Conceitos.jpg

 Conceitos Sociais da Sexualidade

 
Thingy.png
 

O Género é um assunto difícil de abordar e vai muito além do conceito erróneo de binariedade ao qual somos moldados pelo senso comum. O Género não é binário e é muito mais complexo do que se pensa. Para simplificar, deixamos-te o Gender Bread que tenta clarificar de forma gráfica os vários conceitos associados ao Género.

Orientação Sexual

A orientação sexual tem a ver com quem nos sentimos atraídos física, espiritual e emocionalmente. Esta atração pode ainda ser subdividida em atração sexual e atração romântica. E qual será a diferença entre a atração sexual e romântica e porque a necessidade de subdividir os conceitos? Isto porque uma pessoa poderá sentir-se atraída romanticamente por outra e ter uma relação sem qualquer componente física, ou seja, assexual. Portanto, um indivíduo assexual, pelo facto de se sentir romanticamente atraído por alguém, poderá também ter relações.

A meados do século XX, o Dr. Alfred Kinsey conduziu uma investigação pioneira que demonstrou que a maioria das pessoas não são totalmente heterossexuais ou homossexuais. Assim, o investigador dividiu a sexualidade em 7 partes numa escala de 0 a 6, sendo:

0 - Exclusivamente Heterossexual;

1 - Predominantemente Heterossexual, incidentalmente homossexual;

2 - Predominantemente Heterossexual, mas mais que incidentalmente homossexual;

3 - Igualmente Heterossexual e Homossexual;

4 - Predominantemente Homossexual, mas mais que incidentalmente heterossexual;

5 - Predominantemente Homossexual, incidentalmente heterossexual;

6 - Exclusivamente Homossexual.

Expressão de Género

A expressão de género é a demonstração do género através das ações, ou seja, da forma como a pessoa se veste, interage e comporta, dentro daquilo que é social e culturalmente expectável para o género masculino e feminino, na sociedade em que se insere. 

Identidade de Género

A identidade de género reflete aquilo que alguém acha de si próprio, quando pensa nos conceitos de Homem (género masculino) e Mulher (género feminino). Neste âmbito, podemos chegar a outros conceitos, como Transgénero, em que a pessoa não se identifica com o género associado ao seu sexo biológico; Two-spirit, em que a pessoa se identifica com os dois géneros; Genderqueer que engloba vários conceitos de identidade de género, que não apenas o género feminino e o género masculino.  

Sexo Biológico

O sexo biológico refere-se às características sexuais com que a pessoa nasce, nomeadamente os cromossomas, as hormonas e os órgãos sexuais. Quando, numa pessoa, existe a combinação de componentes/características sexuais do sexo masculino e feminino, estamos perante um Intersexo.

Gostaste de saber mais sobre estes conceitos? Podes aprofundar o teu conhecimento no tema através da consulta deste link.

Fontes

Para te tornares um especialista no assunto, consulta: