt.







Pillow Talk | Interrupção Voluntária da Gravidez

Será que a Interrupção Voluntária da Gravidez é um direito das mulheres?

Será retrógrado pensar num mundo sem aborto?

Não será a IVG uma condição da libertação das mulheres?

O Pillow Talk é o novo projeto do Departamento de Saúde Pública e Sexual (DSPS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML).

Os assuntos de Saúde Pública e Sexual nem sempre são terreno de discussão pacífica e, em idades jovens, temos a tendência a fechar o nosso campo de debate ao nosso círculo de opinião.

O Pillow Talk surge da necessidade de fazer colidir estes círculos de opinião acerca de assuntos atuais de Saúde Pública e Sexual, num ambiente pedagógico e moderado, em contexto de Debate Prós e Contras.

Os objetivos do projeto são:

  • melhor dotar os alunos de ferramentas argumentativas;

  • promover um espaço de construção de visões, onde há liberdade de errar, de aprender e de reconstruir sistemas de opiniões/crenças;

  • oferecer debates de moderação e painel diversificado, que reflita a realidade de perspetivas em relação aos assuntos abordados.

O tema desta 1ª edição é Interrupção Voluntária da Gravidez (vulgo aborto).
Contará com um orador de cada um dos lados da discussão (pró-escolha e pró-vida) e um moderador.

Poderás inscrever-te na UpEvents, desde o dia 6 até à meia-noite do dia 15 de abril!

Atreves-te a passar do Twitter para o mundo real?