“One Health - Uma Só Saúde"_ XVII Congresso Internacional Montenegro

241031713_4334756449956057_1141594306789743714_n.jpeg

A Comissão Organizadora do XVII Congresso Internacional Montenegro tem a honra de vos convidar a marcar presença num dos maiores eventos europeus de medicina veterinária, que irá ter lugar nos dias 22 e 23 de outubro de 2021, no Auditório EuroParque, em Santa Maria da Feira.

O congresso reunirá cerca de 2000 profissionais de saúde e contará com a presença de personalidades e especialistas de renome nas áreas da saúde animal, humana e ambiental, nomeadamente a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

 O ponto alto do evento será a sala “One Health”, onde será debatido este novo paradigma ao nível da Saúde, promovendo a interligação entre a saúde humana, animal e ambiental, com o propósito de reforçar a saúde pública e proteger todos os seus intervenientes. Tendo em conta que é uma estratégia que permite otimizar os recursos, o Hospital Veterinário Montenegro pretende ser pioneiro na introdução da abordagem “One Health” em Portugal, reforçando a importância deste conceito e promovendo-o para que seja reconhecido pela sociedade como uma prioridade.

A abordagem “One Health” pretende colocar os três setores da saúde – humanaanimal e ambiental – em contacto entre si. Estes devem trabalhar interligados com o propósito de reforçar a saúde pública e de proteger os seus intervenientes, com vista a alcançar um futuro mais sustentável.

Para alcançar intervenções bem-sucedidas, é preciso a cooperação de parceiros da saúde humana, animal e ambiental. Profissionais de saúde humana – médicos, enfermeiros, profissionais de saúde pública, epidemiologistas -, de saúde animal – veterinários, trabalhadores agrícolas –, do meio ambiente – ecologistas, especialistas em vida selvagem – e de outras áreas de especialização precisam de coordenar atividades conjuntas.

Em vez de se observar uma multiplicação de recursos e de práticas, passa a observar-se uma única escola de saúde – um espaço coabitado por várias medicinas – construída com pilares interdisciplinares, optimizadores de recursos, inclusivos e cooperativos.

É neste sentido que a vossa presença é essencial. Procuramos fazer a diferença através de um evento único na Europa, e receber o seu contributo na promoção de uma temática que consideramos tão pertinente, bem como na construção da estratégia mais adequada para que melhores resultados possam ser alcançados ao nível da sustentabilidade do setor da saúde.