ChangeMinds - Conferência Online de Empreendedorismo Social

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O Departamento de Responsabilidade e Ação Social da AEFML e o Departamento de Responsabilidade Social da AEISEG, com o apoio do Gabinete de Inovação e Empreendedorismo da FMUL, encontram-se a organizar o projeto Social Builders Academy - um projeto de empreendedorismo social onde incentivamos os participantes a criarem o seu próprio projeto social. 


De maneira a inspirar estes participantes e mostrar-lhes iniciativas de sucesso, criámos o ChangeMinds - uma conferência online de empreendedorismo social. Nesta conferência vamos contar com várias associações e iniciativas que começaram como pequenas ideias e que nos dia de hoje têm um grande impacto na sociedade onde vivemos. Querendo criar agentes de mudança no mundo, e esperando que estes projetos possam inspirar o maior número de pessoas, decidimos abrir esta conferência ao público, mantendo prioridade de inscrição para estudantes da FMUL e do ISEG.

Assim, se sempre tiveste interesse em empreendedorismo social e queres conhecer mais sobre diferentes projetos sociais e o seu desenvolvimento, ou até se não conseguiste inscrever-te no Social Builders Academy, esta é a tua oportunidade! Inscreve-te já no ChangeMinds!


Esta atividade decorrerá no dia 13 de Março com o programa acima indicado.

Inscreve-te aqui

The Entrepreneur Mind: How to Be Successful in the Biomedical Market

O Departamento de Formação e Ciência da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e o Núcleo de Estudantes de Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico (NEBM) encontram-se a organizar um conjunto de 5 formações sobre empreendedorismo tecnológico, numa iniciativa intitulada The Entrepreneur Mind: How to Be Successful in the Biomedical Market.

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Esta atividade pretende formar os estudantes da FMUL e do IST nas temáticas basilares do empreendedorismo na área da biotecnologia, criar sinergias entre estudantes de Medicina e Engenharia Biomédica, dotando, simultaneamente, os participantes, com ferramentas úteis para serem agentes ativos de investimento numa área com enorme potencial de desenvolvimento

Esta atividade irá decorrer ao longo de 5 sessões realizadas por videoconferência:

1ª Formação: A Mente de um Gestor de Topo: Pensamento Crítico e Resolução de Problemas

Dia: 22 de Março

Hora: 18h-20h

Formador: Eng. Emanuel Proença (Administrador Executivo no grupo Prio Energy)

2ª Formação: Desenvolvimento Tecnológico: Da Idealização à Materialização

Dia: 29 de Março

Hora: 18h-20h

Formador: Por Confirmar

3ª Formação: Como Gerir um Projeto de Investigação | Políticas e Sistemas de Saúde

Dia: 5 de abril

Hora: 18h-21h

Formador: Prof. Bruno Silva-Santos | Prof. Francisco Goiana da Silva (Vice-Diretor do Instituto de Medicina Molecular (iMM) | Presidente do Health Parliament Portugal)

4ª Formação: Áreas de Futuro na Biotecnologia: Onde Investir?

Dia: 14 de abril

Hora: 16h-18h

Formador: Prof. Ricardo Perdigão Henriques (CEO na Bionova Capital)

5ª Formação: Captação de Fundos: Como Vender uma Ideia?

Dia: 20 de abril

Hora:18h-20h

Formador: Eng. Felipe Vieira (CEO na Network Me)


As inscrições irão abrir no dia 15 de março às 20h na plataforma UpEvents e terminam no dia 16 de março às 20h. A seleção dos participantes será efetuada por sorteio, dentro dos inscritos que demonstrem maior disponibilidade para as sessões. As inscrições são abertas a todos os estudantes da FMUL e do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica do IST.

No final da formação os alunos serão capazes de resolver problemas da vida real, conhecer algumas aplicações da medicina e engenharia em áreas de grande desenvolvimento atual e desenvolver capacidades de empreendedorismo e alguma experiência de liderança e estratégia.



Projeto Best Buddy | Edição Especial 2021

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O que é o Projeto Best Buddy?

O Projeto Best Buddy é um projeto de voluntariado criado pela European Medical Students' Association (EMSA) e aplicado em Portugal pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML). O Best Buddy pretende promover o bem-estar das crianças hospitalizadas, diminuindo o desconforto inerente aos internamentos hospitalares.

O conceito do projeto baseia-se na atribuição de um Buddy, aluno da FMUL, a uma criança internada num serviço de pediatria, tendo como objetivo a realização de visitas frequentes à criança durante o seu internamento. 

E como será o Best Buddy este ano?

Este ano, o projeto contará apenas com uma edição - a Edição Especial 2021.

Nesta edição especial vais poder realizar videochamadas com crianças internadas!

Desta forma, poderás fazer companhia ao teu Buddy e proporcionar-lhe momentos de brincadeira, através da realização de jogos, desenhos, origamis, entre outro tipo de atividades que consideres possíveis de ser realizadas por videochamada.

Quando acontece? 

A Edição Especial do Projeto Best Buddy irá decorrer entre março e maio de 2021, sendo que as videochamadas se realizarão em horários a combinar entre o voluntário e o tutor da criança ou o serviço onde a mesma se encontra. 

As inscrições: 

As inscrições decorrem de 27 de fevereiro até dia 6 de março.

Podes inscrever-te aqui

Poderás inscrever-te no projeto individualmente ou em conjunto com um amigo!

Caso optes pela segunda opção, deverás ter em atenção que ambos os elementos devem inscrever-se na UpEvents e que cada par será contabilizado como apenas um Buddy, devendo estar ambos presentes nas videochamadas. 

Os alunos participantes em edições passadas do projeto poderão inscrever-se na Edição Especial 2021 e os alunos participantes na Edição Especial 2021 não estarão impedidos de participar nas próximas edições do projeto. 

Seleção de participantes: 

Os participantes serão selecionados através de um sorteio, que condicionará a ordem pela qual serão chamados a participar. 

Numa primeira fase serão disponibilizadas 12 vagas sendo que, cada uma dessas vagas corresponderá a um par ou a um participante individual. 

Após a realização de, pelo menos, 7h de voluntariado por cada par ou participante individual, será iniciada uma segunda fase onde serão recrutados mais participantes de acordo com a ordem do sorteio inicial. No entanto, se ao fim das 7h de voluntariado o teu buddy se mantiver no internamento, poderás acompanhá-lo até ao final do mesmo. 

Caso sejas selecionado terás de participar obrigatoriamente em duas reuniões, com data  agendar:  

  • Uma reunião inicial para esclarecer os voluntários acerca do funcionamento do projeto; 

  • Uma reunião final onde se fará um balanço final da atividade.

Para que estejas o máximo informado possivel, consulta o regulamento do Projeto Best Buddy | Edição Especial 2021 aqui!

Contamos contigo nesta aventura? 

Ficamos à tua espera! 

Em UniSex | Holy Sex!

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Sexo.

Uns condenam-no, outros celebram-no, mas quase todos o adoram.

É meio para a propagação da espécie, um mal necessário? É um bem fundamental, um meio para o prazer absoluto?

Qualquer que seja a tua resposta, há uma coisa que não podes negar: o sexo está em todo o lado, nos livros e filmes que consomes, na tua própria mente, na tua vida, no teu telemóvel... E o mundo lucra com ele.

Mas não falamos dele ou, quando o fazemos, coramos, temos vergonha ou dificuldade. Carregamos um pecado original connosco. Uma culpa recalcada, abraçada pela religião, transmitida de geração em geração, na construção de um tabu que ainda não conseguimos destruir. 


Como é que a religião moldou a nossa ideia sobre o sexo? Como contribuiu para que fosse um tema tabu? Como evoluiu (ou não) a visão sobre o sexo no seio da Igreja? 


Vamos estar Em UniSex, no dia 4 de março, pelas 21h, na plataforma Zoom, com um padre católico, numa conversa e numa partilha de ideias aberta e dinâmica, onde todas as tuas dúvidas poderão ser esclarecidas.

Curioso/a? 

Junta-te à discussão, inscrevendo-te aqui na plataforma UpEvents até ao dia 28 de fevereiro!

As inscrições abrem no dia 25 de fevereiro (quinta-feira), às 22h!

Os participantes serão selecionados por ordem de inscrição, havendo 25 vagas.

Cursos de Línguas | Inglês B1 Médico

Para este 2º semestre, a AEFML oferece, em colaboração com a LanguageCraft, um curso inédito. O curso de Inglês B1 contará, além da normal componente letiva inerente a este nível, com um ensino direcionado para o léxico da área médica, bem como momentos de role-play, que permitirão aos estudantes treinar e integrar conhecimentos, reforçando a sua capacidade de comunicação num idioma tão fulcral para a comunidade científica.

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Sentes que perdes parte da informação quando a bibliografia recomendada é anglo-saxónica? Gostavas de te aventurar pelo mundo dos Intercâmbios e Erasmus em Terras de Sua Majestade, mas tens medo que a tua comunicação fique aquém? Não hesites mais! Esta oferta inédita foi desenhada para ti!

O horário e a calendarização das aulas estão disponíveis aqui.

Antes da tua inscrição, consulta atentamente o Regulamento dos Cursos de Línguas AEFML 2020-21 | 2ºS.

Inscreve-te através deste formulário até ao dia 27 de fevereiro! Será necessário que preenchas e assines a Declaração de Aceitação do Regulamento

Para mais informações, consulta o post anterior do nosso site acerca dos Cursos de Línguas AEFML/LanguageCraft.

Projeto Bonsai | Edição Especial Entrelinhas - Inscrições

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O QUE É?

O projeto Bonsai é organizado pelo Departamento de Saúde Pública e Sexual  (DSPS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML). Este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e da Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN) uma oportunidade única de alargar o seu conhecimento num tema à sua escolha e, ainda, partilhar este conhecimento. 

Com quem? Originalmente, com alunos do  3º ciclo do Ensino Básico. Nesta Edição Especial do Projeto, surgiu uma novidade: a possibilidade de aproximação a realidades diferentes (ex: Universidades Sénior, Ensino Noturno, Casas de Acolhimento e Bairros de Comunidades de Etnia Cigana), que te dotará de soft skills essenciais à tua futura prática clínica. No entanto, devido ao agravamento da situação pandémica, esta novidade ficou suspensa por tempo indeterminado e não podemos garantir que até ao final do ano letivo seja possível colaborar com estas entidades, mas serás o primeiro a saber caso esta situação mude! 

O projeto oferece-te a possibilidade de escolher um percurso entre Saúde Mental e Bullying, Saúde Sexual, Direitos Humanos e Saúde 101. Os participantes escolhem o trajeto que mais os cativa e têm ainda oportunidade de dar formação sobre COVID-19 e cuidados de saúde durante a pandemia, combatendo a desinformação sobre o tema.

COMO ACONTECE?

1º Passo: Inscrição

As inscrições abrem no dia 22 de fevereiro às 21h, aqui. As vagas são limitadas e ocupadas por ordem de inscrição, por isso agarra-as depressa!

2º Passo: Fase de Capacitação

Constitui a fase de capacitação dos estudantes da FMUL para que adquiram os conhecimentos e as competências necessárias à realização do trabalho de campo.

Os voluntários poderão dedicar-se a um de quatro percursos disponíveis:

  • Percurso 1 - Saúde Mental e Bullying (apenas MIM)

  • Percurso 2 - Saúde Sexual (apenas MIM)

  • Percurso 3 - Direitos Humanos (MIM e LCN)

  • Percurso 4 - Saúde 101 (MIM e LCN)

Para além da formação nas áreas supracitadas, é nosso objetivo capacitar os alunos em algumas Soft Skills importantes para a realização de um projeto deste género, nomeadamente técnicas de educação pelos pares.

A formação é de carácter obrigatório.

Se for do teu interesse, poderás inscrever-te apenas nesta fase para receberes formação sobre um dos temas, sem ser necessário inscrever-te na fase de Trabalho de Campo.

 

3º Passo: Trabalho de Campo

Consiste na realização do projeto nas instituições parceiras. O mesmo será constituído por 4 sessões sobre o tema em que os estudantes da FMUL foram capacitados. Estas sessões serão realizadas por ZOOM, uma vez por semana, a uma mesma turma, durante as 4 semanas seguintes:

  • Semana 1 - 01/03 a 05/03;

  • Semana 2 - 08/03 a 12/03;

  • Semana 3 - 15/03 a 19/03;

  • Semana 4 - 22/03 a 26/03;

Cada turma tem um horário diferente, por isso escolhe o teu horário preferencial aquando da inscrição!

 

Datas Importantes:

Inscrições: abrem dia 22 de fevereiro, às 21h

  • Realização da Fase I - Fases de Capacitação: 28 de fevereiro de 2021

  • Realização da Fase II - Trabalho de Campo:  1 a 26 de março de 2021

Inscreve-te aqui!

SEMANA DE JOGOS | 22 a 26 Fevereiro

A Semana de Jogos é a nova atividade do Departamento Cultural e Recreativo que irá decorrer na semana de 22 a 26 de fevereiro, em formato online e em parceria com o Mission to Escape - uma empresa de Escape Rooms presenciais e online.

A atividade é composta por duas fases eliminatórias, da responsabilidade do DCR, e uma fase final, da responsabilidade do Mission do Escape:

Dia 22 de Fevereiro, às 21h30

1ª Etapa - Confinamento&Company 

Um jogo multifacetado para testar os teus sentidos e conhecimento, composto por várias rondas dos seguintes desafios:

  • Quizz - O quão boa está a tua cultura geral?

  • Name that tune - Consegues identificar músicas e sons?

  • The Big Picture - Uma imagem vale mais que mil palavras!

  • deGestos - Um jogo de mímica por via remota;

Apenas 50% das equipas mais pontuadas passam à fase seguinte!


Dia 24 de Fevereiro, às 21h30

2ª Etapa - FML Feud : Quão bem conheces a tua faculdade?

À semelhança da etapa anterior, também este jogo é compostas por várias rondas de 4 desafios, cuja temática será a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa:

  • Password - De quantas palavras precisas para chegar à resposta?

  • O Preço Certo - vai ser um espetácle!!!!

  • Memofante - o quão boa é a tua memória visual?

  • Elementar - solta o detetive que há em ti!

Esta segunda etapa conta com uma ronda bónus, na qual o destino das equipas pode mudar drasticamente, através do furto de pontos.

Apenas duas equipas irão passar à fase final!


Dia 26 de fevereiro, das 17h às 19h

Etapa final - Escape Night com a MissionToEscape: Será que os finalistas conseguem encontrar a saída?

  • Realização de um escape room online!

Aconselhamos-te a ler o regulamento da atividade para ficares a par do funcionamento da Semana de Jogos!

Como me posso inscrever?

A Semana de Jogos tem um limite de inscrição de 50 equipas!

Cada equipa deve ter um nome e nomear um responsável que terá de preencher este formulário de inscrição.


Mais uma vez, aconselhamos-te a ler o regulamento da atividade para ficares a par do funcionamento da Semana de Jogos!

Emergency Call - We Need You, Doctor

A atividade "Emergency Call - We Need You, Doctor" surgiu na tentativa de estimular e fortalecer o raciocínio clínico dos estudantes dos anos clínicos, através de um simulador online providenciado pelo BodyInteract.

Através de um doente simulado, as equipas participantes terão a oportunidade de realizar exame objetivo, pedir exames complementares de diagnóstico e administrar medicação para que o doente melhore o seu estado clínico. 


A atividade será desenvolvida em formato de competição entre 8 equipas que irão resolver dois casos clínicos de diferentes dificuldades. Com base na média da pontuação final de cada equipa iremos apurar o vencedor.

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Equipas em Competição:

  • As equipas devem ser compostas 3 estudantes dos anos clínicos (4º, 5º, 6º);

  • Não existe nenhuma regra que restrinja a constituição das equipas em competição. Ex: As equipas não necessitam de ser constituídas por estudantes de diferentes anos clínicos;

  • Cada dia de competição contará com 8 equipas. 

Dias de Competição:

Vão ser realizados 2 dias de competição, sendo que, ambos os casos de cada um dos dias irão versar uma área disciplinar específica:

  • Dia 25 de fevereiro às 16h - Neurologia 

  • Dia 4 de março às 16h - Cardiologia

Inscrições:

As inscrições serão realizadas através do preenchimento deste formulário (1 inscrição por equipa). O período de inscrições decorre entre o dia 19/02 às 21h e o dia 20/02 às 21h, sendo que as vagas serão preenchidas consoante a ordem de inscrição.

  • Terás de preencher o formulário com os dados dos 3 elementos da equipa (nome, e-mail, telemóvel, nº de cartão de cidadão e ano letivo;

  • Terão ainda de submeter um nome para a equipa

  • Durante o momento de inscrição cada equipa poderá escolher qual a sua 1ª opção e a sua 2ª opção. 

  • Idealmente, cada equipa (e cada participante) participa apenas num dos dias da atividade, de forma a promover a maior rotatividade entre os estudantes, e garantir maior oportunidade de participação a todos os interessados. 

  • O mesmo participante só pode estar inscrito em representação de 1 equipa;

  • Consoante a procura e o número de equipas inscritas, poderá haver lugar para a participação nos dois dias de competição consoante a preferência demonstrada no ato da inscrição.

O intuito desta atividade é, principalmente, promover a capacidade para raciocinar em contexto clínico e praticar a abordagem de um doente, existindo ainda uma componente pedagógica e didática no final da resolução de cada um dos casos clínicos. 

Atreves-te a pôr em prática os teus conhecimentos teóricos? Então esperamos por ti!


Inscrição | Comissão Organizadora de Intercâmbios

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Para desfrutares de uma experiência incrível enquanto membro da Comissão Organizadora de Intercâmbios preenche este formulário até às 23h59 do dia 28 de Fevereiro. Temos 29 vagas disponíveis para ti.

Se ainda assim estás indeciso e queres saber mais sobre a COI, vem assistir à Sessão de Esclarecimentos, no dia 23 de Fevereiro, pelas 18h. Inscreve-te na Sessão de Esclarecimentos aqui, estamos à tua espera!

Numa primeira fase do processo de seleção, iremos avaliar anonimamente as tuas respostas ao formulário!

Na segunda fase, selecionaremos as melhores respostas para uma entrevista, através da plataforma Zoom.

Queres saber mais sobre a COI? Descobre tudo no texto abaixo!

O que é a Comissão Organizadora de Intercâmbios (COI)?

A COI é uma Comissão Organizadora que trabalha ao longo do ano no sentido de proporcionar a melhor experiência aos alunos participantes nos 2 maiores programas de Intercâmbio do Mundo: Standing Committee on Professional Exchanges (SCOPE) - Intercâmbios Clínicos e Standing Committee on Research Exchanges (SCORE) - Intercâmbios de Investigação, da International Federation of Medical Students Association (IFMSA).

Em conjunto com o LEO (Local Exchange Officer) e LORE (Local Officer on Research Exchanges) da AEFML, os membros da COI são os responsáveis pela criação e dinamização de um programa científico e social único e que contribui para a melhor experiência de intercâmbio do mundo!

O que fazemos?

Durante os meses de julho e agosto recebemos vários alunos de múltiplas nacionalidades (este ano as atividades do mês de Julho serão bastante reduzidas uma vez que nos encontraremos ainda em época de exames). Durante esse período os elementos da COI são essenciais:

  • Na receção dos alunos internacionais à cidade (através de pick ups ao aeroporto, por exemplo);

  • Na apresentação aos tutores de estágio no primeiro dia na faculdade;

  • Na apresentação da cidade e País aos alunos internacionais.

  • Na criação e participação de várias atividades Sociais e Culturais na cidade de Lisboa ou mesmo em todo o país!!!

Ao longo dos restantes meses do ano organizamos algumas atividades Sociais e Científicas para os colegas da FMUL também inscritos nos projetos de intercâmbio!

O que tens a ganhar?

  • Conhece pessoas incríveis e estabelece grandes amizades

  • Descobre Lisboa e Portugal como nunca antes viste. Enquanto membro da COI vais ter oportunidade de visitar os lugares mais espetaculares do país que nunca antes tinhas conhecido.

  • Aprende sobre as várias culturas e países do mundo na primeira pessoa.

  • Aproveita um verão cheio de atividades e diversão.

  • Ganha até 32 pontos de intercâmbio para a season seguinte.

 

Este pode mesmo ser o melhor verão da tua vida! Inscreve-te e participa nas várias atividades!

O que esperamos de ti?

Acima de tudo muita energia, boa disposição, motivação e disponibilidade!

Este ano, devido à alteração da época de exames, sabemos que vai ser muito difícil ter disponibilidade total em Julho como acontecia em anos anteriores. Desta forma, teremos de alterar os moldes da receção de incomings neste mês, de modo a que cada membro da COI tenha, no máximo 1 ou 2 dias de Julho com atividades.

Assim, para integrar a COI, é necessário estar presente em pelo menos um terço do mês de Agosto e apenas alguns dias do mês de Julho.

Deves também ser capaz de comunicar em Inglês, uma vez que será a língua mais utilizada pela Comissão Organizadora!

Qualquer dúvida que tenhas podes contactar-nos via email para internacionais@aefml.pt

Projeto Boomerang | Inscrições

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O QUE É?

O projeto Boomerang é organizado pelo Departamento de Saúde Pública e Sexual  (DSPS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML). Este projeto assenta no pilar da Educação Pelos Pares, promovendo momentos de capacitação dos estudantes de ambos os cursos da Faculdade de Medicina da Universidade de  Lisboa (FMUL), pelos seus colegas mais velhos, e ações de sensibilização e formação nas escolas de origem dos primeiros. Pretende-se a criação de uma rede de partilha de conhecimento que parta da FMUL e alcance as mais diversas naturalidades dos alunos da Faculdade.

Este ano, o projeto, além de duas temáticas para os alunos do Mestrado Integrado em Medicina - Saúde Mental e Sexualidade -, traz também um percurso exclusivo para alunos da Licenciatura em Ciências da Nutrição - Distúrbios Alimentares. Os participantes escolhem o trajeto que mais os cativa e têm ainda oportunidade de dar formação sobre COVID-19 e cuidados de saúde durante a pandemia, combatendo a desinformação sobre o tema. Adicionalmente, poderão ainda dar a conhecer a faculdade e a vida académica tornando-se Embaixadores Mentoring.

COMO ACONTECE?

1º Passo: Inscrição

As inscrições abrem no dia 15 de fevereiro, às 21h. Poderás inscrever-te até ao dia 19 de fevereiro, aqui. A inscrição no projeto é feita individualmente, ou com mais um colega (a pares). Nesta inscrição, o(s) participante(s) escolhe(m) já o percurso a seguir. Todos os grupos terão de fazer sensibilização para os cuidados a ter com a COVID-19.

Para o(a)s interessado(a)s, curioso(a)s indeciso(a)s, ou decidido(a)s que pretenderem saber como funcionará cada passo do projeto, em pormenor, bem como as datas de todo o processo, haverá uma Sessão de Esclarecimentos, no dia 17 de fevereiro (entre as 14h30 e 15h30). Esta sessão é facultativa, mas aconselhada.

Para te inscreveres na Sessão de Esclarecimentos, aqui.

2º Passo: Fase de Capacitação

Este ano, os participantes poderão ir às escolas quando preferirem, durante todo o ano letivo.

Os participantes escolhem o percurso em que desejam ser formados. O participante terá de participar numa formação obrigatória, e apenas numa, tendo a opção de o fazer no primeiro semestre, ou no segundo.

Aconselha-se os estudantes, ou pares, que pretendam dar formação durante o primeiro semestre, a inscrever-se na formação do primeiro semestre. O correspondente aplica-se ao segundo semestre.

Data 1º semestre: 25 de novembro

Data 2º semestre: 26 e 27 de fevereiro

O programa de formação é o seguinte:

  1. Formação do tema escolhido

  2. Esclarecimento de dúvidas sobre a capacitação COVID-19

  3. Formação Embaixador Mentoring

A formação é de carácter obrigatório. Se participares a pares, continua a ser obrigatória para ambos os elementos do grupo.

O link das formações serão comunicados posteriormente, via e-mail, aos inscritos.

3º Passo: Formações nas Escolas

Idealmente, a mesma deverá ocorrer na antiga escola de um dos participantes, sendo que o contacto com a escola deverá ser efetuado pelos mesmos.

As sessões serão ainda presenciais, sempre que possível, pelo que será assegurado o cumprimento de todas as normas e recomendações da DGS em vigor. Para que possas usufruir desta experiência ao máximo e em segurança para ti e para os outros!

Assim, haverá participantes que darão a formação de Saúde Mental, outros a formação de Sexualidade e outros ainda a formação de Distúrbios Alimentares. Esta divisão depende da preferência que os participantes selecionaram aquando da sua inscrição no evento, em relação ao percurso. Terás de realizar três formações de 90 minutos ou quatro formações de 50 minutos, de preferência no mesmo dia e a turmas diferentes, subordinadas ao tema em que foste colocado. 

Datas Importantes:

  • Inscrições: entre os dias 15 e 19 de fevereiro

  • Sessão de Esclarecimentos: 17 de novembro (entre as 14h30 e 15h30)

  • Fases de Capacitação: 2º Semestre: 26 e 27 de fevereiro

  • Formações nas Escolas: até 30 de maio

Inscreve-te aqui!

Cursos de Línguas AEFML 2020/2021

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A AEFML, em colaboração com a LanguageCraft, disponibiliza a todos os alunos da FMUL a oportunidade de aprender uma língua estrangeira. Aproveita as vantagens exclusivas que os sócios AEFML têm com esta parceria.

Calendário dos próximos cursos

Inscrições abertas - até 7 de fevereiro.

Pagamento da inscrição - até 7 de fevereiro.

Provas de Aferição (níveis não A1, sem certificado prévio) - 8 a 12 de fevereiro. 

Informação da abertura das turmas/cursos - até 18 de fevereiro.  

Início das aulas - 22 de fevereiro. 

Línguas disponíveis 

Estão disponíveis cursos de:

  • Alemão

  • Checo

  • Espanhol

  • Francês

  • Inglês 

  • Italiano 

  • Japonês

  • Mandarim

  • Português como Língua Estrangeira

O número de horas dos cursos varia consoante o nível do curso e tipologia de curso. Os preços e detalhes dos cursos podem ser encontrados abaixo, no Regulamento dos Cursos de Línguas AEFML 2020/21 - 2ªS.

Modo de funcionamento dos cursos (Pandemia COVID-19)

Este ano, os cursos decorrem num modelo híbrido - online ou presencial. Poderás optar por escolher a modalidade à distância - online - ou presencial - nas instalações da LanguageCraft no Largo do Rato (Rua São Filipe Neri 25C, 1250-225 Lisboa). 

Mediante aviso prévio ao formador, poderá haver modificação da modalidade em que o aluno frequenta o curso.

As vagas são limitadas para ambas as opções.

As turmas terão, no mínimo, 10 alunos.

Inscrições 

Inscrições abertas até 7 de fevereiro.

  1. As inscrições devem ser feitas através do Formulário de Inscrição;

  2. O pagamento da inscrição (25% da totalidade do curso) deve ser realizado através de transferência bancária para IBAN: PT50 0018 000040364320001 97 com o descritivo “Inscrição Cursos Línguas” antes da submissão do formulário de inscrição (para que possa ser inserido no mesmo), sendo o limite para a realização deste pagamento, o dia 7 de fevereiro.

  3. A Declaração de Aceitação do Regulamento assinada (podes assinar digitalmente, sem necessidade de imprimir o documento) deve ser submetida no Formulário de Inscrição;

  4. Caso te inscrevas num nível não A1 e já tenhas um certificado de nível de língua (emitido há menos de 2 anos) do curso pretendido, deves submetê-lo no Formulário de Inscrição;

Preços e pagamento

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Testes de Aferição de Nível

Os testes de aferição de nível serão realizados para todos os cursos, com exceção dos níveis principiantes da língua (A1) e dos inscritos que já tenham um certificado de língua prévio (de acordo com o artigo 6º do regulamento). Serão realizados nos dias 8 a 12 de fevereiro, com uma componente escrita e oral, através de uma plataforma online.

Horários/ Calendarização dos cursos 

Consulta o documento Calendarização Cursos de Línguas AEFML 2020-21 l 2ºS.

Face ao elevado número de interessados foram criados novos horários complementares aos já existentes para os cursos de Alemão A1 e Italiano A1 que poderão ser consultados nesta Adenda ao Calendário previamente estabelecido, sem qualquer prejuízo do mesmo.

Certificação

No final do curso é emitido um certificado de frequência com a respetiva avaliação do curso. Os cursos têm uma componente de avaliação contínua, avaliação escrita e avaliação oral. 

Para a obtenção do certificado do nível de língua será necessário cumprir os seguintes requisitos: a) 75% de assiduidade; b) resultado final igual ou superior a 60% (numa escala de 0% a 100%) no teste escrito final.

Disposições Finais

Consulta o Regulamento dos Cursos de Línguas AEFML 2020-21 l 2ºS antes do ato de inscrição.

Qualquer dúvida que tenhas, não hesites em contactar-nos, enviando e-mail para formativa@aefml.pt.

Candidatos | Eleições Presidenciais

O Tribunal Constitucional (TC) admitiu, a 30 de dezembro de 2020, sete candidaturas às eleições para a Presidência da República, que se disputam a 24 de janeiro. A candidatura do militar Eduardo Baptista foi rejeitada por apresentar várias irregularidades.


Segue-se, portanto, pela ordem sorteada pelo TC para os boletins de votos, um breve retrato dos sete candidatos presidenciais:


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MARISA MATIAS

Marisa Isabel dos Santos Matias, 44 anos, é socióloga e eurodeputada eleita pelo Bloco de Esquerda (BE) desde 2009, partido de que é dirigente, integrando a Mesa Nacional e a Comissão Política. 

Em 2016, foi candidata às Presidenciais, tendo ficado em terceiro lugar, com 10,12% dos votos, o melhor resultado de sempre de uma mulher neste tipo de sufrágio.

Anunciou a sua candidatura a 09 de setembro de 2020 e conta com o apoio do seu partido, o BE.





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MARCELO REBELO DE SOUSA

Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, 72 anos, é Professor Catedrático de Direito jubilado e é o atual Chefe do Estado. 

Entre 1996 e 1999, foi presidente do Partido Social Democrata (PSD), partido que aprovou no final de setembro uma moção de apoio à sua recandidatura. O CDS-PP também decidiu apoiar a recandidatura do Presidente da República. 

Assumiu a chefia do Estado em 09 de março de 2016, depois de ter sido eleito à primeira voltA com 52% dos votos expressos. A 07 de dezembro assumiu publicamente a recandidatura para novo mandato de cinco anos.




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TIAGO MAYAN GONÇAVES


Tiago Pedro de Sousa Mayan Gonçalves, 43 anos, é advogado e um dos fundadores do Partido Iniciativa Liberal. Anunciou a candidatura em 25 de julho de 2020 e conta com o apoio da Iniciativa Liberal.







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ANDRÉ VENTURA

André Claro Amaral Ventura, 37 anos, é Professor Universitário, presidente do partido Chega e deputado desde 2019, ano em que o partido se candidatou pela primeira vez às eleições legislativas e elegeu um deputado parlamentar. 

O representante da extrema-direita parlamentar foi o primeiro a pré-anunciar a sua candidatura a Presidente da República, a 29 de fevereiro.






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VITORINO SILVA

Vitorino Francisco da Rocha e Silva, 49 anos, é calceteiro e foi presidente da Junta de Freguesia de Rans (Penafiel) entre 1994 e 2002, eleito pelas listas do Partido Socialista. 

Há cinco anos foi candidato a Presidente da República, tendo conseguido 3,28% dos votos, e em 2019 fundou o partido RIR (Reagir, Incluir, Reciclar), tendo anunciado a segunda candidatura a Belém a 13 de setembro.






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JOÃO FERREIRA

João Manuel Peixoto Ferreira, 42 anos, é biólogo, eurodeputado e vereador na Câmara Municipal de Lisboa. Foi o Partido Comunista Português que anunciou, a 12 de setembro, a sua candidatura a Belém, tendo, entretanto, recolhido igualmente o apoio do Partido Ecologista “Os Verdes”.






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ANA GOMES

Ana Maria Rosa Martins Gomes, 66 anos, é jurista e diplomata, tendo-se destacado como chefe da missão portuguesa na Indonésia durante o processo de independência de Timor-Leste. Atualmente, é militante de base do PS, partido pelo qual foi eurodeputada entre 2004 e 2019.

Anunciou a candidatura a Presidente da República a 08 de setembro e conta com o apoio dos partidos PAN e Livre. O PS decidiu que a orientação para as eleições presidenciais será a liberdade de voto, sem indicação de candidato preferencial. Ainda assim, Ana Gomes conta com o apoio de figuras socialistas como o histórico Manuel Alegre.











FAQs | Eleições Presidenciais

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As eleições presidenciais são já no próximo dia 24 de janeiro de 2021. A AEFML não quis deixar de te informar sobre algumas das questões e curiosidades mais frequentes sobre este momento eleitoral.

Quais são os órgãos do Estado cujos titulares são eleitos por sufrágio universal?

  • O Presidente da República, os deputados à Assembleia da República e às Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas (Açores e Madeira), os membros das câmaras e assembleias municipais e das assembleias de freguesia e, indiretamente, o presidente da junta de freguesia. São ainda eleitos os deputados ao Parlamento Europeu.

Quando há eleições presidenciais?

  • De 5 em 5 anos (no final do mandato). Pode ainda haver eleição em caso de perda de mandato (por morte, incapacidade, renúncia ou perda de nacionalidade).

Em que dias da semana pode haver votação?

  • Não há previsão expressa na lei, mas a unidade e a eficiência do sistema legal recomendam que se realize a um domingo. Em caso de repetição na 1.ª volta, a votação tem lugar na 3.ª feira seguinte

Quem pode ser candidato?

  • Podem candidatar-se à Presidência da República os cidadãos de nacionalidade portuguesa, com capacidade eleitoral ativa e que sejam maiores de 35 anos.

Quantas assinaturas são necessárias para proceder à apresentação de uma candidatura?

  • As candidaturas só podem ser apresentadas por um mínimo de 7.500 e um máximo de 15.000 proponentes 

O que acontece no caso de nenhum candidato recolher mais de 50% dos votos?

  • Realiza-se uma 2ª volta entre os dois candidatos mais votados da 1ª volta no espaço de 60 dias anteriores ao término do mandato vigente.

A Lei da limitação de mandatos aplica-se nesta eleição?

  • Não. Porém, por força das regras da Constituição da República Portuguesa, não é admitida a reeleição para um terceiro mandato consecutivo, nem durante os cinco anos seguintes ao termo do segundo mandato consecutivo.


Manual de Candidatura

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Aquando da preparação e apresentação de uma candidatura, os vários potenciais candidatos (bem como todos os restantes cidadãos) têm à sua disposição o Manual de Candidatura

Neste documento podes encontrar as informações mais relevantes sobre o processo eleitoral tais como os critérios de elegibilidade, direitos e deveres do candidato, apresentação da candidatura e financiamento da campanha.

Podes encontrar outras informações importantes sobre quais as condições para que um indivíduo seja considerado eleitor, e quais os critérios para declarar um candidato vencedor.



Gazeta AEFML | 1ª Edição

A Gazeta é a nova revista cultural, social e satírica do Departamento Cultural e Recreativo que pretende servir como um meio dinâmico de divulgação de rubricas e outros conteúdos criados pelos diversos grupos da Faculdade, principalmente os associados ao Departamento Cultural e Recreativo, bem como oferecer um espaço descontraído, informal e ousado que permita liberdade de escrita e artística para serem abordados diversos temas: cinema, música, artes plásticas, literatura, sustentabilidade e a própria comunidade da Faculdade de Medicina de Lisboa.


Resumidamente, a Gazeta é uma revista de lazer cujo conteúdo não é estático, não recria nem segue uma receita formatada, e baseia-se na visão e vontade da equipa responsável. 


O tema desta primeira edição é (obviamente) o Natal e conta com o trabalho dos seguintes grupos:

  • Catarse

  • CurArte

  • MedScene

  • RADIO TERAPIA

  • Federação Académica de Lisboa (FAL)

  • GTSA

  • RESSONÂNCIA

  • Platon


Aqui poderás encontrar sugestões, criações e reviews cinematográficas, literárias, musicais e teatrais feitas por vários grupos da faculdade, assim como a Agenda Cultural da Federação Académica de Lisboa (FAL), um guia para um Natal sustentável do GTSA e uma interessante troca de mensagens com o famoso BSS


Esperamos que gostes da Gazeta AEFML, feita em tempo recorde (e com muito carinho) por 10 malucos. Será certamente a primeira edição de muitas!



Social Builders Academy | Inscrições

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O Social Builders Academy é um projeto centrado no empreendedorismo social que contribui para a formação de agentes de mudança no mundo, através do incentivo ao desenvolvimento de projetos sociais. Este ano, em parceria com a AEISEG, poderás chegar ainda mais longe. Para isso, incentivamos a que, numa fase mais tardia de criação de projetos, sejam criadas equipas mistas com alunos das diferentes faculdades, abrangendo uma maior diversidade de ideias e capacidades. 

No decorrer deste projeto poderás contar com um conjunto de 5 formações de empreendedorismo social, criar e candidatar o teu próprio projeto, sozinho ou em equipa, podendo ganhar um prémio no valor de 500€, com o objetivo de implementá-lo ainda durante este ano letivo!

Se quiseres saber mais sobre o Social Builders Academy e os moldes de participação, lê este documento que explica melhor o projeto! 

Podes inscrever-te aqui a partir do dia 14 de dezembro de 2020 até ao dia 14 de fevereiro de 2021.

Para participares, deves consultar o Regulamento da atividade, para ficares a par sobre tudo relativamente ao projeto.

Dúvidas? Não hesites em contactar-nos, enviando mensagem para direitoshumanos@aefml.pt.

Se és criativo, dinâmico e com vontade de mudar o mundo, esta é a tua oportunidade de ser um Social Builder!

Ações de Sensibilização COVID-19 | Escolas e Comunidade Cigana

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Como estudantes da área da saúde, durante esta crise que atravessamos sentimos a necessidade de ajudar e de poder fazer mais, mas nem sempre temos essa oportunidade. 


Através de uma parceria com a Junta de Freguesia de Alvalade, os estudantes da FMUL (do MIM e da LCN) vão ter oportunidade de ir às escolas da localidade ou ao Bairro das Murtas fazer ações de sensibilização para a COVID-19, aos alunos do ensino básico ou numa comunidade cigana, durante os próximos dias.

  • Segunda-feira, dia 14: alunos do 5º ano de escolaridade - se escolheres esta opção, terás uma formação por zoom das 21h às 22h de domingo;

  • Sexta-feira, dia 18: alunos do 9º ano de escolaridade - formação por zoom quarta-feira das 21h às 22h;

  • Segunda-feira, dia 21: Comunidade de Etnia Cigana, no Bairro das Murtas (zona do campo Grande) -  formação por zoom sexta-feira das 18h às 19h.

As inscrições abrem hoje às 20h e as vagas serão ocupadas por ordem de inscrição.

Inscreve-te aqui!

Sarau Cultural | Inscrições de Artistas

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Sempre sonhaste em estar no mundo do espetáculo? Queres fazer parte do maior espetáculo da tua faculdade? Inscreve-te no XXVIII Sarau Cultural! 

A Faculdade não tem de ser apenas estudar, não deixes que isto te impeça de manteres a tua paixão.

Deixa falar a arte que há em ti, seja música, dança, teatro, pintura, entre tantos mais! Desafia-te a ti mesmo! Se estás interessado em participar no Sarau, inscreve-te através deste formulário.

No dia 17 de dezembro, pelas 18h, irá decorrer a I Reunião de Artistas, de carácter obrigatório, via zoom (o link será partilhado com os inscritos no próprio dia).

Projeto Medicina Mais Perto: Ilhas 2021 - Inscrições Abertas

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O que é?

O projeto Medicina Mais Perto: Ilhas é organizado pelo Departamento de Saúde Pública e Sexual  (DSPS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML). Tem como objetivo promover uma intervenção direta dos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) na comunidade das Regiões Autónomas Portuguesas, nomeadamente em locais isolados das mesmas. 

Considerando a relevância que as Doenças Cardiovasculares e Cerebrovasculares assumem na  mortalidade, bem como os números crescentes de casos de Obesidade e Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no nosso país, este projeto faz destas temáticas a sua principal linha de ação.  Nas edições anteriores, foram, também, abordadas áreas de importância crescente: Saúde Mental, Direitos Humanos e Suporte Básico de Vida.

O MMP: Ilhas tem 3 pilares: capacitar os estudantes, formar os jovens nas escolas e rastrear a população em risco, isolada.

Alunos do MIM e de LCN, embarquem todos nesta aventura!

Quando acontece?

Datas Importantes:

  • Inscrições:  8 a 20 de dezembro

Fase de Capacitação: 27 e 28 de março (obrigatória para ir em trabalho de campo)

  • Trabalho de Campo: de 14 a 21 de abril

Como me Inscrevo?

Poderás inscrever-te na plataforma Upevents. Deverás consultar atentamente o Regulamento do MMP: Ilhas 2021 para te familiarizares com os critérios de seriação e com todo o processo de inscrição. Envia os teus certificados para o e-mail mmpilhas@aefml.pt, através de uma pasta partilhada, até ao dia 20 de dezembro, com o assunto  Certificados –  primeiro e último nome - n.º de aluno. 

Medidas de Segurança COVID-19

Todos os participantes terão o teste da COVID-19 negativo para poderem ir em Trabalho de Campo para o Arquipélago dos Açores e serão postas em prática todas as normas de segurança da DGS e da Direção Regional de Saúde em vigor na altura.

Inscreve-te aqui!

Dor Partilhada | Em UniSex

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A violência doméstica é uma realidade inegável e transversal — qualquer pessoa pode ser vítima deste crime, independentemente das suas condições socio-económicas, da sua identidade de género, da sua origem étnico-racial, da sua idade, escolaridade, nacionalidade ou religião. No entanto, as vítimas de violência são predominantemente mulheres.

Em 2020 foram assassinadas 30 mulheres, 16 em contexto de relações de intimidade.* Desde 2004, 564 mulheres foram assassinadas em Portugal.

*dados do Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA) da UMAR

Qual é o papel das Estruturas de Apoio à Vítima no combate para reduzir o impacto da violência de género no nosso país? 

Como é o dia-a-dia de uma Técnica de Apoio à Vítima, posicionada na linha da frente, dedicada a prestar apoio e assistência a vítimas de crime?

Com uma sessão intitulada “Dor Partilhada” iremos ter o testemunho de uma Técnica de Apoio à Vítima para partilhar um pouco do seu dia-a-dia, desconstruir algumas ideias e esclarecer as tuas dúvidas.

A atividade irá decorrer no dia 11 de dezembro das 21h30 às 23h, na Plataforma Zoom

Se sempre tiveste interesse em saber mais sobre este tema, inscreve-te aqui na plataforma UpEvents até ao dia 10 de dezembro!

Os participantes serão selecionados por ordem de inscrição.