Eventos PTSD Center - Setembro

PTSD center Portugal é um centro clínico especializado em trauma psicológico e emocional para sobreviventes de trauma e profissionais de saúde.

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INSCRIÇÕES
Título: Parto Traumático
Data: 11 de setembro, 09h30-12h30
Duração: 3h Online (zoom)

Objetivo: Um trauma de parto pode deixar sequelas emocionais e até físicas. Lamentavelmente são ainda muitas as mulheres que passam por esta situação.Vamos perceber as causas e as consequências dum parto traumático.

Inscrições: https://forms.gle/KZ6KdLbaiRNbP1KM8

Evento no facebook: https://fb.me/e/k22H0vK4e

INSCRIÇÕES

Título: Terapia Focada nos Esquemas

Data: 18 de setembro, 09h00 às 13h00; 25 de setembro, 09h00 às 13h00

Duração: 8h Online (zoom) + 1h supervisão (a coordenar c/ formador)

Objetivo: Fornecer ao formando conhecimentos avançados sobre a Terapia Focada nos Esquemas. 

Nº máximo formandos: 15 

Notas: A frequência do 2º nível da Terapia Focada nos Esquemas só estará acessível a quem tenha concluído o 1º nível. Caso pretenda frequentar o 2º nível pode fazê-lo adquirindo a gravação e materiais do 1º nível. Após confirmação da visualização total da gravação e verificação da assimilação dos seus conteúdos pelo centro, poderá inscrever-se no 2º nível. O valor da inscrição já inclui uma hora de supervisão pelo formador. Limite de 15 inscrições por turma de 2 nível.

Inscrições: https://forms.gle/jfDix7UTCYxjigBp8

Evento no facebookhttps://fb.me/e/1yJR1lab4

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INSCRIÇÕES

Título: Tertúlias de Trauma

Data: 21 de setembro, 21h00

Duração: 2h Online (zoom)

Objetivo: Tertúlias temáticas com intuito formativo, reflexivo e experimental com a finalidade de partilha de conhecimento no âmbito do trauma psicológico e emocional.

Grupo alvo:Interessados no tema
2ªEdição: Online (zoom)
Gratuito (inscrição obrigatória)

Inscrições: https://forms.gle/61SR1zKRUWbFMPxz5 

Saiba mais em: www.ptsd-center.com

Formação ULisboa Setembro | Dezembro

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A Universidade de Lisboa disponibiliza ações de formação à distância e gratuitas.

Esta iniciativa assume-se como um instrumento importante para o desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Setembro

® Gestão e Organização da Informação |25 horas-laboral | Tempo parcial | Inscrição

® Segurança e Saúde no Trabalho – Situações Epidémicas/Pandémicas | 25 horas-laboral |Tempo parcial | Inscrição  

® Fotografia e Imagem Digital - 2ª Edição | 25 horas-pós-laboral | Tempo parcial| Inscrição  

® Língua Inglesa – Comunicação e Serviço ao Cliente - 3ª Edição | 50 horas-pós-laboral| Inscrição  

 

Outubro

® Noções básicas de gestão técnica de Recursos Humanos -2ª Edição | 50 horas-laboral |Tempo parcial | Inscrição  

® Folha de Cálculo - 2ª Edição | 50 horas-laboral | Tempo parcial | Inscrição  

® Liderança e Trabalho em Equipa - 2ª Edição | 25 horas-laboral | Tempo parcial | Inscrição  

® Técnicas de Marketing | 25 horas-laboral | Tempo parcial | Inscrição  

® Auditoria e Controlo Interno |50 horas-laboral | Tempo parcial | Inscrição

® Neuromarketing | 50 horas-laboral | Tempo parcial | Inscrição  

 

Novembro

® Aquisição de Equipamentos e Serviços - 2ª Edição | 25 horas-laboral | Tempo parcial | Inscrição  

® Inteligência Emocional - 2ª Edição | 25 horas-laboral | Tempo parcial | Inscrição  

® Fluxos de Gestão Financeira | 25 horas-laboral | Tempo parcial | Inscrição  

® Sistemas Digitais e Gestão Documental | 25 horas-laboral | Tempo parcial | Inscrição  

® Língua Espanhola – Atendimento 2ª Edição | 50 horas-pós-laboral | Inscrição  

 

Dezembro

® Gestão de Equipas 4ª Edição | 25 horas-laboral | Tempo parcial | Inscrição  

® Utilitário de Apresentação Gráfica | 25 horas-laboral | Tempo parcial | Inscrição  

® Perfil e Potencial do Empreendedor – Diagnóstico/desenvolvimento | 25 horas-Pós-laboral | Inscrição  

® Gestão do Stress do Profissional - 3ª Edição | 25 horas-laboral | Tempo parcial | Inscrição  

 

Consulte a nossa agenda e os programas das ações: saber mais

Projeto Face to Face - Amnistia Internacional

O Projeto “Face to Face” é um método de angariação de fundos, que consiste na abordagem direta de pessoas no sentido de divulgar o trabalho da Amnistia Internacional e apelar à participação ativa dos cidadãos nas problemáticas de direitos humanos. Em Portugal, o projeto contou já com diversas equipas de recrutadores/colaboradores que, em 26 cidades do país, contribuíram para que mais de 15.000 pessoas se juntassem à nossa luta, dando mais força a este movimento humano, que acredita que com pequenos gestos se faz a diferença! 

 

Responsabilidades

- Representar a Amnistia Internacional, na luta pela defesa dos direitos humanos no Mundo 

- Dar a conhecer o trabalho da Amnistia Internacional com o objetivo de angariar novos membros e apoiantes 

- Preenchimento de formulários de inscrição, recolhendo os dados necessários e fornecendo esclarecimentos aos novos apoiantes 

- Garantir o cumprimento de objetivos quantitativos e qualitativos segundo os indicadores estabelecidos 

-Colaborar com o departamento de angariação de fundos no desenvolvimento de estratégias inovadoras 

  

Perfil e mais valias consideradas: 

- Concordância com os valores e visão da Amnistia Internacional 

- Interesse pela área de angariação de fundos ou marketing direto prioritariamente para ONG 

- Boa capacidade de relacionamento interpessoal e trabalho em equipa 

- Empatia, flexibilidade e orientação para resultados 

- Resistência à frustração e resolução de problemas 

- Excelente expressão oral, dicção e fluência em português 

- Elevado nível de responsabilidade e organização  

- Assiduidade e pontualidade 

- Idade mínima de 18 anos 

- Valoriza-se formação em ciências sociais, marketing, psicologia e similares 

Oferece-se

- Formação e acompanhamento regular 

- Contrato a Termo Certo 

- Remuneração acima da média de mercado: Remuneração base + Honorários em função dos resultados + subsídio de alimentação + subsídio de transportes 

- Incorporação numa organização internacional que luta pelos Direitos Humanos 

- Integração numa equipa jovem e dinâmica que partilha os valores da Amnistia Internacional 

- Possibilidade de conciliação da vida pessoal com a laboral  

Datas: 8 e 9 de setembro formação. Inicio do projeto - de 10 de setembro a 17 de dezembro. 

Horário: Segunda a sexta-feira das 12h às 18h.

  

Os/as interessados/as poderão candidatar-se através do formulário de candidatura: https://www.amnistia.pt/projeto-face-to-face/ 

7º Congresso Médico da Beira Interior -7 CMBI

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É com muito entusiasmo que anunciamos a nova data do 7.º Congresso Médico da Beira Interior (CMBI) / 1st International Congress of Beira Interior (ICBI), que decorrerá em formato online, entre os dias 23 e 24 de setembro de 2021 (http://www.ulsguarda.min-saude.pt/cmbi2021/).

Trata-se de uma iniciativa organizada pela Direção do Internato Médico da ULS Guarda, Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, ACES Cova da Beira e ULS de Castelo Branco em parceria com a Associação dos Médicos Internos da Guarda-AMIG e tem como objetivo promover o envolvimento de Médicos e outros profissionais de saúde de várias especialidades hospitalares e dos Cuidados de Saúde Primários.

Este evento de âmbito nacional, que irá contar com a sua primeira edição internacional, reunirá um grande número de congressistas continuando a optar pela abordagem de temas transversais, inovadores e de interesse prático na atualidade e que envolvem as várias especialidades como a Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Patologia Clínica, Cirurgia, Saúde Pública, Reumatologia, Pediatria, Gastroenterologia, Psiquiatria, Pneumologia, Ortopedia, Nefrologia e Medicina Intensiva. Estarão também representadas as áreas de Enfermagem, Nutrição e Farmácia Hospitalar.

A organização conta com o apoio científico da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.

Neste congresso pretende-se fomentar um verdadeiro espírito de partilha intergeracional e interdisciplinar pelo que convidamos todos a participar ativamente nesta 7.ª edição!

 

Data limite para submissão de abstracts: 22 de agosto de 2021 às 23:59

 

Abertura em breve das inscrições para cursos extra-congresso!

ESN | Survey Erasmus Student Network

“Going on Erasmus is an amazing opportunity to study abroad in a different country and encounter different cultures. It helps you gain intercultural skills to improve your career chances for the future, build up an international network and improve your languages.

However, it might also cause a change in your lifestyle. In order to understand your habits during your exchange, we are asking for your help. We need your help to understand how students travel, eat and shop during their exchange year. By doing so, you have the chance to contribute to the latest research that will impact the Erasmus+ programme and 2 respondents will be able to win 2 interrail tickets that allow them to travel with a friend for 7 days in a month across 33 countries valued at 670 EUR.

Tell us about your exchange experience by filling out the survey here.

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The research is part of the Green Erasmus project. 

With over 9 million young people benefiting from the Erasmus Programme throughout the programme’s history, the programme has contributed to a more integrated and inclusive European continent, however it has also contributed to an increased carbon footprint because of student mobility. 

The Erasmus Student Network (ESN) believes it is important to gather more evidence from across Europe to research the impact student mobility has on an individual student’s environmental impact. 

The research, which will be the first of its kind, is led by researchers at Université libre de Bruxelles. Other partners in the project are the European University Foundation, the European Students’ UnionTechnische Hochschule Köln and Students Organising for Sustainability. The results of the research will be published and available free for anyone on the partners’ websites. They will also be presented at a conference in Brussels in October 2021 (or online if the Covid-19 situation requires it).”

IFMSA | Webinar on the human rights approach to the Sustainable Development Goals

Background: Webinar on the human rights approach to the Sustainable Development Goals

Webinar information:

  1. Where: virtual

  2. When: May 23rd at 15:30 GMT

  3. Application process: Fill in the Registration Form (Link)

“In the aim of exploring the intersection between Human Rights and the Sustainable Development Goals and as main contributors to the 2030 Agenda, the SCORP IT and EA IT are teaming up for the SCORP SDG Weekend initiative starting with this Webinar. 

The 2030 Agenda for Sustainable Development has been widely acknowledged as the most participatory process ever in the history of the United Nations. This agenda is recognized to be one of the most comprehensive and powerful instruments for sustainable development. The agenda offers critical opportunities to further advance the realization of human rights for all people everywhere incorporating a wide range of human rights principles and standards throughout its targets. 

IFMSA has been working on the 2030 Agenda since its adoption and strives to engage healthcare students in activities, capacity building spaces and advocacy for the achievement of the Sustainable Development Goals. As we’re entering the decade of action for the SDGs, it is important to enhance our members’ capacity and awareness for the Global Goals from the lens of the different Standing Committees, the space where a big number of their activities are based on.  

Through this webinar we aim to broaden your perspectives on the SCORP perspective from the SDGs , put under the spotlight the intersectionality between human rights and the SDGs and empower you to contribute to the fulfillment of the targets through your actions as human rights and peace advocates. 

Our speakers in the webinar will be: 

  • Ana Paula Estrella Saa, SCORP General Assistant 20/21

  • Adham Osama Sleem, EA CBDA 20/21

Please join us by filling the registration form: here before May 23rd at 12 GMT. “

McKinsey & Company: Iberia (Spain and Portugal) Women STEM Event

Grupo Alvo: População Mulheres com background STEM e que terminem os seus estudos em 2022 e 2023.

Evento decorre em Julho - Link das inscrições: http://www.mckinsey.com/IBOWomenStem

Inscrições já estão a decorrer e terminam a 6 de junho.

“The Iberia office (Spain and Portugal) is organizing a two-day virtual workshop that will bring together distinctive Women STEM candidates. A unique opportunity for Portuguese and Spanish students finishing their studies in 2022 or 2023. During the program, attendees will have an opportunity not only to learn more about McKinsey, but also focus on personal development, stressing the importance of building real confidence.

July, 8 afternoon: “Let´s grow together”

Our expert coach will show you how to build a positive mindset and coping mechanisms which will give you power to feel empowered to make the right decisions and build levels of real confidence that feel right for you. 

July, 12 afternoon: Workshop Case resolution

Learn more about the significant work we do and the types of clients we help. In this Workshop, you will have the chance to work on an interactive business case study with peers and McKinsey consultants. In addition, you will have the opportunity to hear how our STEM consultants face and overcome challenges and grow together, supported through our mentoring and collaborative relationships.

Please note that your participation does not require any preparation or prior business knowledge.

You will find more information about the Iberia Women STEM Workshop through the following link: http://www.mckinsey.com/IBOWomenStem

Remember to submit your application before June 6, 2021:

Visit the Careers site to learn more and connect with us on Instagram, LinkedIn, Facebook, or Twitter”

4ªedição Tools for Innovation in Health

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Estão abertas as inscrições para a 4ª edição dos Workshops Tools for Innovation in Health do GIE (Gabinete de Inovação e Empreendedorismo) da FMUL, este ano num formato on-line!

Nestes workshops pretendemos apoiar quem quer ganhar competências nas áreas de criação de negócio, mostrando o caminho desde a ideia até ao projeto final, com o recurso a uma metodologia assente na componente prática. Inscrições abertas até 14 de maio.

Para mais informações: https://www.medicina.ulisboa.pt/workshops-tools-innovation

FATAL - Outras Cenas 2021

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Entre os dias 10 a 19 de maio 2021 irá decorrer, em formato online, a 21ª edição do Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa (FATAL), promovido pela Universidade de Lisboa.

O “FATAL – Outras Cenas 2021”, com o envolvimento de 19 grupos de teatro académico, oferece mais de dez espetáculos e um programa interdisciplinar de oficinas, e conta, ainda, com algumas tertúlias.

Programa

  • Espetáculos (transmitidos ao vivo no Facebook)

  • Workshops

  • A participação é gratuita, mas sujeita a inscrições prévias através de um formulário disponível para cada workshop – até às 00h00 do dia 8 de maio. Todas as workshops têm um número limitado de vagas, preenchidas por ordem de inscrição.

  • Tertúlias (transmitidas em direto no Facebook)

Para mais informações: fatal@reitoria.ulisboa.pt

1ª Edição das Jornadas da Medicina Desportiva

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Nos próximos dias 7 e 8 de maio irá ocorrer a primeira edição das Jornadas da Medicina Desportiva, com o objetivo explorar as várias áreas onde a Medicina e o Desporto se entrelaçam.

Sabes prescrever exercício físico? Sabes avaliar um atleta e que recomendações lhe deves fazer? Como agirias perante uma emergência em campo? Vês uma entorse, e agora?! Anda descobrir a resposta a estas e muitas outras questões connosco! Contamos com um painel de oradores que inclui grandes nomes da Medicina Desportiva e especialistas em diversas áreas relacionadas com esta especialidade.

As jornadas contam com um Pacote Standard que dá direito a assistir a todas as palestras, e um Pacote Premium, com vagas limitadas, que dá direito a assistir a todas as palestras, a um workshop e ainda ao kit de participante.

Podes inscrever-te até dia 4 de maio às 23h45 em: Jornadas da Medicina Desportiva — MedUBI - Núcleo de Estudantes de Medicina da UBI・UpHill Events

Garante já o teu lugar! As vagas são limitadas e não vais querer ficar sem bilhete para este jogo!"

The Wizardry of Artificial Intelligence 2.0

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Já estão abertas as inscrições para a segunda edição do Simpósio “The Wizardry of Artificial Intelligence 2.0: AI and Machine Learning in Cancer Imaging”, uma iniciativa conjunta da Fundação Champalimaud e da International Cancer Imaging Society. Participa nos três dias de evento, entre os dias 22 e 24 de julho. Este encontro multidisciplinar ir-se-á focar no desenvolvimento e aplicação de inteligência artificial e Machine Learning na imagiologia para diagnóstico e tratamento do cancro.

Para mais informações consulta o seguinte programa, e para te inscreveres acede ao site da ICIS.

AEICBAS SCIENCE MEETING

De olhos postos no futuro, a AEICBAS traz-te um inovador congresso de caráter multidisciplinar, que assenta na discussão e exposição de assuntos pertinentes e indispensáveis à formação dos estudantes.

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Nos dias 8 e 9 de maio, abordaremos as mais diversas temáticas, desde a educação, a igualdade de género, as cidades/comunidades, a saúde, a alimentação e o consumo de recursos, o empreendedorismo, entre outros, com o objetivo final de explorar a forma como cada vertente trabalha para um futuro sustentável tendo por base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para a agenda 2030.
A AEICBAS Science Meeting irá realizar-se em formato online e está aberta a todas as pessoas da comunidade estudantil, tendo uma caução de 3€.

Regulamento | Link de inscrição



How to make Lisbon a more inclusive city

No âmbito dos Social Inclusion Days, a Erasmus Student Network Lisboa em parceria com a Associação Portuguesa de Deficientes criaram um video com vista a advogar pelo aumento de acessibilidade na cidade de Lisboa.

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A inclusão, em conjunto com a digitalização e a sustentabilidade, é um dos maiores objetivos do atual Programa Erasmus+ 2021-2027. O aumento do financiamento dado ao Programa pela Comissão Europeia fará com que o número de participantes aumente exponencialmente, incluindo jovens marginalizados, pessoas oriundas de zonas remotas ou com incapacidades. Apesar deste esforço da União Europeia, as cidades têm também um papel fundamental na inclusão dos seus alunos internacionais.

Dada a pertinência e importância deste assunto gostariamos que nos ajudassem divulgar esta iniciativa. Acreditamos que os nossos esforços terão um papel fundamental no desenvolvimento de Lisboa enquanto cidade inclusiva.


Podem encontrar o video nas seguintes plataformas:

Instagram | Facebook | LinkedIn

Próximas ações de formação | Inscrições abertas

A Universidade de Lisboa disponibiliza ações de formação à distância e gratuitas.

Esta iniciativa assume-se como um instrumento importante para o desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Formação a iniciar durante o mês de maio e junho – estão abertas as inscrições online:

  •  Técnicas de marketing digital e gestão de redes sociais – Dias 18, 20, 21, 24, 25, 27, 28 de maio | 25 horas-laboral | Tempo parcial | Formador Luís Frias | Inscrição  

  • Gestão e organização da informação – Dias 19, 20, 21, 24, 27 de maio, e 2, 7, 17 de junho | 25 horas-laboral | Tempo parcial | Formadora Sandra César Rodrigues | Inscrição

  • Contabilidade Pública – Dias 24, 25 , 27, 31 de maio, e 1, 2, 7 de junho | 25 horas-laboral | Tempo parcial | Formadora Sónia Cristina | Inscrição

  • Fotografia e imagem digital – Dias 24, 25, 26, 27 de maio, e 14, 15, 16, 17 de junho | 25 horas-pós-laboral | Tempo parcial | Formador Renato Gonçalves | Inscrição  

  •  Meios de comunicação digital – Dias 1, 2, 14, 16, 18, 21, 23 de junho | 25 horas-laboral | Tempo parcial | Formador Bruno Pereira | Inscrição

  • Liderança e trabalho em equipa – Dias 16, 17, 18 de junho, e 12, 14, 16, 19 de julho | 25 horas-laboral | Tempo parcial | Formadora Carla Marques | Inscrição  

 

Novas ações e datas disponíveis brevemente.

Consulta a agenda e os programas das ações: saber mais

Take Care of Yourself: Os Jovens, a vida universitária e a saúde mental (Webinar)

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Os efeitos da pandemia já se fazem sentir na tua saúde mental?

Não estás só! 

A pandemia trouxe diversas mudanças para a vida académica: aulas à distância, exames adiados, festas por realizar, convívios e criação de laços reduzidos ao contacto virtual 

Associado a esta mudança de paradigma, o medo e a incerteza predominam em todas as esferas. 

É altura de Take Care of Yourself! 

Os jovens, a vida universitária e a saúde mental serão o tema do próximo webinar gratuito que a U-Qualify, unidade de formação do Grupo U-World, vai realizar no dia 29 às 21h00 

Este webinar conta com um triplo impacto de Qualifiers diversificados:

José Soares- Professor de Fisiologia na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto;

Marta Araújo- Diretora Não-Executiva da Castelbel;

João Pereira Leite- Coach e especialista em mindfulness  

 Vais poder ficar a conhecer: 

  • Os efeitos da pandemia na saúde mental 

  • A visão de quem já passou por um burnout e uma depressão e os desafios e aprendizagens associadas

  • Ferramentas para regular os estados emocionais e devolver o bem-estar.

Coloca a tua saúde mental em primeiro lugar! 

Inscrições gratuitas em http://bit.ly/TakeCareofYourself-UQualify

I Workshop Escrita Científica e Comunicações em Conferências

O Instituto de Saúde Ambiental está a organizar o I Workshop on-line de Escrita Científica e Comunicação em Conferências, a ter lugar nos dias 10 a 13 de Maio de 2021.

Informações e inscrições disponíveis em https://www.medicina.ulisboa.pt/i-workshop-escrita-cientifica-e-comunicacoes-em-conferencias

Plano de Estudos

O plano de formação engloba cinco dimensões programáticas complementares, a serem abordadas de forma integrada ao longo do workshop.

 

A) Escrita científica: da prática à ética, da ética à prática

  • Introdução à escrita científica;

  • Tipologias de artigos científicos;

  • Ética na publicação de artigos científicos;

  • Apoio à decisão na escolha da revista para publicação de trabalhos científicos: Think, Check, Submit;

  • Publicações e conferências predatórias.

B) Escrita de um artigo científico

  • Pesquisa bibliográfica e bases de dados;

  • Estrutura IMRaD;

  • Escrita das várias secções de um artigo científico, considerações gramaticais e de estilo;

  • Especificidades da escrita de estudos qualitativos;

  • Guidelines (e.g., PRISMA, STROBE) para reportar diferentes tipologias de estudos (abordagens quantitativas e qualitativas);

  • Critérios de autoria;

  • Referenciação com recurso ao Mendeley como software de gestão de referências bibliográficas;

  • O uso da imagem em artigos científicos.

C) Elementos gráficos

  • Formas de apresentação dos dados: tabelas e gráficos;

  • Visualização de dados;

  • O que são e como preparar abstracts gráficos.

D) Processo de submissão e publicação

  • Cover letter e plataformas de submissão;

  • Processo de revisão do artigo, articulação com os revisores e editores e cartas de resposta;

  • Revisão das proofs e publicação do artigo.

  • Direitos autoriais;

  • Meet the Editors: desafios aos Editores, desafios aos Autores.

E) Apresentações em formato poster e comunicações orais

  • Posters em formato tradicional e e-poster;

  • Estrutura e preparação de um poster;

  • Estrutura e preparação de uma comunicação oral, em contexto presencial e em contexto de videoconferência;

  • Estratégias para a apresentação de posteres, em contexto presencial e em contexto de videoconferência.

  • Estratégias para a apresentação de uma comunicação oral, em contexto presencial e em contexto de videoconferência.

F) Atelier de escrita

  • Espaço para os formandos colocarem em prática os conhecimentos que lhes foram transmitidos durante a semana;

  • Os formandos que se encontrem em fase de preparação de manuscritos para submissão, podem usar este espaço para apoio à escrita;

  • Aos formandos que ainda não estejam em fase de escrita dos seus próprios artigos, serão fornecidos elementos para que possam pôr em prática os conhecimentos que lhes foram transmitidos durante a semana.

Objetivos

A publicação de artigos em revistas científicas com revisão pelos pares é o meio primordial para a validação e partilha dos resultados científicos e/ou tecnológicos que se obtêm numa determinada área do saber. Mas não é o único. Igualmente relevante é o papel das conferências, nacionais e internacionais, como espaço de comunicação interpares, mas também de discussão e de estabelecimento de sinergias entre investigadores com interesses comuns. Em qualquer dos casos, é um imperativo ético que os investigadores comuniquem, de forma escrita ou verbal, os resultados da sua investigação e que é, em grande parte dos casos, financiado por dinheiros públicos. Em última análise, estes são os principais produtos que permitem aos investigadores obterem financiamento para desenvolverem ou prosseguirem os seus projetos de investigação, para constituírem equipas, para conseguirem bolsas de investigação ou contratos de trabalho científico e para progredirem nas suas carreiras.

A necessidade de publicar e, sobretudo, de publicar cada vez mais e de forma rápida, parece estar na origem de revistas e conferências pouco fidedignas – as chamadas publicações e conferências predatórias, respetivamente. Assim, importa não apenas saber transmitir de forma clara e eficaz e de acordo com as normas vigentes a investigação produzida e os resultados obtidos, mas também avaliar, de forma crítica e à luz de princípios éticos, as fontes de informação, as revistas onde se quer publicar e os fóruns para a sua discussão.  

Com este workshop pretende-se ir além dos assuntos que são vulgarmente abordados nos cursos/workshops de escrita científica e focar também o papel desempenhado pela imagem na comunicação, o que implica não só o conhecimento das várias opções disponíveis para apresentar os dados consoante a sua natureza, mas também as ferramentas que podem ser usadas para este efeito. Refira-se também a necessidade cada vez mais premente da produção de graphical abstracts. Também será dado destaque aos princípios éticos em publicação e ao desafio atual que as conferências e publicações predatórias colocam à academia. Por fim, o processo de submissão e publicação será “dissecado”, através de uma conversa, em sala virtual, entre dois editores de revistas científicas, que partilharão a sua experiência, nomeadamente os desafios inerentes à função de editor de revistas científicas indexadas e com fator de impacto. De forma a consolidar e pôr em prática os conhecimentos transmitidos durante os três dias de formação, o workshop termina com um atelier de escrita, no qual serão abordadas as necessidades individuais de escrita de cada participante.

 

Destinatários e Vagas

Este workshop é dirigido a estudantes de Mestrado e Doutoramento, assim como Investigadores, nas áreas das Ciências Médicas, Biológicas e Sociais

Propinas/ Valor da inscrição

95,00€

Pagamento por Transferência Bancária

Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina - AIDFM

Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0

Nota: Deverá anexar no formulário abaixo o comprovativo de pagamento e Certificado de Licenciatura

Metodologia de Ensino

Este workshop assenta na combinação de diferentes instrumentos formativos:

  • exposição teórica sobre estratégias e métodos de escrita de artigos científicos, de protocolos de investigação, de produção de elementos gráficos e posters e de estruturação de comunicações orais;

  • exercícios práticos para produção de elementos gráficos com recurso ao Adobe Illustrator;

  • atelier de escrita;

  • discussão crítica, em grupo, dos elementos científicos produzidos durante o workshop.

Método de avaliação

  • Participação nas aulas, nomeadamente através da realização de tarefas entre aulas (25% da nota final)

  • Trabalho individual (75% da nota final)

Frequência mínima nas aulas por videoconferência: 80% das horas letivas

Corpo Docente

Prof. Doutor Rui Tato Marinho – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Prof. Doutor João Carlos Marques – Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra

Doutor Gil Costa – Freelance Designer and Illustrator for Science

Doutora Joana Costa – Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Mestre Ana Virgolino – Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Mestre Osvaldo Santos – Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Mestre Susana Oliveira Henriques – Área de Biblioteca e Informação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Dr. André Rodrigues – Centro de Documentação do Instituto de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Dr. Ricardo Reis Santos – Instituto de Saúde Ambiental e Centro de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

 

Ano Letivo

2020/2021

Duração

64 horas

Créditos

2 ECTS

Período de funcionamento

2021-05-10 - 2021-05-13

Período de candidatura - 1ª Fase

03 de Dezembro, 2020 - 06 de Maio, 2021

Vagas

35

Local

Aulas Videoconferência | Zoom

Coordenação

Diretores do Workshop:

Prof. Doutor A. Vaz Carneiro

Doutora Joana Costa

 

Responsáveis pelo Workshop:

Doutora Joana Costa

Mestre Osvaldo Santos

 

Comissão Científica

Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Diretor

Prof. Doutor J. Melo Cristino
Presidente do Conselho Científico

Prof. Doutor Joaquim Ferreira
Presidente do Conselho Pedagógico

Estudantes Solidários | Apresenta o teu Projeto e parte para a Ação!

O Projeto TRANSFORMA PORTUGAL, iniciativa recentemente criada,  visa mobilizar os estudantes do ensino superior para ações de voluntariado e de empreendedorismo cívico, complementando dessa forma o currículo académico com soft skills. 

Ao mesmo tempo, através de diversas iniciativas para o desenvolvimento e apoio social, irá contribuir para promover, desenvolver, diversificar e enriquecer percursos que constarão de um sistema de certificação social implementado para o efeito, constituindo-se como o primeiro barómetro de trabalho voluntário universitário na Europa.

 Na nossa Faculdade, o Projeto é coordenado pelo Gabinete de Apoio ao Estudante, em colaboração com a Associação de Estudantes (AEFML) e a iniciativa Faculdade de Ajudar.

Dentro das várias ações do Projeto, destaca-se a área para a promoção e apoio de iniciativas e a inovação social dos estudantes de ensino superior, para que possam desenvolver ações de serviço à Comunidade em modelo de “Microempreendorismo Cívico”.

Neste âmbito, com prioridade às respostas ao Covid 19, de acordo com o Regulamento, as Ações a ser propostas podem assumir duas tipologias, nomeadamente:

  • Projetos de sensibilização para proteção da saúde pública, tendo em atenção a prevenção da disseminação do Covid 19. 

  • Ações solidárias de apoio à comunidade no quadro das consequências da pandemia.

 

Estas candidaturas, apresentadas em formulário próprio e disponível na Plataforma “Transforma Portugal”, poderão ter microfinanciamento até 400 euros e decorrem até 30 de maio

 

Para a atribuição de microfinanciamento são elegíveis ações nas seguintes áreas:

  • Ações de sensibilização e mobilização para redução dos contágios, quer em iniciativas que visem os estudantes, quer em iniciativas para a comunidade.

  • Ações de apoio a estudantes em situação de confinamento.

  • Ações de serviço na comunidade através de trabalho socialmente útil.

  • Ações de promoção de saúde mental, reduzindo os impactos negativos da pandemia.

Relativamente, aos mecanismos de funcionamento destacam-se os seguintes:

  • Podem ser apresentadas candidaturas de todo o território nacional, sendo privilegiadas a que se referirem a ações no âmbito territorial das instituições de ensino superior e associações de estudantes aderentes.

  • Podem participar neste projeto estudantes do ensino superior, público e privado, de qualquer ciclo de estudos.

Para apresentar uma candidatura é necessário constituir uma equipa de, pelo menos, três estudantes de uma ou mais instituições de ensino superior. Inscrição e proposta de ação.

 

No entanto, antes de qualquer formalização deverá ser consultado o Regulamento para que possa ter um melhor enquadramento e entendimento das áreas de ação, procedimentos e período de formalização das mesmas, bem como o Manual de Candidatura (ver anexo).

O GIE (Gabinete de Inovação e Empreendedorismo) da FMUL encontra-se disponível para realizar aconselhamento e acompanhamento dos projetos a serem submetidos no âmbito deste programa, podendo ser contactado na sua página ou através do email inovaçãofmul@fm.ul.pt.

Apresenta o teu Projeto e parte para a Ação!

Os links indicados ao longo do texto são os seguintes:

Webinar Gratuito U-Qualify | Os Jovens, a vida universitária e a saúde mental

A pandemia trouxe diversas mudanças para a vida académica: aulas à distância, exames adiados, festas por realizar, convívios e criação de laços reduzidos ao contacto virtual
Associado a esta mudança de paradigma, o medo e a incerteza predominam em todas as esferas.

É altura de Take Care of Yourself!

 Os jovens, a vida universitária e a saúde mental serão o tema do próximo webinar gratuito que a U-Qualify, unidade de formação do Grupo U-World, vai realizar no dia 29 às 21h00

Este webinar conta com um triplo impacto de Qualifiers diversificados:

  • José Soares- Professor de Fisiologia na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto;

  • Marta Araújo- Diretora Não-Executiva da Castelbel;

  • João Pereira Leite- Coach e especialista em mindfulness

 Vais poder ficar a conhecer:

  • os efeitos da pandemia na saúde mental

  • a visão de quem já passou por um burnout e uma depressão e os desafios e aprendizagens associadas

  • ferramentas para regular os estados emocionais e devolver o bem-estar.

Inscrições gratuitashttp://bit.ly/TakeCareofYourself-UQualify




Step to Surgery | Palestras Especialidades Médicas - Otorrinolaringologia

O departamento de Formação e Ciência do MedUBI irá iniciar no próximo dia 22 de abril, pelas 18h00, o Step to Surgery, um ciclo de palestras sobre as especialidades cirúrgicas, começando pela otorrinolaringologia, que será dinamizada pelo Drº Victor Certal.

A sessão decorrerá no formato on-line, estando aberta a qualquer aluno de medicina.

As inscrições estão abertas até ao dia 18 às 23h45.

Sabe mais em:https://www.facebook.com/MedUBI/photos/a.154831157889535/4062970687075543/?type=3

Congresso Português de Cardiologia -CPC2021 - inscrição gratuita

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O Congresso Português de Cardiologia -CPC 2021- que decorrerá em formato digital,

nos dias 30 Abril, 1 e 2 de Maio 2021, é um dos principais veículos da educação médica

continuada, o que justifica que este seja aberto a todos os futuros médicos e médicos

recém-formados, com interesse na área da cardiologia.

O CPC 2021 foi desenhado de modo abrangente e integrativo envolvendo todas as

subespecialidades de cardiologia e todos os serviços de cardiologia nacionais. As

sessões são maioritariamente multidisciplinares. Teremos a participação dos nossos

melhores nacionais mas também de nomes incontornáveis da cardiologia e cirurgia

cardíaca internacionais, entre outros os Profs Bonow, Cowie, Paul Ridker, Rebecca

Hahn, Pibarot e Mário Gaudino.

O programa foi submetido à UEMS tendo-lhe sido atribuídos 24 European CME credits

(ECMEC®s).

O CPC 2021 apesar de ter inscrições pagas, será de acesso livre para os estudantes

de medicina que comprovem sê-lo mediante a apresentação do seu cartão de

estudante.

Link de acesso ao CPC2021: https://spc.pt/cpc2021/