FNPSA.jpg

Introdução

A Festa de Natal com as Pessoas Sem-Abrigo é o maior projeto anual da Comunidade Vida e Paz e tem como objetivo levar, durante três dias, um pouco de espírito Natalício a centenas de Sem-Abrigo e famílias carenciadas, através de distribuição de roupa, refeições quentes, cuidados de enfermagem, oportunidade de higiene e muitos outros serviços que não estão à disposição desta população nos dias comuns.

A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa associa-se a este Projeto, com o apoio da Faculdade de Medicina de Lisboa e da Universidade de Lisboa.

A participação da AEFML divide-se em duas vertentes. A primeira é a da organização de rastreios de risco cardiovascular - glicémia, HTA, entre outros - através da participação e colaboração de alunos da FML.

A segunda é através da sensibilização para o rastreio da tuberculose, doença importante no seio da população alvo. 


Objetivos

  • Contribuir para a alteração de mentalidades no âmbito da Saúde Pública e da Saúde Reprodutiva e promover boas práticas de saúde através da educação, da sensibilização e do aconselhamento.

  • Criação de um espaço de saúde, que inclua rastreios de fatores de risco para doenças cardiovasculares e consultas de várias especialidades, dirigido às pessoas sem-abrigo ou em situação de vulnerabilidade social;

  • Desenvolver a capacidade de comunicação interpessoal dos alunos das Faculdades de Medicina da Universidade de Lisboa com a população sem-abrigo ou em situação de vulnerabilidade social;

  • Promover a interação interpares dos estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, com outros profissionais de saúde e com a comunidade em que se inserem, sensibilizando-os para a importância das atividades promotoras de saúde e contribuindo para a aquisição e desenvolvimento de competências técnicas e de comunicação dos estudantes de Medicina.

  • Despertar na população mais jovem a consciência desta realidade social.


Actividades Desenvolvidas

Rastreios gratuitos

De hipertensão arterial, diabetes e obesidade em área própria para o efeito dentro do espaço saúde da Festa de Natal das Pessoas Sem Abrigo.

Aconselhamento

De mudanças do estilo de vida, de acordo com a situação atual do públicoalvo;

Alcance do projeto

Foram rastreadas e intervencionadas cerca de 200 pessoas.

 

Envolvimento estudantil

Alunos

Foram selecionados 42 participantes de entre 160 inscrições para integrarem a equipa que realizou a atividade juntamente com mais 2 membros da comissão organizadora, perfazendo um total de 44 participantes.


Contacto:

saudepublica@aefml.pt