O Em Uníssono é um projeto organizado pelo Departamento de Responsabilidade e Ação Social (DRAS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML).
Como pessoas estudantes da FMUL, futuros profissionais de saúde, iremos deparar-nos na nossa prática com várias realidades, muito díspares e diferentes do nosso habitual. Não obstante, o nosso objetivo máximo deverá ser sempre o de prestar os melhores cuidados de saúde à pessoa que temos à nossa frente, independentemente da idade, sexo, raça, cidadania, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas. É nesse sentido que surge o projeto Em Uníssono.
Pretendemos criar espaços de discussão informais e intimistas onde as nossas pessoas estudantes possam abordar temáticas relacionadas com a Ética Médica, no que concerne ao acesso aos cuidados de saúde por parte de populações mais desfavorecidas e que, tantas vezes, são vítimas de discriminação e de preconceito. O objetivo destas sessões é identificar esse preconceito, abordá-lo e desconstruí-lo, podendo assim desestigmatizar a pessoa que à nossa frente se apresenta e vê-lo como um verdadeiro ser humano, digno dos melhores cuidados de saúde que nós conseguimos prestar.
Nós, pessoas estudantes da FMUL e futuros profissionais de saúde, pessoas cidadãs ativas, devemos ser um exemplo de humanismo, lutando sempre pela igualdade no acesso e na prestação de cuidados de saúde, pelo que pretendemos dar as ferramentas para que cada uma possa ser um agente da mudança que pretende ver no mundo, iniciando a formação dentro da faculdade para um dia se estabelecer na restante sociedade, movida pelo exemplo de cada um de nós.
Estrutura das sessões
As sessões terão um tema, com um orador da população estigmatizada ou que trabalhe com esta e um profissional de saúde, abrindo depois um período de discussão informal entre os participantes e os oradores.
Contacto:
responsabilidadesocial@aefml.pt