Formação e Congressos

Prémio ANADIAL - Sociedade Portuguesa de Nefrologia

CartazAnadial.jpg

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) e a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) estão a promover o maior prémio de investigação, em Portugal, na área da nefrologia. 

“Este Prémio pretende incentivar à realização de trabalhos científicos que permitam estudar e diminuir a elevada incidência de doentes com insuficiência renal crónica em Portugal, sobretudo nos estádios mais avançados, e por outro lado, colmatar a ausência de investigações clínicas e estudos epidemiológicos nesta área”, explica Jaime Tavares, presidente da ANADIAL. 

“Esperamos que este Prémio, o maior na área da nefrologia, consiga estimular a investigação científica e distinguir os investigadores portugueses que estão dedicados a encontrar resposta para os problemas que enfrentamos atualmente, com o aumento de doentes diagnosticados com insuficiência renal crónica”, refere Aníbal Ferreira, presidente da SPN. 

O Prémio “ANADIAL-SPN” de atribuição anual, visa promover a realização de estudos clínicos e avaliações epidemiológicas na área da Investigação em Insuficiência Renal Cronica, com particular relevância para a identificação de fatores de risco e intervenções preventivas da evolução da doença renal crónica. O prémio será formalmente apresentado em cerimónia pública, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Rim, em 2019. 

A insuficiência renal crónica é uma doença provocada pela diminuição progressiva da função dos rins e,Portugal tem uma das mais elevadas incidências de doença renal crónica terminal com indicação para iniciar diálise, sem que exista uma explicação de carácter epidemiológico plausível. Por definição esta doença uma vez presente tende a progredir até esse estadio terminal.  

Para mais informações e consulta do regulamento: www.anadial.pt

 

Ponto de Partida Lab | Universidade de Lisboa

iscsp_galeria_2.jpg

"Ponto de Partida Lab" é um projeto inclusivo de educação informal orientado para o desenvolvimento de soft skills dos estudantes da Universidade de Lisboa. Este projeto, associado ao ISCSP-Cidadania, prevê a realização de diversas atividades que promovem o desenvolvimento de competências em contexto social, na interação com os outros.

Com o objetivo de criar Experiências Educativas IN (INclusivas, INformais e INspiradoras), o projeto, coordenado por Cláudia Vaz, docente do ISCSP-ULisboa, está organizado em cinco laboratórios sociais (CESVLab, Storytelling Lab, Empathy Lab, City Lab e VUCA Lab), numa experiência tailor made, à medida de cada estudante.

Não percas a apresentação deste projeto, a decorrer no dia 3 de Dezembro, pelas 10h30, no Caleidoscópio!

Portugal Clinical Scholars Research Training (PTCSRT) | Harvard Medical School

ptcsrt_hero_nowords_1.jpg

O Programa Integrado de Promoção da Excelência em Investigação Médica foi criado em 7 de Abril de 2015 pela Resolução do Conselho de Ministros,  com uma iniciativa de   treino  avançado em investigação clínica que tem por objetivo providenciar quer o conhecimento, quer o pensamento crítico e analítico, ferramentas indispensáveis para que o médico-investigador possa idealizar e desenvolver propostas de investigação na área clínica.

Este programa  é financiado a 100% pelo Estado Português,  situa -se na base da estrutura que suporta a formação do investigador clínico, destina-se a  médicos internos e jovens especialistas e encontra-se no sétimo ano de existência tendo formado mais de 150 médicos.

A implementação deste programa  assenta numa parceria  da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com a Harvard Medical School, em continuidade com parte do programa Harvard Medical School-Portugal e deu origem ao Portugal Clinical Scholars Research Training (PTCSRT).

As candidaturas para o ano de 2019 encontram-se abertas até 10 de Dezembro de 2018.

Encontra a informação detalhada sobre o PTCSRT em http://hms.harvard.edu/ptcsrt/   

Quebrar o Silêncio | Encontro “O homem promotor da igualdade — homens e mulheres lado a lado pela igualdade de género”

A Quebrar o Silêncio tem o prazer de vos convidar para a 2º edição do encontro “O homem promotor da igualdade — homens e mulheres lado a lado pela igualdade de género”. Este encontro irá realizar-se a 15, 16 e 17 de novembro no ISCTE-IUL, em Lisboa. 

Para 2018, o evento terá como eixos centrais a interseccionalidade e os direitos das pessoas LGBTI, além do tema central: promoção de novas masculinidades e do papel do homem na igualdade de género. 
A 2º edição conta com o apoio da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Drª Rosa Monteiro e do BNP Paribas, e conta várias presenças internacionais como Gary Barker (EUA), Duncan Craig (UK), Asdis Olafsdottir (Bélgica) ou Hjálmar Sigmarsson (Islândia).

Tal como na primeira edição, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site http://promotoresdaigualdade.pt  

Consulta aqui o programa do Evento.

A participação no encontro é gratuita e deve ser feita através do seguinte formulário https://goo.gl/forms/WzVl0jMUV0ZLeiu12. Este formulário de inscrição serve apenas para os dias 15 e 16.

Se desejas inscrever-te nos workshops, consulta a página Workshops.

Jornadas Defesa + Saúde

As “II Jornadas Defesa + Saúde” serão subordinadas ao tema Medicina de Catástrofe e terão lugar no Auditório da Fundação Champalimaud em 14 de novembro de 2018.

A oportunidade deste tema foi suscitada durante a realização da quinta reunião do Fórum de Saúde Militar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (FSM/CPLP), entre responsáveis dos serviços de Saúde Militar dos Estados-membros da CPLP, cuja coordenação cabe a Portugal, no qual foi apreciado um documento orientador relativo à resposta militar a situações de catástrofe no espaço desta comunidade.

Com efeito, os cenários de catástrofe originados pela natureza, bem como as ameaças resultantes da escalada internacional do terrorismo, exigem a intervenção de múltiplas competências técnicas em que o setor da defesa, por um lado, e o setor da saúde, por outro, devem assumir protagonismo e relevância especial, sendo exigível uma cooperação e uma articulação cada vez mais efetivas entre o apoio militar de emergência e as entidades civis na salvaguarda da saúde, da integridade física e do bem-estar individual e coletivo.

Consulta aqui o programa e inscreve-te aqui!

Rede de Investigação em Educação Médica

44689943_1951152658307600_4563611899727446016_o.png

A Rede de Investigação em Educação Médica (RIEM) é uma rede de investigadores em educação médica provenientes das oito Escolas Médicas portuguesas. A RIEM promoverá um encontro entre os seus elementos e estudantes de Medicina no dia 22 de novembro de 2018 pelas 10h30 na Escola de Medicina da Universidade do Minho, Braga.

Sabe mais em: http://anem.pt/noticias/investigacao-em-educacao-medica

Sessão Ponto de Encontro | Reabilitação Urbana e Eficiência Energética

unnamed.png

A reabilitação urbana e a eficiência energética são atualmente indissociáveis. A renovação profunda de edifícios pode reduzir em 36% o consumo de energia, na Europa, até 2030, diminuindo simultaneamente a dependência energética, criando empregos e edifícios mais confortáveis e salutares.


A nova geração de políticas de habitação em Portugal (NGPH-Abril 2018) reflete estas prioridades de reabilitação energética do edificado, sendo um dos objetivos estratégicos tornar a reabilitação a principal forma de intervenção nos edifícios e no desenvolvimento urbano. Para tal, o pacote legislativo adota instrumentos de política inovadores que privilegiam o financiamento da reabilitação promovendo simultaneamente a eficiência energética. A disponibilização de informação de suporte à decisão, designadamente no que concerne ao investimento em eficiência energética, contribui para colmatar as lacunas de conhecimento que obstam à implementação da renovação urbana em larga escala.


A cidade de Lisboa tem vindo a integrar estas políticas nas suas intervenções de reabilitação urbana, como é o caso dos bairros municipais Padre Cruz, Boavista e mais recentemente da nova urbanização do Bairro da Cruz Vermelha. As soluções inovadoras desenvolvidas para a reabilitação destes bairros assentam na melhoria da eficiência energética e na sustentabilidade de longo prazo das novas habitações, tendo em conta a necessidade de desenvolver sistemas ecológicos compatíveis o perfil socioeconómico dos seus moradores.

Inscreve-te aqui!

3 Milhões de Nós - Que Futuro para os Jovens?

No evento 3 Milhões de Nós, que se irá realizar no dia 10 de Novembro de 2018 na Aula Magna, em Lisboa, será debatido o presente e o futuro dos jovens portugueses.

Vai ser um dia em torno do tema "Ser Jovem Hoje" com o objectivo de escutar, conhecer e interpelar os nossos jovens (cerca de 3 milhões). As várias palestras, debates e conversas que irão acontecer neste dia baseiam-se nos três pilares estruturantes do Ser Humano: Família e Relações; Projecto de Vida; e Espiritualidade e Fé. Saindo do típico formato de congresso, este evento pretende-se dinâmico, envolvente e interativo, com oportunidade para todos serem participantes, começando pelos próprios jovens e abrangendo também os seus pais, professores, educadores e todos aqueles que se sintam interpelados por este tema.

Sabe mais sobre este evento e agarra já o teu bilhete aqui!

ParisWHO | 3rd annual Paris World Health Organization Simulation conference

unnamed.png

The 3rd annual Paris World Health Organization Simulation conference will take place from November 16-18 in Paris, France. This year, the ParisWHO theme is Environmental Health: Dare to be a force of nature!

The Paris World Health Organization Simulation (ParisWHO) is a 3-day student-led conference hosted in Paris, France by members of the Secretariat & EHESP.

Our mission is to create a platform to bring together young people interested in Public Health, Policy and/or Development, to facilitate discussion, knowledge exchange and to foster an international network of future leaders in public health and development. The ParisWHO simulation fills a gap in public health education, and calls on future leaders to become proactively engaged in global health policy.

The ParisWHO Conference is a fantastic opportunity to diversify ideas about social, political, and economical aspects of environmental health. It provides an occasion to meet and network with students and professionals interested in working on a shared mission - to discuss and develop productive resolutions relevant to health globally.

The fee of 60 euros covers select meals during the three-day period, speaker presentations from both France and abroad, an evening social event, and logistical costs such as venue and staff. We aim to recruit students and young professionals from all over the world and ultimately create a final working resolution to send to the World Health Organization in Geneva, Switzerland.

The registration closes on October 31st, 2018.

If you have any questions, please don’t hesitate to contact us. To stay updated with all the latest information, please visit our website www.pariswhosim.wordpress.com and like us on Facebook at www.facebook.com/ParisWhoSim.

Organismo Ibero-americano de Juventude (OIJ) | Prémios da Juventude

general-port.png

O Organismo Ibero-americano de Juventude (OIJ) dinamiza Prémios da Juventude, iniciativa que pretende premiar as ideias e ações de jovens que promovam a mudança social. O OIJ, com o apoio da  Secretaria Geral Ibero-Americana - SEGIB, anuncia a primeira edição dos Prémios da Juventude, com o intuito de promover processos de mudança social liderados por jovens que, através de suas ideias e ações, possam juntar mais atores neste compromisso de transformação. Trata-se de um apelo amplo que tem o apoio de entidades de referência que fazem parte da Parceria Internacional para a Cooperação em matéria de juventude, cujo prémio é parte da XXVI Cimeira  dos Chefes de Estado e de Governo, a realizar em 16 de novembro de 2018, em La Antigua (Guatemala).

Os Prémios estão organizados em sete categorias:

  • Ativismo;

  • Arte em comum;

  • Economia circular;

  • Influenciadores;

  • Narrativa digital;

  • Sem fronteiras para o conhecimento;

  • Soluções tecnológicas.

 O prazo termina dia 15 de outubro.

Observatório Crianças e Direito(s) | AMCV

A AMCV- Associação de Mulheres Contra a Violência, Dignidade - Associação para os Direitos das Mulheres e das Crianças, APC - Associação Projecto Criar e a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, convidam para a participação no evento que organizam no próximo dia 16 Outubro de 2018, entre as 10:00 H e as 18:30 H, no auditório do Fórum Picoas, na Av. Fontes Pereira de Melo, 38C em Lisboa.

Neste evento discutir-se-ão questões relativas às Responsabilidades Parentais em situações de violência doméstica ou abuso sexual, bem como será lançado o “Observatório Crianças e Direito(s)” um contributo para a monitorização dos direitos das crianças envolvidas em processos judiciais de natureza Cível e/ou Penal.

Anexamos o Programa deste evento, solicitando desde já a sua divulgação e, na expectativa de poder contar com a sua presença.

Agradecemos a vossa colaboração na divulgação do evento cuja inscrição gratuita deverá ser efetuada em: https://www.eventbrite.com/e/registo-observatorio-criancas-e-direitos-49983284349

unnamed.png

Radicalização em Contexto Prisional

Seminário_Radicalização em contexto prisional.jpg
Programa_Seminário.jpg

A Divisão M da Associação Portuguesa Conversas de Psicologia (APCdP) vem, por este meio, divulgar o Seminário "Radicalização em contexto prisional" a ser realizado no 18 de Outubro, entre as 9h30 e as 17h30, no Hotel Tryp da cidade de Coimbra. 


Este evento é gratuito mas sujeito a inscrição. Inscrições em  https://goo.gl/forms/zmMDD8uzh0BIoRR02 

22ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Genética Humana

Cartaz Final_30-08 (5).jpg

Nos próximos dias 15 a 17 de novembro terá lugar a Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Genética Humana (SPGH), que vai já na sua 22ª edição, e que este ano irá decorrer no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

A reunião incidirá sobre os avanços nas áreas de Imunoterapia, Neurogenética e terapia, Epigenómica, entre outros, com contributos de palestrantes convidados de renome. 

Para consulta de mais informação, envio de trabalhos e inscrições, visita o site da SPGH.

e-Learning Lisbon PH | Empreendedorismo (Outubro 2018)

A LisbonPH é a primeira e única Júnior Empresa federada na área de saúde em Portugal, uma associação sem fins lucrativos e que já conta com cerca de 5 anos de existência.
Sendo constituída apenas por estudantes universitários de Ciências Farmacêuticas, que se organizam numa estrutura empresarial para oferecer serviços de consultoria, promover e organizar eventos científicos e, ainda, desenvolver projetos de incentivo ao empreendedorismo junto de estudantes universitários e profissionais de saúde.

Durante este mês de Outubro iremos realizar um e-Learning subordinado ao tema do Empreendedorismo.

Tendo em conta a importância desta temática para o público jovem e devido à atualidade da mesma, gostaria de conhecer a disponibilidade, para divulgação tanto na vossa Agenda como na Newsletter.

O curso e-Learning de Empreendedorismo tem como objetivo sensibilizar e introduzir esta temática a estudantes universitários.

Em três módulos serão abordados vários tópicos desde as características do empreendedor até ao lançamento de uma ideia para o mercado.

Free Trial Springer Protocols | 1 a 31 de Outubro 2018

Acesso gratuito de 1 a 31 de outubro de 2018 exclusivo 
para toda a Universidade de Lisboa

De 1 a 31 de outubro de 2018, todas as unidades e centros da Universidade de Lisboavão poder aceder de forma experimental e gratuita à base de dados Springer Protocols. A Springer Protocols é a maior base de dados de métodos experimentais para as ciências da vida. Oferece informação pormenorizada sobre as técnicas e procedimentos necessários para repetir experiências laboratoriais. A Springer Protocols é uma ferramenta de apoio ao trabalho dos investigadores.

Oferece informação pormenorizada sobre as técnicas e procedimentos necessários para repetir experiências laboratoriais.

Cobre mais de 50 000 protocolos (junho 2018).

Todos os anos são acrescentados mais de 2 000 novos protocolos.

Organizados em 15 áreas de investigação: Biochemistry; Bioinformatics; Biotechnology; Cancer Research; Cell Biology; Genetics / Genomics; Imaging / Radiology; Immunology; Infectious Diseases; Microbiology; Molecular Medicine; Neuroscience; Pharmacology / Toxicology; Plant Sciences; Protein Science.

Acesso através do endereço http://www.springerlink.com; clicar em Protocolsou procurar o protocolo pretendido directamente na caixa de pesquisa.

Acede fisicamente em qualquer ponto da rede FMUL, ou remotamente, via VPN.

Dia Aberto do Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP)

ispuplogo.png

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) promove, no dia 19 de outubro, um Dia Aberto do Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) à comunidade científica e médica (Programa disponível aqui).

Entre os tópicos a abordar, destacam-se as estruturas de investigação do Instituto (coortes e Biobanco), os projetos de investigação em curso, as ofertas de pós-graduação e o trabalho desenvolvido com a comunidade. A sessão irá contar também com a presença de Jutta Lindert, Professora de Saúde Pública na Universidade de Emden, que irá abordar o impacto da violência extrema na saúde mental.

A encerrar o Dia Aberto haverá espaço para discutir os desafios e oportunidades do Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) oferecido pelo ISPUP.  

A entrada é livre e não será necessário formalizar inscrição.