Introdução
Sendo um dos pilares do DSPS a intervenção na comunidade onde conseguimos chegar, o seu empoderamento e o aumento da sua literacia em saúde, uma das grandes apostas do Departamento passa por projetos de peer teaching em escolas, onde estudantes da FMUL dão sessões sobre diversos temas a estudantes do ensino básico e secundário.
O projeto Boomerang surge dando a possibilidade a estudantes da FMUL de intervirem na população escolar da sua escola de origem, a fim de aumentar o público alvo da nossa ação para fora do centro de Lisboa.
Ademais, a capacitação de estudantes de Medicina e Nutrição é também um pilar do Departamento e acreditamos que a sua interação com o público-alvo do projeto contribui para a formação de profissionais de saúde mais empáticos e preparados para a vida profissional.
Neste âmbito, temos capacidade de dar formações a alunos do 1º ao 12º ano sobre diversos temas por todo o país, adaptando a abordagem e linguagem: Consumos (álcool e drogas), Direitos Humanos, Saúde 101, Saúde Mental, Sexualidade e ainda Suporte Básico de Vida também aplicável a pessoal docente e não docente.
Objetivos gerais
Informar e sensibilizar a população jovem para comportamentos de risco e como promover uma maior abertura ao diálogo no que concerne a questões tabu particularmente do foro da Saúde Mental, Sexual e Reprodutiva;
Promover a educação interpares com estudantes de Medicina e de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o seu crescimento e conhecimento da comunidade em que se inserem;
Promover o acesso à formação e literacia em saúde ao maior número de escolas e localidades possível;
objetivos específicos
CONSUMOS:
Prevenir e alertar para os problemas associados ao consumo de álcool, drogas e tabaco;
Promover a saúde, a redução de riscos associados a consumos e a integração comunitária das populações vulneráveis;
Disseminar conhecimento sobre conceitos base, incentivar a implementação de boas práticas com vista à redução de riscos e minimização de danos.
DIREITOS HUMANOS:
Incentivar a discussão sobre temas relevantes do contexto nacional e internacional, promovendo valores e ideais de respeito;
Auxiliar na consolidação de competências essenciais para que jovens tenham um papel ativo na proteção dos direitos humanos na sua comunidade escolar e no seu dia-a-dia.
Saúde MENTAL:
Promover o diálogo sobre temas como Ansiedade e Depressão, criando um ambiente seguro de partilha;
Desconstruir preconceitos, abordar com clareza e correção científica assuntos onde a desinformação é fonte de problemas sociais e de saúde nas comunidades.
SEXUALIDADE:
Sensibilizar no que diz respeito ao modo de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e os vários métodos contracetivos;
Apresentar e discutir conceitos como: igualdade de género, expressão de género, orientação sexual e identidade de género, alertando para a discriminação e violência de género;
Desconstruir preconceitos, abordar com clareza e correção científica assuntos onde a desinformação é fonte de problemas vários.
Contacto:
saudepublica@aefml.pt